Vigília Pascal reúne centenas de fiéis na Catedral da Sé, em Olinda, no Sábado de Aleluia
Ocorreu, na noite deste sábado (19), a Missa da Vigília Pascal, na Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).
A cerimônia, que é considerada a vitória de Cristo sobre a morte, segundo o catolicismo, reuniu centenas de pessoas na catedral.
A celebração foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson. Ele destacou a importância da cerimônia, que antecede o Domingo de Páscoa (20).
"A celebração da Páscoa dominical é antecedida de uma solene vigília. Nesta vigília, a Igreja celebra primeiro a Liturgia do Fogo - abençoa o fogo novo e o Círio Pascal. Depois nós escutamos as 16 leituras da palavra de Deus. Em seguida, a Liturgia Batismal, porque em muitas paróquias, nesta noite, os catecúmenos são batizados, nascendo para fé. E por último, tivemos a Liturgia Eucarística, onde recebemos o pão vivo descido do céu, nosso senhor Jesus Cristo", explicou.
"É Páscoa, portanto, Cristo está vivo, ressucitado. Todas as pedras foram desbaratadas, e a nossa maior certeza é a vitória da vida sobre a morte. E isso tem consequência em nossas vidas cotidianas. Somos testemunhas dessa vida nova que Cristo nos trouxe", completou.
Reflexão para os fiéis
A cerimônia é considerada por muitos católicos como um momento de reflexão e renovação, por causa da morte e ressurreição de Jesus.
Para Júlia Nascimento, o pensamento é exatamente esse. Moradora de Maceió, em Alagoas, ela veio passar o final de semana em Olinda, com a família, e aproveitou o passeio para acompanhar a missa.
"Tivemos a grata a satisfação de, ao chegarmos aqui, poder acompanhar essa missa. É uma missa extremamente importante para nós, católicos, porque é um momento de renovação cristã. Foi muito emocionante acompanhar e poder participar", afirmou.
A Vigília Pascal também significou um momento importante para Dênis Leão. Turista de Salvador, Bahia, ele destacou a ocasião como uma forma de estar mais próximo com Jesus.
"É um momento de reflexão, de parar para ver o que foi feito, como está nossa vida, entender o sacrifício de Cristo pela gente. É nessas horas que a gente consegue estar um pouco mais próximo do Divino", afirmou.
Para Lousie Lélis, que veio acompanhando a Comunidade Católica Shalom do Recife, a Vigília Pascal é considerada o ápice do ano litúrgico.
"Hoje foi o dia que a gente anunciou a ressurreição de Cristo para o mundo. A gente grita o 'aleluia', porque Cristo ressucitou o 'aleluia'. Então, para nós, essa é a noite ápice do ano litúrgico", confessou.
Programação
A programação da Semana Santa continua neste domingo. E para encerrar o momento de celebração, a Catedral da Sé contará com a Santa Missa, que acontece das 8h às 11h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário