GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 20 de abril de 2025

SEMANA SANTA

Vigília Pascal reúne centenas de fiéis na Catedral da Sé, em Olinda, no Sábado de Aleluia

Vigília Pascal celebrada na Catedral da Sé, em Olinda - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Cerimônia é considerada a vitória de Cristo sobre a morte, segundo o catolicismo


Ocorreu, na noite deste sábado (19), a Missa da Vigília Pascal, na Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).

A cerimônia, que é considerada a vitória de Cristo sobre a morte, segundo o catolicismo, reuniu centenas de pessoas na catedral.

A celebração foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson. Ele destacou a importância da cerimônia, que antecede o Domingo de Páscoa (20).

"A celebração da Páscoa dominical é antecedida de uma solene vigília. Nesta vigília, a Igreja celebra primeiro a Liturgia do Fogo - abençoa o fogo novo e o Círio Pascal. Depois nós escutamos as 16 leituras da palavra de Deus. Em seguida, a Liturgia Batismal, porque em muitas paróquias, nesta noite, os catecúmenos são batizados, nascendo para fé. E por último, tivemos a Liturgia Eucarística, onde recebemos o pão vivo descido do céu, nosso senhor Jesus Cristo", explicou.

"É Páscoa, portanto, Cristo está vivo, ressucitado. Todas as pedras foram desbaratadas, e a nossa maior certeza é a vitória da vida sobre a morte. E isso tem consequência em nossas vidas cotidianas. Somos testemunhas dessa vida nova que Cristo nos trouxe", completou.

Reflexão para os fiéis

A cerimônia é considerada por muitos católicos como um momento de reflexão e renovação, por causa da morte e ressurreição de Jesus.

Para Júlia Nascimento, o pensamento é exatamente esse. Moradora de Maceió, em Alagoas, ela veio passar o final de semana em Olinda, com a família, e aproveitou o passeio para acompanhar a missa.

"Tivemos a grata a satisfação de, ao chegarmos aqui, poder acompanhar essa missa. É uma missa extremamente importante para nós, católicos, porque é um momento de renovação cristã. Foi muito emocionante acompanhar e poder participar", afirmou.

A Vigília Pascal também significou um momento importante para Dênis Leão. Turista de Salvador, Bahia, ele destacou a ocasião como uma forma de estar mais próximo com Jesus.

"É um momento de reflexão, de parar para ver o que foi feito, como está nossa vida, entender o sacrifício de Cristo pela gente. É nessas horas que a gente consegue estar um pouco mais próximo do Divino", afirmou.

Para Lousie Lélis, que veio acompanhando a Comunidade Católica Shalom do Recife, a Vigília Pascal é considerada o ápice do ano litúrgico.

"Hoje foi o dia que a gente anunciou a ressurreição de Cristo para o mundo. A gente grita o 'aleluia', porque Cristo ressucitou o 'aleluia'. Então, para nós, essa é a noite ápice do ano litúrgico", confessou. 

Programação

A programação da Semana Santa continua neste domingo. E para encerrar o momento de celebração, a Catedral da Sé contará com a Santa Missa, que acontece das 8h às 11h.

Por Yuri Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário