GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 2 de abril de 2025

SISTEMA CARCERÁRIO

Situação precária e inóspita: Barreto Campelo simbolizava um retrocesso no sistema prisional de Pernambuco

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Unidade penitenciária está sendo totalmente desativada nesta terça (1°); a Governadora Raquel Lyra prometeu a demolição do local


Com mais de 50 anos de funcionamento, a Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), está sendo desativada nesta terça-feira (1°), como medida de uma operação da gestão estadual para a reestruturação do serviço prisional de Pernambuco.

Nos últimos meses, a situação precária apontada por órgãos responsáveis chamava a atenção para as condições inóspitas às quais os reclusos da unidade estavam submetidos.

Em novembro de 2024, o Ministério Público Federal (MPF) inspecionou o presídio, como parte da iniciativa integradora de uma série de vistorias realizadas pelo Conselho Penitenciário de Pernambuco (Copen/PE) em unidades prisionais do Estado no ano passado. 

A estrutura física deteriorada e abandonada foi um dos pontos apontados na fiscalização. Demora na coleta do lixo e ausência de defensores públicos também foram pontos negativos identificados, segundo o MPF.

“Na vistoria, foi identificada a degradação dos prédios em que ficam as celas, a exemplo de paredes com infiltrações e estruturas enferrujadas. Outro aspecto negativo observado foi a ausência de defensor público na unidade, já por cerca de dois meses. Outro aspecto precário refere-se à demora na coleta do lixo, que é feita uma vez a cada mês, o que atrai moscas para algumas áreas da penitenciária, incluindo a cozinha”, divulgou o órgão.

Em 2019, a Barreto chegou a ter cerca de 2 mil internos. A redução no número de presos ocorreu após intervenção judicial, decorrente das precárias condições da unidade.

Entenda

A Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), situada na na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, está sendo totalmente desativada na manhã desta terça-feira (1°), após mais de 50 anos de funcionamento.

Ao todo, 640 vagas masculinas, com 472 presos recolhidos sob o regime fechado, compõem a unidade prisional. Todos os presos estão sendo transferidos para outros estabelecimentos penais da Região Metropolitana do Recife (RMR).

A mobilização de segurança para a transferência ocorre de forma integrada com a atuação de 115 policiais penais, 12 policiais civis, 332 policiais militares, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e serviços de inteligência. A ação conta ainda com monitoramento por drones e câmeras.

Entre as razões que motivaram a desativação do equipamento pela SEAP estão as condições estruturais precárias em pavilhões, áreas de vivência e setores administrativos e de apoio, agravadas pela ausência de manutenção preventiva e corretiva, além de problemas no sistema de esgoto e deterioração das estruturas da muralha e passarelas.
 
História

Inaugurada em 3 de dezembro de 1973, a Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC) desempenhou, neste tempo, papel relevante do sistema prisional da RMR, sendo, até então, a única penitenciária masculina de regime fechado localizada em Itamaracá.

Por: Nicolle Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário