GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 30 de março de 2025

LULA QUER FAZER TURISMO E O POVO QUE SE LASQUE

Lula anuncia novas viagens antes mesmo de voltar ao Brasil

                                           Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert / PR



No Vietnã, presidente falou sobre seus planos de ir à Rússia e à China



Antes mesmo de retornar de sua viagem à Ásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que viajará a Rússia em maio a fim de participar das celebrações de 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial e negociar a paz em relação ao conflito contra a Ucrânia. As declarações ocorreram durante entrevista coletiva em Hanói, capital do Vietnã, neste sábado (29).

– Eu já tive a oportunidade de ligar pessoalmente para o Putin para dizer a ele que é importante voltar para a política e encontrar um caminho para a solução. Eu pretendo ir à Rússia dia 9 de maio para a comemoração dos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial. Depois eu vou na China fazer uma reunião com a Celac. Em todos esses fóruns eu vou tentar discutir a questão da paz – disse o petista.

Na ocasião, ele admitiu que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump “está no caminho certo” na condução das negociações pela paz entre a Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há três anos.

– Eu poderia ser radical contra Trump, mas na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que o Trump está no caminho certo – assinalou.

Lula foi convidado para ir à Rússia pelo próprio Putin, durante telefonema em janeiro deste ano. Na coletiva deste sábado, o líder brasileiro afirmou que conversará também com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

– Agora que o Trump começou a conversar com o Putin, a Europa não quer ficar de fora e quer trazer o Zelensky. E eu acho que tem que entrar. Para ter paz, tem que colocar Putin e Zelensky em cima de uma mesa e colocar pra conversar e parar de atirar e começar a plantar comida e discutir paz – assinalou.

Lula retorna neste sábado ao Brasil após sete dias na Ásia, onde visitou o Japão e o Vietnã com o objetivo de conquistar novas parcerias comerciais.

Até o momento, o chefe do Executivo passou 96 dias fora do Brasil em seu terceiro mandato. Segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), os gastos do governo já superaram R$ 4,58 bilhões. A título de comparação, o antecessor de Lula, Jair Bolsonaro, gastou R$ 4,15 bilhões em quatro anos de mandato.

A viagem à Rússia e a China não são as únicas que estão no radar do presidente este ano. Segundo apuração da revista Veja, o petista deve chegar ao fim do ano com cerca de 13 países visitados. Entre as nações que se encontram na lista, estão Chile, França, Canadá, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Malásia e África do Sul.

Pleno.News

Nenhum comentário:

Postar um comentário