GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 5 de outubro de 2024

ELEIÇÕES 2024

Neste sábado (5), candidatos à Prefeitura do Recife realizam últimos atos de campanha de rua

                                          Urna eletrônica - Fernando Frazão/Agência Brasil


Na véspera do domingo de votação, postulantes à Prefeitura do Recife apostam em agendas de rua

 

Este sábado é o último dia para os candidatos de todo o País irem às ruas para a campanha no primeiro turno das eleições municipais. De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos podem realizar até esta data atividades como distribuição de material gráfico e carreatas até às 22h.  No domingo, dia do primeiro turno, a legislação eleitoral proíbe qualquer ato de campanha, incluindo a distribuição de santinhos, configurando "propaganda boca de urna", que é crime eleitoral.

Na reta final da campanha, os atos de rua começaram a ser limitados. Desde a noite de quinta-feira (3), por exemplo, já estão proibidos os comícios e os debates eleitorais. Carros de som e distribuição de santinhos, no entanto, estão autorizados até a noite deste sábado.

Estas ações devem ocorrer dentro do que prevê a legislação eleitoral. Se desrespeitarem as normas, candidatos, partidos, coligações e federações estão sujeitos a penalidades como multas, de R$ 5 mil a R$ 25 mil reais.

No último dia de campanha de rua, a maioria dos candidatos à Prefeitura do Recife optou por encerrar a campanha eleitoral, deste primeiro turno, em carreatas nos bairros mais populosos da cidade. Os atos serão a última oportunidade dos postulantes investirem no contato direto com a população para convencer os indecisos, converter votos e assegurar o eleitorado.

Carreatas

 O prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB) realiza três carreatas hoje nas Zonas Norte e Sul da cidade. O socialista percorrerá diversos bairros, visando garantir o maior contato possível com o eleitorado na véspera da eleição.

 A primeira carreata será realizada pela manhã, às 9h, na Zona Norte. Já às 16h, o socialista comanda outra carreata pelos bairros do Coque e Bode. O encerramento da sua campanha será com mais uma carreata na Zona Sul, a partir das 17h30.

Bairros

O candidato Gilson Machado (PL) também terá um dia de agendas intenso no último dia de campanha de rua. Ele inicia o dia com   um café da manhã no Mercado da Madalena, às 8h. O restante do dia é dedicado a diversas mini carreatas em diversos bairros da cidade. O time do postulante do PL vai passar pela Madalena, Iputinga, Torre, Graças, Rosarinho e Encruzilhada. Do começo da tarde até o horário limite para o fim da campanha, 22h, ele vai liderar uma carreata em bairros como Casa Amarela, Vasco da Gama e Boa Viagem.

Campo Grande

Candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), o ex-secretário estadual Daniel Coelho (PSD) também aposta em carreatas no último dia de campanha de rua. O postulante percorrerá neste sábado o bairro de Campo Grande, a partir das 9h, ao lado de sua candidata à vice, Mariana Melo (PSDB). Sua assessoria admitiu que outras carreatas podem acontecer, mas até o fechamento da reportagem, não detalhou locais.

Mercados

Por outro lado, a deputada estadual e candidata à Prefeitura do Recife Dani Portela (PSOL) também aposta na visita aos mercados públicos da cidade para entrar em contato com os eleitores. O primeiro local visitado será o Mercado de Água Fria, ao lado de candidatos do PSOL à Câmara Municipal. Às 11h30, a deputada participa de um almoço no Mercado da Boa Vista. No período da tarde, marca presença no Cosme e Damião do Aseobá, em Afogados, às 15h, e faz uma caminhada na Várzea, às 16h. A campanha de Dani termina com a "Caminhada De Bar em Bar", saindo da Praça do Arsenal, às 20h.

Outro postulante que apostou nas carreatas foi Tecio Teles (Novo). Ele participa de duas agendas neste formato em Brasília Teimosa, às 9h, e outra às 11h no Pina. O candidato finaliza o dia com gravações para redes sociais às 14h. 

Por Ricco Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário