GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 13 de outubro de 2024

LUTO NO HUMOR BRASILEIRO

Ary Toledo morreu em decorrência de uma pneumonia, segundo hospital

            Ary Toledo no Programa do Porchat, da rede Record - Foto: Reprodução/Twitter


Popular no rádio e na TV, humorista de 87 anos estava internado no Sírio Libanês, em São Paulo, desde o início do mês; relembre a carreira do artista

 

O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado (12), aos 87 anos, em São Paulo. A informação foi divulgada no perfil oficial do artista no Instagram. Ele estava internado desde o dia 2 de outubro no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, e morreu em decorrência de uma pneumonia, segundo informou o hospital.

O arista já havia sido internado outras vezes com pneumonia: em 2021, durante a pandemia, passou três meses acamado pelo mesmo motivo.

Em entrevista ao Extra, na época, ele contou sobre as sequelas, como lentidão na locomoção e problema respiratório, e sobre sua rotina de recuperação, que incluía fisioterapia três vezes ao dia, para estimular os nervos e os músculos das pernas que ficaram atrofiados pelo tempo na cama, e exercício respiratório, já que seus pulmões ficaram 30% comprometidos, contou.

Em junho de 2023, em sua última aparição na TV, o veterano comediante participou de um especial de 60 anos do Programa Silvio Santos, em que surgiu com a saúde já debilitada, de cadeira de rodas.

“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós... Sentiremos a sua falta, Mestre.”

O velório do comediante, aberto ao público, acontece na tarde deste sábado (12), no centro de São Caetano do Sul (SP), a partir das 14h. Às 19h, haverá uma cerimônia de despedida, e em seguida o corpo do artista será cremado.

Quem era Ary Toledo

Conhecido por sua irreverência, Ary Toledo nasceu em Martinópolis, no interior de São Paulo, em 22 de agosto de 1937, e fez carreira na televisão e no rádio contando piadas que abordavam temas sociais, políticos e besteirol, além de causos engraçados.

Ary, que cresceu em Ourinho e chegou à capital aos 22 anos, também foi cantor, letrista e ator, e começou sua carreira artística no Teatro de Arena.

Cinco anos depois, passou a se dedicar como humorista, se apresentando em shows que mesclavam música e humor.

Ao longo da carreira, trabalhou em emissoras de televisão como TV Tupi, Record e SBT, e acumulou um acervo de cerca de 65 mil anedotas, muitas publicadas em livros, além de ter gravado diversos discos.

No cinema, fez trabalhos como Esse Mundo é Seu (1964) e A Compadecida (1969). O comediante também participou de vários programas de TV, como O Vigilante Rodoviário (1962), Ceará Contra 007 (1965) e A Praça É Nossa (1987). Mas foi no Show de Calouros, do Programa Silvio Santos, no SBT, que alcançou enorme popularidade junto ao público.

Como cantor e compositor, lançou seu primeiro trabalho musical em 1965, um álbum chamado "Ary Toledo no fino da bossa", impulsionado pelo sucesso da música "Tiradentes". Também se destacou com a canção "Pau de Arara", de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, mas foi incentivado pelo próprio Vinicius a se dedicar ao humor.

Ary Toledo foi casado por mais de 40 anos com a diretora teatral Marly Marley, que faleceu em 2014 , aos 75 anos, de câncer. Em entrevista ao Extra, o artista confessou que perder a mulher foi a grande tristeza de sua vida. O humorista não deixou filhos.

Por Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário