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quinta-feira, 10 de outubro de 2024

VAI DEMORAR

Ponte Giratória só deve ser entregue daqui a 18 meses, segundo a Prefeitura
O valor da licitação para manutenção da ponte é de R$ 14,3 milhões (Foto: Marina Torres/DP Foto)

 

O equipamento está interditado pela gestão municipal há quase um ano. Prazo inicial era de quatro meses 
 

As obras da Ponte Giratória, realizadas pela Prefeitura do Recife, só devem ser concluídas daqui a 18 meses, segundo a gestão municipal. Os serviços na estrutura foram retomados no dia 30 de setembro, após a conclusão do último processo licitatório. Quando as obras forem finalizadas, ela será liberada para pedestres e veículos. 

O valor da licitação para manutenção da ponte é de R$ 14,3 milhões e são feitos serviços de reforço do tabuleiro interno, incluindo as faces laterais das vigas longarinas, como também a execução de um sistema de protensão externa dessas vigas, tanto na face inferior quanto na face superior do tabuleiro. 
 
A nova licitação foi lançada após a Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb) constatar novos problemas estruturais por meio de ensaios mais detalhados. 

A Ponte Giratória está interditada há quase um ano e, quando foi anunciada, em setembro do ano passado, a obra tinha um prazo previsto de quatro meses. Em abril deste ano, a Prefeitura do Recife informou que as obras não tinham prazo para serem concluídas.

Na época da interdição, a administração municipal disse que o investimento inicial na recuperação da estrutura seria de R$ 9,4 milhões. 
 
A Ponte Giratória tem uma extensão total de 195,25m com cinco vãos, três deles centrais que medem 41,45m, 43,35m e 41,45m, e vãos de 34m nas extremidades. 

É formada por um tabuleiro único, contínuo, com seção transversal tipo caixão ao longo de toda a sua extensão, possui transversinas e altura variável em cada apoio. Transversalmente, a ponte tem uma largura total de 22m, ambos os lados contemplam um passeio de pedestres de 3m no lado norte e 2m no lado sul, duas faixas de rolamento em torno de 4,0m e guarda rodas de 0,23m em cada passeio.
 
Outras pontes

A Prefeitura do Recife também realiza obras de recuperação nas pontes Princesa Isabel, Joaquim Cardozo e Joana Bezerra, além da implantação de um novo pontilhão cruzando a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rua Amélia e a construção das pontes Júlia Santiago, do Rio Morno e do Arruda. Ao todo, foram aplicados R$ 160 milhões.

As intervenções de requalificação estrutural da Ponte Princesa Isabel têm conclusão prevista para novembro deste ano, com investimento de cerca de R$ 10 milhões. A Ponte Joaquim Cardozo teve início neste ano, com investimento de R$ 7 milhões. 

No caso da Ponte de Joana Bezerra, o processo licitatório foi concluído e as obras deverão iniciar em novembro, com um investimento aproximado de R$ 17 milhões. 

Também em novembro, deverá ser entregue o pontilhão da Rua Amélia, na Avenida Agamenon Magalhães. Esta está estimada em R$ 3 milhões e é feita em parceria entre o Shopping Tacaruna, que paga e executa o pontilhão em concreto.

“O objetivo da protensão externa é aumentar a capacidade de carga da estrutura, redistribuir esforços e reduzir as tensões nas áreas comprometidas, prolongando assim a vida útil da ponte e assegurando seu desempenho estrutural conforme as normas vigentes”, explica a secretária municipal de Infraestrutura e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Marília Dantas. Devido ao serviço, será necessário manter a interdição total da ponte, que será liberada após a conclusão dos serviços.

Ponte Júlia Santiago

As obras da ponte Júlia Santiago começaram em  outubro do ano passado e devem ser finalizadas em 2026. O equipamento vai  ligar os bairros de Areias e Imbiribeira cruzando o Rio Tejipió, com o objetivo de melhorar o fluxo entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes.

Com uma extensão total de 2,3 quilômetros e 335 metros de comprimento, esta será a maior ponte construída na capital pernambucana nos últimos 40 anos. Os trabalhos incluem ainda o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza. 

As obras estão sendo executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e contam com um investimento de R$ 91 milhões, com recursos de financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal de 25%. 

Ponte do Arruda

A Ponte do Arruda tem um custo de R$ 13,8 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Ela vai cruzar o canal de mesmo nome na altura de sua confluência com o Rio Beberibe, estabelecerá novas conexões viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe, como parte de uma via radial que criará um novo acesso entre a região e a BR-101.

Ponte do Rio Morno

Também estão em andamento as obras da Ponte Rio Morno, na nova avenida marginal do Rio Beberibe, para ligar os bairros de Beberibe e Dois Unidos, também como parte da via radial. 

Com investimentos na ordem de R$ 5,3 milhões, a ponte está sendo construída em concreto armado, com extensão de 30m e largura de 14m, tendo duas faixas de rolamento, ciclovia e passeios. 

Ela cruza o Rio Morno na altura da confluência com o Rio Beberibe, utilizando o antigo terreno do CT do Santa Cruz, desapropriado parcialmente para possibilitar a realização das obras.

Ponte Engenheiro Jaime Gusmão

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão foi entregue em agosto deste ano. Ela liga os bairros da Iputinga e do Monteiro, cruzando o Rio Capibaribe, criando uma nova rota conectando as zonas Norte e Oeste da cidade. Segundo a gestão, 60 mil pessoas passam pelo local diariamente.

Com 170 metros de extensão, 20 metros de largura e 12 metros de altura, o equipamento possui quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de calçadas e ciclovias.
 
Por: Adelmo Lucena

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