GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de novembro de 2024

EDUCAÇÃO

Governo do Estado abre vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino
                                                                  Pedro Menezes/SEE

 Iniciativa faz parte do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, realizado pela primeira vez em Pernambuco; ação oferece 110 vagas para quatro países

 

O Governo do Estado abriu, de forma inédita, vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, executado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30), a edição inaugural do PGM Professor irá disponibilizar 110 vagas, sendo 55 para o Canadá, 25 para o Chile, 15 para a Argentina e 15 para a Inglaterra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 23h59 da próxima terça-feira (3) no site do Instituto Igeduc (https://igeduc.selecao.net.br/).

"Esta é a primeira vez que o Programa Ganhe o Mundo abre vagas de intercâmbio internacional para professores. É mais uma prova do quanto a nossa gestão valoriza os profissionais da educação. Teremos professores ainda mais bem preparados, gerando benefícios para os estudantes da rede estadual e para toda a educação de Pernambuco", afirmou a governadora Raquel Lyra. 

Podem participar do processo seletivo professores efetivos e fora do estágio probatório que lecionam as disciplinas de Língua Espanhola e/ou Língua Inglesa, além de técnicos formadores e professores dos Núcleos de Línguas de ambos os idiomas. Entre os anexos requisitados no ato da inscrição, estão um Projeto Pedagógico de Intervenção (PPI) e um vídeo de apresentação no idioma escolhido, com duração de três a quatro minutos.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na verificação dos requisitos obrigatórios para o provimento da vaga. Já a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, analisará e pontuará o currículo, o PPI e o vídeo de apresentação de cada candidato. A divulgação e homologação do resultado definitivo deve ocorrer até o dia 20 de dezembro. 

Os docentes selecionados realizarão um curso de seis semanas no país de destino e receberão três bolsas no valor de R$ 1.620 cada. A formação será composta por aulas da língua que o professor leciona, com ênfase no desenvolvimento das competências comunicativas, capacitação e desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino do idioma.

“O PGM Professor representa uma oportunidade de aperfeiçoamento no idioma, a partir da prática in loco, além da chance de vivenciar uma cultura estrangeira, ampliando a visão de mundo de cada professor selecionado”, enfatizou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider. 

DP

BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES

Com expulsão relâmpago, Botafogo supera desvantagem, vence Atlético-MG e é campeão da Libertadores

    Luis Henrique comemora gol marcado pela final da Libertadores - Foto: Alejandro Pagni/AFP


Gols da partida foram marcados por Luis Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, para o Botafogo, e Vargas, para o Galo

 

Para ficar na história! O dia 30 de novembro de 2024 consagrou o Botafogo como campeão inédito da Libertadores. A conquista veio com uma vitória épica por 3 a 1, em cima do Atlético-MG, no Monumental de Nuñez.

Mesmo com um jogador a menos desde os 40 segundos do primeiro tempo, o Glorioso conseguiu superar a desvantagem numérica e conquistar o troféu inédito.

Os gols da partida foram marcados por Luis Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, para o Botafogo. Do lado do Galo, Vargas foi autor do tento atleticano.  

Com o título, o Botafogo se tornou o 27º campeão da Libertadores em 65 edições do torneio. A equipe também conquistou o 24º troféu da competição para o Brasil, que agora está apenas a um título da Argentina, país com mais conquistas do torneio continental.

O título representa uma conquista histórica para o Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história, três equipes da mesma cidade - Flamengo; em 2022; Fluminense, em 2023; e Botafogo, em 2024 - vencem o torneio de forma consecutiva.

O troféu agora garante o Glorioso com a última vaga do Mundial de Clubes 2025.

O jogo

Expulsão relâmpago! Foi assim que começou a final entre Atlético-MG e Botafogo. Com 40 segundos de jogo, em disputa de bola, Gregore levantou demais o pé e acertou o rosto de Fausto Vera. O lance resultou em sangramento do atleticano, e o árbitro, sem a necessidade de acionar o VAR, aplicou o cartão vermelho mais rápido da história em uma final de Libertadores.

Perder um jogador, ainda mais de marcação, é motivo de preocupação para qualquer treinador. Mas não para Artur Jorge, técnico do Botafogo. O portugês decidiu manter o esquema inicial e não realizou nenhuma substituição após a expulsão. 

O resultado da estratégia era arriscado, porém se mostrou efetivo. Apenas aos oito minutos, a primeira finalização do Galo. Hulk arriscou de fora da área e obrigou John a espalmar, fazendo boa defesa.

O duelo entre Hulk e John voltou a se repetir dois minutos depois. Em nova finalização, o atacante do Galo parou novamente no arqueiro do Alvinegro Carioca, que segurou firme o chute.

Somente aos 16 a primeira finalização do Botafogo. Igor Jesus tocou de cabeça para Savarino que finalizou por cima do gol de Everson.

O tempo se passava e o Atlético até tinha um leve controle do jogo, porém, mesmo com um a menos, não conseguia superar a defesa do Botafogo.

Reviravolta

Aos 35, pela primeira vez na partida, o Botafogo conseguiu atacar com todos os jogadores no campo de ataque.

Almada começou criando a jogada na esquerda e acionou Luis Henrique. O ponta fez boa jogada individual e tocou para Marlon, na entrada da área. O meia arriscou, a bola rebateu na defesa do Atlético e sobrou para Luis Henrique, que finalizou cruzado para abrir o marcador.

Cinco minutos depois, Everson chegou atrasado para a bola e derrubou Luis Henrique dentro da área. O lance seguiu e, após a bola sair, o árbitro foi chamado para revisar o lance e marcou pênalti para o Botafogo.

Na cobrança, Alex Telles bateu e converteu o lance para a loucura dos torcedores do Glorioso.

Segundo tempo

Se o primeiro tempo começou com uma lance crucial, o segundo não foi diferente. No primeiro minuto, Hulk cobrou escanteio e Vargas, que havia entrado após o intervalo, apareceu livre de marcação para marcar de cabeça e diminuir o marcador. 2x1 e uma esperança atleticana resssurgia no jogo.

A partir daí, só deu Atlético na partida. Aos cinco minutos, fez boa jogada individual pela direita, driblou a marcação e arriscou para fora. Dois minutos depois foi a vez de Deyverson aproveitar um cruzamento e cabecear de peixinho para fora.

Aos cinco, Hulk fez jogada individual pela direita, driblou a marcação e arriscou para fora. Aos sete, Hulk cruzou a bola e Deyverson arriscou de peixinho para fora.

O cenário era outro, de pressão, o que obrigou Artur Jorge a sacar Savarino e colocar Danilo Barbosa, um meia mais defensivo, para tentar conter o ímpeto do Galo.

A pressão do Altético seguiu e o Galo voltou a ter uma chance novamente aos 38 minutos. Guilherme Arana conduziu a bola da esquerda para o meio e arriscou com a perna direita por cima do gol.

Dois minutos depois, Mariano fez um passe longo espetacular e colocou Vargas na cara do gol. O chileno, entretanto, desperdiçou a oportunidade, finalizando por cima do gol.

Aos 43 minutos, Vargas novamente teve a bola do jogo. Após lambança de Adryelson, recuando mal de cabeça para trás, a bola sobrou para o atleticano, que deu um toque por cobertura por cima do gol.

E como bem diz o ditado: quem não faz, leva. No último minuto da partida, Júnior Santos fez bela jogada na direita e tocou para a entrada da área. A bola voltou para ele que, com o gol aberto, marcou o gol do título do Glorioso.

Ficha técnica

Atlético-MG 1

Éverson; Lyanco (Mariano), Battaglia e Alonso; Scarpa (Vargas), Fausto Vera (Bernard), Alan Franco e Guilherme Arana; Hulk, Deyverson (Alan Kardec) e Paulinho. Técnico: Gabriel Milito

Botafogo 3

John; Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles (Fernando Marçal); Marlon Freitas, Gregory, Luis Henrique (Matheus Martins), Savarino (Danilo Barbosa) e Almada (Júnior Santos); Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

Local: Monumental de Nuñez (Buenos Aires-ARG)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (Ambos da Argentina)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Gols: Luis Henrique (aos 35 do 1ºT), Alex Telles (Aos 44 do 1ºT) e Vargas (Aos 1 do 2ºT)
Cartões amarelos: Battaglia, Lyanco, Fausto Vera e Hulk (Atlético-MG); Alex Telles e Almada (Botafogo)
Cartão vermelho: Gregory (Botafogo)

Por Yuri Costa

SPORT - ELEIÇÕES NA ILHA DO RETIRO

As eleições no Sport podem ser judicializadas? Entenda contexto

Ex-aliados e oposição questionam candidatura do atual presidente, Yuri Romão, à reeleição; entendimento é que mandatário tenta segunda reeleição, o que é vetado pelo Estatuto 

Uma interpretação dos artigos 85 e 86 do Estatuto do Sport pode conduzir as eleições do clube a uma briga judicial. Ex-aliados do presidente Yuri Romão, assim como a chapa de oposição liderada por Rafael Arruda, entendem que, ao se candidatar a seguir à frente do clube, o atual mandatário fere a "constituição" rubro-negra.

O ponto-chave do imbróglio jurídico que se desenha está na interpretação de que Yuri Romão tenta uma segunda reeleição ao cargo de presidente, o que é vetado pelo Estatuto do clube.

Yuri Romão assumiu o cargo de presidente pela primeira vez em outubro 2021, após o presidente Leonardo Lopes se afastar do cargo; e foi efetivado na função em março de 2022, quando Lopes formalizou a renúncia.

Em dezembro daquele mesmo ano, Yuri Romão se candidatou ao cargo de presidente pela primeira vez. E venceu Luciano Bivar de forma avassaladora, com 1.463 votos (96.50%).

Yuri Romão, presidente do Sport — Foto: Paulo Paiva / Sport Recife

Yuri Romão, presidente do Sport — Foto: Paulo Paiva / Sport Recife 

Porém, o fato de ter participado da primeira chapa, com Leonardo Lopes, eleita em 2020 para o biênio 2021/2022, é considerada por alguns juristas - a exemplo de Martorelli - como uma primeira eleição de Romão.

Portanto, nessa leitura, ele teria sido reeleito em 2022 e, agora, tentaria uma segunda reeleição.

O que dizem os artigos em questão

O que diz o artigo 85 do Estatuto em vigor: "O Presidente Executivo é eleito, juntamente com um Vice-Presidente Executivo, pela AGO, em escrutínio secreto, para mandato de dois anos, sendo vetado o exercício de mais de dois mandatos consecutivos".

 Eleições do Sport irão ocorrer no dia 16 de dezembro — Foto: Divulgação/Sport 

Eleições do Sport irão ocorrer no dia 16 de dezembro — Foto: Divulgação/Sport 
 

O artigo 86 complementa da seguinte forma: "Decorrida metade do mandato do Presidente Executivo, se houver vacância do cargo, este será assumido pelo Vice-Presidente Executivo, pelo restante do mandato".

1º parágrafo - "Ocorrendo a vacância do cargo de Presidente Executivo antes de alcançada a metade do mandato, será realizada eleição para o cargo no prazo máximo de quinze dias e a substituição do Vice-Presidente Executivo será provisória".

2º parágrafo - "O Vice-Presidente, no exercício provisório do cargo de Presidente Executivo, dará continuidade às ações por este desenvolvidas".

João Humberto Martorelli, na posse como presidente do Sport, em 2015 — Foto: Maurício Penedo

Questionamento à candidatura

O candidato da oposição, Rafael Arruda, aponta a existência da "ilegalidade" na tentativa de Yuri Romão tentar se manter no cargo e entrou com um pedido de impugnação da chapa da situação.

- Confiamos que façam valer o estatuto e barrem a ilegalidade tentada pelo candidato - posiciona-se.

Então aliado de Yuri Romão, o ex-presidente e jurista João Humberto Martorelli foi mais taxativo na crítica, após Romão oficilizar a candidatura.

- O vice-presidente que assume o cargo na vacância do presidente exerce o cargo de presidente. Isso é o exercício de um mandato. Eleito, nas eleições subsequentes, como presidente, o vice-presidente exerce um segundo mandato - explica Martorelli.

O advogado dá como exemplo o próprio caso dele, eleito vice-presidente executivo de Luciano Bivar para o biênio 2013-2014. Com o afastamento de Luciano, Martorelli assumiu a presidência em dezembro de 2013.

- Ao final do biênio, candidatei-me ao cargo de presidente, e fui eleito para o período 2015/2016. Terminado esse último mandato, não postulei à reeleição exatamente em homenagem e por respeito à regra estatutária. É rigorosamente inadmissível a nova candidatura de Yuri Romão - afirma.

Pepa tem o aval da torcida e dos jogadores para seguir no Sport

- Yuri acabou criando uma fratura no Sport - complementa.

O ex-presidente Gustavo Dubeux, maior liderança política do clube atualmente, também mencionou a possibilidade de a questão se estender à Justiça.

- Não vou apoiar a chapa de Yuri em função dessa posição de estar levando o Sport para um litígio judicial, então isso vai ficar muito ruim para o grupo (que apoiaria a chapa de situação) - pontua. 

O ge tentou entrar em contato com a chapa liderada por Yuri Romão. Por ora, o mandatário optou por não se pronunciar.

As eleições do Sport ocorrerão no dia 16 de dezembro. 

Por Daniel Leal e Alexandre Barbosa

SANTA CRUZ - FEIRÃO DE SÓCIOS

Santa Cruz promove "Feirão de Sócios" no Shopping Tacaruna a partir deste domingo (1º)

            Torcida do Santa Cruz no Arruda  - Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco


Ação ofertará anistia das dívidas, descontos nas mensalidades e contará com a presença de ídolos e figuras ilustres do Tricolor

 

O Santa Cruz promoverá, a partir deste domingo (1º), um Feirão de Sócios para torcedores do clube.

O evento, com início às 9h, ocorre no Shopping Tacaruna, localizado em Santo Amaro, área central do Recife. 

A ação ofertará anistia das dívidas, descontos nas mensalidades e contará com a presença de grandes ídolos e figuras ilustres do Tricolor.

Durante o período do feirão, que vai até 7 de dezembro, os sócios que pagarem a anuidade do plano de sua preferência poderão receber brindes. Além disso, os associados terão direito a um happy hour com chopp e música ao vivo.

De acordo com o clube, o momento é considerado ideal para reaproximar o torcedor, visando a reconstrução e união do Santa Cruz para a próxima temporada. 

PLANOS DE
SÓCIOS

Plano Sócio Coral Torcedor
Valor sem desconto: R$ 39,90
Feirão: R$ 34,90 mensal para quem regularizar em dezembro

Plano Sócio Coral Bronze
Valor sem desconto: R$ 59,90
Feirão: R$ 54,90 mensal para quem regularizar em dezembro 

Plano Sócio Coral Prata 
Valor sem desconto: R$ 99,90
Feirão: R$ 90,00 mensal para quem regularizar em dezembro 

Plano Sócio Coral Ouro 
Valor sem desconto: R$ 149,90
Feirão: R$ 139,00 mensal para quem regularizar em dezembro

Para se associar ao clube, o acesso é via site do Tricolor.

Serviço

FEIRÃO CORAL 24/25
Quando: de 1º a 7 de dezembro, das 8h às 22h 
Onde: Shopping Tacaruna - Av. Governador Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro, Recife.

Por Portal Folha de Pernambuco

AGORA O BRASIL QUEBRA DE VEZ

Lula Indica Novos Nomes para a Diretoria do Banco Central e Garante Maioria no Copom

Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (29), três novas indicações para cargos de direção no Banco Central, consolidando sua primeira maioria no Comitê de Política Monetária (Copom) desde o início de seu mandato. As indicações incluem profissionais com sólida experiência tanto na gestão pública quanto no mercado financeiro.

Izabela Correa, que atua como servidora do Banco Central desde 2006, foi indicada para a diretoria de Relacionamento Institucional. Ela trará sua vasta experiência para fortalecer as relações entre a instituição e as demais entidades do setor financeiro. Já Gilneu Vivan, servidor do Banco Central há 30 anos, foi nomeado para a diretoria de Regulação, um setor crucial para a supervisão e a normatização do sistema financeiro.

O presidente também escolheu Nilton David, atual chefe de operações do Bradesco, para ocupar a diretoria de Política Monetária, cargo que será deixado por Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central.

Lula encaminhará os nomes ao Senado Federal na próxima semana, onde passarão por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e, posteriormente, por votação no plenário. Se aprovados, os novos diretores tomarão posse em 1º de janeiro de 2025.


GAZETA BRASIL

FILME DE SEXO NA ESCOLA

Deputados criticam exibição de filme com cena de sexo em escola

                                 Cena do filme “Cidade; Campo” Foto: YouTube Vitrine Filmes

 

A classificação indicativa do longa Cidade; Campo é de 16 anos

 

Deputados estaduais e federais usaram as redes sociais para criticar a exibição do filme Cidade; Campo, que contém uma cena de sexo lésbico, para crianças e adolescentes da Escola Barão do Rio Branco, em Macapá (AP). O episódio ocorreu durante a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, realizada entre os dias 19 e 22 de novembro, e gerou ampla repercussão.

Os parlamentares manifestaram indignação com o conteúdo apresentado aos estudantes e cobraram explicações das autoridades responsáveis pelo evento. Alguns defendem medidas mais rigorosas para evitar que situações semelhantes se repitam em escolas públicas.

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) se posicionou nas redes sociais dizendo que irá acionar o Ministério Público Federal para que possa investigar e punir os responsáveis por não anunciar a classificação indicativa do filme.

Quem também se manifestou sobre o caso foi o deputado federal Coronel Assis (União Brasil-MT):

– Isso é um atentado à inocência das nossas crianças e vai contra qualquer princípio de moralidade e ética. Cadê o Ministério Público? Cadê a Procuradoria Geral da República para investigar essa situação? Precisamos de respostas e de ações imediatas! Não dá para fechar os olhos para algo tão sério.

O deputado federal Carlos JOrdy (PL-RJ) revelou que irá tomar atitudes sobre o ocorrido:

– Esse é o tipo de cultura que o Ministério dos Direitos Humanos está promovendo. Segundo denúncias, esse filme está sendo exibido para crianças do ensino fundamental numa mostra de cinema. Estou protocolando um requerimento de informações para saber qual a classificação indicativa desse filme e se ele foi exibido numa sessão que era voltada para crianças.

A deputada Silvia Waiâpi (PL-AP) gravou um vídeo para repudiar a exibição e dizer que ela enviou vários documentos para pedir explicações sobre essa mostra de cinema. Ela também fez uma denúncia criminal na delegacia.

A polêmica ganhou força após vídeos da exibição viralizarem, mostrando alunos rindo e gritando durante a cena. Em resposta, o governo do Amapá cancelou as atividades da mostra no colégio, e o Ministério da Cultura reconheceu erro na classificação indicativa do filme, pedindo desculpas à comunidade escolar.

Leiliane Lopes

 

POR INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO

Dólar atinge R$ 6,11 e web lembra fala de Lula: “Quebrar a cara”

            Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad, ministro da Fazenda Foto: Ricardo Stuckert

Nunca antes na história desse país a cotação da moeda norte-americana chegou a este valor

 

O dólar encerrou a sexta-feira 929) atingindo o valor de R$ 6,11, quebrando mais um recorde por conta da reação do mercado com o anúncio do pacote fiscal do governo Lula (PT). Outro fator que influenciou essa alta histórica foi o impacto de fatores técnicos, como a rolagem de contratos futuros e disputa pela formação da última taxa ptax do mês.

Diante do aumento, internautas e a imprensa relembraram falas antigas do presidente Lula (PT) sobre a alta da moeda norte-americana. Em uma das ocasiões, o petista disse que quem apostasse na alta do dólar por conta da sua gestão, quebraria a cara.

A fala foi dita em 27 de junho de 2023, quando o dólar chegou a R$ 5,51, maior nível desde de janeiro de 2022.

– Eu queria, [Fernando] Haddad [ministro da Fazenda], dizer para você, pode ter certeza: quem tiver apostando em derivativo vai perder dinheiro neste país. As pessoas que apostaram em ganhar dinheiro no fortalecimento do dólar vão quebrar a cara outra vez – afirmou Lula ao responder críticas sobre os impactos de suas falas diante do mercado financeiro.

– Em 2008, quem não lembra a quantidade de empresa que quebrou? Quem não lembra da Sadia? As pessoas achavam que iam ganhar dinheiro no fortalecimento do dólar e fracasso do real quebraram a cara, e vão quebrar outra vez – continuou.

Pleno.News

 

COM LULA A VIDA DO BRASILEIRO ESTÁ CADA DIA PIOR

Carne de frango atinge maior preço em 2 anos, diz pesquisa

                    Carne de frango atinge o maior preço em dois anos Foto: Pexels/Harry Dona

 

Dados foram divulgados nesta sexta-feira

 

Um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP apontou que o preço da carne de frango está no patamar mais caro desde o fim de 2022. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29).

Os pesquisadores apontaram que o aumento preço se manteve no período em que a queda seria o habitual.

– Levantamentos do Cepea mostram que os preços da carne de frango seguem firmes no mercado doméstico, operando nos maiores patamares reais desde novembro de 2022. Nem mesmo o período de final de mês, quando geralmente a demanda final se desaquece — por conta do menor poder de compra da população —, impediu novos aumentos – destacaram os pesquisadores.

Segundo registros do Cepea, o valor médio é de pouco mais de R$ 8, tanto para os produtos congelados quanto in natura. A média foi feita estabelecida com base nos dados coletados no mercado no estado de São Paulo. As informações são da Oeste.

Pleno.News

 

A INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO LULA

Governo Lula ignora promessa e quer tirar R$42,3 bilhões da educação

Lula e Fernando Haddad, o "Malddad", enrolaram semanas para anunciar o corte de gastos. (Foto: Marcelo Camargo/ABr).

 

A medida pode afetar principalmente a expansão do ensino em tempo integral

 

O pacote de corte de gastos anunciado pelo governo Lula (PT) retira R$42,3 bilhões do orçamento do Ministério da Educação nos próximos cinco anos.

A medida pode afetar principalmente a expansão do ensino em tempo integral, uma das promessas de campanha do petista nas eleições de 2022.

A mudança divulgada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda depende de aprovação do Congresso Nacional. Se aprovada, o corte de gastos permite que recursos atualmente reservados para o ensino em tempo integral sejam remanejados para outras áreas da educação ou até mesmo para outras áreas do governo.

O ensino integral atualmente é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que é composto por recursos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O governo federal responde por 19% do fundo, percentual que deve aumentar para 23% em 2026. No entanto, a decisão sobre como usar esses recursos é feita pelos prefeitos e governadores.

A expansão do ensino integral pode perder R$ 42,3 bilhões nos próximos cinco anos se o Congresso validar a mudança.

Além disso, os recursos atualmente carimbados para o Ministério da Educação poderão ser direcionados para outras áreas, dependendo do orçamento anual proposto pelo governo e aprovado pelo Congresso.

Veja abaixo como fica todas as mudanças anunciadas por Haddad:

  • Mais tributação de Imposto de Renda para quem ganha acima de R$ 50 mil
  • Restrição do pagamento do abono salarial a trabalhadores que ganham até 1,5 salário mínimo, com período de transição. Hoje, tem direito a receber o benefício (de até um salário mínimo) quem ganha até dois pisos
  • Mudanças em regras para militares, como a criação de idade mínima de 55 anos para aposentadoria (hoje só são exigidos 35 anos de serviço) e limitação à transferência de pensões
  • Em caso de déficit primário, ficará proibida a criação, ampliação ou prorrogação de benefícios tributários
  • Corrigir excessos e garantir que todos os agentes públicos estejam sujeitos ao teto constitucional do funcionalismo
  • Aumento da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês
  • Aperfeiçoar mecanismos de controle contra fraudes e contra distorções em benefícios
  • Total das emendas parlamentares crescerá abaixo do limite das regras fiscais
  • Salário mínimo continuará subindo acima da inflação (não foi anunciada oficialmente a nova regra).

Veja o detalhamento das propostas:

Imposto de Renda

Elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A medida cumpre promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Atualmente, não paga IR quem ganha até R$ 2.259,20 mensais.

Essa medida tem impacto de R$ 35 bilhões por ano na arrecadação federal. Com a tramitação da segunda fase da reforma tributária ao longo do próximo ano, a tendência é que a mudança só entre em vigor em 2026.

Aumento de imposto para ricos

Para financiar o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda, o governo pretende introduzir uma alíquota efetiva de 10% para quem ganha mais de R$ 50 mil por mês. A medida pretende fazer que pague mais tributos quem se aproveita da “pejotização”, conversão rendimentos de pessoas físicas em rendimentos de empresas.

Nada muda para quem trabalha com carteira assinada e recebe mais de R$ 50 mil porque essas pessoas já pagam alíquota de 27,5%. Atualmente, segundo o governo, o 1% mais rico da população paga alíquota efetiva de 4,2% de Imposto de Renda. Para o 0,01% mais rico, a alíquota efetiva é 1,75%.

Isenção de IR por problemas de saúde

Isenção de Imposto de Renda por problemas de saúde valerá apenas para quem ganha até R$ 20 mil por mês. Dedução de 100% de gastos com saúde não mudará. Junto com aumento de imposto para ricos, medida garantirá os R$ 35 bilhões para bancar o aumento da isenção do IR.

Salário mínimo

Desde 2023, o salário mínimo é corrigido pela inflação do ano anterior, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores.

A proposta mantém a parcela de crescimento pelo PIB, mas a variação real estará nos limites do arcabouço fiscal, 2,5% acima da inflação do ano anterior. Para 2025, o salário mínimo subirá 2,9% acima da inflação, o equivalente ao crescimento da economia de 2023. Com a limitação, o salário mínimo ficará em R$ 1.515 em 2025, R$ 6 a menos que a atual regra.

Nos anos em que o PIB encolher, o salário mínimo subirá pelo menos 0,6% acima da inflação, equivalente ao piso da variação de gastos do arcabouço fiscal.

Abono salarial

Benefício que equivale a um 14º salário para quem ganha até dois salários mínimos (atualmente em R$ 2.824) com carteira assinada, o abono salarial terá a correção mudada. O valor de até R$ 2.640 será corrigido pela inflação nos próximos anos, em vez de seguir a política de valorização do salário mínimo.

Com o abono salarial subindo menos que o salário mínimo, o governo prevê que o benefício equivalerá a um salário e meio a partir de 2035. A mudança será discutida em proposta de emenda à Constituição.

Previdência dos militares

▪     Fim da morte ficta, quando a família de um militar expulso das Forças Armadas recebe pensão como se ele tivesse morrido. Família receberá auxílio-reclusão, pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social a parentes de presos;

▪     Padronização em 3,5% da remuneração a contribuição do militar para o Fundo de Saúde até janeiro de 2026. Atualmente, os militares da Aeronáutica e da Marinha pagam menos.

▪     Extingue a transferência cota de pensão, quando a parte de um dependente que morre migra para os demais membros da família, somando 100%;

▪     Estabelece progressivamente idade mínima para reserva remunerada, até chegar a 55 anos;

▪     Economia de R$ 2 bilhões por ano.

Supersalários

Lista de exceções ao teto remuneratório nacional passará a ser definida por lei complementar. Medida vale para todos os poderes e todas as esferas: federal, estadual e municipal.

Novo pente-fino

Novo pente-fino no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário mínimo pago a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Medida também prevê endurecimento para acesso aos benefícios.

BPC

▪     Prova de vida anual, como para os aposentados, além de biometria e reconhecimento facial para a concessão do benefício;

▪     Focalizar em pessoas incapacitadas;

▪     Vedação de dedução de renda (para o enquadramento para receber o benefício) não prevista em lei;

▪     Renda de cônjuge e companheiro não coabitante e renda de irmãos, filhos e enteados (não apenas solteiros) coabitantes passam a contar para acesso;

▪     Atualização obrigatória para cadastros desatualizados há mais de 24 meses e para benefícios concedidos administrativamente sem Código Internacional de Doenças (CID);

▪     Biometria obrigatória para atualizações cadastrais;

▪     Em uma mesma família, a renda de um benefício volta a contar para acesso a outro benefício

Bolsa Família

No Bolsa Família, governo pretende combater irregularidades nos pagamentos para beneficiários que declaram que moram sozinhos, os chamados unipessoais.

▪     Restrição para municípios com percentual de famílias unipessoais acima do disposto em regulamento;

▪     Inscrição ou atualização de unipessoais deve ser feita em domicílio obrigatoriamente;

▪     Atualização obrigatória para cadastros desatualizados há 24 meses;

▪     Biometria obrigatória para inscrição e atualização cadastral;

▪     Concessionárias de serviços públicos deverão disponibilizar informações de seus bancos de dados para viabilizar cruzamento de informações.

Emendas parlamentares

Projeto de lei complementar discutirá limitação do crescimento das emendas

▪     Limite de crescimento das emendas impositivas ao arcabouço fiscal, alinhado à lei sancionada nesta semana pelo presidente Lula;

▪     Restrição de emendas nas despesas discricionárias (não obrigatórias) do Poder Executivo;

▪     Vedação de crescimento real das emendas não impositivas, de modo que o montante total das emendas crescerá sempre abaixo do arcabouço;

▪     Destinação de 50% dos valores de emendas de comissão para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para 2025, essas emendas estão previstas em R$ 11,5 bilhões;

▪     Bloqueio proporcional de emendas aos bloqueios do Poder Executivo, limitado a 15% do total das emendas (R$ 7,5 bi em 2025);

▪     A partir de 2026, limite para as emendas individuais e de bancadas estaduais deve seguir as regras do arcabouço fiscal, com alta real entra 0,6% e 2,5%;

▪     Emendas de comissão serão corrigidas apenas pela inflação a partir de 2026.

Isenções fiscais

Se houver déficit primário de 2025 em diante, no ano seguinte fica vedada a criação, majoração ou prorrogação de benefícios tributários.

Em 2023, incentivos fiscais somaram R$ 519 bilhões. Mecanismo de vedação havia sido sugerido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo, no relatório sobre as contas do governo em 2023.

Gastos com pessoal

A partir de 2027, gatilho de reenquadramento vedará aumento real (acima da inflação) acima de 0,6%, se despesas discricionárias (não obrigatória) do governo caírem de um ano para o outro.

Novo Vale Gás e Pé-de-Meia

Gastos com programas serão inseridos no arcabouço fiscal. Pé-de-Meia passará para orçamento do Ministério da Educação, e Vale Gás, ao Ministério de Minas e Energia.

Educação em tempo integral

Até 20% do aporte da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) poderão ser empregados em ações para criação e manutenção de matrículas em tempo integral na educação básica pública.

Lei Aldir Blanc

Repasse anual de até R$ 3 bi aos entes continua, mas condicionado à execução dos recursos pelos no ano anterior.

Concursos públicos

Escalonamento de provimentos e concursos em 2025, com meta de pelo menos R$ 1 bilhão de economia.

Subsídios e subvenções

Autorização para ajuste orçamentário em cerca de R$ 18 bilhões em subsídios e subvenções. Atualmente, o Banco Central manda a conta de alguns subsídios, como o Proagro, ao governo, sem limitação orçamentária. Com a proposta, governo só poderá gastar em subsídios o que estiver autorizado no orçamento.

Fundo Constitucional do Distrito Federal

Correção de recursos do fundo pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), igual ao Fundo de Desenvolvimento Regional criado pela reforma tributária.

Desvinculação de Receitas da União (DRU)

Prorrogação até 2032. A DRU permite que governo possa gastar livremente até 30% das receitas.

Criação de despesa

Novas despesas devem observar a variação da despesa anualizada limitada ao crescimento permitido pelo arcabouço.

Dever de execução

Revoga dever de execução do orçamento. 

Mael Vale

MINISTRO INCOMPETENTE

Plano pífio faz de Haddad alvo de ‘fogo amigo’ dentro do próprio governo

                   O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT)(Foto: Marcelo Camargo/ABr)

 

O presidente Lula (PT) voltou a discutir com aliados a reforma ministerial que pretende realizar, após as eleições das novas mesas diretoras da Câmara e do Senado, em fevereiro. Um dos cargos mais ambicionados é o da ministra Nísia Trindade (Saúde), que não parece ter tomado posse e cuja pasta só gera más notícias. Mas a péssima repercussão do anúncio dos desatinos de Fernando Haddad, em novo pacote tributário travestido de “plano de cortes”, colocou o ministro da Fazenda na mira dos aliados.

Tem mais

Haddad teve desentendimentos públicos com os ministros do Trabalho e da Previdência. Com o chefe da Casa Civil já teve bate-bocas ruidosos.

Zero à esquerda

Outro desafeto de Haddad é Alexandre Padilha, mas não conta: zero à esquerda no governo, nada articula ainda se indispôs com toda Câmara.

Promessa é dívida

Luiz Marinho (Trabalho) e Carlos Lupi (Previdência) ameaçaram deixar os cargos em caso de cortes, nunca cogitados, em seus ministérios.

Olho grande

Além do Desenvolvimento Social, que controla o Bolsa Família, os ministérios da Saúde e Educação têm os maiores orçamentos.

Cláudio Humberto

DITADOR AMIGO DE LULA

Maduro promulga lei que pune com 30 anos de prisão apoio a sanções contra Venezuela
                            Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (foto: STRINGER/AFP)

 

"Execute-se a partir deste mesmo momento!", disse Maduro após firmar a legislação em um ato transmitido em cadeia de rádio e televisão

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou nesta sexta-feira (29) uma lei que pune com até 30 anos de prisão o apoio às sanções internacionais contra o país, um dia depois de sua aprovação pelo Parlamento, controlado pelo chavismo governante.

"Execute-se a partir deste mesmo momento!", disse Maduro após firmar a legislação em um ato transmitido em cadeia de rádio e televisão.

A nova lei foi aprovada nesta quinta, em meio ao aumento das tensões sobre a reeleição de Maduro para um terceiro mandato consecutivo (2025-2031), que a oposição liderada pela ex-deputada María Corina Machado denuncia como fraude e reivindica a vitória do candidato Edmundo González Urrutia.

 "Toda pessoa que promova, instigue, solicite, invoque, favoreça, facilite, respalde ou participe da adoção de medidas coercitivas [...] será sancionada com prisão de 25 a 30 anos", diz um dos artigos da lei.

 Além disso, a norma estipula inabilitações de 60 anos para exercer cargos públicos a dirigentes que apoiem as sanções e multas equivalentes a entre 100 mil e um milhão de dólares (R$ 600 mil e 6 milhões). Os acusados poderão ser julgados "in absentia".

 É "uma lei para fazer justiça, uma lei para defender a Venezuela e para vencer, como estamos vencendo e venceremos, todas as ameaças, todos os bloqueios, do imperialismo norte-americano e de seus países-satélites", afirmou Maduro.

 A Lei Libertador Simón Bolívar promovida pelo Parlamento venezuelano responde a um projeto de lei bipartidário aprovado na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 18 de novembro para incrementar as sanções contra a Venezuela. O texto ainda precisa da luz verde do Senado e da sanção do presidente americano para entrar em vigor.

A legislação em discussão no Congresso dos Estados Unidos, denominada oficialmente Proibição de Operações e Arrendamentos com o Regime Autoritário e Ilegítimo da Venezuela (BOLIVAR, em seu acrônimo em inglês), veta contratos com pessoas que mantenham negócios com o governo Maduro, considerado "ilegítimo" por Washington.

Por: AFP

DESABAMENTO

Parte do teto de Central de Abastecimento de Garanhuns desaba após ventania

                                                         Foto: Reprodução/Instagram

 

O caso aconteceu nesta sexta-feira (29) e prejudicou mercadorias dos comerciantes locais 

 

Parte do teto do setor de frutas, hortaliças e verduras da Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), em Garanhuns, no Agreste, desabou no final da manhã desta sexta-feira (29). A estrutura de ferro teria cedido após uma forte ventania.

O incidente causou um susto nos comerciantes e clientes que estavam no local, mas não deixou nenhuma pessoa ferida. Algumas mercadorias e stans ficaram prejudicadas com o desabamento parcial.

De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, há possibilidade que a estrutura desabe por completo e, por isso, o galpão foi interditado, incluindo as  laterais onde funcionam a Feira das Frutas e os boxes, com bares, barbearias, banheiros e demais comércios.

Por conta do incidente, o local ficará fechado neste sábado (30) e as feiras vão funcionar nas ruas laterais do galpão. O Galpão das Carnes e Cereais vai funcionar normalmente.
 
Por: Adelmo Lucena

OPERAÇÃO BLINDADOS

Justiça diz que há indícios ''sérios'' de participação de policiais civis em grupo de tráfico de drogas

                                                         Foto: Divulgação/PCPE
 

A juíza Andréa Calado da Cruz pontuou o fato da Polícia Civil ocultar os nomes dos policiais civis e expor as identidades dos PMs envolvidos nas ações criminosas
 
 
A Justiça de Pernambuco afirmou que há indícios “sérios” de que policiais civis estejam envolvidos na quadrilha “Os Gêmeos de Santo Amaro”, liderada por Bruno Teixeira de Oliveira e Thiago Teixeira de Oliveira. 

A Operação Blindados, instaurada nesta quinta-feira (28), mostrou a participação de policiais militares no grupo criminoso, mas, segundo a Justiça, existe a possibilidade de que a Polícia Civil esteja “ocultando” agentes da própria corporação.

No processo, a juíza Andréa Calado da Cruz afirma que há “indícios sérios de que a Polícia Civil possa estar deliberadamente ocultando agentes pertencentes a suas próprias fileira,s enquanto expõe de maneira ostensiva os agentes pertencentes à Polícia Militar”.

Ainda segundo a juíza, “tal conduta, caso confirmada, configura uma afronta direta aos princípios da legalidade e imparcialidade, que devem reger as ações das forças da segurança pública”. 
 
No documento, a magistrada destaca que “a ocultação ou até mesmo a manipulação das operações de forma que favoreça uma instituição em detrimento de outra não será tolerada sob hipótese alguma. Tal comportamento fere a confiança pública nas instituições e compromete a credibilidade das ações das autoridades judiciais e policiais”.

A operação
 
A segunda fase da Operação Blindados apontou a participação de policiais militares no grupo criminoso liderados por dois irmãos, que atuavam no tráfico de drogas e que teriam envolvimento com homicídios no Recife. 

O envolvimento dos PMs com a organização foi descoberto após a quebra de sigilo telefônico dos traficantes, alvos da primeira fase da operação, em janeiro deste ano.

Os PMs investigados são José Tarcísio de Carvalho Pereira, Valter Mendonça de Azevedo, Rayner Thainan Ferreira Santos, Ivison Francisco Alves Júnior e Artur Luiz Silva Sampaio Cabral. Todos tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça pernambucana.

As investigações apontam que policiais militares forneceram informações privilegiadas sobre membros da própria corporação e antecipando dados de operações policiais.
 
Por: Adelmo Lucena

BANDEIRA TARIFÁRIA

Conta de luz mais barata: Aneel anuncia bandeira verde para dezembro

A agência reguladora reduziu a bandeira tarifária amarela para verde (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

A bandeira tarifária volta para o mesmo patamar que estava em agosto deste ano

 

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país. 

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.

Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a  vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.  

 Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Por: Agência Brasil 

SPORT - ELEIÇÕES RUBRO NEGRAS

Três chapas se inscrevem para as eleições do Sport e pedido de impugnação é registrado 
                   (Foto: ARNALDO SETE/DP; DIVULGAÇÃO; REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM)

 

Escolha do novo presidente do clube será feita no dia 16 de dezembro, na Ilha do Retiro

 

A torcida do Sport já conhece os candidatos que disputarão as eleições para presidente para o próximo biênido 2025/2026. Nesta sexta-feira, três chapas se inscreveram para o pleito que acontecerá no dia 16 de dezembro, na sede do clube, na Ilha do Retiro.

epresentando a situação, o primeiro postulante é o do atual mandatário do executivo do Leão, Yuri Romão, pela chapa "É daqui pra cima". Pela oposição, Rafael Arruda encabeça o "Leões pela mudança", enquanto Carlos Antônio Filho defende o "Sport para todos".

Junto com a inscrição destes três grupos, o grupo "Leões pela mudança" registrou um pedido de impugnação da chapa "É daqui pra cima" junto à Comissão Eleitoral. Eles se basearam no artigo 85 do Estatuto Social do clube, alegando que Yuri Romão vem de duas gestões. Antes deste mandato, na qual venceu Luciano Bivar, ele foi eleito covmo vice de Leonardo Lopes, mas assumiu após a renúncia do presidente.

"Veda o exercício de mais de dois mandatos consecutivos para o cargo de Presidente Executivo. Segundo a denúncia, Yuri Romão teria exercido a função de presidente durante 85,2% do ciclo 2021/2022, após a renúncia de Leonardo Lopes, além de cumprir o mandato subsequente (2023/2024), configurando, assim, uma tentativa de alcançar um terceiro período consecutivo no cargo. A continuidade da candidatura seria uma violação aos princípios de moralidade, impessoalidade e alternância de poder, fundamentais para a governança democrática do clube. A decisão da Comissão Eleitoral será aguardada com grande expectativa pelos associados e torcedores", disse a nota.

CARLOS ANTÔNIO FILHO: SPORT PARA TODOS (N°10)
<i>(Foto: DIVULGAÇÃO)</i>
Carlos Antônio Filho escolheu como seu VP Marcos Cabral, que já concorreu em outras eleições. Advogado, ele tem histórico de participação nas gestões do clube, como conselheiro, diretor administrativo e vice-presidente jurídico. Sua aliança com Carlos foi uma estratégia para fortalecer a oposição na disputa. 

Recentemente, o candidato à presidência afirmou que - caso eleito - encaminhará a contratação da ex-jogadora Formiga para ser coordenadora do futebol feminino e Nelsinho Baptista, campeão da Copa do Brasil de 2008, para cuidar do masculino.

  • Presidente do Executivo: Carlos Antônio Filho
  • Vice-presidente do Executivo: Marcos Cabral
  • Presidente do Conselho Deliberativo: 
  • Vice-presidente do Conselho Deliberativo: 

YURI ROMÃO: "É DAQUI PRA CIMA" (N° 20)

<i>(Foto: ARNALDO SETE/DP)</i>

Atual presidente do Sport, Yuri assumiu a o executivo do Leão em 2021 – de forma provisória, após a renúncia do então presidente Leonardo Lopes. Após inicialmente anunciar que não se candidataria à reeleição, ele voltou atrás em sua decisão e agora busca renovar seu mandato.

A atual gestão ficou marcada pela conquista do bicampeonato estadual em 2023 e 2024 e o tão sonhado retorno à série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, Yuri Romão também carrega vexames como dois vice-campeonatos da Copa do Nordeste e por ser o presidente do Sport que passou mais tempo – três consecutivos – na Série B, na era dos pontos corridos. 

  • Presidente do Executivo: Yuri Romão
  • Vice-presidente do Executivo: Raphael Campos
  • Presidente do Conselho Deliberativo: Ademar Rigueira
  • Vice-presidente do Conselho Deliberativo: César Caúla

RAFAEL ARRUDA: LEÕES PELA MUDANÇA (N° 30)

<i>(Foto: REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM)</i>
Advogado, Rafael Arruda foi auditor do Tribunal de Justiça do Futebol de Pernambuco (TJD), sendo pós-graduado em Negócios no Esporte e Direito Desporitvo e formado pelo curso de gestão da CBF.
Seu vice, Matheus Souto Maior já ocupou cargos importantes no clube, como Vice-presidente de Tecnologia e Inovação em quatro gestões distintas, trazendo experiência à composição da chapa.  
  • Presidente do Executivo: Rafael Arruda
  • Vice-presidente do Executivo: Matheus Souto Maior
  • Presidente do Conselho Deliberativo: Ricardo Sá Leitão
  • Vice-presidente do Conselho Deliberativo: Kadico Pereira

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

SANTA CRUZ - APRESENTADO OFICIALMENTE

Santa Cruz apresenta Israel, jogador que deu volta por cima contra o próprio Tricolor 

            Santa Cruz apresentou oficialmente o latera-direito Israel  - Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz


Lateral-direito terá a concorrência de Yuri Ferraz e Matheus Castilho na posição 

 

O Santa Cruz e o lateral-direito Israel já possuíam uma relação antiga, ainda que não oficial. Nesta sexta-feira (29), o Tricolor apresentou o jogador de 30 anos, que colocou uma pedra por cima de um drama pessoal e profissional contra o time do Arruda. 

Em 2022, Israel passou por um dos momentos mais doloridos da vida. O jogador rompeu todos os ligamentos do joelho, esteve por meses afastado dos gramados. A distância da bola chacoalhou a vida do atleta, que revelou ter abusado das bebidas alcoólicas e enfrentado um quadro de depressão. 

Quis o destino, que a volta do jogador aos campos tenha sido contra o Santa Cruz, quando ainda defendia a camisa do Retrô, partida na qual marcou seu único gol com a Fênix. 

“Eu passei um momento muito difícil com minha lesão - rompimento de todos os ligamentos do joelho em 2022-, não sou um atleta de passar muito pelo departamento médico. Agradeço a Deus pela oportunidade, sabemos da grandeza do clube. Meu agradecimento para o Itamar, toda comissão técnica e diretoria", disse.

Após duas temporadas pela equipe de Camaragibe, Israel não é nenhum desconhecido do Futebol Pernambucano. Ainda assim, se apresentou para a torcida coral. “Acredito que as minhas características muitos já saibam. Uma das coisas que não vai faltar é garra. De característica, um atleta de muita força, chego bastante na área ofensiva e que também ajudo muito na defesa", garantiu. 

Desejo antigo 

Além do capítulo que selou o retorno de Israel, o jogador e o clube estiveram próximos de acertar uma união em outros momentos, como explicou o jogador na coletiva. 

“Eu já acompanhava o Santa Cruz, mesmo jogando contra. Houve outros contatos do Itamar, só que eu estava em outros clubes. Nessa última vez que o professor entrou em contato comigo, eu tinha até outras propostas, mas assim que o professor me ligou, por ter trabalhado com ele, pela amizade que temos, aceitei", explicou.  

Por Ayrton Niño