GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

MAIS UMA CRISE NO GOVERNO LULA

Manifestantes pedem saída de Nísia por mudança em hospitais

                                   Ministra da Saúde, Nísia Trindade Foto: Walterson Rosa/MS

 

Protesto aconteceu no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira

 

Nesta quinta-feira (31), profissionais de hospitais federais do Rio de Janeiro fizeram protesto contra a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Eles pediram a saída da ministra e reclamaram de mudanças recentes na administração dos hospitais federais da capital fluminense.

O ato aconteceu em frente ao local do G20, onde Nísia estava. A manifestação foi coordenada por membros do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev).

O Ministério da Saúde iniciou uma reestruturação na gestão dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro: Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e dos Servidores.

– Não aceitamos qualquer modelo de gestão com viés privatista – falou Roberta Vitorino, enfermeira do Ministério da Saúde e dirigente sindical do Sindsprev.

No Hospital Federal de Bonsucesso, a administração foi passada para o Grupo Hospitalar Conceição, que é uma empresa pública vinculada ao Governo Federal. As informações são da Folha de S.Paulo.

Pleno.News

 

CRISE EM CIMA DE CRISE NO GOVERNO LULA

Servidoras acusam casos de assédio no Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das denúncias Foto: LR Moreira/Secom/TSE

 

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró

 

Duas servidoras do Ministério da Justiça enviaram um ofício ao ministro, Ricardo Lewandowski, onde relatam situações de assédio no Ministério. O ofício foi assinado pela corregedora-geral nacional de Políticas Penais, Marlene Inês da Rosa, e a ouvidora nacional de Serviços Penais, Paula Cristina da Silva Godoy.

Marlene e Paula também relatam haver tentativas de silenciamento e desmantelamento da Corregedoria-Geral e da Ouvidoria Nacional da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen). As informações são de reportagem publicada nesta quinta-feira (31) pelo jornal Folha de São Paulo.

Uma proposta estudava colocar a Corregedoria e a Ouvidoria em uma mesma diretoria, em detrimento do status próprio de diretoria que ambas instituições tem atualmente. O Ministério da Justiça assegurou que essa mudança não irá acontecer mais.

No ofício de nove páginas, datado de 12 de setembro, as autoras enfatizam a importância de manter e fortalecer a estrutura atual. Dentre os motivos estão, “diversas denúncias de assédio moral envolvendo diretoras” que estão sendo investigadas

 “Neste momento, em que as investigações sobre denúncias de assédio estão em andamento e que a Corregedoria tem seu papel crucial ampliado como órgão de polícia, com maiores responsabilidades, é imperativo que sua estrutura seja fortalecida e não enfraquecida”, diz trecho do documento obtido pelo jornal.

O ofício ainda faz menção a investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de detentos do presídio de Mossoró.

As investigações sobre assédio moral envolvem Mayesse Silva Parizi, diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, e Mireilli Marinho, ex-diretora executiva da mesma secretaria, demitida em abril deste ano.

As denúncias contra Mayesse começaram em 2023 com pelo menos seis relatos anónimos. A investigação preliminar havia sido arquivada por falta de provas. mas um novo procedimento foi aberto neste ano após pelo menos seis novas acusações.

Os relatos dizem haver uma alta rotatividade na diretoria, não apenas entre servidores e policiais penais de outros estados, mas também entre funcionários terceirizados. Entre as principais queixas estão, perseguições, demissões injustificadas, ameaças de demissão, falta de isonomia no tratamento e pedidos relacionados a questões pessoais da diretora.Mayesse atualmente enfrenta uma Investigação Preliminar Sumária (IPS) processo anterior ao Processo Administrativo Disciplinar (PAD), um PAD foi aberto contra Mireilli, mas ainda não foi concluído.

O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das denúncias. “As supostas denúncias estão sendo apuradas em um procedimento que corre sob sigilo”, disse a pasta em nota enviada à Folha. 

Claudinei Abreu

DESMORALIZAÇÃO TOTAL DE LULA

 Crise diplomática se agrava: ditador Maduro espalha cartaz com ameaça a Lula

                              Imagem divulgada no perfil do Instagram da Polícia da Venezuela

 

Insultado por representantes da ditadura venezuelana, o presidente Lula (PT) agora virou alvo de ameaças do regime de Nicolás Maduro. A página da Polícia Nacional Bolivariana (PNB) no Instagram passou a divulgar um cartaz, espalhado em todo o país, em tom ameaçador contra o mandatário brasileiro. “El que se meta con Venezuela – se seca”, diz a o cartaz em espanhol da polícia na ditadura Maduro equivalente à Polícia Federal brasileira. Algo como “quem mexe com a Venezuela se ferra”.

Tons de terror

O cartaz da polícia política do ditador mostra foto de Lula com o rosto escurecido à frente de uma bandeira brasileira desfigurada.

Mensagem a Lula

“Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, não somos colônia de ninguém”, diz o cartaz.

Símbolo enigmático

A provocação venezuelana incluiu algo que parece um pedaço de carne ou presunto desidratado: “somos destinados a vencer”, avisa.

Jogo combinado

O cartaz foi feito no dia em que o embaixador foi convocado e ataques foram endereçados a Lula e Celso Amorim, notório bajulador de Maduro.

 

CASO MARIELLE

 Ronnie e Élcio são condenados por assassinar Marielle e Anderson

Assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados nesta quinta-feira (31), pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos, 9 meses e 30 dias. Élcio, a 59 anos, 8 meses e 10 dias.

O júri entendeu que eles são culpados de três crimes: duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima), tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves (assessora de Marielle) e receptação do veículo usado no crime. Marielle e Anderson foram assassinados em 14 de março de 2018. 

Os dois réus também foram condenados a pagar uma pensão para o filho de Anderson, Arthur, até ele completar 24 anos. E pagar, juntos, R$ 706 mil de indenização por dano moral para cada uma das vítimas: Arthur, Ághata, Luyara, Mônica e Marinete.

Na leitura da sentença, a juíza Lúcia Glioche destacou que nenhuma condenação serviria para tranquilizar as famílias, mas era uma resposta importante à perspectiva de impunidade dos criminosos.

“A justiça por vezes é lenta, é cega, é burra, é injusta, é errada, é torta. Mas ela chega. Mesmo para acusados que acham que jamais vão ser atingidos. A justiça chega aos culpados e tira o bem mais importante deles, depois da vida, que é a liberdade”, disse a juíza.

Ronnie e Élcio estão presos desde 12 de março de 2019. Eles fecharam acordo de delação premiada.  Os acusados de serem os mandantes dos crimes são os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, respectivamente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e deputado federal. O delegado Rivaldo Barbosa, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro na época do crime, é acusado de ter prejudicado as investigações. Os três estão presos desde 24 de março deste ano.

Por causa do foro, há um processo paralelo no Supremo Tribunal Federal (STF) que julga os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa. Também são réus no processo o ex-policial militar Robson Calixto, ex-assessor de Domingos Brazão, que teria ajudado a se livrar da arma do crime, e o major Ronald Paulo Alves Pereira, que teria monitorado a rotina de Marielle.

A motivação do assassinato de Marielle Franco, segundo os investigadores, envolve questões fundiárias e grupos de milícia. Havia divergência entre Marielle e o grupo político do então vereador Chiquinho Brazão sobre o Projeto de Lei (PL) 174/2016, que buscava formalizar um condomínio na Zona Oeste da capital fluminense.

Segundo dia de julgamento

Antes da decisão, os promotores de Justiça e os advogados dos réus fizeram a sustentação oral perante o júri.

Os promotores defenderam que Ronnie e Élcio mataram Marielle por dinheiro e que quiseram assassinar também Anderson e Fernanda Chaves para não deixar testemunhas. Eles sustentaram que Élcio, motorista do carro usado no crime, teve a mesma culpa nos homicídios que Ronnie, que efetuou os disparos. De acordo com os promotores, ambos sabiam que a morte de Marielle tinha sido encomendada por ela ser vereadora e em razão de suas causas políticas.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) disse que eles não se arrependeram e só fecharam acordo de delação premiada porque sabiam que seriam condenados. E que a condenação dos dois não foi pedida apenas por causa da delação, mas porque há provas contundentes contra eles.

Na apresentação, o MPRJ mostrou que Ronnie Lessa começou a se preparar desde o ano anterior, ao fazer buscas sobre a arma usada no crime, sobre como não ter sua movimentação rastreada e sobre a vida de Marielle. Segundo as investigações, Élcio também teria feito buscas sobre políticos aliados da vereadora.

Os promotores afirmaram que, apesar do acordo de delação, eles passarão bastante tempo na cadeia. A defensora pública Daniele Silva, que atuou como assistente de acusação, destacou o lado racial do crime, uma vez que Marielle era uma mulher negra que incomodou e “mexeu com as estruturas”. Já o MPRJ salientou que, apesar de o júri ser formado por sete homens brancos, e não ter nenhuma mulher negra, bastava o jurado ser uma “pessoa com valores dentro de si”.

Defesas

A defesa de Ronnie Lessa disse que, sem a confissão e a colaboração de seu cliente, seria difícil condená-lo apenas com as outras provas. Segundo o advogado Saulo Carvalho, ele colaborou porque quis e não por se sentir “encurralado”. Ele pediu a condenação de seu cliente, “mas que fosse justa, no limite da culpabilidade dele”, negando a qualificação de motivo torpe e por motivos políticos. Tampouco que o crime tenha sido um assassinato que dificultou a defesa das vítimas, apesar de reconhecer que foi uma emboscada. Além disso, disse que a intenção de Lessa era apenas matar a vereadora e não outros passageiros do carro dela.

A defesa de Élcio Queiroz também pediu uma condenação dentro dos limites da culpabilidade e disse que ele participou do crime, mas não conhecia Marielle nem tinha motivos para matá-la. A advogada Ana Paula Cordeiro afirmou que Élcio participou de uma emboscada, mas que a defesa da vítima não foi dificultada. Além disso, Élcio não sabia que Lessa mataria Anderson nem que acertaria Fernanda, porque acreditava que seu parceiro era um “exímio atirador”.

No período da tarde, o Ministério Público fez uso do direito à réplica e reforçou os argumentos para a condenação dos réus por cerca de duas horas. A defesa de Ronnie e de Élcio teve direito à tréplica e usou cerca de 10 minutos das duas horas a que tinha direito.

Da Agência Brasil

ENTREVISTA DE JOÃO CAMPOS NO RODA VIVA

Trapalhada ou censura?

A TV Pernambuco deu uma tremenda mancada ao tirar do ar a entrevista do prefeito do Recife, João Campos (PSB), no programa Roda Viva, da afiliada TV Cultura. Erro grosseiro, desnecessário e que está sendo associado à censura, o que expõe diretamente a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Sim, porque é um canal estatal, controlado pelo Estado, sob a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia. A direção da TV Pernambuco alegou que não transmitiu porque priorizou o contrato para colocar no ar o jogo do Sport pela série B do Brasileiro, versão esquisita, já que há um contrato com a Cultura pelo qual é obrigada a transmitir os programas em rede.

Além de esquisita, mentirosa. O deputado Rodrigo Faria, da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, ocupou a tribuna da Casa e assegurou que a TV Pernambuco, desde que ele se entende por gente, sendo do Conselho do Sport, inclusive, nunca transmitiu um jogo do rubro-negro. Mais um indicativo de que houve censura à entrevista de João.

A trapalhada vai custar caro ao Estado. Hoje, em reunião, a direção da TV Cultura deve decidir pelo fim do contrato com a TV Pernambuco. Seus diretores e a âncora Vera Magalhães ficaram indignados com a postura do Governo de Pernambuco. Tão logo o programa foi ao ar, na última segunda-feira, as reclamações de telespectadores no Recife e no restante do Estado congestionaram os celulares dos diretores e da própria Vera.

A bancada do PSB na Câmara, através do deputado e presidente estadual da legenda, Sileno Guedes, resolveu convocar o diretor da TV Pernambuco para dar explicações sobre o assunto, o que deve ocorrer já no início da próxima semana. Os parlamentares desconfiam de censura, o que, se comprovado, deixará a governadora em maus lençóis.

CÓPIA DO CONTRATO 

Na convocação do diretor da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, seria oportuno que a bancada de oposição na Alepe exigisse dele a cópia do referido contrato que sustenta ter assinado, obrigando a emissora a transmitir o jogo do Sport na mesma noite em que o prefeito do Recife dava entrevista ao Roda Viva. Pelo contrato assinado com a Cultura, a estatal pernambucana é obrigada a retransmitir todos os programas da afiliada em rede.

O curinga de Raquel 

 Diretor da TV Pernambuco, o radialista Fúlvio Wagner, responsável pela decisão de não exibir na emissora a entrevista de João Campos no Roda Viva, é um soldado de Raquel para missões espinhosas. Antes de assumir a TV em novembro do ano passado, ocupou a função de gerente-geral de acompanhamentos de projetos especiais da Casa Civil, sendo o pivô dos entreveros do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), com o Estado, no tumultuado Festival de Inverno de 2023. Na campanha da tucana para o Governo do Estado, em 2022, conduziu o guia eleitoral do rádio e até na campanha da reeleição do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, foi escalado por Raquel para dar pitacos.


OPORTUNIDADE

Aulas serão oferecidas em diferentes escolas distribuídas pela capital pernambucana
Cursos estão disponíveis nas escolas profissionalizantes dos municípios - Foto: PCR/Divulgação

Aulas serão oferecidas em diferentes escolas distribuídas pela capital pernambucana

Com o objetivo de auxiliar os recifenses que estão em busca de oportunidade de emprego e conhecimento, a Prefeitura do Recife anunciou, nesta quinta-feira (31), a abertura de novas 650 vagas para cursos gratuitos profissionalizantes. 

Disponíveis em diversos setores, as formações serão realizadas por meio do programa Qualifica Recife, da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. No total, deverão ser formadas 34 turmas. As aulas serão oferecidas em oito escolas distribuídas pela capital pernambucana. 

As inscrições para os cursos estão abertas por meio do Conecta Recife. A plataforma está disponível para ser acessada neste link.

Ao entrar, o cidadão interessado deverá acessar a aba do GO Recife para realizar a inscrição.

Caso encontre alguma dificuldade para realizar o processo online, também será possível efetivar a inscrição diretamente nas escolas profissionalizantes - confira a lista completa no final da matéria.

A recomendação é de que o aluno vá ao local no horário de funcionamento - das 8h às 21h - munido de documento com foto, comprovante de residência e escolaridade. 

Para participar, é preciso ter, no mínimo, 14 anos. No entanto, a idade mínima exigida, assim como o horário da aula, podem variar de acordo com o curso escolhido.

Confira a lista de cursos disponíveis:

  • Reparo de smartphones
  • Agente de saúde
  • Marketing digital
  • Comidas natalinas
  • Auxiliar de RH
  • Manutenção de computadores
  • Terapia capilar
  • Pedreiro
  • Confeitaria
  • Doces e salgados
  • Manutenção de computadores
  • Cabeleireiro
  • Informática
  • Introdução à informática para 3ª idade

Veja a lista de escolas onde os cursos serão ofertados:

  • Escola profissionalizante Bidu Krause - Totó; 
  • Escola profissionalizante Dom Bosco, Estrada do Arraial - Casa Amarela;
  • Escola profissionalizante Professor Magalhães Bastos - Várzea; 
  • Escola profissionalizante São José e Tecelões - Santo Amaro; 
  • Escola profissionalizante Vila dos Milagres - Ibura; 
  • Escola profissionalizante Zuleide Gomes Monteiro - Beberibe;
  • Escola profissionalizante de Areias - Areias;
  • Escola profissionalizante Aderbal Jurema - Casa Amarela.

ENEM 2024

Governo de Pernambuco concede passe livre aos alunos da Rede Estadual nos dias do Enem
Alunos da Rede Estadual de Ensino vão ter acesso livre ao transporte público nos dias de Enem - Foto: Miva Filho/Secom


Os estudantes também contarão com um aumento na frota de ônibus nos próximos dois domingos

 

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), nos dois próximos domingos, receberam uma boa notícia do Governo do Estado. Eles terão acesso gratuito ao transporte público nos dias da prova.

O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) vai liberar o uso para os alunos matriculados na rede e que possuem o cartão Vem Passe Livre RMR. O deslocamento é válido na Região Metropolitana do Recife. Além disso, haverá aumento na frota de ônibus.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) pela governadora Raquel Lyra, que cumpre agenda em Portugal.

“O Enem é um momento importante na vida dos nossos estudantes. Além da preparação que tivemos durante o ano letivo, junto com os nossos professores da Rede Estadual, a gratuidade da passagem traz tranquilidade para o candidato chegar ao seu local de prova, garantindo que nenhum aluno perca a chance de fazer o ENEM em toda Região Metropolitana do Recife”, destacou a gestora.

“A gratuidade nos ônibus é mais uma forma de dizer que estamos juntos dos nossos estudantes. Desejo a todos que façam um excelente exame. Saibam que vocês são motivo de orgulho para toda a nossa equipe do Governo, e o Enem é mais um passo na vida de vocês para a conquista de um grande futuro", reforçou a governadora em exercício Priscila Krause.

Ao comentar a iniciativa do Governo de Pernambuco, o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, deu ênfase à importância da educação e do acesso igualitário às oportunidades.

"Com o passe livre nos dois dias do Enem, garantimos aos estudantes da Rede Estadual o direito de chegar aos seus locais de prova com segurança e tranquilidade. Essa iniciativa do Governo de Pernambuco é mais um incentivo para que nossos concluintes não desistam do sonho de ingressar no Ensino Superior. Estamos aqui, torcendo pelo bom desempenho de cada um deles", registrou.

Frota reforçada

As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Em ambas as datas, os estudantes contarão com reforço na frota de ônibus.

Ao todo, estarão disponíveis 919 veículos, operando em 29 linhas da RMR, o que resultará em 10.284 viagens ao longo do dia.

Metrô também funcionará

O Metrô do Recife, que está paralisado aos domingos por causa de obras de manutenção, vai funcionar nos dias do Enem 2024.

O funcionamento do meio de transporte para auxiliar no deslocamento dos estudantes foi confirmado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na última quarta-feira (30). O horário será das 5h às 23h.

Por Folha de Pernambuco

DINHEIRO FALSO

PF recolhe mais de R$ 171 mil em notas falsas e autua mototaxista no Agreste

                                     Notas falsas foram encontradas em Agrestina (Foto: PF)

 

Segundo corporação, PM fez a maior apreensão de cédulas ilegais na história de Pernambuco
A Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE) divulgou a apreensão de mais de R$ 171 mil em notas falsas. 
 
 
A ação da Polícia Militar, segundo a PF, é a maior apreensão desse tipo da história de Pernambuco. 
 
Além disso, a PF autuou em flagrante um mototaxista, suspeito de ser o responsável pelas cédulas ilegais. 
 
O homem de 42 anos é de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, e já tinha sido preso por tráfico de drogas.
 
Como foi 
 
A prisão aconteceu por volta das 12h, da quarta (30). 
PM do 4º batalhão, em Caruaru,  receberam a informação sobre um  homem, em uma moto,  que estaria repassando notas faldas, no comércio de Agrestina. 
 
Ao fazer rondas, os militares identificaram o mototaxista e fizeram a abordagem. Na busca pessoal encontraram de posse do mototaxista R$ 1.225.
 
Ele  informou aos militares que havia mais notas falsas escondidas numa bolsa numa máquina de lavar roupas em sua residência. 
 
Ao chegar no local indicado pelo detido, os policiais militares realmente confirmaram a existência de notas falsas totalizando mais R$ 170.070. 
 
Esse montante estava em uma bolsa numa máquina de lavar.
Segundo a PF, havia, ao todo:
 
753 cédulas de R$ 200, 
29 cédulas de R$ 100
332 cédulas de R$ 50 
R$ 1.225 verdadeiros 

O que aconteceu 

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, para os procedimentos de polícia judiciária.  
 
Ele  acabou sendo autuado em flagrante pelo crime contido no artigo 289 parágrafo 1º do Código Penal  (adquirir, vender, guardar ou introduzir em circulação nota falsa).
 
Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão, além de multa. 
 
Em seu interrogatório o preso usou do seu direito constitucional de permanecer calado e falar somente diante da justiça. 
O preso já passou por audiência de custódia e foi liberado e deve responder ao processo em liberdade.

Saiba diferenciar as notas

1. CONHEÇA BEM A NOTA VERDADEIRA:
 Pessoas que lidam diariamente com dinheiro, como os caixas de banco e comerciantes, sabem facilmente identificar uma nota falsa - essa experiência em manusear diariamente o dinheiro verdadeiro faz com que eles se tornem especialistas em identificar notas falsas.
 
2.COMERCIANTE: NÃO TENHA PRESSA NO ATENDIMENTO: Essas notas são passadas em locais de grande concentração de pessoas, feiras, lojas, supermercados, comércio ambulante, e muitas vezes a pressa do comerciante para atender mais clientes faz com que ele não tome o devido cuidado em verificar a nota que está recebendo. 
 
3-VERIFIQUE SE AS NUMERAÇÕES DAS NOTAS NÃO SÃO IGUAIS: Ao receber duas notas de igual valor verifique se as numerações não são iguais, os falsários não costumam fazer notas falsas com numeração diferente porque isso gera custos com impressão por ter que mudar a matriz da impressão.
 
4. OBSERVE A TEXTURA DA NOTA: Outra cautela que pode ser tomada é reparar na textura do papel das notas que estão sendo recebidas, as notas falsas tendem a ser lisas, enquanto as notas verdadeiras são ásperas e possuem um alto-relevo e saliência nos itens de segurança que pode ser percebido pelo tato. Sinta, com os dedos, o papel e a impressão.
 
5. OBSERVE A IMPRESSÃO DA NOTA: Nas cédulas legítimas, as tonalidades de cores são firmes – as notas falsas têm cores com pouca nitidez e costuma haver borramento das cores.
6. VERIFIQUE A MARCA D'ÁGUA COLOCANDO A NOTA CONTRA A LUZ:
 
7. NO CASO DE DÚVIDA, COMPARE A NOTA SUSPEITA COM UMA NOTA VERDADEIRA.
 
8. BAIXE O APP GRÁTIS “DINHEIRO BRASILEIRO” NO SEU SMARTPHONE: O aplicativo desenvolvido pelo Banco Central não analisa a autenticidade da cédula, apenas ajuda a identificar, conhecer e onde se encontram os itens de segurança tais como: fio de segurança, quebra-cabeça, microimpressões, marca d’água, número escondido e que muda de cor, alto-relevo, elementos fluorescentes.
 
DP

SANTA CRUZ - BUSCANDO MAIS REFORÇOS

Com nomes na agulha, Santa Cruz busca mais reforços antes do início da pré-temporada 

                           Tricolor do Arruda segue bastante ativo no mercado por contratações 


Executivo de futebol, Harlei Menezes, afirmou que o Tricolor do Arruda terá um 'número satisfatório' de jogadores para o começo de trabalho

 

 
A diretoria do Santa Cruz segue no mercado em busca de peças e novos nomes podem pintar a qualquer momento nas Repúblicas Independentes do Arruda. Embora não fale abertamente, os dirigentes trabalham para anunciar mais quatro reforços antes do início da pré-temporada. Entre eles, estão o zagueiro Genilson e o centroavante Jhonatan Ribeiro, que possuem negociações avançadas.

“A questão do Genílson e do Jhonatan nós temos uma disputa intensa com o mercado. Entramos em contato com o staff dos atletas e gostaríamos de poder anunciá-los. Nós estamos nesse processo de conversa, de troca de informações, sempre tem uma coisinha aqui e ali para que se possa fechar. São negociações difíceis pela concorrência do mercado, mas esperamos concretizá-las”, afirmou o dirigente.

Harlei Menezes acredita que o elenco coral não estará fechado até o início da pré-temporada, que será na próxima segunda-feira. Porém, o executivo afirmou que o Tricolor do Arruda terá um “número satisfatório” de jogadores para o começo de trabalho.

fechado até o início da pré-temporada, que será na próxima segunda-feira. Porém, o executivo afirmou que o Tricolor do Arruda terá um “número satisfatório” de jogadores para o começo de trabalho.

“Eu posso garantir que teremos um número satisfatório para que a gente possa começar. E como a gente vai se apresentar na próxima segunda-feira (04), e vamos passar a primeira semana fazendo todas as avaliações. Nós acreditamos que vamos usar essa primeira quinzena de novembro para buscar mais reforços. Então de repente na apresentação ainda não teremos todos, não teremos o grupo fechado”, disse.

“Nós queremos um grupo muito homogêneo, bons atletas para todas as posições. Queremos essa competição interna, todos os atletas possam estar estimulando um ao outro no treinamento para que a briga por uma vaga no time titular seja bem acirrada”, acrescentou.

Até agora, o Mais Querido oficializou sete contratações, são eles: o goleiro Moisés (ex-Maranhão), lateral-esquerdo Gabriel Rodrigues, os zagueiros Everton Sena (ex-Cascavel) e Matheus Vinícius (ex-Anápolis-GO), o volante Wagner Balotelli (ex-Tombense), o meia João Pedro (ex-Retrô) e o atacante Thiaguinho (ex-Jacuipense-BA). 

Esses jogadores contratados se juntam aos cinco que permaneceram da temporada passada e aos garotos de base. As prioridades de momento seriam um goleiro, um zagueiro, dois laterais, um meia e dois atacantes.

Elenco do Santa Cruz para 2025 (até o momento):
 
Goleiros: Moisés e Rokenedy;
Zagueiros: Everton Sena, Matheus Vinícius, Ítalo Melo e Ruan Robert;
Lateral: Gabriel Rodrigues;
Volantes: Lucas Siqueira, Henrique Lordelo, Lucas Bessa, Carlos Henrique e Wagner Balotelli;
Meias: Matheus Melo e João Pedro;
Atacantes: Gilvan, Thiaguinho e Felipe Cardoso
 
Paulo Mota 

NÁUTICO - CONTRATO ENCERRADO

Gustavo Maia tem vínculo encerrado com o Náutico e encaminha acerto definitivo com o Sport 
                Gustavo Mais não permanecerá no Náutico em 2025 (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)

 

Clube alvirrubro buscava a renovação de contrato com o atleta, porém vínculo chegou ao fim nesta quinta-feira (31) e jogador deverá se apresentar ao clube rubro-negro

 

Apesar do grande esforço do Náutico na tentativa de renovar o contrato, o atacante Gustavo Maia não permanecerá no clube para a próxima temporada. A informação foi confirmada pelo executivo do Timbu, Edgard Montemor, à reportagem. Contrato do atleta com o Náutico se encerra oficialmente nesta quinta-feira (31) e jogador ficará livre para assinar contrato definitivo com o Sport. 

Gustavo Maia já tem pré-contrato firmado com o clube rubro-negro e apenas esperava o prazo do fim do contrato com o   alvirrubro, para celebrar acordo definitivo. A expectativa é que o atacante se apresente já nesta sexta-feira (1) para concretizar contratação pelo Leão da Ilha.

O vínculo de Gustavo Maia com o Náutico foi um ponto central nas negociações, uma vez que o Sport desejava contar com o jogador já para a temporada atual. No entanto, o Náutico se manteve firme na exigência de pagamento de uma multa rescisória de R$ 500 mil para liberá-lo antes do fim de seu contrato, previsto para este dia 31 

O Rubro-negro chegou a oferecer R$ 300 mil, mas o Alvirrubro não aceitou, fazendo com que a transferência de Maia só seja efetivada agora em novembro, quando ele poderá quando ele poderá se apresentar sem custo ao Leão para 2025.

Temporada de Gustavo Maia

Gustavo Maia foi um dos principais destaques na disputa da Série C pelo Náutico. Ao total, foram 16 partidas com a camisa alvirrubra com seis gols marcados e uma assistência distribuída. O atleta de 23 anos, ainda tem passagens por Internacional, Vila Nova e os times B do Barcelona e do Valência.
 
Caio Antunes 

SANTA CRUZ - MAIS UMA CONTRATAÇÃO

Santa Cruz anuncia a contratação do lateral-direito Yuri Ferraz, oitavo reforço para 2025 

Tricolor do Arruda anunciou a contratação do lateral-direito Yuri Ferraz (Foto: Reprodução)

 

Nesta temporada, Yuri Ferraz disputou 36 partidas pelo Caxias

 

O Santa Cruz anunciou a sua oitava contratação para a temporada de 2025. O Mais Querido oficializou a chegada do lateral-direito Yuri Ferraz, de 29 anos, que estava no Caxias, na Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador assina contrato até o fim da Quarta Divisão.
 
Único lateral-direito do elenco coral, até o momento, Yuri Ferraz disputou 36 partidas em 2024 pelo Caxias - sendo 12 pela Série C. Além disso, o jogador tem passagens pelo Ituano, Grêmio Prudente, Guarani-MG, São José, Boa Esporte, Caldense, Ferroviário e ABC. No Amazonas, Yuri conquistou o acesso à Série B e o Título de Campeão Brasileiro da Série C em 2023.
 
“Quem assiste futebol, quem acompanha sabe a história linda que o Santa Cruz tem é camisa pesada. É um clube centenário, que tem uma torcida apaixonada que dispensa comentários. Então, o Santa Cruz tem uma história linda que todos que acompanham já sabem que fala por si só. A motivação é sobre isso cara, sobre a história, sobre a camisa, sobre a torcida, principalmente assim é um sonho jogar para o Arruda lotado”, disse o lateral, em suas primeiras palavras.

 Polêmica em torno do atleta

 Em processo que ocorre no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Sampaio Corrêa realizou uma denúncia ao STJD de que o lateral-direito Yuri Ferraz, que estava no Caxias, havia atuado quatro vezes na Série C pelo ABC antes de se transferir. Algo que não é permitido pelo regulamento. O caso interessa ao clube maranhense porque se for punido, o Caxias perderá pontos, e consequentemente, será rebaixado à Quarta Divisão.
 
Yuri Ferraz é a oitava contratação do Mais Querido para o ano. Até então, o clube anunciou o o goleiro Moisés (ex-Maranhão), lateral-esquerdo Gabriel Rodrigues (ex-Aparecidense), os zagueiros Everton Sena (ex-Cascavel) e Matheus Vinícius (ex-Anápolis-GO), o volante Wagner Balotelli (ex-Tombense), o meia João Pedro (ex-Retrô) e o atacante Thiaguinho (ex-Jacuipense-BA).
 
Paulo Mota 

SPORT - ACESSO ENCAMINHADO

Caíque França evita contas para acesso do Sport e mantém foco no duelo do Operário-PR 

       Com acesso encaminhado, goleiro do Sport evita contas (Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife )

 

Vale lembrar, que Sport e Operário se enfrentaram há 15 dias atrás, em confronto atrasado da 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

 

A cinco pontos do quinto colocado, o Sport segue muito próximo de retornar a elite do futebol nacional. No entanto, o clima de oba-oba segue longe da Ilha do Retiro. As contas indicam que duas vitórias nos próximos quatro compromissos restantes, mas o goleiro Caíque França evita fazer projeções e deixa a calculadora de lado para pensar exclusivamente no próximo duelo: na segunda-feira (4), contra Operário-PR, às 19h, em duelo da 35ª rodada da Série B, no estádio Germano Krüger.

“Sobre questão de contas a gente não tem feito, colocamos um pensamento que é pensar no jogo a jogo e tratar todos como uma final. Obviamente, que a gente não queria sair derrotado desse jogo contra o América-MG, mas é algo que podia acontecer. Eu acho que não podemos deixar isso abalar, a gente vem de um bom momento”, disse o arqueiro.

“É um jogo (contra o Operário-PR) que a gente sabe da importância dele. Sabemos que a gente tem condições de conseguir a vitória, de fazer um grande jogo e voltar com os três pontos. Temos que esquecer o que aconteceu e vim bem precavido para conseguir voltar com os pontos fora de casa”, completou.

O arqueiro rubro-negro elogiou o estilo de jogo do Fantasma, que é comandado pelo técnico Rafael Guanaes.“O Operário-PR está com uma boa equipe, tanto que querendo ou não está brigando lá em cima. Não sofreu nenhum momento na competição. Tem um estilo de jogo bem definido que a gente pôde observar no jogo aqui. É um bom time, muito bem treinado que tem uma ideia de jogo. E pelo fato deles terem essa ideia de jogo, acho que facilita o entendimento, como equipe eles acabam sendo muito forte”, explicou.

Vale lembrar, que Sport e Operário se enfrentaram há 15 dias atrás, em confronto atrasado da 16ª rodada da Série B. Na ocasião, o Fantasma venceu o Leão, por 2 a 1, na Ilha do Retiro. A partida foi complicada para o goleiro Caíque França, que saiu machucado ainda no primeiro tempo e, do banco de reservas, assistiu à derrota do Leão.
 

“Na hora do jogo, eu fiquei bem triste. Porque quando a gente machuca, às vezes a gente não tem noção se é algo grave, se é algo leve. Eu saí bem chateado. E foi uma noite bem triste, porque eu saí lesionado e o time perdeu (...) Tentamos de tudo, conseguimos um empate rápido, mas acabamos sofrendo gol no final do segundo tempo. Eles se fecharam, acabou ficando complicado para gente poder buscar o resultado”, finalizou.

Paulo Mota