GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 4 de janeiro de 2025

MARINA SILVA IRRESPONSÁVEL E INCOMPETENTE

Amazônia sofre maiores picos de incêndio sob gestão de Marina

                                     Marina Silva Foto: Vinícius C. Vieira / ASCOM IBAMA

 

Levantamento expõe fracasso da ambientalista enquanto ministra de Lula 

 

Sob a gestão de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima nos governos do presidente Lula (PT), a Amazônia sofreu o maior número de focos de incêndio do século. O levantamento foi feito pelo portal Poder360.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam para 140.328 focos de incêndio na Amazônia em 2024, número que supera qualquer marca desde 2007, ano em que foram monitoradas 186.463 queimadas.

No período em questão, Marina Silva também comandava a pasta (2003 a 2008). Em seguida, foi substituída por Carlos Minc, que comandou o ministério até 2010. Em 2023, com o retorno de Lula ao Planalto, Marina voltou a ocupar o ministério.

Imagens de satélite foram utilizadas para se chegar ao número de 218.637 queimadas em 2004, dado que consolida o ano como o pico histórico de devastação ambiental no bioma, no primeiro governo de Lula.

Independentemente de fatores atípicos e intempéries, os cinco maiores picos de incêndios dos últimos 20 anos ocorreram sob a gestão ambiental de Marina Silva (2004, 2005, 2006, 2007 e 2024).

O Ministério do Meio Ambiente disse ao Poder360 que 2024 foi um ano atípico, com a mais intensa seca dos últimos 74 anos.

– O ano de 2025 se iniciará com a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo já em funcionamento, o que garantirá o fortalecimento da articulação junto a estados e municípios, fator crucial para alcançar respostas mais céleres em relação aos incêndios – disse a pasta.

Marcos Melo

 

LULA CONTINUA MENTINDO

Agência de checagem lista afirmações enganosas de Lula

                                       Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Maioria dos casos de fake news foi sobre fome e educação

 

O portal de checagem Aos Fatos apontou, recentemente, que “no segundo ano de governo, Lula desinformou mais sobre fome e educação”. A publicação citou que a desinformação mais repetida pelo petista em 2024 foi de que o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) acabou com a fome em 2014.

Durante o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, Lula chegou a afirmar que 33 milhões de pessoas não tinham o que comer em 2022, último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL). Diante disso, o portal destacou que o país nunca deixou de registrar milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave e que, em 2013, na gestão da então presidente da República Dilma Rousseff (PT) havia ainda 7,2 milhões de pessoas famintas.

Também foi apontado pelo portal que outros argumentos desinformativos do petista têm relação com a educação no Brasil.

– Lula tem omitido que o programa Pé-de-Meia, lançado em janeiro, foi um projeto do Congresso Nacional — e não do governo — e exagerado o número de obras de creches paralisadas que ele herdou de Bolsonaro – explica a publicação.

PREFEITO DE BELO HORIZONTE

Fuad Noman volta a ser internado com insuficiência respiratória aguda

                          Prefeito de BH, Fuad Noman Foto: Claudio Rabelo/Câmara Municipal..

 

O prefeito vai para a quinta internação desde o fim das eleições.

 

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi internado novamente no Hospital Mater Dei, nesta sexta-feira (3), com quadro de insuficiência respiratória aguda. Fuad está em sua quinta internação desde o término das eleições.

O prefeito está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com insuficiência respiratória aguda e respira com o auxílio de aparelhos. O boletim médico informa que Fuad Noman passará por exames para avaliação do quadro.

Fuad participou da posse na última quarta-feira (1) de forma remota, seguindo recomendações médicas. Na ocasião, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), leu o discurso do prefeito reeleito.

O prefeito passou por quatro internação nos últimos meses. No início de novembro, ele foi hospitalizado para a realização de alguns exames. Dias depois, deu entrada no Hospital Mater Dei com dores nas pernas, causadas pela terapia contra o linfoma não-Hodgkin. Em 7 de dezembro, precisou tratar uma pneumonia e sinusite e ainda em dezembro, Fuad enfrentou um quadro de sangramento intestinal e diarreia. O prefeito havia recebido alta da última internação no dia 22 de dezembro. 

Camile Soares

CAFAJESTADA PETISTA

Irmãs de senadora suplente de Wellington Dias recebem Bolsa Família

                                                    Senadora Jussara Lima ft ag senado

 

Jussara Lima enfrenta questionamentos sobre elegibilidade e vínculos familiares com a gestão do programa

 

A senadora Jussara Lima, esposa do deputado federal Júlio César Lima e mãe do deputado estadual Georgiano Neto, tem duas irmãs cadastradas como beneficiárias do Bolsa Família. Magaly Gomes Alves de Sousa e Suely Gomes Alves de Sousa, residentes em Fronteiras, Piauí, recebem R$ 600 mensais desde março de 2023. As informações foram reveladas pelo jornalista José Ribas Neto, do Portal AZ.

Além disso, em Fronteiras (PI), Conceição Alves, irmã de Jussara, ocupa o cargo de secretária municipal de Cultura, enquanto Eudinar Agripino, cunhada de Jussara, é secretária de Assistência Social. O vice-prefeito, Dr. Norberto Pereira, é casado com outra irmã da senadora. Essas conexões familiares ampliam as dúvidas sobre a elegibilidade das beneficiárias do Bolsa Família.

Jussara Lima assumiu o mandato no Senado em fevereiro de 2023, na vaga de Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Essa proximidade política levanta preocupações sobre a imparcialidade na concessão de benefícios do programa. 

 

CASO RARO

Mulher dá à luz a quadrigêmeos com dois pares idênticos

Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, as chances de ter quadrigêmeos são de aproximadamente 1 em 700.000 gestações. No entanto, um casal da Louisiana desafiou as estatísticas e deu as boas-vindas a suas quatro filhas de forma natural, sem o uso de tratamentos de fertilidade.

Em conversa com a revista People, Farrah Larry contou que a notícia de que seria mãe de quadrigêmeas foi surpreendente: “Eu ria e chorava ao mesmo tempo. Meu marido estava prestes a desmaiar”.

Depois, no dia 20 de novembro de 2024, ela deu à luz, por cesariana, quatro meninas saudáveis: Lyric, Paisley, Psalm e Fallyn. Após algumas semanas na unidade de terapia intensiva neonatal, a mulher, de 29 anos, pôde voltar para casa.

Peyton, seu marido, confessou que agora não dormem mais, pois precisam cuidar das quatro bebês. Apesar de a chegada das meninas ter sido uma surpresa e de os custos com fraldas, mamadeiras e alimentos terem quadruplicado, eles se sentem felizes em ampliar a família.

As quadrigêmeas são, na verdade, dois pares de gêmeas idênticas
As chances de ter quadrigêmeos já são pequenas, e que eles sejam dois pares de gêmeos idênticos são ainda menores, mas foi exatamente isso que aconteceu com Peyton e Farrah. Lyric e Fallyn são gêmeas, assim como Paisley e Psalm.

“É uma verdadeira façanha para os pais. As probabilidades são de 1 em 750.000 a 1 em 1 milhão”, explica a doutora Jane Chueh, professora e diretora de diagnóstico pré-natal na Divisão de Medicina Materno-Fetal e Obstetrícia do Stanford Children’s Health, ao mesmo veículo.

Além disso, foi uma grande bênção que as quatro meninas tenham nascido saudáveis. Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em gestações de trigêmeos ou mais, a taxa de perda fetal pode chegar a 40%.

Os desafios de ter quadrigêmeas

O casal planejava ter dois ou três filhos. Com o nascimento das quadrigêmeas, tornaram-se pais de cinco crianças, já que também têm PJ, de dois anos.

Por enquanto, o maior desafio é diferenciá-las. Farrah não tem problema com isso, mas outros membros da família costumam confundi-las.

“Minha mãe diz: ‘Vou marcar os dedos dos pés delas, vou dar uma cor para cada bebê’. Mas, até agora, estamos improvisando e, no geral, nos saindo bem”, comentou Farrah.

Os desafios a longo prazo, como adquirir um veículo maior, lidar com a falta de espaço na casa de três quartos e, eventualmente, arcar com os custos da universidade, são inevitáveis. Ainda assim, a família mantém a esperança de que tudo se resolverá de forma positiva.

“Não posso me estressar com isso. Nunca nos faltou dinheiro, nunca deixamos de pagar as contas. Sou grata. Vamos seguir em frente, é tudo o que podemos fazer”, concluiu.

Do Jornal O Globo.

FISCALIZAÇÃO

Receita Federal passa a receber dados de cartões de crédito e PIX de instituições financeiras

                                      Receita Federal  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A mudança foi anunciada em setembro do ano passado

 

A partir deste ano, a Receita Federal intensifica sua fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes. A medida, que entrou em vigor na virada de 2024 para 2025, inclui a obrigatoriedade de que operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento enviem dados detalhados sobre as transações realizadas por pessoas físicas e jurídicas.

A mudança foi anunciada em setembro do ano passado e faz parte de um esforço contínuo para aprimorar o controle e a fiscalização das operações financeiras.

A partir de agora, a Receita contará com informações de instituições de pagamento, empresas menores que viabilizam a movimentação de recursos sem oferecer crédito, como bancos digitais e carteiras digitais, além das operadoras de cartões de crédito. Essas entidades devem enviar informações sobre transações realizadas via PIX, pagamento, investimentos e outras operações financeiras.

Antes, a Receita já recebia dados dos bancos tradicionais, tanto públicos quanto privados, envolvendo operações como PIX, aplicações financeiras, seguros, planos de previdência e investimentos em ações.

Com a nova regra, a ampliação da fiscalização atinge uma gama maior de transações, refletindo a evolução do sistema financeiro e o crescente uso de novas tecnologias de pagamento.

Envio semestral

O envio das informações será feito semestralmente, com os dados de transações realizadas entre janeiro e julho deste ano sendo entregues à Receita Federal até agosto.

As instituições financeiras devem reportar apenas os valores superiores a R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas. As informações serão enviadas por meio de uma declaração semestral chamada "e-Financeira", que já integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

O objetivo é identificar possíveis irregularidades e garantir o cumprimento das obrigações tributárias. Segundo a Receita, a medida visa aprimorar o controle das operações financeiras, aumentar a transparência e combater a evasão fiscal, alinhando o Brasil aos padrões internacionais de transparência financeira, como o Padrão de Declaração Comum (CRS).

Histórico da fiscalização financeira

A Receita Federal destacou que a exigência de informações sobre movimentação financeira não é nova. Com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) em 2007, foi criada a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (Dimof) no ano seguinte, obrigando os bancos a enviarem dados sobre as transações financeiras. No entanto, a partir de 2015, a Dimof foi substituída pela "e-Financeira", um sistema mais moderno e integrado ao Sped, que ampliou o tipo de informações a serem reportadas.

A "e-Financeira" permite o envio de dados consolidados, como valores de créditos e débitos mensais, mas não exige informações detalhadas sobre cada transferência bancária individual. Segundo a Receita, este sistema tem ganhado importância não apenas no Brasil, mas também em outros países, devido à crescente necessidade de transparência nas transações financeiras e ao combate à lavagem de dinheiro e à evasão fiscal.

Por Folha de Pernambuco

ESTADO DE SAÚDE DO DEPUTADO

Deputado Mendonça Filho é socorrido após mal-estar, mas está se recuperando no Hospital Português

O deputado federal Mendonça Filho (UB) foi socorrido, nesta sexta-feira (3), após passar mal na Praia de Toquinho, por volta das 11h30, e foi socorrido na UPA de Serrambi, em Ipojuca. Por precaução, foi transferido para o Hospital Português, no Recife, onde chegou às 14h. De acordo com seu cunhado, o deputado Augusto Coutinho, Mendonça precisou passar pelo procedimento de cateterismo e, inicialmente, foi descartado infarto.

Mendonça Filho ficará no hospital sob observação e, conforme Augusto Coutinho, poderá receber alta amanhã. Mendonça tem 58 anos.

Coutinho disse que o deputado jogou duas partidas de tênis e, ao sair da quadra,, desfaleceu, sendo socorrido de imediato.

A assessoria de Mendonça Filho divulgou boletim médico:

Boletim Médico

Recife, 03 de janeiro de 2025

O deputado José Mendonça Bezerra Filho, de 58 anos, deu entrada no Real

Hospital Português na tarde de hoje após sofrer um mal-estar enquanto praticava atividade física.

Ao chegar à unidade, foi imediatamente atendido pela equipe da emergência cardiológica, que realizou os exames necessários, incluindo cateterismo cardíaco, que descartaram a possibilidade de infarto agudo do miocárdio.

O paciente encontra-se estável, em observação na unidade de terapia intensiva, apresentando boa evolução clínica e sem sinais de complicações até o momento.

Um novo boletim será emitido caso haja mudanças significativas no quadro clínico.

Dr. Pedro Augusto Case da Silva

CRM 13341

Diretor de Relacionamento Médico

Real Hospital Português


CARNAVAL 2025

Recife e Olinda já têm prévias a partir deste sábado; confira a programação 

                                       Arrastão do Frevo (Foto: Hugo Muniz/Paço do Frevo)

 

Grandes atrações, cortejos e bailes, gratuitos e pagos, irão animar os foliões. 

 

Janeiro chegou e, com ele, as prévias carnavalescas que esquentam os motores para o Carnaval 2025. Em Olinda e Recife, a programação já está recheada de eventos para todos os gostos. De cortejos gratuitos a bailes cheios de atrações, confira o que está reservado para cada dia! 

  • 04/01 - Sábado 

Esquenta – Aniversário Ceroula 

Atrações: Urea Beat Singer, Orquestra de Bolso, Orquestra do Maestro Oséas 

Local: Clube Vassourinhas de Olinda 

Horário: 12h 

Entrada: Ingresso à venda no local 
 

Baile da Porca – 56 anos  

Atrações: Maestro Carlos Poli, Grupo Mangaio 

Local: Preto Velho, Alto da Sé, Olinda 

Horário: 18h 

Entrada: Ingresso à venda no local 

  • 05/01 - Domingo 

Arrastão do Frevo com o Vassourinhas do Recife 

Atrações: Independente Frevo Orquestra, Passistas da Cia de Frevo do Recife 

Local: Paço do Frevo, Recife 

Concentração: 15h 

Cortejo: 16h pelo Bairro do Recife 

Evento Gratuito 

 
Cortejo do Batuques de Pernambuco  

Local: Praça do Carmo, Olinda 

Horário: 15h 

Evento gratuito 
 
  • 11/01 - Sábado 

Entra em Beco, Sai em Beco 

Atrações: Orquestra Paranampuka, DJ Carmarones 

Local: Praça de São Pedro, Olinda 

Concentração: 18h 

Cortejo: 19h 

After: Fogo de Occa (entrada gratuita) 
 
  • 12/01 - Domingo 

Menino da Tarde 

Local: Clube Vassourinhas de Olinda 

Concentração: 14h 

Evento gratuito 
 
  • 19/01 - Domingo 

John Travolta – Baile Azul e Branco 

Atrações: Amigas do Brega, Boa Ousadia, DJ Thiago, Maestro Oséas 

Local: Clube Atlântico Olindense, Olinda 

Horário: 11h 

Entrada: Ingresso à venda no local 
 
  • 24/01 - Sexta-feira 

Baile da Macuca 

Atrações: Xande tocando Caetano, Gilsons, Rachel Reis, Orquestra do Maestro Oséas, DJ Luana Lima 

Local: Clube Português do Recife 

Horário: 20h 

Entrada: Ingresso à venda no local 
 
  
  • 25/01 - Sábado 

TCM – Se Eu Flopar Me Beija 

Atrações: Orquestra Henrique Dias, Orly, Lara, XMNS, Vands, Célio 

Local: Preto Velho, Olinda 

Horário: 14h 

Entrada: Ingresso à venda no local 
 

  • 26/01 - Domingo 

O Raparigueiro 

Local: Clube Vassourinhas de Olinda 

Horário: 17h 

Evento gratuito
 
Por: Malu Mendes

ABASTECIMENTO D'ÁGUA

Diante de escassez de chuva, Compesa divulga calendário emergencial de abastecimento; confira

 Barragem de Bita está em estado de alerta e baixa capacidade (Foto: Hans Von Manteuffel)

 

A medida visa preservar os níveis das barragens para manter o fornecimento de água à população nos próximos três meses 

 

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou, nesta sexta-feira (3), o novo calendário de caráter emergencial para o primeiro trimestre de 2025. A medida, que começou a valer nesta mesma data, foi tomada para enfrentar estiagem que deve atingir o Estado até março.

Nesta semana, a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento e a Apac emitiram um alerta sobre a escassez de chuva e, para manter o abastecimento de água e evitar o colapso dos mananciais, a Compesa implementou este calendário.

Inicialmente, 15 cidades do Agreste, Zonas da Mata e Região Metropolitana do Recife passam a contar com novos calendários emergenciais de abastecimento a partir desta sexta-feira. 

A previsão é que outros municípios tenham os rodízios ampliados a partir de fevereiro, a exemplo das cidades do Agreste atendidas pelo Sistema Jucazinho. A consulta aos novos calendários poderá ser feita nos canais oficiais da empresa: site, aplicativo e central de atendimento 0800 081 0195. 
 
Na Região Metropolitana do Recife, serão alterados, neste primeiro momento, os calendários dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e São Lourenço da Mata. 
 
No Agreste, as cidades que seguirão o novo calendário serão Águas Belas, Belo Jardim (distrito de Xucurú), Chã Grande, Gravatá, Jurema, Limoeiro e Saloá. Já na região das Matas, a distribuição será alterada nos municípios de Camutanga, Chã de Alegria, Ferreiros, Ribeirão e Timbaúba (conferir tabela abaixo).

De acordo com a Compesa, os calendários podem sofrer mais alterações, a depender da ocorrência de chuvas e do comportamento de consumo da população.  
 
A lista de municípios poderá ser atualizada de acordo com os boletins climáticos a serem emitidos pela Apac, a partir de eventuais mudanças na previsão do cenário de chuvas, o que poderá acarretar a inclusão ou a retirada de cidades da lista de contingência. 

A Compesa seguirá monitorando diariamente, em regime excepcional de acompanhamento, todos os mananciais classificados como vulneráveis no contexto da escassez hídrica. Isso pode resultar em alterações circunstanciais dos calendários de abastecimento.

Situações preocupantes

Os cenários mais preocupantes no Grande Recife são os municípios do Cabo de Santo Agostinho e as localidades de Porto de Galinhas e Muro Alto, em Ipojuca.
 
As barragens Bita (12,82%) e Utinga (12,77%), que compõem o Sistema de Abastecimento Suape, atingiram níveis críticos, afetando diretamente o abastecimento. Para manter o atendimento das áreas que antes recebiam água do Sistema Suape, a Compesa precisou direcionar água do Sistema Pirapama para essas localidades. Essa medida já implica em um déficit hídrico de 120 litros de água por segundo em Pirapama.

No Agreste, a situação é ainda mais sensível diante da seca severa (já considerada histórica) que abate a região. Os níveis das barragens da região vêm baixando de maneira significativa, fora dos padrões de anos anteriores.  
 
Uma das situações críticas é a do município de Gravatá. A cidade é abastecida atualmente por quatro mananciais: Amaraji, que é uma barragem de acumulação e está com 100% da capacidade; e outras três barragens de nível (Vertentes, Brejinho e Clipper), que estão em colapso.

Ações em curso

Para combater as implicações do baixo nível dos mananciais, a Compesa mantém em curso diversas ações emergenciais. O suporte de carros-pipa servirá para complementação do abastecimento nas cidades com maior dificuldade hídrica. 

Para isso, uma nova fase de credenciamento de pipeiros para atendimento em vários municípios foi iniciada na quinta-feira (02). Para agilizar a contratação, a Compesa está disponibilizando um telefone exclusivo para o atendimento dos pipeiros interessados, prestando informações e orientações para o cadastramento emergencial dos veículos. O atendimento será pelo telefone (81) 3412-9722, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca 

As ações em curso para assegurar o atendimento nesses municípios, devido à situação das barragens Bita e Utinga, de acumulação, respectivamente, recebem aporte de R$ 48 milhões. 
 
Entre as ações estão a reativação da captação do rio Ipojuca; reativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto de Galinhas; e ampliação do Sistema de Suape a partir da implantação da 2ª captação no rio Ipojuca. Além disso, implantação do calendário de abastecimento; fornecimento de carros-pipa e combate aos furtos.

Águas Belas 

O município de Águas Belas é atendido por uma pequena barragem de nível, a Barragem de Lamarão, que entrou em colapso. Para mitigar a situação na cidade, a Compesa ampliou a capacidade de produção do Sistema Integrado Itaíba/Tupanatinga com a substituição de três bombas dos cinco poços existentes, ampliando a vazão. 

Parte desta ampliação será enviada para a cidade através de um trecho já testado da Adutora do Agreste. Esta vazão, de cerca de 15 litros por segundo, vai evitar o colapso na cidade e permitir o atendimento de 30% do município através da rede de distribuição. O restante da cidade será atendido por carro-pipa e os clientes terão seu faturamento cancelado.

Além da ação para atendimento complementar da população via carros-pipa, obras estruturantes estão em via de entrega para dar garantia e segurança hídrica do abastecimento, como as adutoras do Agreste, Serro Azul e Alto Capibaribe, além de diversas outras obras em execução em várias regiões do estado.

Cidades com calendários de abastecimento já alterados:

Grande Recife:

Ipojuca: 1x1 e 1x2
Cabo de Santo Agostinho: 1x2 / 1x3 / 2x1
São Lourenço da Mata: 1x6 

Zona da Mata:

Camutanga: 3x18
Chã de Alegria: 3x13
Ferreiros: 4x20
Ribeirão: 1x3
Timbaúba: 5x16

Agreste:

Águas Belas: 30% 10x20 e 70% com abastecimento com carro pipa
Belo Jardim: Abastecimento com carro pipa
Chã Grande: 3x20
Gravatá: 3x12
Jurema: 2x16
Limoeiro: 7x14
Saloá: 3x3
 
Por: Adelmo Lucena

COPA DO NORDESTE

 Santa Cruz x Treze-PB: Tricolor tem larga vantagem contra paraibanos; confira o retrospecto

                                    Treze/PB x Santa Cruz em 2020 - Foto: Rafael Melo/SCFC


Equipes se enfrentam neste sábado (4), às 16h, pela Pré-Copa do Nordeste

 

Após nove meses longe dos gramados, o Santa Cruz retornará a campo neste sábado (4), às 16h, para enfrentar o Treze-PB no Arruda.

O confronto, válido pela fase preliminar da Copa do Nordeste, é o primeiro passo da Cobra Coral em busca da classificação para a competição regional. E, para isso, o Tricolor conta com um retrospecto favorável diante do Galo da Borborema.

Ao longo da história, Santa Cruz e Treze se enfrentaram 28 vezes, com larga vantagem para os pernambucanos. O Tricolor conquistou 14 vitórias, enquanto o Galo saiu vitorioso em apenas cinco ocasiões. Outros nove confrontos terminaram empatados.

O duelo mais recente ocorreu na Série C de 2020, com vitória do Santa Cruz por 1x0 fora de casa. No mesmo ano, no primeiro turno, o Tricolor também venceu no Arruda, por 3x2. Já a última derrota para os paraibanos foi registrada em 2019, também pela Série C, quando o Treze venceu por 2x0 em Campina Grande.

Quando o assunto é a Copa do Nordeste, a vantagem do Santa Cruz se torna ainda mais expressiva. Em sete confrontos pela competição, o Tricolor venceu cinco, empatou um e perdeu apenas uma vez, em janeiro de 2000.

O mando de campo também é um aliado para o clube pernambucano. Em 15 jogos realizados no Recife, o Santa Cruz venceu dez, empatou quatro e sofreu apenas uma derrota para o Treze.

Para o duelo de amanhã, o estádio Arruda também pode ser um forte aliado para a Cobra Coral. Até as 12h desta sexta-feira (3), o clube anunciou a venda de 7 mil ingressos. A torcida tricolor pode garantir o bilhete para a partida clicando aqui. 

Confira os últimos cinco confrontos entre Santa Cruz e Treze-PB:

17/10/2020 - Treze 0x1 Santa Cruz (Série C)
18/08/2020 - Santa Cruz 3x2 Treze (Série C)
27/06/2019 - Treze 2x0 Santa Cruz (Série C)
29/04/2019 - Santa Cruz 2x2 Treze (Série C)
22/03/2018 - Treze 0x0 Santa Cruz (Copa do Nordeste)

Por Maria Eduarda Lima

NÁUTICO - CONTRATAÇÃO OFICIALIZADA

Náutico oficializa contratação do volante Auremir, que retorna ao Timbú após 12 anos 
                                                       (Foto: GABRIEL FRANÇA/CNC)

 

Jogador é o 11° reforço da equipe alvirrubra para 2025

 

O Náutico oficializou nesta sexta-feira (3) a contratação do volante Auremir. Formado nas categorias de base do Timbu, o jogador retorna aos Aflitos após 12 anos da sua partida. Hoje com 33 anos, foi promovido ao profissional alvirrubro em 2010 e construiu uma sólida carreira no Brasil e exterior.

Seu último clube foi a Chapecoense, onde foi capitão e titular em 19 jogos com a equipe catarinense entre o estadual e Série B. O jogador também acumula passagens pelo Vasco, Fortaleza, Ceará, Cuiabá, CRB, Guarani, Sampaio Corrêa, Botafogo-PB e Paraná.

Fora do país, ele atuou na Turquia pelo Sivasspor e Erzurumsport. Entre 2010 e 2013, o experiente volante  disputou 76 partidas pelo Náutico ao todo, sendo titular em sua grande maioria: 53 jogos.  

Auremir realizou os exames médicos na última quinta-feira (2), quando aconteceu reapresentação do restante do elenco alvirrubro. Aprovado, ele já participará das primeiras atividades sob o comando do técnico Marquinhos Santos visando o início do Campeonato Pernambucano.
"Cria do CT Wilson Campos, o volante Auremir retorna aos Aflitos para nos ajudar na busca pelo acesso em 2025. Seja, mais uma vez, bem-vindo ao Náutico, Auremir!", disse o Náutico em postagem nas redes sociais. 

Com o acerto muito próximo com Auremir, o Náutico chega a 11 reforços - o equivalente a um time inteiro -, visando a temporada de 2025. Neste ano, o Timbu terá quatri competições no seu calendário: Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Brasileirão.

Em tempo, a estreia do Timbu está marcada para o próximo dia 12 de janeiro, quando receberá o Petrolina, às 17h, no estádio dos Aflitos.

REFORÇOS DO NÁUTICO PARA 2025:

  • Wellerson (goleiro)
  • Douglas Borges (goleiro)
  • Marcos Ytalo (lateral-direito)
  • Igor Fernandes (lateral-esquerdo)
  • Rayan (zagueiro)
  • Fagner Alemão (zagueiro)
  • Léo Coltro (zagueiro)
  • Auremir (volante)
  • Geovane (meia)
  • Hélio Borges (atacante)
  • Samuel Otusanya (atacante)

SPORT - REFORÇOS

Sport encaminha as contratações do zagueiro Antônio Carlos e do lateral Hereda 

Sport encaminha mais dois atletas como reforços para 2025 (Foto: Lucas Merçon/Fluminense / Gledston Tavares)

Zagueiro de 31 anos atuou pelo tricolor das laranjeiras na última temporada, enquanto o lateral foi destaque da Série B pelo CRB

 

O Sport encaminhou mais duas contratações para a temporada de 2025. São eles o zagueiro Antônio Carlos, que chega por empréstimo do Fluminense, e o lateral Hereda, que também chega por empréstimo junto ao CRB.

Em 2024 pelo tricolor das laranjeiras, Antônio Carlos entrou em campo em 33 ocasiões, sendo titular em 22 delas. O jogador chegou ao Fluminense para reforçar o sistema defensivo após a saída do zagueiro Nino, porém perdeu espaço na reta final do Campeonato Brasileiro com o técnico Mano Menezes.

 zagueiro de 31 anos ainda coleciona passagens por outros grandes clubes na carreira, como Avaí, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Ponte Preta.  Além de passagem no exterior, pelo Orlando City, dos Estados Unidos. 

O lateral Hereda por sua vez, atuou as duas últimas temporadas pela equipe do CRB, acumulando um total de 98 jogos. Entre os anos de 2023 e 2024, Hereda anotou quatro gols e distribuiu 11 assistências, sendo um dos grandes destaques da equipe alagoana.

O atleta de 26 anos também conta com passagem pelo futebol pernambucano, onde defendeu as cores do Náutico por cinco temporadas, entre os anos de 2017 e 2022.

Antônio Carlos e Hereda se juntam ao atacante Gustavo Maia, já apresentado, como as três contratações rubros-negras para a temporada de 2025 até aqui. Com retorno à elite do futebol nacional, o Sport deverá acelerar o processo de reforços visando as primeiras competições do calendário nacional. 
 
Caio Antunes 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

E O POVO QUE SE LASQUE

Uso da Lei Rouanet dispara e supera R$2,9 bilhões

                                               Ministra da Cultura, Margareth Menezes

 

Desde que Lula tomou posse, o valor liberado disparou

 

A captação de recursos pela Lei Rouanet, fartamente usada para financiar eventos de artistas simpáticos ao governo Lula, disparou 25,65% em 2024 quando comparado com 2023. A montanha de dinheiro bateu exatos R$ 2.909.942.831,57 em 2024. Em 2023, o valor ficou em R$2.315.959.141,39. O abismo é ainda maior quando comparado com 1992, primeiro ano com registro de captação: R$ 21.212,78. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.

Os quase R$3 bilhões foram efetivamente captados, mas a montanha de dinheiro aprovada para captação é ainda maior, R$17 bilhões.

Desde que Lula tomou posse, o valor liberado disparou. Além dos R$17 bilhões em 2024, foram mais R$16,6 bilhões em 2023.

Na gestão passada, a quantia autoriza foi bem inferior: R$3,7 bilhões (2019), R$3,4 bilhões (2020), R$2,2 bilhões (2021) e R$3,4 bilhões. 

Rodrigo Vilela

A INFLUÊNCIA DA DESQUALIFICADA

Influência de Janja atrasa mudança na Secom

                         Paulo Pimenta (E), Lula (C) e Janja (D) (Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

 

Está bem adiantada a conversa sobre a ida de Sidônio Palmeira para a Secretaria de Comunicação da Presidência, hoje ocupada pelo ministro Paulo Pimenta, que já toma café frio na Secom. O marqueteiro resistiu no início principalmente por dois motivos: ganha muito mais trabalhando na iniciativa privada e avalia que a Secom é tribo com muito cacique e pouco índio. Sidônio não “exige” carta branca para assumir a pasta, mas quer o comando da pasta centralizado, o que não acontece hoje.

Pistolão

Um grande problema é o pitaco da primeira-dama Janja, que faz lobby para Brunna Rosa, que hoje cuida das redes sociais da Presidência.

Não entra mosca

Sidônio também tem problemas com declarações de Janja que contratam uma crise que não existia, como as ofensas ao empresário Elon Musk.

Cada um por si

Até Ricardo Stuckert, o fotógrafo, entra como peso. Com acesso direto a Lula, tem trabalho independente e controla as redes sociais do chefe.

Ministro sem força

Um dos motivos que empurrou Pimenta para fora da Secom é justamente a falta de comando. Dos sete secretários, o atual ministro só indicou dois.

Cláudio Humberto

FORÇAS ARMADAS

Alistamento militar feminino: com vagas para o Recife, confira etapas do processo

Alistamento militar feminino tem vagas para o Recife - Foto: Exército Brasileiro/Divulgação


Iniciativa começou na quarta-feira (1º) e tem quase 1,5 mil vagas no País

 

As Forças Armadas iniciaram o processo de alistamento militar voluntário para mulheres. A iniciativa é pioneira e tem como objetivo incrementar o efetivo do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O período do alistamento militar voluntário feminino começou na quarta-feira (1º) e segue até 30 de junho. Há 1.465 vagas destinadas a mulheres que completam 18 anos em 2025.

Interessadas precisam ficar atentas às regras do recrutamento, que é dividido em etapas. 

A primeira fase do processo é o alistamento, que pode ser feito on-line ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar no Recife ou em um dos outros 27 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação:

Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Nessa fase, as interessadas podem escolher a Força em que desejam ingressar. Serão levadas em conta a disponibilidade de vagas, a aptidão da candidata e a especificidade exigida pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

Em seguida, a seleção vai ser feita com base nas alistadas que atendem aos critérios das Forças Armadas e prossegue com testes físicos e inspeções de saúde, que incluem exames clínicos e laboratoriais.

Candidatas que não comparecerem à seleção serão consideradas desistentes, segundo as Forças Armadas.

No Recife, ainda segundo o Plano Geral de Convocação, as interessadas podem se alistar para o Exército e a Aeronáutica.

Alistamento feminino: incorporação

Selecionadas após o processo serão incorporadas no primeiro ou segundo semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha.

Essa é a etapa limite em que é possível manifestar o desejo pela desistência, reforça o Ministério da Defesa.

Embora seja voluntário, é a partir dessa fase que o serviço militar passa a ter caráter obrigatório, com deveres e direitos. 

Assim como no alistamento masculino, o serviço militar feminino tem duração de 12 meses e pode ser prorrogado por até oito anos, conforme critérios estabelecidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

Após o desligamento, as voluntárias vão para a reserva não remunerada.

Mulheres nas Forças Armadas

As Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. A força feminina atua principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval, da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Aeronáutica.

Cuidado com golpes

O alistamento pode ser feito presencialmente nas juntas de serviço militar da Aeronáutica, Exército e  Marinha; ou pela internet. Em aviso na página eletrônica, as Forças Armadas alertam contra golpes.

Segundo a informação, “golpistas atraem o cidadão que deseja emitir certificados militares com sites fraudulentos que prometem facilidades na obtenção destes documentos.” O alerta orienta que pagamentos para o alistamento só deverão ser feitos na página do alistamento.

O alistamento de mulheres era inédito no Brasil, mas já havia o ingresso de mulheres nas carreiras militares desde a década de 1980. Atualmente, 37 mil mulheres trabalham nas Forças Armadas (10% do efetivo), após aprovação em concurso público ou como militares temporárias.

Segundo nota do Ministério da Defesa, elas são lotadas principalmente “nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica.”

Entre os homens, cerca de 1,5 milhão de jovens se apresentam anualmente para o alistamento militar, mas menos de 10% são incorporados. O alistamento militar no Brasil foi regulamentado ainda no tempo do Império (1874)

Por Portal Folha de Pernambuco com Agência Brasil

EDUCAÇÃO

Prefeitura do Recife nomeia mais de 500 novos profissionais para Rede Municipal de Educação

                                                Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

 

Convocação contempla 220 professores I (educação infantil e anos iniciais) aprovados no último concurso público, realizado em 2023, e 300 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). Novos profissionais já estarão em sala de aula no início do ano letivo, em fevereiro

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, fortalece ainda mais a rede municipal de ensino, com a nomeação de 520 novos profissionais. De uma só vez, estão sendo contemplados 300 novos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e 220 professores I (Educação Infantil e Anos Iniciais). Todos os novos profissionais foram aprovados em concurso público para suas respectivas categorias. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques, nesta quinta-feira (2).

"O primeiro ato assinado por mim e por Victor não poderia ser diferente: é pela Educação. Ao lado do secretário Fred Amâncio, nós assinamos duas portarias de nomeações com 520 profissionais trabalhadores da Educação. São 220 professores e 300 ADIs", destacou o prefeito João Campos. "Quando a gente prometeu triplicar as vagas, a gente sabia que era um compromisso importante e, claro, vai ser cumprido. Ampliar a educação integral, novas vagas na rede de educação, pra isso precisa de um grande time", endossou o gestor.

Com a nomeação dos 220 novos professores, fruto do certame realizado em 2023, o Recife alcança a marca de mais de 1.500 novos docentes contratados para atuar nas escolas e creches municipais. Esses novos profissionais já estarão em sala de aula em fevereiro deste ano, mês que inicia o ano letivo da rede.

Os novos docentes irão atuar nas novas creches e escolas que serão inauguradas até o mês de fevereiro, além das novas salas de recursos multifuncionais, que estão sendo implantadas para ampliar o atendimento dos estudantes com deficiência ou transtornos. 
 
Para o ano letivo de 2025, a rede municipal de ensino ganhará o reforço também de 300 novos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), para trabalharem em creches. Os ADIs serão lotados especialmente nas novas creches que serão inauguradas no início desse ano, ampliando as vagas nesta etapa de ensino. 
 
"É uma grande alegria anunciar essas novas nomeações para a rede municipal de ensino do Recife. Sem dúvidas, um passo muito importante para o fortalecimento da nossa rede e para reafirmar o compromisso que o prefeito João Campos tem com a educação. Para o início de 2025, temos a expectativa de inaugurar quatro novas creches, além de seis ampliações e duas novas escolas com turmas do ensino fundamental", explicou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. "As nomeações também estão ligadas ao processo de expansão de vagas nas creches do Recife, um desejo antigo das famílias, além de ser uma das principais prioridades da gestão", acrescentou.
 
DP

IPVA E IPTU

Saiba quando começar a pagar, quanto vai custar e descontos

                                                                  Rafael Vieira/DP Foto

 

Prefeituras de Recife, Olinda e Jaboatão já devem enviar os carnês dos tributos municipais a partir de janeiro

 

Com a virada de ano, o cidadão deve ficar atento ao pagamento de tributos que se acumulam logo no mês de janeiro, como o Imposto sobre Propriedade dos Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), além de outros impostos municipais, despesas com seguros e escolas.

Entenda quando começar a pagar, os valores atualizados dos impostos, e como aplicar descontos nos municípios mais populosos da Região Metropolitana do Recife.

IPVA

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado, o pagamento do IPVA de 2025 começa em fevereiro. 
 
O imposto pode ser pago em até dez parcelas mensais, ou em cota única com 7% de desconto até o vencimento em fevereiro.

Os dias do vencimento variam de acordo com o último número da placa do veículo. Entenda:
  • Placas terminadas em 1 e 2: vencimento em 5 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 3 e 4: vencimento em 10 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 5 e 6: vencimento em 15 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 7 e 8: vencimento em 20 de fevereiro;
  • Placas terminadas em 9 e 0: vencimento em 25 de fevereiro.
Mototaxis, veículos de transporte escolar e de pessoas com deficiência seguem isentos do IPVA em 2025.
 
O valor do pagamento do IPVA 2025 para cada veículo está disponível através do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O usuário deve acessar a seção “Licenciamento IPVA” no site, seguir para a aba “Veículos Registrados” e, depois, "Consulta online de débitos e geração dos boletos de pagamento".

Na área, basta digitar a placa do veículo e clicar em “Consultar Débitos”. Além do IPVA, o site também disponibiliza valores de licenciamento, taxa de bombeiros e multas.

Segundo a Secretaria estadual da Fazenda, o contribuinte que está em débito com o Detran pode regularizar sua situação a partir de janeiro, com a possibilidade de parcelamento da dívida, em paralelo ao IPVA.

Recife: IPTU 
 
A Prefeitura do Recife ainda não disponibilizou o calendário de pagamentos, nem os valores atualizados do IPTU. Segundo a Secretaria de Finanças da capital, a informação deve ser divulgada nos próximos dias.

Vale ressaltar que o contribuinte que pagou por serviços no Recife em 2024 e pediu a inclusão do CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica ganhou créditos que podem ser convertidos em até 50% de desconto no IPTU de 2025.

O recifense pode indicar o imóvel que receberá o desconto através do aplicativo Conecta Recife, ou do Portal Recife em Dia.

Imóveis com dívidas ou fora do Recife não podem receber o abatimento. Além disso, não é permitido mais do que 50% de desconto. 
 
O recifense que ficou em dia com os tributos municipais até novembro de 2024 também ganha 10% de desconto na cota única do IPTU 2025.

Olinda: IPTU e TRSD 
 
 De acordo com a Prefeitura de Olinda, os primeiros carnês do IPTU começam a ser entregues na próxima semana através dos Correios. Além disso, o olindense pode, a qualquer momento, gerar um boleto do IPTU pelo Portal do Contribuinte de Olinda.

O tributo pode ser pago em cota única, ou parcelado em até 10 vezes.

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, obtido através dos dados que constam no cadastro imobiliário fiscal, e da planta genérica de valores do município no momento do lançamento do tributo.

Sobre esse valor, é aplicada uma alíquota que chega até o máximo de 3%, no caso de terrenos não edificados.

Contribuintes em dia com os tributos até 30 de novembro de 2024 podem aplicar 30% de desconto na cota única do IPTU de 2025, enquanto os olindenses com débitos em aberto podem ter 10% de abatimento do valor. No mesmo
 
No carnê do IPTU, é cobrada a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos  Sólidos Domiciliares (TRSD). O cálculo dos valores está disponível no Portal do Contribuinte de Olinda.

Jaboatão: IPTU e TLP

Os carnês do IPTU 2025 começam a ser entregues a partir do dia 15 de janeiro em Jaboatão dos Guararapes. O documento também inclui os valores da Taxa de Limpeza Pública (TLP).

O IPTU pode ser quitado em até dez parcelas ou em cota única.

O contribuinte adimplente terá direito a 20% de desconto na cota única, enquanto o cidadão com débitos parcelados - mas em dia com as parcelas - terá 10% do valor abatido na mesma modalidade de pagamento.

Mesmo o jaboatonense com débitos em aberto pode garantir 5% de desconto na cota única.

O vencimento do IPTU/TLP é no dia 10 de fevereiro. No pagamento parcelado, o primeiro boleto também vence no dia 10 de fevereiro e os demais no dia 10 dos meses seguintes.

Para os contribuintes empresariais ou autônomos prestadores de serviços, a Taxa de Licença e Funcionamento (TLF), conhecida como CIM, é cobrada em duas parcelas semestrais, que vencem nos dias 10 de março e 10 de agosto.

Paulista e Cabo

Procuradas pela reportagem, as prefeituras de Paulista e do Cabo de Santo Agostinho ainda não possuem informações sobre as tributações em 2025 devido às reformulações das secretarias municipais responsáveis.

Novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
 
Por: Guilherme Anjos

TRANSPORTE PÚBLICO

Valor do Bilhete Único no Recife é arredondado e passa a valer R$ 4,30

                                                             Foto: Priscilla Melo/DP

 

O novo valor entra em vigor a partir do próximo domingo (5)

 

O novo valor da passagem de ônibus do Grande Recife entrará em vigor no próximo domingo (5). O valor do Bilhete Único, que unificou o Anel A e o Anel B, passou por um aumento de 4,2% e deixa de custar R$ 4,10 e passa a valer R$ 4,30. 

De acordo com a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) foi feito o arredondamento das tarifas para múltiplos de R$ 0,05 após realizar a apuração dos períodos de reajuste e o resultado dos valores do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Feito isso, executa o arredondamento das tarifas para múltiplos de R$ 0,05 (cinco centavos) e as homologa para que possam ser cobradas pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR”, pontua a Agência.

Segundo o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), este aumento está abaixo da inflação acumulada de março de 2023 a novembro de 2024, que foi de 7,63%. Pelo menos 700 mil pessoas utilizam a tarifa única diariamente. Ao todo, 1,6 milhão de passageiros utilizam o sistema do Grande Recife.
 
Recife e outras cinco capitais brasileiras começaram o ano de 2025 com aumento nas passagens de ônibus. Entre elas estão Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Natal. A capital pernambucana é a que possui a passagem mais barata.
 
Por: Adelmo Lucena

PAGAMENTO DOS SERVIDORES

Governo de Pernambuco divulga calendário anual de pagamento dos servidores 

                                                          Foto: Miva Filho/Secom

 

Neste mês de janeiro, a folha salarial será paga no dia 31 

 

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (2), o calendário de pagamento dos servidores aposentados, pensionistas, ativos e comissionados do estado para o ano de 2025. Com a divulgação antecipada, o Poder Executivo tem como objetivo favorecer o planejamento financeiro anual do funcionalismo público estadual. Neste mês de janeiro, a folha salarial de será paga no próximo dia 31. 

"Neste primeiro dia útil de 2025, divulgamos o calendário de pagamento dos servidores e servidoras pernambucanas para que todos possam se programar ao longo do ano. Agradeço a todos que fazem o Governo de Pernambuco pelo empenho para que possamos entregar serviços de qualidade à população diariamente", afirmou a governadora Raquel Lyra.

"Apresentar o calendário anual de pagamento do funcionalismo público logo no início do ano é mais uma prova do planejamento do Governo do Estado em relação às contas públicas e do respeito da nossa gestão com os servidores", reforçou a vice-governadora Priscila Krause.

A secretária de Administração em exercício, Nayllê Siqueira, também comentou a iniciativa. "Essa divulgação antecipada é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, para valorizar os servidores aposentados, pensionistas, ativos e comissionados, favorecendo a organização financeira para o ano de 2025", pontuou.  
 
Confira o calendário de pagamento dos servidores do estado
 
Janeiro - 31/01
Fevereiro - 28/02
Março - 31/03
Abril - 30/04
Maio - 30/05
Junho - 30/06
Julho - 31/07
Agosto - 29/08
Setembro - 30/09
Outubro - 31/10
Novembro - 28/11
13º Salário - 19/12
Dezembro-  30/12