Náutico completa 124 anos com tradição centenária e expectativa por futuro de retorno ao protagonismo nacional
Náutico vive expectativa de um futuro promissor e de novas grandes conquistas (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
Fundado em 7 de abril de 1901, Clube Náutico Capibaribe faz aniversário nesta segunda-feira (7)
Náutico teu caminho é de luz! Hoje (7/4), o Clube Náutico Capibaribe completa 124 anos de história. Fundado em 7 de abril de 1901, o alvirrubro faz aniversário comemorando conquistas e tradição centenária, mas também na expectativa por um futuro de retorno ao protagonismo nacional. O Timbu vai para a terceira temporada seguida na Série C.
Um dos clubes mais antigos do Brasil, o Náutico coleciona títulos e feitos memoráveis. Em nível Estadual, conta com 24 títulos do Pernambucano, incluindo o hexacampeonato, feito único até hoje. Os anos dourados de 1963/64/65/66/67/68.
Das conquistas regionais se destacam o Torneio Norte-Nordeste (1952), a Copa Norte/Nordeste da Taça Brasil (1965, 1966 e 1967), a Copa Norte da Taça Brasil (1964 e 1965) e a Copa dos Campeões do Norte (1966).
No âmbito nacional, o time alvirrubro também conta com relevantes campanhas. Além do título do Campeonato Brasileiro da Série C, em 2019, o Náutico já foi vice-campeão da Taça Brasil em 1967, principal competição nacional da época. Além disso, alvirrubros também contam com uma histórica participação na Libertadores da América, ocorrida no ano de 1968. O clube também disputou a Copa Sul-Americana em 2013.
ÍDOLOS
Durante os seus 124 anos de história, o Náutico conta com diversos ídolos e grandes jogadores que já passaram pelos Aflitos. Entre eles, Bita. O atacante ficou marcado na história alvirrubra tendo participado da fase áurea nos anos 60, balançando as redes 223 vezes, sendo o maior artilheiro da história do clube.
Também entre os ilustres jogadores alvirrubros está Kuki. Foi quem mais vestiu a camisa alvirrubra na história, com 387 partidas disputadas e 184 gols marcados. Ainda nos ídolos históricos estão Ivan Brondi e Bizu, e da história recente se destacam Kieza e o uruguaio Acosta.
“O dia 7 de abril é uma data mágica para todo torcedor do Náutico. Para mim, enquanto alvirrubro, é uma honra e muito gratificante poder ocupar o cargo de presidente. Nosso trabalho é diário e focado sempre na defesa da instituição e da sua torcida. Sem esquecer nossas tradições, Seguimos firmes com o propósito da modernização e da mudança de mentalidade, único caminho possível para continuarmos trilhando conquistas dentro e fora de campo”, disse o presidente Bruno Becker.
SAF
O acesso para a Segunda Divisão é o grande objetivo esportivo do Timbu nesta temporada. A estreia na Série C será domingo (13/4), contra o Itabaiana (SE).
Já fora de campo, o Timbu vive expectativa em se tornar Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e tem proposta vinculante sendo debatida e, posteriormente, votada no Conselho Deliberativo e, depois, na Assembleia Geral de Sócios.
Na expectativa em se tornar SAF, o Náutico concluiu mais um processo nos trâmites necessários que vem ocorrendo após o recebimento da proposta vinculante, feita pelo Consórcio Timbu no dia 28 de fevereiro. O Conselho Deliberativo alvirrubro protocolou na segunda-feira (31) o documento com os questionamentos e considerações relativos à proposta apresentada.
A partir do envio dos questionamentos, ocorrido na terça-feira (1º), os investidores interessados na compra da SAF alvirrubra terão um prazo de 10 dias para responder o que foi solicitado e enviar de volta ao Conselho. Vale lembrar que o prazo inicial era de cinco dias para as respostas dos investidores, porém foi ampliado.
Com o retorno por parte dos investidores, uma nova reunião será marcada pelo Conselho Deliberativo para analisar as respostas e possíveis alterações na proposta vinculante. Com etapa superada, será marcada mais uma reunião, desta vez para a votação se a SAF será aprovada ou não pelo conselheiros.
Passando pelo Conselho, implementação da SAF ainda passará por votação na Assembleia Geral de Sócios. Com todo o trâmite completo, o Náutico concretiza a transição do modelo associativo para sociedade anônima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário