Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: município poderá ter disputa decidida no 1º turno das eleições
Caso a disputa vá para o 2º turno, não está definido quem vai concorrer com Mano Medeiros
A segunda rodada de pesquisas para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco e divulgada nesta terça-feira (1º), mostra que a corrida às urnas pode ser decidida no primeiro turno.
O prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL), continua liderando, desta vez com 40%. Na primeira rodada, realizada de 3 a 5 deste mês, o candidato tinha 38%. Levando em consideração os votos válidos – que consistem na exclusão dos votos brancos, nulos e não sabe, o gestor está com 49%. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para levar a disputa em um único turno é preciso receber no mínimo 50% dos votos válidos mais um (voto).
“Os números da pesquisa indicam segundo turno, mas considerando os limites das margens de erro, é plausível a possibilidade do prefeito Mano Medeiros se reeleger no primeiro turno”, explicou a diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro.
Em caso de um possível segundo turno, não está definido quem seria o adversário de Medeiros, uma vez que Elias Gomes (PT) e Clarissa Tércio (PP), estão numericamente empatados, cada um com 18%. Na primeira rodada, o petista havia ficado com 22%, enquanto Clarissa tinha 17%.
Daniel Alves (Avante) não oscilou, permanecendo nos mesmos 6% da
primeira rodada. Os números são da pesquisa estimulada, em que são
apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado.
Já o percentual de consultados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 10%, ante 11% da pesquisa anterior. Já os que não sabem ou não responderam somam 8% (7% antes).
Espontânea
Na pesquisa espontânea – em que não são apresentados os nomes dos candidatos, e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria –, Mano saltou de 23% na primeira rodada para 31% nesta; Clarissa, de 6% para 11%; e Elias caiu de 12% para 10%. Já Daniel subiu de 2% para 3%. O percentual de ninguém/branco/nulo é de 10%, o mesmo da pesquisa anterior. Já o de não sabe/não respondeu caiu de 47% para 37%.
Rejeição
Na probabilidade de voto, o índice de rejeição, que é medido pela resposta “não votaria de jeito nenhum”, Elias aparece em primeiro lugar, com 55% (antes eram 49%), seguido por Daniel, com 53% (eram 47%) e Clarissa, com 50% (46% na primeira rodada). Mano é o menos rejeitado, com 37% (34% antes).
Ainda na probabilidade de voto, 33% disseram que “com certeza votariam” em Mano (antes eram 30%). No mesmo item, Elias e Clarissa empatam com 14% cada, mas na pesquisa anterior o candidato petista ficou com 16%, e a progressista com 13%. Já Daniel manteve-se com 5% nas duas rodadas.
Para Marcela Montenegro, o fato de Elias ter caído no “com certeza” e ter a rejeição ampliada explica porque o candidato petista recuou ao longo da campanha. Já Clarissa, lembrou a especialista, também mostrou a tendência de certo crescimento, o “com certeza votaria” saiu de 13% para 14%, mantendo o empate com Elias, e a rejeição também cresceu, mas menos que a do petista.
Quem ganha
Indagados sobre “quem vai ganhar a eleição”, 49% responderam Mano Medeiros (42% antes). Outros 14% responderam Elias (eram 16%). Já Clarissa se manteve em 14% nas duas rodadas da pesquisa. Daniel também não oscilou, permanecendo em 3%. O percentual de não sabe ou não respondeu foi de 20%. Antes, eram 26%.
A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa foi realizada face a face nos dias 28 e 29 deste mês, teve uma amostra de 600 entrevistados, representativa do eleitorado do município, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-03655/2024.
Por Carlos André Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário