GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

E NINGUÉM FOI PRESO

Bolsonaro posta vídeo em que pedem a morte dele e filhos
                               Jair Bolsonaro Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

 

Ex-presidente publicou o vídeo de 2019 um dia após prisões da PF

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou em sua conta no X, nesta terça-feira (19), um trecho de um vídeo de 2019 em que um youtuber pede a morte dele e de seus familiares. A postagem ocorreu um dia depois da operação da Polícia Federal (PF), que investiga Bolsonaro por envolvimento em atos golpistas e em planos de assassinato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No vídeo compartilhado, o youtuber Vina Guerreiro afirma que Bolsonaro e seus filhos deveriam ser assassinados, além de fazer um apelo à esquerda para elaborar um plano para matar o então presidente.

– Não tem mais condição de aceitar um b**** como o Bolsonaro no poder. Esse cara tem que ser assassinado. Ele e a família. Os políticos da família Bolsonaro, para resumir, os quatro: os três filhos b**** e o próprio pai – declarou ele.

E continua:

– Você tem que morrer, Bolsonaro. Você é um câncer na sociedade. Você é um lixo. Você é um opressor de merda.

O conteúdo foi publicado originalmente em julho de 2019, e, na época, Vina Guerreiro se arrependeu publicamente de suas declarações e expressou medo pela repercussão das ameaças.

Apesar da postagem, Bolsonaro não fez comentários sobre o vídeo nem sobre as acusações que estão sendo investigadas pela PF.

Pleno.News

 

QUESTIONAMENTO E ATAQUE A MORAES

Malafaia questiona novo caso de suspeita de golpe e ataca Moraes
 
Pastor Malafaia Foto: YouTube Silas Malafaia 

Pastor diz que há um movimento para incriminar Jair Bolsonaro


Pastor diz que há um movimento para incriminar Jair Bolsonaro

 

Nesta quarta-feira (20), o pastor Silas Malafaia publicou um vídeo para comentar as recentes prisões dos suspeitos de planejar assassinatos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Para o líder evangélico, a operação da Polícia Federal reforça que existe um movimento para “incriminar Bolsonaro a qualquer custo”.

Malafaia fez duras críticas ao que chamou de “jogo sujo” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e citou outras investigações como a chamada “minuta do golpe” e as acusações relacionadas às joias recebidas por Bolsonaro. Para ele, todas essas ações seriam parte de uma estratégia para desestabilizar o líder da direita brasileira.

Sobre o plano de assassinato, questionou:

– Onde estão os atos mínimos executórios? Pensar, imaginar ou combinar algo não é crime, se não houver início da execução, como estabelece o Código Penal.

O pastor também trouxe à tona outros episódios polêmicos, como a declaração do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que confessou ter planejado matar o ministro Gilmar Mendes, mas não realizou o ato.

– Janot não foi preso, e o próprio Gilmar Mendes tratou isso como algo que exigia acompanhamento psiquiátrico – comparou.

Outro ponto levantado por Malafaia foi o papel do ministro Alexandre de Moraes no caso. Ele classificou a condução do inquérito como uma “aberração jurídica”.

– Se Alexandre de Moraes é vítima, ele está em suspeição! Isso é uma aberração jurídica, ele não pode presidir esse inquérito.

Leiliane Lopes

 

ALEXANDRE DE MORAES É JUIZ E VÍTIMA AO MESMO TEMPO NO PROCESSO

Moraes cita a si mesmo 44 vezes em decisão sobre operação da PF

                           Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Rosinei Coutinho/STF

 

Situação denota mais um episódio em que o ministro é juiz e vítima ao mesmo tempo

 

Na decisão em que autorizou a Operação Contragolpe, realizada nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal (PF), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou a si mesmo nada menos do que 44 vezes, em mais um episódio que denota a participação do magistrado como juiz e vítima em um mesmo processo.

A operação em questão apura um suposto plano, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, voltado ao homicídio do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Moraes também estaria entre os alvos.

Em uma das citações a si mesmo, Moraes diz que “a investigação logrou êxito em identificar novos elementos de prova que evidenciaram a efetiva realização de atos voltados ao planejamento, organização e execução de ações de monitoramento” de seus passos.

– A partir da realização da Operação Tempus Veritatis e da análise dos dados armazenados nos telefones celulares apreendidos em poder de Rafael Oliveira [um dos investigados], “a investigação logrou êxito em identificar novos elementos de prova que evidenciaram a efetiva realização de atos voltados ao planejamento, organização e execução de ações de monitoramento do ministro Alexandre de Moraes” – disse.

Na ação policial, foram presos quatro militares do Exército e um agente da PF, além de serem cumpridos três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas da prisão. O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, que foram efetivados no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.

Paulo Moura

 

A VERDADE DOS FATOS

Nikolas: “Janja fez tanta m**** que tiveram que voltar com o golpe”

                                   Nikolas Ferreira Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

 

Deputado comentou sobre as prisões de militares acusados de querer dar um golpe de Estado

 

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se manifestou na rede social X nesta terça-feira (19) sobre a Operação Contragolpe da Polícia Federal (PF), que prendeu cinco suspeitos de planejar um golpe de Estado em 2022.

Para o parlamentar, a ação aconteceu para tirar o foco das falas e atitudes da primeira-dama, Janja da Silva, durante o G20.

– A Janja fez tanta m**** que tiveram que voltar com o tal golpe de estado – escreveu o deputado mineiro.

A Polícia Federal fez prisões e apreensões de um suposto plano de assassinato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os presos estão quatro militares do Exército: o general de brigada Mario Fernandes (na reserva), o tenente-coronel Helio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra Azevedo e o major Rafael Martins de Oliveira. Além do policial federal Wladimir Matos Soares.

De acordo com a PF, foi identificada a existência de um detalhado planejamento operacional, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, voltado ao homicídio dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Moraes também estaria entre os alvos.

Leiliane Lopes

SE MANTENDO LONGE DE COMUNISTAS

Após G20, Milei posta vídeo com Bolsonaro e critica comunista

Vídeo compara diferença na aproximação de Milei com Lula e Bolsonaro Fotos: Frames de vídeo / X

 

"Manter comunistas longe", diz legenda da publicação

 

Em publicação em sua conta oficial no X, o presidente da Argentina, Javier Milei, repostou o vídeo de sua chegada à Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, exibindo o cumprimento frio e protocolar que trocou com o anfitrião, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na legenda do post, aparece a seguinte legenda: “é melhor manter os esquerdistas e os comunistas afastados”.

O vídeo em questão mostra a recepção calorosa que o petista deu aos demais chefes de Estado, trocando abraços com eles, inclusive com a primeira-ministra da Itália, a conservadora Giorgia Meloni. No caso de Milei, contudo, houve apenas um aperto de mão pragmático e uma foto sem gestos de aproximação.

A publicação finaliza exibindo momentos em que Milei abraçou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), demonstrando grande afinidade com o líder conservador do país vizinho. Assista:

A Cúpula de Líderes do G20 ocorreu nesta segunda (18) e terça-feira (19), no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O desafeto de Lula e Milei, contudo, vem de ocasiões anteriores.

Vale lembrar que o chefe de Estado argentino já demonstrou sua aversão a Lula por diversas vezes, chegando a chamá-lo de “comunista corrupto”, e lembrando que ele foi preso por condenações envolvendo corrupção passiva e lavagem de dinheiro, decisões que acabaram anuladas posteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

– Ele é comunista e corrupto. Por isso foi preso. Da minha posição como chefe de Estado, meus aliados são os Estados Unidos, Israel e o mundo livre – afirmou o libertário em novembro do ano passado.

Após Lula dizer que Milei lhe devia desculpas, em junho deste ano, o líder argentino questionou por que pediria perdão por dizer a verdade.

– Qual é o problema que o chamei de corrupto? Por acaso ele não foi preso por isso? E o que eu disse… comunista? Por acaso [Lula] não é comunista? Desde quando tem que pedir perdão por dizer a verdade? Ou estamos tão doentes de correção política que não se pode dizer nada para a esquerda ainda quando for verdade? – indagou.

Apesar das rusgas, Milei publicou no X esta semana o acordo que firmou com o Brasil para exportar gás natural da jazida de Vaca Muerta para nosso país. Segundo a publicação, o tratado foi firmado “apesar das divergências”, em prol do interesse de ambas as nações.

Thamirys Andrade

 

TINHA QUE SER MARCELO FREIXO

Embratur é investigada por contratação e funcionários fantasmas

                                O petista Marcelo Freixo é presidente da Embratur (Foto: EBC)

 

Marcelo Freixo, presidente do órgão, nega irregularidades

 

O Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) investigam denúncia de contratação de funcionários fantasmas na Embratur, presidida pelo petista Marcelo Freixo.

Ao menos 30 pessoas teriam sido contratadas nos últimos seis meses, mas sem desempenhar efetivamente as funções no órgão. A Embratur é subordinada ao Ministério do Turismo, hoje sob comando do centrão, que ungiu o deputado federal Celso Sabino (União-PA) ao posto de ministro.

Após as denúncias, Sabino demitiu cinco pessoas que teriam o nome na lista de fantasmas. A justificativa para a demissão foi mau desempenho dos funcionários.

As informações são do jornal O Globo.

Os funcionários investigados tinham salários altos que chegavam a R$38 mil para trabalhar remotamente.

Ao jornal, o presidente da Embratur negou irregularidades.

“Aqui não existe nenhum tipo de acordo para abrigar fantasmas ou de loteamento político. Estamos batendo recordes de turistas graças a muito esforço e trabalho. Quem não estiver trabalhando e dando resultado não fica”, disse Freixo. 

 

ILHA DE ITAMARACÁ

Lia de Itamaracá assumirá Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer de Itamaracá

                                 Lia de Itamaracá - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco


Maria Madalena Correa, 80 anos de idade e 50 de carreira, vai assumir a Pasta na gestão de Paulo Galvão (PSDB)

 

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá foi anunciada, nesta quarta (20), como futura secretária de Turismo, Cultura e Lazer da prefeitura do município litorâneo. Ela integrará a gestão do prefeito eleito Paulo Galvão (PSDB).

Maria Madalena Correa, a Lia, tem 80 anos de idade e 50 de carreira artística. Será a primeira vez que a artista (que já traz Itamaracá em seu nome artístico) representará oficialmente o município.

Em um post conjunto nas contas do instagram de Paulo Galvão e da cirandeira, o prefeito eleito destacou:

"Lia será nossa voz no turismo e na cultura nacional e internacional. A Rainha da Ciranda irá conversar com governos, empresários, instituições e entidades para recolocar Itamaracá num espaço de respeito e relevância como nunca foi visto antes."

Já Lia comemorou a escolha do seu nome para o secretariado.

“Estou muito feliz. Meu papel será parecido com algo que eu já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como Secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome”, afirmou Lia.

Por Portal da Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2024

Juiz eleitoral cassa registros de candidaturas da prefeita eleita de Sertânia, Pollyana Abreu, e da vice

O juiz eleitoral Gustavo Silva Hora acatou os argumentos da Ação de Investigação Eleitoral impetrada pela Frente Popular de Sertânia contra a candidata a prefeita eleita em Sertânia, Pollyana Abreu, a candidata a vice Teresa de Sinval, o vereador Dóia, que foi reeleito e o suplente Gustavo Menezes de Caroalina.

A acusação é de que eles praticaram atos ilícitos revelando abuso de poder econômico que no período pré-campanha consistiram na distribuição de brindes com a utilização ostensiva da empresa e a distribuição de bens e serviços, além de uso indevido de maquinário da empresa para realização de carreata, veiculação de propaganda publicitária de forma ostensiva na Rádio Cidade de Sertânia com propaganda da empresa de Pollyana.

Ele acatou parcialmente porque havia mais vereadores na ação, mas só viu materialidade nos casos de Dóia e Gustavo Menezes e a chapa majoritária.

“Ante o exposto e por tudo mais que consta dos autos, em observância aos preceitos constitucionais do Estado Democrático de Direito que norteiam o processo eleitoral, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES os pedidos formulados na presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral, em relação aos representados POLLYANNA BARBOSA ABREU, TERESA RAQUEL RUFINO DE SIQUEIRA VIANA, DORGIVAL RODRIGUES DOS SANTOS e GUSTAVO MENEZES DOS SANTOS SILVA, nos termos do artigo 22 da Lei Complementar n.º 64/90, para o efeito de:

Nos termos do inciso XIV, art. 22, da Lei Complementar n.º 64/90, DECLARAR INELEGÍVEIS para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição municipal de 2024, os representados POLLYANNA BARBOSA ABREU, TERESA RAQUEL RUFINO DE SIQUEIRA VIANA, DORGIVAL RODRIGUES DOS SANTOS e GUSTAVO MENEZES DOS SANTOS SILVA, bem como DETERMINO o efeito de CASSAÇÃO DOS REGISTROS DOS REPRESENTADOS POLLYANNA BARBOSA ABREU, TERESA RAQUEL RUFINO DE SIQUEIRA VIANA e DORGIVAL RODRIGUES DOS SANTOS.
Sem condenação em custas e honorários advocatícios, ante a natureza do feito”, determinou.

Entenda o que ocorre:

Pelo que a reportagem apurou, a decisão não impede a diplomação e posse de Pollyana Abreu. A palavra final após o recurso será do Tribunal Regional Eleitoral. Ele pode manter ou não a decisão.

Até lá o processo segue o rito formal. O recurso “congela” os efeitos da decisão inicial.

Caso a decisão for mantida pelo TRE após a posse, pode se estabelecer o mesmo imbróglio jurídico que viveu Arcoverde, com a eleição e posterior cassação temporária de Wellington Maciel.

Do Blog de Nill Júnior 

INVESTIGAÇÃO

Deolane e Gusttavo Lima: Juíza dá 5 dias para MPPE definir futuro de envolvidos na Operação Integration

                            Deolane e Gusttavo Lima foram alvo de investigação (Foto: Arquivo)

 

Nesse prazo, o Ministério Público de Pernambuco deve oferecer a denúncia, arquivar o caso ou pedir novas diligências 

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem cinco dias para decidir o futuro dos envolvidos na Operação Integrartion. 
 
Entre eles, estão a influencer Deolane Bezerra, a mãe dela, Solange, e o cantor Gusttavo Lima.
 
É o que determinou a juíza Andrea C alado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife.

Nese prazo, o MPPE, segundo  a magistrada, deve  oferecer a denúncia, arquivar o caso ou pedir novas diligências.
 
 A Integration  investiga lavagem de dinheiro de jogos.
 
Deolane chegou a ser presa e Gusttavo Lima teve pedido de prisão analisado pela Justiça pernambucana. 
 
A decisão está na área de acompanhamento processual, no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desde terça (19)..

A magistrada também reforçou a competência da Justiça de Pernambuco para julgar a parte do inquérito que envolve Gusttavo Lima e sua empresa Balada Eventos; assim como as empresas Vai de Bet (PIX 365 Soluções Tecnológicas) e Zelu Brasil Facilitadora de Pagamentos e seus sócios.

 
É que o MPPE tinha  recomendado que o inquérito fosse encaminhado para a Comarca de Campina Grande, na Paraíba.
Lá, fica a sede  da empresa de apostas Vai de Bet. 
 
Os promotores de Justiça também disseram que faltavam  indícios de que o avião vendido por Gusttavo Lima para donos de casas de apostas tenha sido utilizado para lavagem de dinheiro.

No texto da decisão, a juíza aponta que o Ministério Público protocolou um pedido para novas diligências no dia 20 de setembro e que a solicitação foi cumprida pela Polícia Civil desde 18 de outubro. 
 
O prazo de cinco dias estipulado na decisão é "improrrogável".
Transcorrido o prazo in albis. Volte-me concluso para Decisão dos pedidos pendentes. Cumpra-se imediatamente", escreveu a juíza. 
 
DP

SUA CHANCE

''Enem dos concursos'': Governo Federal adia divulgação do resultado final do CNU e promete novo cronograma para esta quinta (21) 
                                      CNU foi realizado no Brasil todo (Foto: Agência Brasil )

 

Segundo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), decisão foi tomada na quarta (20)  
 
 
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou o adiamento da divulgação do resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enbem dos Concursos',  inicialmente prevista para ocorrer nesta quinta-feira (21).
 
A informação foi divulgada na quarta (20) pela Agência Brasil. 

Segundo a pasta, um novo cronograma será divulgado nesta quinta (21). 
 
“As atualizações e informações oficiais continuarão sendo publicadas na página oficial do CPNU”, acrescentou a pasta, em nota.

 Decisão judicial

 No início do mês, a Justiça Federal do Tocantins determinou a reversão da eliminação dos candidatos que preencheram de forma incorreta o cartão de respostas da prova.
 
A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal que questionou a eliminação de quem não marcou corretamente o tipo da prova no gabarito, mas transcreveu a frase exigida no edital.

Para o Ministério Público, os fiscais orientaram os candidatos de maneira equivocada, sem alertar a necessidade de marcar o tipo da prova no gabarito.
 
Segundo o juiz Adelmar Aires Pimenta, o candidato não pode ser eliminado do concurso caso tenha executado pelo menos uma das medidas previstas de segurança.

Questionada, a assessoria do MGI não confirmou se esse foi o motivo do adiamento anunciado nesta quarta-feira.

Próxima etapa
 
Após a divulgação dos resultados, a próxima etapa do certame será a de convocação para posse dos aprovados e de realização de cursos de formação.

Quem inicialmente não tiver nota suficiente para passar nas vagas imediatas do concurso nacional, poderá compor o banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações.

As provas foram aplicadas em 18 de agosto, em 228 cidades de todas as unidades da federação, após três meses de adiamento devido às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, nos meses de abril e maio.

Conforme o MGI, a abstenção nos dois turnos de provas foi de 54,12% dos mais de 2,14 milhões de inscritos, o que correspondeu a 970.037 pessoas presentes na aplicação em dois turnos de provas, em agosto.
 
DP

NÁUTICO - INÍCIO DA PRÉ-TEMPORADA

Com base de 2024 e poucas caras novas, Náutico inicia pré-temporada no CT Wilson Campos 
Marquinhos Santos terá a missão de recolocar o Alvirrubro em posição de destaque (Foto: Gabriel França/CNC)

 

Jogadores se apresentaram no CT Wilson Campos nesta quarta-feira

 

De volta batente, o Náutico deu o pontapé inicial para a temporada 2025 no CT Wilson Campos nesta quarta-feira (20). O Timbu começou oficialmente os trabalhos de preparação para o ano que vem que conta com o novo técnico Marquinhos Santos. O comandante terá a missão de recolocar o Alvirrubro em posição de destaque no futebol nacional - principal objetivo é o acesso na Série C.
No total, 14 jogadores se reapresentaram no CT Wilson, incluindo três reforços que serão anunciados após a realização de exames médicos. São eles: o goleiro Wellerson, o lateral Igor Fernandes e o atacante Hélio Borges Além disso, o atacante nigeriano Samuel Otusanya, que pertence ao América-PE, passará por um período de observação.

O grupo conta com uma base de 2024, com o zagueiro Odivan; os laterais Luiz Paulo e Arnaldo; os volantes Renato Alves, Igor Pereira e Samuel; os meias Patrick Allan e Felipe Redaelli e os atacantes Bruno Mezenga e Thalissinho.Um dos destaques da temporada passada, o centroavante Paulo Sérgio, não
 
Os jogadores serão submetidos a avaliações físicas e médicas ao longo destes dois primeiros dias. O principal objetivo é ver como os jogadores retornaram do descanso e iniciar a montagem da ficha individual. Essa informações é compartilhada com a comissão técnica e atualizada rotineiramente ao longo da temporada. 
 
“Eu acho que iniciar com uma espinha dorsal e um planejamento já montado, isso facilita muito para o ano todo.  Eu já cheguei a temporada já estava andando, sabemos que é difícil, começar a troca, chega novos jogadores,  às vezes outro treinador, com uma uma metodologia é isso é dificulta um pouco. Agora, a gente começa um projeto com uma espinha dorsal do elenco deste ano”, disse o centroavante, Bruno

O Náutico terá quatro competições oficiais em 2025: Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. O acesso à Segundona segue sendo o principal objetivo da temporada.
 
Lista de atletas presentes na reapresentação no Náutico:

Laterais: Luiz Paulo e Arnaldo;
Zagueiros: Odivan;
Volantes: Renato Alves, Igor Pereira e Samuel;
Meias: Patrick Allan e Felipe Redaelli;
Atacantes: Bruno Mezenga, Samuel Otusanya e Thalissinho.
 
Paulo Mota 

SPORT - JOGO DIFÍCIL

Goleiro do Sport diz que não acredita que Santos virá cumprir tabela na última rodada: 'Não vão facilitar' 
                                                             (Foto: PAULO PAIVA/SCR)

 

Segundo Caíque França, mesmo já sendo campeões, paulistas farão jogo duro contra o Leão na Ilha

 

O Sport iniciou nesta terça-feira a preparação visando o último e decisivo duelo da Série B contra o campeão, Santos. A partida acontecerá no próximo sábado, às 18h30, na Ilha do Retiro.

Para conseguir o acesso, o Leão precisará vencer o Peixe e torcer por pelo menos um empate de Ceará, Mirassol ou Novorizontino, que entram em campo no mesmo horário. Os respectivos adversários serão o Guarani, Chapecoense e Goiás.

De acordo com o goleiro Caíque França, todas as quatro equipes que continuam lutando pelas três últimas vagas são merecedoras.

"Ao longo de toda Série B foi um campeonato bem parelho, pelo menos na parte de cima. Chegando nessa última rodada, quatro times com uma pontuação muito próxima. A gente sabe da dificuldade que vai ser, a dificuldade, mas estamos confiantes em fazer o nosso trabalho bem feito pra conseguir o nosso objetivo", disse o defensor.

Como só entrou em campo no último sábado, quando goleou a Ponte Preta por 4 a 0, fora de casa, os rubro-negros tiveram mais de uma semana para se recuperar. Para Caíque, o período foi importante para recuperar o elenco. 

"Essa semana cheia é muito boa pra poder trabalhar bem, descansar um pouco a mente de uma temporada que teve muitos jogos. Agora com tempo pra gente refletir, está sendo de suma importância pra a gente nesse último confronto", explica o camisa 22.

 Em relação ao oponente do final de semana, o campeão Santos chega ao Recife já sem a presença do técnico Fábio Carille, demitido na última segunda. Após a derrota por 2 a 0 para o CRB, em plena Vila Belmiro, no jogo da entrega da taça, o goleiro do Sport acredita que o Peixe irá dificultar a vida do Leão. 

 "Eles são os campeões da competição, não vão vir aqui pra facilitar as coisas. A gente sabe que vai ser um jogo difícil, mas também estamos cientes do que temos que fazer. Estou muito confiante, assim como todo o grupo. Vamos conseguir esse acesso e estamos muito entusiasmados", finalizou.

Haim Ferreira

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

SANTA CRUZ - POLÊMICA COM NOVO CONTRATADO

Vini Moura, novo reforço do Santa Cruz, aparece rasgando camisa do Sport em vídeo; Leão repudia ato

                                 Vini Moura, novo reforço do Santa - Foto: Reprodução/Internet


Jogador estava no Volta Redonda nesta temporada e deve chegar ao clube oficialmente ainda nesta semana

 

Novo reforço do Santa Cruz para a temporada 2025, o atacante Vini Moura, de 26 anos, que estava no Volta Redonda e foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, mal chegou ao Tricolor e já causou a primeira polêmica. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o atleta é visto rasgando uma camisa do Sport.

Na imagem, o jogador está em um churrasco e é filmado enquanto rasga o uniforme do Sport e o coloca dentro de uma churrasqueira. A cena chegou ao conhecimento da direção do Santa Cruz. A reportagem tentou contato com Allan Araújo, membro do comitê gestor coral, mas não obteve retorno até o momento.

Vini Moura também tem passagem pelo Concórdia-SC, equipe em que trabalhou com o técnico coral Itamar Schülle. No clube, atuou em 38 partidas, marcou três gols e deu uma assistência. 

Neste ano, o jogador vestiu a camisa do Volta Redonda e entrou em campo 32 vezes, entre Série C, Copa do Brasil, Copa Rio e Campeonato Carioca, marcando dois gols e dando uma assistência. O atleta também soma passagens por Ypiranga-RS e São José-RS. 

Em nota, o Sport repudiou a ação.

O Sport Club do Recife repudia veementemente as imagens que circulam hoje nas redes sociais de um jogador do Santa Cruz Futebol Clube rasgando e queimando o manto sagrado rubro-negro.

Classificamos a atitude não só desrespeitosa à nossa instituição, como também perigosa pelo contexto atual do futebol brasileiro, com uma intolerância exacerbada e agressiva em diversas praças esportivas do nosso país, inclusive em Pernambuco. 

O Sport vê a rivalidade como importante e necessária para o crescimento dos clubes, mas acredita na rivalidade sadia e não em atitudes agressivas contra pessoas e instituições. 

Lamentamos profundamente que atitudes como essas partam de um jogador profissional e aguardamos um posicionamento do Santa Cruz Futebol Clube sobre o fato.

Por Folha de Pernambuco

REUNIÃO MAL-ASSOMBRADA

Novo questiona reunião entre Lula, STF e PF em dia explosões

                    Bancada do Novo no Congresso Nacional Foto: Novo na Câmara/ Divulgação

 

Parlamentares querem saber o que foi discutido e por que o encontro não estava nas agendas oficiais

 

Nesta terça-feira (19), o partido Novo enviou dois requerimentos de informação (RIC 796/2024 e RIC 4196/2024) pedindo esclarecimentos sobre uma reunião entre o presidente Lula (PT), ministros do STF, representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o diretor-geral da Polícia Federal. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, no dia 13 de novembro, no mesmo horário em que explosões atingiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Os documentos foram assinados pelos deputados federais Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC), Marcel van Hattem (RS) e Ricardo Salles (SP), além do senador Eduardo Girão (CE). O ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi apontado como responsável por responder aos questionamentos.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, participaram do encontro os ministros do STF Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, o chefe da PGR, Paulo Gonet, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

– A reunião secreta entre o presidente da República, ministros do STF e o diretor-geral da Polícia Federal no Palácio da Alvorada escancara a parcialidade dos envolvidos e o comprometimento da independência entre os Poderes. A ausência desse encontro na agenda oficial apenas reforça a necessidade de total transparência e investigação. É inadmissível que em um Estado de Direito um conluio entre lideranças institucionais seja usado para perseguir adversários políticos – afirmou Marcel van Hattem.

Os requerimentos solicitam detalhes sobre o encontro, como horários, lista de participantes e temas discutidos. Também questionam se a reunião estava em andamento quando as explosões ocorreram, conforme apontado por algumas reportagens, e por que o compromisso não foi registrado nas agendas oficiais.

– Este requerimento busca garantir que os fatos sejam devidamente esclarecidos, resguardando o direito à informação e ao controle parlamentar sobre os atos do Poder Executivo – conclui o documento.

Leiliane Lopes

 

MAIS UMA ARMAÇÃO CONTRA BOLSONARO DIZEM ALIADOS

Aliados de Bolsonaro dizem que ação da PF é “cortina de fumaça”

Jair Bolsonaro e os filhos, Flavio e Eduardo, foram alvos de notícia-crime Foto: Governo de Transição/Rafael de Carvalho

 

Operação prendeu militares acusados de planejar um golpe de Estado

 

Nesta terça-feira (19), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram nas redes sociais contra a Operação Contragolpe da Polícia Federal (PF), que prendeu cinco suspeitos de planejar um golpe de Estado em 2022. Eles classificaram a ação como tentativa de associar Bolsonaro ao suposto crime.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) escreveu que, embora “repugnante” planejar a morte de alguém, isso não é crime no Brasil, e defendeu seu projeto de lei para criminalizar atos preparatórios. Ele ainda afirmou

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) criticou o que chamou de “cortina de fumaça” para atingir o ex-presidente. Sem citar nomes, ela escreveu que “não seguem a lei faz tempo” e considerou repugnante a tentativa de ligar Bolsonaro ao caso.

A deputada Bia Kicis (PL-DF) compartilhou críticas semelhantes, citando uma frase atribuída ao falecido escritor Olavo de Carvalho, referência no bolsonarismo: “Ou vocês prendem os comunistas pelos crimes que eles cometeram ou eles o prenderão pelos crimes que vocês não cometeram”.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que as investigações fazem parte de uma “guerra de narrativas” contra a direita, mencionando outros episódios, como as apurações envolvendo joias recebidas por Bolsonaro e o caso do cartão de vacinação. Ele prometeu que a resposta virá nas urnas em 2026.

Fábio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, também criticou a operação, acusando o governo de usar o caso para desviar a atenção de sua gestão. Ele classificou como “absolutamente inconsequente” a fala do ministro Paulo Pimenta, que apontou conexão entre o grupo preso e o núcleo bolsonarista.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também se manifestou:

– A Janja fez tanta merda que tiveram que voltar com o tal golpe de estado. 

 Pleno.News

JANAINA PASCHOAL

“Não houve tentativa de homicídio contra Lula”

                                              Janaina Paschoal Foto: EFE/Cadu Gomes

 

A professora de Direito comentou sobre as prisões feitas pela PF

 

A professora de Direito Janaina Paschoal (PP), ex-deputada estadual e atual vereadora eleita por São Paulo, comentou sobre a prisão dos chamados kids pretos, que são militares das Forças Especiais do Exército, acusados de planejar matar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Segundo ela, como o fato não foi tentado, não se configura crime. Paschoal diz ainda que é um erro a imprensa tratar o caso como uma tentativa de matar o presidente.

– As notícias estão surreais! Os jornalistas falando que tentaram matar o Lula, mas desistiram. Pelo amor de Deus! Será que esses veículos não têm uma assessoria jurídica para evitar passar vergonha?! Os líderes mundiais não devem estar entendendo nada. Não houve tentativa! – escreveu ela na rede social X.

E continuou:

– Para ter tentativa, é preciso ter início da execução! Mesmo quando se inicia a execução (o que não ocorreu no caso), a desistência voluntária descaracteriza a tentativa. Por óbvio, o tal plano precisa ser investigado. Mas não dá para dizer que houve tentativa de homicídio do Presidente! Até ele está surpreso! Não estou diminuindo as investigações, mas a Imprensa precisa lidar com fatos.

ENTENDA


De acordo com a PF, foi identificada a existência de um detalhado planejamento operacional, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, voltado ao homicídio dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Moraes também estaria entre os alvos.

– As investigações apontam que a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. Os investigados são, em sua maioria, militares com formação em Forças Especiais (FE) – diz a PF.

Além das prisões de quatro militares do Exército e de um agente da PF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas da prisão. O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, que estão sendo efetivados no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.

Pleno.News

 

 

NEGANDO TUDO

Mauro Cid depõe e nega saber de trama para matar autoridades

Ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados). 

 

Mauro Cid foi chamado para depor após a PF recuperar dados apagados do computador do militar

 

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel do Exército Mauro Cid, prestou depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (19) horas após a PF deflagrar a Operação Contragolpe, que mirou militares e um agente da corporação que estariam envolvidos em uma trama para matar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Mauro Cid foi chamado para depor após a PF recuperar dados apagados do computador do militar.

De acordo com informações do portal G1, o ex-ajudante de ordens negou ter conhecimento do plano para executar as autoridades. As afirmações do militar não convenceram os investigadores, que acreditam que Mauro Cid omitiu informações. A suspeita é que Mauro Cid possa estar fazendo jogo duplo. O objetivo, ainda segundo o portal, seria poupar o general Braga Netto. 

Rodrigo Vilela

LULA CONTINUA MENTINDO E ILUDINDO TODO MUNDO

Lula pede dinheiro, mas não aporta no Fundo Amazônia

                       Lula quer grana para o Fundo Amazônia (Foto: Flickr/Palácio do Planalto)

 

O esquecido Biden, que prometeu R$500 milhões, doou US$53,4 milhões

Enquanto Lula bota banca e passa o pires ao tentar garfar dinheiro dos ricaços para a floresta, o Fundo Amazônia não vê R$1 de doações do governo federal há anos. A última vez que o fundo viu dinheiro nacional passar por lá foi em maio de 2018, uma doação da Petrobras de R$1,1 milhão. Ao todo, a petroleira doou R$17,2 milhões entre 2011 e 2018. Já sob gestão Magda Chambriad, a empresa assinou protocolo de intenção de doar R$50 milhões, mas, dinheiro, que é bom, até agora, nada.

Enquanto Lula não coloca grana no fundo, até o esquecido Joe Biden, deu uma beirada, US$53,4 milhões, e prometeu mais US$50 milhões.

A Noruega é líder isolada no ranking de doação ao fundo, US$1,2 bilhão. É seguida pela Alemanha, que despejou outros US$105,8 milhões.

Também injetaram grana no Fundo Amazônia: o governo do Japão, US$3 milhões; e o governo da Suíça, mais de US$5,6 milhões. 

A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. 

O SONHO DE LULA

Operação Contragolpe devolve ao PT esperança de prender Bolsonaro

                        Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). (Foto: Agência Brasil).

 

A Operação Contragolpe devolveu ao PT o sonho de prender Jair Bolsonaro (PL) para afastá-lo de vez das eleições de 2026 e carimbar nele a pecha de “ex-presidiário” usada pela direita contra Lula. Ativistas do PT, inclusive na mídia, foram à loucura na expectativa de colocar o ex-presidente no centro da trama para matar o presidente, seu vice e um ministro do STF. O decano Gilmar Mendes deu o tom e mostrou que não faltará disposição, durante entrevista a uma emissora de TV leal a Lula.

Falta explicar

Falta esclarecer por que, mesmo após identificados, militares suspeitos foram mantidos na segurança do G20. Mole: eles não estavam lá

Reunião pesada

Lula recebia três ministros do STF e os chefes da PGR e da PF, na noite de quinta (13), quando o suicida se explodiu na Praça dos Três Poderes.

Plano não consumado

Sabe-se agora que a reunião da fatídica noite, no Alvorada, discutiu a descoberta do plano de matar autoridades em dezembro de 2022.

Interpretação

Presente àquela reunião, Gilmar admite que “cogitar crime não é crime”, mas antecipa julgamento com a ressalva da “segurança nacional”.

Cláudio Humberto

SE FOR PRIMEIRO-MINISTRO

Político português sobre Lula: ‘Vou encaminhar esse ladrão para prisão’

   André Ventura, líder do partido português Chega, que pode chegar a primeiro-ministro.

 

Fenômeno eleitoral do partido Chega não quer o petista em solo lusitano

 

O presidente do partido Chega e líder da direita em Portugal, André Ventura, afirmou nas redes sociais que não será cortês com o presidente Lula (PT) caso se torne primeiro-ministro.

Ventura também ameaçou levar algemas para “encaminhar o ladrão à prisão”, em referência a Lula.

O líder da direita em Portugal tem sido um crítico ferrenho de Lula. Três dias antes das eleições em Portugal, Ventura declarou que proibiria Lula de entrar no país, alegando que Portugal “já tem corruptos demais”.

Além disso, o partido Chega fez uma publicação irônica em suas redes sociais, afirmando que Lula já está com medo de não poder mais entrar em Portugal.

Já o atual primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, tem uma visão diferente. Luís declarou à imprensa que pretende dialogar com Lula para realizar uma conferência luso-brasileira em fevereiro e visitar o Brasil para estreitar as relações entre os dois países.

Montenegro foi nomeado para o cargo em março deste ano, substituindo António Costa, do Partido Socialista. Ele é líder da coalizão de centro-direita Aliança Democrática.

 

PODEM DECRETAR GREVE

Rodoviários podem decretar uma nova paralisação dos ônibus no Grande Recife

Rodoviários podem decretar uma nova greve dos ônibus no Grande Recife. O motivo é a insatisfação dos trabalhadores com algumas permissionárias, como o Consórcio Recife e a Mobibrasil, que não estariam cumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho, acordo realizado por intermédio da Justiça do Trabalho que encerrou a última paralisação, em agosto deste ano.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, chegaram denúncias de diversos trabalhadores que empresas permissionárias não estariam cumprindo com acordos já estabelecidos, como a entrega do espelho de ponto, que é um meio de controle da jornada do trabalhador.

A categoria também afirma que as permissionárias não teriam apontado o tempo percorrido pelo trabalhador entre garagem e terminal, que também é um direito dos motoristas.

As denúncias se referem às empresas Mobibrasil e Consórcio Recife, onde houve assembleias dos trabalhadores com o sindicato, a última delas na madrugada desta terça-feira (19). 

Em contato com a reportagem, o sindicato também afirmou que queixas do tipo chegaram de trabalhadores de outras empresas da Região Metropolitana do Recife (RMR), e, por isso, uma paralisação não é descartada.

“Vamos chamar atenção do Governo para que essas medidas acordadas na Justiça sejam cumpridas, porque são direitos do trabalhador conquistados na última greve. Se isso persistir, e dependendo do que ouvirmos de outros trabalhadores das demais empresas, podemos fazer uma nova greve”, explicou o secretário-geral do Sindicato dos Rodoviários, Josival Costa.

Nos próximos dias, o sindicato deve passar em assembleia por outras empresas da região para ouvir os trabalhadores. A categoria também deve judicializar a questão ainda nesta terça, com o objetivo de pressionar o poder público e chamar atenção para a demanda.

Urbana nega

Por meio de nota, a Urbana-PE, que gere as empresas de ônibus do Grande Recife, afirmou que “não há descumprimento do acordo coletivo celebrado este ano”. 

“A entidade tem fornecido orientações às empresas associadas e monitorado a implementação dos pontos pactuados no referido acordo. Informamos ainda que os espelhos de ponto detalhados, contemplando os tempos de deslocamento garagem-terminal e de prestação de contas, estão sendo fornecidos conforme modelo validado pelo próprio Sindicato dos Rodoviários”, disse a Urbana-PE.

Por Genivaldo Henrique*

PROGRAMA CIDADE SANEADA

Compesa inicia obra de esgotamento sanitário na Zona Sul do Recife

A Compesa inicia amanhã (20), por meio do Programa Cidade Saneada, mais uma etapa da obra de ampliação dos serviços de esgotamento sanitário de bairros da Zona Sul do Recife. Desta vez, as intervenções serão executadas nos bairros de Boa Viagem e Pina. As ações terão início às 07h com a mobilização da área onde os serviços serão realizados, que começam nas ruas Alexandrino Martins Rodrigues e José Rodrigues, no Pina. 

As atividades seguirão nessas vias até o final deste mês e serão realizadas pela BRK, a parceira privada da Compesa, de segunda a sexta-feira, sempre no horário das 07h às 17h. Os motoristas e pedestres devem ficar atentos à sinalização indicada na área e realizar os desvios indicados, pois as duas vias estarão interditadas. 

Após essa etapa inicial, a obra seguirá por outras vias do bairro. Segundo a gerente Técnica de Engenharia, Jamily Quental, essa fase da obra, que faz parte da segunda etapa da do Complexo Cabanga, tem previsão para finalizar em setembro de 2025. “Estamos entrando em uma fase de ações em áreas com trânsito intenso e pedimos a compreensão da população para os eventuais transtornos da obra, iniciativa importante para a saúde das pessoas especialmente nesses dois bairros, que terão acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto”, ponderou a gerente da Compesa. 

Serão implantados 12 mil metros de rede nessa etapa e ainda construídas duas estações elevatórias de esgoto (sistema de bombeamento), que transportarão os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto-ETE Cabanga, que fica no bairro do Cabanga, e também está passando por ações de modernização para absorver a nova demanda para tratamento de esgoto. 

O projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Cabanga já implantou cerca de nove mil metros de redes coletoras de esgoto nos bairros de São José, Cabanga, Ilha Joana Bezerra e Coque, de um total de 32 mil metros de tubulações. Para a conclusão dessa etapa serão investidos um total de R$ 44,4 milhões, um benefício que alcançará 38 mil pessoas. 

A Compesa adianta que a BRK vem realizando um trabalho nas áreas de influência dessas obras para deixar os moradores cientes das intervenções. A contratada da Compesa também disponibiliza um telefone para contato para dúvidas e sugestões, o Plantão Social, pelo número 81 9.9256.4762.


SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil encerra péssimo ano com empate contra Uruguai e vaia da torcida 

                                                          (Foto: Caio Falcão/Esp. DP)

 

Golaço de Gerson evita derrota da Seleção para o Uruguai, mas não ameniza ano horroroso e futebol de má qualidade

 

O Brasil termina 2024 uma posição à frente do que encerrou 2023 nas Eliminatórias para a Copa de 2026. Sexto colocado com Fernando Diniz em novembro do ano passado, iniciará 2025 em quinto depois do empate por 1 a 1 com o Uruguai, na terça-feira (19/11), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Valverde e Gerson marcaram os gols do clássico. O resultado é preocupante. A Seleção está na zona de classificação, porém o futebol é paupérrimo, não evolui e os próximos jogos são contra a Colômbia, provavelmente em Porto Alegre, e a atual campeão mundial e líder Argentina, em Buenos Aires. A avaliação e a pressão sobre o técnico Dorival Júnior será forte nos próximos três meses.

 O JOGO  
 
Refém dos pontas, o técnico não abre mão deles A primeira finalização partiu de Vinicius Junior para fora. Esperava-se mais pressão, porém o Uruguai determinou o ritmo na base do posicionamento e de estocadas com espaço para agredir uma defesa brasileira mal posicionada.

Raphinha tentou esquentar a partida em um chute cruzado da entrada da área. Igor Jesus recebeu cruzamento na pequena área e o goleiro Rochet defendeu à queima roupa. Valverde ensaiou o gol do Uruguai de fora da área e assustou Ederson. O Brasil novamente tentou o abafa no início do segundo tempo. Raphinha acionou Vinicius Junior e o atacante quase marcou. A dificuldade dos dois ataques para finalizar de dentro da área indicava a necessidade de finalizações de fora da área.

O Uruguai abriu o placar assim com Valverde no canto esquerdo. Dorival tentou reagir. Sacou o lateral-esquerdo Abner para a entrada de Gabriel Martinelli e trocou Igor Jesus por Luiz Henrique. O sistema passou do 4-2- 3-1 para 3-4-3 e deu mais volume ao Brasil.

Raphinha ocupou a ala -esquerda, Luiz Henrique ficava aberto na direita e Savinho, Vinicius Junior e Gabriel Martinelli formavam o ataque. Assim como o gol do Uruguai, o do Brasil saiu de fora da área em golaço de canhota de Gerson.

Termina o ano em que o Brasil caiu nas quartas na Copa América e amarga o quinto lugar nas Eliminatórias, com 18 pontos. A Argentina lidera com 25 pontos. O Uruguai é o segundo, com 20. O Equador é terceiro, com 19. A Colômbia está em quarto, com 19 também. 



AGRESSÃO NO AGRESTE

Homem é preso após agredir e manter filhas em cárcere privado em Garanhuns

O homem foi localizado no município vizinho, São João, onde foi detido por policiais civis (Foto: Reprodução)

 

As vítimas ligaram para a delegacia e denunciaram o caso

 

Um homem de 64 anos foi preso em flagrante suspeito de agredir fisicamente suas filhas, mantê-las em cárcere privado e ameaçá-las em Garanhuns, no Agreste. A prisão foi executada na  tarde desta segunda-feira (18) através da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (9ª DEAM).

De acordo com relatos das vítimas à Polícia, elas foram agredidas e trancadas dentro da casa onde moravam, no bairro São José. As vítimas acionaram as autoridades policiais, que precisaram  arrombar a porta para libertar as mulheres.

As filhas do suspeito foram submetidas a exames de corpo de delito e receberam atendimento especializado para formalizar a denúncia.

O homem foi localizado no município vizinho, São João, onde foi detido por policiais civis. Após a prisão, ele também passou por exame de corpo de delito e foi autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal, ameaça, cárcere privado e violência psicológica.
Mulheres vítimas de violência doméstica e sexual podem pedir ajuda gratuitamente através do Ligue 180.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
 
Também é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
 
Já a Polícia Militar pode ser contatada pelo 190, quando o crime estiver acontecendo. O Ministério Público pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, através de uma ligação gratuita para o número 0800.281.9455.

Por: Adelmo Lucena

TUBARÃO EM FERNANDO DE NORONHA

Turista é mordida por tubarão-lixa em Fernando de Noronha após bater acidentalmente no animal

                                                             Foto: Paulo Paiva/DP

 

Uma mulher de 46 anos precisou ir para um hospital do arquipélago após ser mordida na parte superior e lateral do fêmur

 

Uma turista de 46 anos, natural do Mato Grosso, precisou ser socorrida após ser mordida por um tubarão na Praia do Porto, em Fernando de Noronha, por volta das 11h45 desta terça-feira (19). O caso aconteceu nas imediações do Porto de Santo Antônio, em frente à Associação Noronhense dos Pescadores (ANPESCA).

Segundo relato da turista, ela estava nadando na Praia do Porto, sem snorkel, próximo a uma embarcação onde estavam vários tubarões-lixa, quando recebeu uma mordida na parte superior e lateral do fêmur. Ela contou que acabou encostando em um dos tubarões e foi mordida.

Neste momento, ela solicitou ajuda, sendo levada por uma embarcação próxima e encaminhada para o Hospital São Lucas, onde recebeu atendimento médico e, posteriormente, teve alta.

O ferimento foi descrito como uma lesão caracterizada por impactos provocados por estruturas cortantes, de aproximadamente 10 cm, em formato de arcada dentária, com múltiplas perfurações puntiformes.
 
A mordedura superior foi descrita como superficial, enquanto a inferior atingiu o tecido subcutâneo. Conforme as características do ferimento, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões de Pernambuco (Cemit) avaliou o laudo médico e a imagem da mordida, constatando se tratar de um “encontro entre a turista e um jovem tubarão-lixa, espécie bastante comum em Noronha”.

 De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), a turista relatou que está tranquila e que foi bem assistida pelos profissionais que a atenderam, assim como pelas pessoas que estavam próximas a ela no momento da mordida. 


Tubarão-lixa
 (Foto: Wikimedia Commons)
Foto: Wikimedia Commons
 
Segundo o membro científico do Cemit e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Paulo Oliveira, o tubarão-lixa é uma espécie inofensiva, não sendo registrados incidentes envolvendo essa espécie e seres humanos, como banhistas, surfistas e mergulhadores, diferente de outras espécies, como o tubarão-tigre e o tubarão-cabeça-chata, que são consideradas potencialmente agressivas. 

Segundo Oliveira, a mordida de tubarão-lixa não causa grandes dilacerações, por possuir boca pequena e dentes pequenos, sendo caracterizada por ferimentos leves e arredondados.

A secretária executiva do Cemit, Danise Alves, afirma que pelo comportamento da espécie, é provável que o animal tenha realizado uma mordida investigativa e de defesa, após a turista "esbarrar" com o indivíduo acidentalmente, conforme relatado para Alves. Neste sentido, o Cemit considera que não houve incidente, mas sim um encontro ocasional, o que resultou em um comportamento de defesa do animal.

O Comitê alerta que as pessoas não se aproximem dos animais intencionalmente, visto que são espécies silvestres, que podem tentar se defender, podendo causar ferimentos. 

“As ações do estado estão focadas principalmente na educação e na comunicação ambiental, que no mundo todo se apresentam como ferramenta norteadora na prevenção e mitigação de incidentes com tubarões”, destacou o Cemit.
 
Por: Adelmo Lucena