Projeto do retrofit da Ilha do Retiro vaza; veja imagens
Clube confirma veracidade do projeto, mas não dá mais detalhes; "novo" estádio teria capacidade ampliada para 35 mil lugares, empresarial anexado à área e cobertura quase completa
Protocolado na Prefeitura do Recife em oito de outubro, o projeto de retrofit da Ilha do Retiro vazou. As imagens foram divulgadas pelo Portal do Leão e confirmadas pelo ge nesta manhã de sexta-feira com o próprio Sport, através da assessoria de imprensa.
Como o conceito do retrofit se trata de uma reforma que moderniza, mas não mexe significativamente na estrutura tradicional do imóvel, não há grandes mudanças em relação ao que seria a "nova Ilha".
No entanto, o pilar desse primeiro projeto, elaborado pelo escritório JCL Arquitetos, prevê capacidade do estádio para 35 mil torcedores - número um pouco maior do que os 33 mil de lotação atual, embora encolhido para 26.345 por determinação recente dos órgãos públicos.
Para o aumento, haveria ampliação do setor entre a curva da arquibancada frontal e a geral da sede. Além dessa mudança, o esboço do retrofit traz anéis de cobertura quase que completa da estrutura, excetuando os setores entre a a arquibancada frontal e a geral do placar.
No projeto concebido pela JCL Arquitetos, a construção de um prédio empresarial de 35 andares e 8 mil m² em área comum da Ilha do Retiro ganha destaque. O Sport não deu detalhes sobre o assunto.
Contudo, em um almoço para comemorar os 119 anos do aniversário do clube, o presidente Yuri Romão afirmou ao ge que o reforma do estádio tem tido colaboração direta do ex-presidente Gustavo Dubeux (influente empresário do ramo imobiliário).
Ainda em novembro do ano passado, por exemplo, o Sport havia anunciado que as reformas mais robustas da Ilha, caso do retrofit, precisariam ficar em "stand by" porque seria necessário maior aporte financeiro de "investidores".
Ainda assim, Yuri Romão garantiu que as intervenções no estádio - tais como gramado, drenagem, iluminação - correriam de maneira independente à grande reforma. Demanda cumprida desde a reabertura da Ilha à torcida, neste mês.
Agora, o projeto mais robusto e tão desejado pelo mandatário está nas mãos do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Prefeitura do Recife.
Por Camila Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário