GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

LUTO NA MÚSICA BRASILEIRA

Morre Arthur Moreira Lima, um dos maiores músicos da História

     Arthur Moreira Lima foi um dos maiores pianistas de todos os tempos - Foto: redes sociais.

 

Músico talentoso e admirado, ele faleceu em Florianópolis aos 84 anos

 

Faleceu  nesta quarta-feira (30) em Florianópolis, onde viveu por mais de  trinta anos, o pianista carioca Arthur Moreira Lima, um dos mais  talentosos e admirados músicos da História. A informação foi confirmada por familiares.

Arthur morreu aos 84 anos quando lutava contra o câncer no intestino, diagnosticado no ano passado, e estava internado há duas semanas no Imperial Hospital de Caridade.

Além da música e especialmente o piano, o time carioca do Fluminense foi uma de suas grandes paixões.

O velório dele será na quinta-feira (31), das 12h às 16h, no Jardim da Paz, também em Florianópolis. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1940.

Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos de idade e se projetou internacionalmente ao conquistar o segundo lugar na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em 1965. 

Cláudio Humberto

BRASIL DESMORALIZADO

Mulher nua invade Palácio do Planalto e exige falar com Lula

Mulher nua invade Palácio do Planalto em aparente surto psicótico Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebon/Agência Brasil 

 

Palácio do Planalto já foi invadido outras duas vezes, em 2011 e 2012

 

Uma mulher nua desconhecida invadiu o Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (30). Segundo testemunhas quando a mulher passou pelo detector de metais estava com roupas, as tendo tirado apenas após passar pelo detector.

Segundo o O Globo, a mulher entrou no prédio falando frases desconexas e incoerentes e exigia ser atendida pelo Presidente Lula (PT) e pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

O Diário do Poder entrou em contato com a assessoria do Palácio do Planalto para obter mais informações sobre o ocorrido, mas até o momento não obteve resposta.

Esta não é a primeira vez que o Palácio do Planalto é invadido. Em 2011, uma mulher invadiu o local em forma de protesto por moradia a pessoas em situação de vulnerabilidade. No ano seguinte, outra mulher invadiu o espaço, mas dessa vez para pedir a presidente Dilma Roussef (PT) em casamento. 

Claudinei Abreu

LULA VERGONHA INTERNACIONAL

Lula passou vergonha adulando Maduro e agora vira alvo de insultos do ditador

                                 Lula sempre bajulou o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela

 

Após se “queimar” na comunidade internacional pela omissão diante da escandalosa fraude eleitoral na Venezuela, o presidente Lula (PT) passou a ser atacado pelo ditador que protege e bajula, agora enfurecido porque o governo petista não retirou o veto ao ingresso venezuelano no grupo do Brics. O veto foi imposto pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) a Venezuela e Nicarágua, mas Lula resolveu não mexer nisso, na cúpula de Kazan, tentando não se desgastar ainda mais perante o mundo.

Bem feito

Sobrou até para Celso Amorim, ideólogo da bajulação a ditadores “de esquerda”, as críticas de Maduro na nota de convocação do embaixador.

Rompimento?

Chamando seu embaixador no Brasil para “consultas”, Maduro sinalizou que pode levar sua fúria ao extremo de romper relações diplomáticas.

‘Farsante’

Maduro mandou seu chanceler e o procurador-geral chamar Lula de mentiroso e farsante, por “encenar” um acidente para não ir a Kazan.

Ameaça a asilados

O Itamaraty acha que o ditador até retire a embaixada da Argentina em Caracas da tutela brasileira, abrindo caminho para prender asilados.

Cláudio Humberto

TUDO INDICA QUE HOUVE BOICOTE A JOÃO CAMPOS

A versão ridícula e mentirosa da TV Pernambuco 

Seria trágico se não fosse cômica a versão do Governo Raquel Lyra (PSDB), de que a TV Pernambuco não transmitiu a entrevista do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao programa Roda Viva, da TV Cultura, da qual é afiliada, porque simplesmente havia um contrato para transmissão do jogo do Sport. 

Pelo contrato que a TV Pernambuco assinou com a TV Cultura, pertencente ao Governo de São Paulo, é obrigatória a transmissão de programas classificados de rede, entre os quais está o Roda Viva. A própria direção da emissora já se manifestou sobre essa quebra de contrato, em São Paulo. 

A TV Pernambuco alegou que optou pelo jogo do Sport porque havia um outro contrato a cumprir. Ora, se havia, no mínimo deveria ter pedido permissão à direção da Cultura, para tentar autorização de ficar sem transmitir o Roda Viva. E isso também não ocorreu. 

A TV Pernambuco quis, na relação formal com a TV Cultura, impor regras de sobrepor um contrato sobre outro. Qual contrato vale? O original que a TV assinou para retransmitir os programas nacionais da TV Cultura, ou o que assinou para transmitir o jogo do Sport?

Tudo leva a crer que a TV Pernambuco boicotou o Roda Viva, o que se traduz também por censura.


JOÃO CAMPOS NO RODA VIVA

Alepe pode convocar presidente da TV Pernambuco para explicar corte na exibição do Roda Viva

O deputado Sileno Guedes (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (30), que, juntamente com o deputado Rodrigo Farias (PSB), apresentará um requerimento para que a Assembleia Legislativa (Alepe) convoque o presidente da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, a explicar por que a emissora estatal interrompeu o sinal da TV Cultura, da qual é filiada, na noite da última segunda-feira (28). A medida coincidiu com a exibição, para todo o país, do programa Roda Viva, que teve a participação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), maior liderança do principal partido de oposição à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

“A TV Pernambuco, uma emissora estatal, tirou o sinal da TV Cultura, especificamente do programa Roda Viva, da sua transmissão. Um programa pelo qual já passaram brasileiras e brasileiros que têm algo a dizer para o Brasil. Eu não quero imaginar que se criou um aparelho de censura no Palácio do Campo das Princesas. Não quero imaginar que autoridades do Governo de Pernambuco tenham proibido de retransmitir o programa por conta do convidado daquela noite”, afirmou Sileno. 

A denúncia foi revelada, mais cedo, por este blog. A TV Pernambuco chegou a emitir nota informando que as interrupções no sinal vêm ocorrendo em dias de transmissão de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, mas não comentou reclamações que teriam chegado à TV Cultura sobre a interrupção de sua programação nacional, em momentos específicos da semana, para o público de Pernambuco, sobretudo de um programa fixo, conceituado e antigo em sua grade, como o Roda Viva. 

No fim da tarde, em resposta ao Blog Cenário, a Fundação Padre Anchieta, controladora da TV Cultura, confirmou que tratará sobre a possibilidade de encerrar a parceria com a TV Pernambuco em reunião de sua diretoria na próxima sexta-feira (1º). “Eu me somo a essa iniciativa. É importante trazer o presidente da TV para esclarecer os fatos antidemocráticos que ocorreram aqui em Pernambuco”, afirmou o deputado Rodrigo Farias, em aparte ao deputado Sileno Guedes na tribuna da Alepe.


METRÔ NO DIA DO ENEM

Confira como será o funcionamento do Metrô do Recife nos dias de Enem

O serviço de transporte do metrô está temporariamente suspenso aos domingos desde setembro por conta de manutenções de melhorias que estão sendo feitas pela CBTU nestes dias (Foto: Rafael Vieira/Arquivo DP Foto)

 

A CBTU divulgou nesta quarta-feira (30) quais horários de funcionamento do metrô nos domingos do Enem

 

O Metrô do Recife funcionará no horário normal, das 5h às 23h, nos domingos de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos domingos 3 e 11 de novembro. A informação foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nesta quarta-feira (30).
 
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Pernambuco registrou 82.720 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa 100% do total desses alunos. Ao todo, o estado recebeu 237.290 inscrições. 

O serviço de transporte do metrô está temporariamente suspenso aos domingos desde setembro por conta de manutenções de melhorias que estão sendo feitas pela CBTU nestes dias. 

Na época, a CBTU informou que a “paralisação aos domingos se faz necessária devido à complexidade do serviço, pois a janela noturna de manutenção (das 00h às 4h) é muito curta para que a manutenção seja realizada em sua totalidade”, informa a Companhia por meio de nota.
 
Mesmo assim, o Metrô do Recife abriu algumas exceções para funcionamento aos domingos, como foi o caso das eleeições municipais. Tanto no primeiro quanto no segundo turno o serviço de transportes funcionou em seu horário normal para facilitar o deslocamento dos eleitores.
 
Assim como nas eleições, o funcionamento do metrô no Enem garante mais fluidez nos transportes rodoviários, evitando atrasos e outros contratempos.
 
Por: Adelmo Lucena

FIEPE

Sétima edição do Dia sem Imposto promove conscientização sobre alta carga tributária

Evento ocorre na Casa da Indústria, localizada na Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife (foto: Divulgação )

 

O evento gratuito contará com palestras, exposição de produtos e sorteios

 

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizará a 7ª edição do evento Dia sem Imposto no dia 31 de outubro, na Casa da Indústria. A programação será gratuita e aberta ao público, incluindo palestras, exposição de produtos com e sem imposto em um minimercado, além de sorteios de itens com descontos equivalentes ao valor dos impostos. A inscrição pode ser feita no fiepe.org.br

 De acordo com o presidente da FIEPE Jovem, organizadora do evento, Rodrigo Veloso, é fundamental promover um debate sobre o tema. “Este é um assunto de extrema relevância para nós, do setor industrial. A alta carga tributária impacta diretamente nossa competitividade e representa um grande desafio, já que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com uma enorme variedade de impostos, contribuições e taxas”, afirmou.

 Veloso também destacou que, embora a recente regulamentação da reforma tributária traga avanços para a aceleração do crescimento do país, "existem distorções que precisam ser corrigidas. E é justamente sobre isso que queremos debater com vocês", acrescentou.

 Rodrigo Veloso defende um sistema que seja eficiente e justo. “Muitos impostos são cobrados. Além disso, tributar mais produtos do que serviços é socialmente injusto e contribui para aumentar a regressividade do sistema tributário brasileiro”, analisou.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a carga fiscal média agregada ao setor industrial no atual sistema tributário é de 42%, o dobro da média cobrada em outros países emergentes. 

Programação:  

 Abertura do Mini mercadinho para visitação - 15h 

Abertura do Food Park (área externa) produtos comercializados com descontos proporcionais aos valores dos impostos – 17h 

Credenciamento para palestra (somente participam dos sorteios e troca de vouchers, quem participa da palestra gratuita) - 18h às 19h 

Palestra com Davi Cavalcanti - A Inteligência Artificial a seu favor: Como reduzir dívidas tributárias em até 70% - 19h às 19h20 

Palestra com João Paulo Magalhães – Inteligência Artificial (IA) no mundo dos negócios - 19h25 – 19h45 

Palestra com Saulo Godoy - Cenário Macroeconômico Atual: Oportunidades e Desafios para Investimentos em Pessoa Física e Jurídica - 19h 50 às 20h20 

Mediação (encerramento) - 20h25 às 20h40 

Troca de voucher por produtos - 20h45 às 22h

Sorteios de Iphones, produtos e kits promocionais na área externa - 21h30 

Encerramento - 22h

DP

PORTO DO RECIFE

Nova temporada de cruzeiros 2024/2025 começa nesta quinta-feira (31)

                                                            Foto: Priscilla Melo/DP

 

Com expectativa de aumentar o número de turistas em relação à temporada anterior, a capital receberá 22 cruzeiros 

 

A chegada do Viking Jupiter, navio de bandeira norueguesa ao Porto do Recife nesta quinta-feira (31) abre a nova temporada de cruzeiros 2024/2025. Para esta edição, o ancoradouro pernambucano já tem confirmados 22 cruzeiros. 

A previsão é que o número de turistas circulando pelo Porto supere a marca de 30 mil passageiros registrada no ano passado.

O presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, destaca que a nova temporada de cruzeiros na capital deve aquecer o turismo e movimentar a economia local. “O Marco Zero passa a ter um ambiente festivo em que os comerciantes vibram, por exemplo, com a venda de artesanatos típicos da nossa cultura. Então, movimenta todos os setores da nossa região”, afirma o presidente.
 
Demiro ressalta também as ações realizadas com o objetivo de preparar a cidade para receber os turistas. “Foram feitas várias reuniões, Secretaria de Turismo, Companhia da Polícia Militar, guarda municipal, a CTTU. Então todos os setores foram envolvidos no sentido de garantir maior atendimento de segurança ao turista”, disse. 

O Viking Jupiter, primeira embarcação a atracar no berço portuário, está previsto para chegar por volta das 8 horas da manhã. Em seu trajeto, o cruzeiro saiu do Porto em Civitavecchia, Itália. Ao todo, o navio visitará nove países. No Brasil, ele chega pelo Recife e seguirá para o Rio de Janeiro. De lá, segue o roteiro para Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.
 
Nesta temporada de cruzeiros, chegarão também cruzeiros de volta ao mundo, como o Ville Vie Odissey, Vasco da Gama e o Voledam. Alguns desses navios realizarão embarque e desembarque de passageiros no Porto do Recife, entre eles estão os navios da Companhia Costa Cruzeiros, que vem a Pernambuco com o Costa Pacífica, Costa Favolosa e Costa Delizioza.
 
Construído na Itália e lançado em 2019, o Viking Jupiter é um cruzeiro de luxo pertencente à Viking Ocean Cruises, sendo um dos navios mais recentes de sua frota, com design de inspiração Escandinava. Com capacidade para 930 pessoas, sua proposta é oferecer uma experiência mais intimista em comparação com embarcações maiores.
 
Para receber os visitantes dessa nova temporada e com o objetivo de proporcionar a melhor experiência para aqueles que chegam a Pernambuco, está sendo realizado um trabalho em conjunto do Porto do Recife com a Secretaria de Turismo do Estado - Setur/PE, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, CIATUR, CTTU e Guarda Municipal.
 
Além disso, também foram realizadas várias reuniões setoriais e algumas ações para melhorar o atendimento dos turistas que chegam à capital pernambucana foram realizadas, como uma capacitação voltada para os guias de turismo e taxistas da cidade. A Ação foi realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) em parceria com o Sebrae-PE, com o Sindicato dos Guias de Turismo, o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco e a Caixa Econômica Federal.
 
Terminal Marítimo de Passageiros

Assim que os cruzeiros atracam no Porto, o desembarque é direcionado para o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), o ambiente proporciona maior conforto e eficiência no atendimento aos passageiros, garantindo que a experiência seja mais agradável e segura para os turistas que desembarcam ou estão em trânsito no Recife. 

A estrutura do Terminal também passou por melhorias para esta nova temporada. “Reformamos algumas áreas laterais com acessibilidade, que é muito importante. Foram feitas algumas intervenções de modo que o terminal marítimo de passageiros encontra-se em perfeito estado de uso”, finalizou Delmiro Gouveia.

Para proporcionar uma experiência inesquecível aos cruzeiristas que desembarcam na capital, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), em parceria com Senac, Sesc e Adepe, preparou um receptivo no Terminal de Passageiros. A iniciativa oferece uma degustação da gastronomia pernambucana, com destaque para as tradicionais cachaças.

Por: Thatiany Lucena

EMPREGO

Pernambuco cria 17.851 postos de trabalho em setembro

                                                Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

 

Atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro na geração de empregos formais do país, o estado foi o que mais criou postos de trabalho no Nordeste

 

Em setembro deste ano, Pernambuco registrou o saldo positivo de 17.851 novos postos de trabalho. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quarta-feira (30).

Puxado pelo setor da Indústria, responsável por criar 6.786 empregos formais, o estado ficou em terceiro lugar no Brasil, entre os estados que mais geraram emprego, atrás de São Paulo (57.067) e Rio de Janeiro (19.740). 

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, Pernambuco registrou 61.699 novos postos formais de emrprego.

Diante dos dados, o Governo do estado ressaltou que desde janeiro de 2023, mais de 113 mil empregos foram criados no Estado. 
 
Setores

Os cinco grandes setores do estado tiveram saldo de empregos positivo no mês de setembro. O resultado foi puxado principalmente pelo setor da indústria (6.786), seguido por Serviços (4.823), Agropecuária (3.415), Comércio (1.528) e Construção (1.300). O setor da Indústria teve seus resultados influenciados pela indústria de transformação, mais especificamente pelas atividades relacionadas à fabricação de produtos alimentícios, que gerou 4.167 novos empregos.
 
Gênero
  
No recorte por gênero no estado, os homens lideraram o cenário ocupando 12.824 vagas. Já as mulheres representaram 5.027 postos. Na capital, a situação também se repete, sendo 1.804 vagas foram ocupadas por homens e 1.426 pelas mulheres. 
 
Recife

Já a capital, cumprindo o seu papel como líder na geração de emprego no estado, foi responsável por quase 20% das contratações no estado, com a criação de 3.230 novos postos com carteira assinada em setembro. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a cidade criou 20.356 novos empregos. 

O saldo de 3.230 empregos do mês de setembro é resultado de 18.886 admissões e 15.656 desligamentos. O resultado foi puxado pelo setor de serviços, que contabilizou um saldo positivo de 2.143 postos, seguido pelo Comércio, responsável pela criação de 393 postos de trabalho. Já a indústria contribuiu com 384 novos empregos, seguida pelos setores de  Construção Civil (302) e Agropecuária (8).
 
DP

EDUCAÇÃO

Governo divulga cronograma de nomeações de professores aprovados no cadastro de reserva

                                                              Foto: Filipe Jordão/SEE

 

Até novembro, serão nomeados mais 4.601 novos profissionais da educação básica 

 

O cronograma de convocação dos professores aprovados no cadastro de reserva foi divulgado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (30).  Até novembro, serão nomeados mais 4.601 novos profissionais da educação básica, que irão atuar nas escolas da rede estadual de ensino. 

Os professores vão atuar nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) distribuídas pelo Estado. As nomeações serão publicadas nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial.

De acordo com a gestão estadual, com a posse desses novos servidores, a Secretaria de Educação e Esportes chegará a 9.218 nomeações de professores desde 2021.

Desde 2023 já foram nomeados 7.081 novos profissionais para diferentes setores. Destes, 5.908 são de quadros da Secretaria de Educação e Esportes, entre professores, analistas e assistentes.

"Serão nomeados 1.956 professores no dia 30 (de outubro), 1.609 no dia 15 de novembro e 1.036 no dia 30 de novembro. Nós estamos trabalhando firme para melhorar a educação de Pernambuco. Já nomeamos mais de cinco mil profissionais da educação desde o início da gestão. Até o fim do ano, chegaremos a nove mil nomeações, que se juntam ao investimento de R$ 5,5 bilhões que estamos fazendo através do Juntos pela Educação. É garantindo mais professores nas escolas estaduais, a permanência do aluno na sala de aula e um ensino de qualidade que iremos transformar a história da educação no nosso Estado", destacou Raquel Lyra.
 
A governadora em exercício, Priscila Krause, deu as boas-vindas aos novos servidores estaduais. 

“Uma educação de qualidade se faz com professores valorizados e qualificados. E a nomeação de hoje, com quase 2 mil profissionais, é uma prova do nosso compromisso de mudar a realidade de milhares de jovens pernambucanos, porque são para eles que esse trabalho vem sendo realizado. Que todos sejam muito bem-vindos ao nosso time do Governo de Pernambuco. Não tenho dúvida de que juntos vamos realizar a mudança que tanto queremos”, disse.

“Ficamos felizes em divulgar esse cronograma e em saber que há tantos profissionais da educação que querem fazer parte da nossa rede e, sobretudo, têm o interesse de ajudar a fazer essa rede crescer com qualidade. O compromisso do Governo de Pernambuco é convocar os profissionais aprovados até que não haja lacunas. E que cada professor esteja atuando na sua área de formação”, destacou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.

Confira o cronograma:

1ª Convocação: 30/10 - 1.956 professores
2ª Convocação: 15/11 - 1.609 professores
3ª Convocação: 30/11 - 1.036 professores
 
 Por: Adelmo Lucena

CAMPEONATO BRASILEIRO

Sport cai para terceira posição, mas segue dependendo de si; veja o caminho de cada candidato ao acesso na Série B 

                         Leão da Ilha tem 89,6% de chance de conquistar o acesso à Série A

 

O Sport tem mais quatro jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro para conseguir o tão sonhado acesso à primeira divisão do futebol nacional. Dois dos duelos ocorrem fora de casa, onde o Leão tem o segundo melhor aproveitamento da Segundona. Um desses jogos já está marcado para a segunda-feira (04) da semana que vem, às 19h. Na ocasião, o Sport visita o Operário-PR, no Germano Krüger.
 
Com quatro rodadas para o fim da Série B, torcedores de seis clubes fazem contas de olho no acesso à Primeira Divisão de 2025. De acordo com as projeções do site UFMG, Santos, Novorizontino, Sport, Mirassol, Ceará e Vila Nova lutam por quatro vagas na elite do próximo ano.

A tabela da competição não prevê muitos confrontos diretos na reta final. Ao longo das quatro rodadas restantes, serão apenas dois duelos entre equipes que ainda buscam o acesso. O líder Santos está envolvido nestes dois duelos, na próxima rodada, recebe o Vila Nova, sexto colocado. Na última rodada, o Peixe visita o Sport, na Ilha do Retiro.

Segundo matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Santos tem 98,7%; Novorizontino 94%; Sport 89,6%; Mirassol 87,9%; Ceará 19,3% e o Vila Nova 7,1% chance de conquistar o acesso à elite do futebol nacional.

Confira as quatro últimas rodadas das equipes da Série B: 
 
SANTOS
 35ª rodada - Santos x Vila Nova (16h30)
36ª rodada - Coritiba x Santos (21h)
37ª rodada - Santos x CRB (18h15)
38ª rodada - Sport x Santos (a definir)

NOVORIZONTINO
35ª rodada - Chapecoense x Novorizontino (17h)
36ª rodada - Novorizontino x Operário (17h)
37ª rodada - Novorizontino x Paysandu (17h)
38ª rodada - Goiás x Novorizontino (a definir)

SPORT
35ª rodada - Operário-PR x Sport (19h)
36ª rodada - Sport x Chapecoense (18h30)
37ª rodada - Ponte Preta x Sport (21h30)
38ª rodada - Sport x Santos (a definir)

MIRASSOL
35ª rodada - Mirassol x Coritiba (21h30)
36ª rodada - Avaí x Mirassol (17h)
37ª rodada - Operário-PR x Mirassol (16h)
38ª rodada - Mirassol x Chapecoense (a definir)

CEARÁ
35ª rodada - Ceará x Avaí (18h30)
36ª rodada - Botafogo-SP x Ceará (21h30)
37ª rodada - Ceará x América-MG (18h30)
38ª rodada - Guarani x Ceará (a definir)

VILA NOVA
35ª rodada - Santos x Vila Nova (16h30)
36ª rodada - Vila Nova x Ponte Preta (18h30)
37ª rodada - Vila Nova x Ituano (21h)
38ª rodada - Paysandu x Vila Nova (a definir)
 
Paulo Mota

NÁUTICO - ATENÇÃO AOS GAROTOS DA BASE

Edgard Montemor ressalta uso da base em seu início de trabalho no Náutico: 'Vamos dar bastante atenção' 
Edgard Montemor acompanhou o Náutico na Copa Pernambuco Sub-20, nesta quarta-feira (30) (Foto: Gabriel França / CNC)

 

Executivo alvirrubro afirmou que de 10 a 14 atletas da base irão iniciar pré-temporada com o Timbu, marcada para o dia 20 de novembro

 

Em processo de formação do elenco para início da pré-temporada, marcada para o dia 20 de novembro, o Náutico vem planejando quantos atletas da base irão incorporar elenco principal em 2025. A ideia da diretoria e comissão técnica alvirrubra é entre 10 e 14 atletas.

O executivo de futebol, Edgard Montemor, explicou como vem sendo feito o trabalho de observação das categorias de base desde sua chegada ao clube. Executivo enfatizou atenção grande neste setor para o próximo ano e contato direto com o técnico Marquinhos Santos e toda a diretoria de futebol, no período de preparação para a pré-temporada no Timbu.

“A partir da pré-temporada, de 10 a 14 atletas das categorias de base estarão presentes aqui no dia a dia. Serão inseridos no trabalho do futebol profissional com o técnico Marquinhos Santos. A gente vem monitorando e assistindo os jogos, in loco ou em vídeo. Então neste início de trabalho vamos dar bastante atenção aos atletas da base, que tem muita qualidade e grandes chances de nos ajudar no ano que vem”, falou o executivo.

“Apesar da diretoria de futebol não estar junto, a gente faz reuniões diárias. Conversamos muito sobre elenco, jogadores da base e contratações. Está sendo bastante produtivo e o torcedor do Náutico pode ter certeza de que o trabalho está sendo feito de maneira minuciosa”, completou.
 
Caio Antunes 

SPORT - LUCAS LIMA

Sport considera pagar multa de meio milhão para ter Lucas Lima contra o Santos; entenda

                                                         (Foto: PAULO PAIVA/SCR)

 

Diretoria rubro-negra está negociando um "pacote" na qual o jogador atuaria na partida e permaneceria no clube em 2025

 

Um dos principais jogadores do Sport nesta Série B, o meia Lucas Lima pode desfalcar a equipe na última rodada do Brasileirão, no confronto direto pelo título contra o Santos. O motivo é que o jogador está emprestado pelo Peixe ao Leão e uma cláusula contratual impede que o atleta enfrente a sua ex-equipe.

Na última segunda-feira, no entanto, a diretoria rubro-negra revelou que está considerando o pagamento da multa de R$ 500 mil que liberaria o camisa 19 para atuar no confronto.
Em entrevista ao programa Fórum Esportivo, da Rádio Jornal, o membro do comitê de futebol do Sport, João Marcelo Barros, revelou os detalhes da negociação, que também pode envolver a sua permanência na Ilha do Retiro em 2025. 

"Acho que é muito cedo pra gente considerar isso. Talvez a gente possa até colocar como parte de um pacote total de uma liberação, de algo que viabilize aí a permanência dele para o próximo ano", explicou o cartola.

Recentemente, Lucas Lima chegou a falar publicamente do seu interesse em continuar o trabalho no Leão na próxima temporada. Bem adaptado e se destacando na segundona, o jogador lidera o campeonato em assistências, com oito passes que resultaram em gol.

"Vamos avaliar ao longo das próximas semanas, vamos ver como que isso pode ser conduzido dentro de uma realidade, pensando também na próxima temporada. Talvez a gente consiga montar aí um pacote que contemple tudo", complementou João Marcelo Barros.

Hoje o Sport ocupa a terceira colocação com 59 pontos somados, a três de distância do líder, Santos. A equipe comandada pelo técnico Pepa volta a campo na próxima segunda-feira, quando visitará o Operário-PR, fora de casa. 

Haim Ferreira 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

OPERAÇÃO INTEGRATION

Justiça autoriza que carros de luxo apreendidos na Operação Integration sejam utilizados em exposição da Polícia Civil

A Operação Integration apreendeu dois helicópteros, lancha, carros de luxo, joias e até bolsas luxuosas (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

 

A Polícia Civil argumentou que os veículos serão utilizados para conscientizar sobre crimes de colarinho branco 

 

A Justiça autorizou, nesta quarta-feira (30), que a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) exponha temporariamente carros de luxo apreendidos na Operação Integration, que investiga suposto esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar.

A decisão, da juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), permite que veículos como Land Rover RRS P530 LE e uma Ferrari Purosangue sejam exibidos em ambientes internos da Delegacia Geral e em eventos institucionais da PCPE por sete meses.

No requerimento, a Polícia Civil argumenta que os carros de luxo não serão utilizados em ações  rotineiras de investigação e que a manutenção será custeada pela polícia durante o período de sete meses. 

De acordo com a Polícia, a “iniciativa visa não apenas a preservação dos bens, mas também um efeito pedagógico, mostrando à população, especialmente às crianças e adolescentes, a atuação da PCPE contra delitos de colarinho branco e a importância de inviabilizar financeiramente grupos criminosos”.

Para justificar o uso dos veículos, a PCPE afirmou que esse tipo de ação já é realizada por outras instituições, como a Polícia Federal.  
 
Ao acatar integralmente o pedido, a juíza determinou que a Polícia Civil deve assegurar que os “veículos permaneçam em bom estado até a decisão sobre eventual confisco, alienação antecipada ou restituição.”

Sobre o uso dos carros para conscientização de crianças e adolescentes, a juíza destacou que “a educação é uma ferramenta poderosa de empoderamento. Jovens bem informados e preparados são mais propensos a buscar oportunidades de trabalho, a sem envolver em iniciativas sociais e a lutar por seus direitos e pelos direitos de outros”.

Por fim, a magistrada determinou que a autoridade de trânsito competente expeça o certificado provisório de registro e licenciamento para os veículos.
 
Apreensões de carros de luxo

A Operação Integration apreendeu dois helicópteros, lancha, carros de luxo, joias e até bolsas luxuosas. No dia 6 de setembro, uma Ferrari do modelo Purosangue foi apreendida. O veículo está avaliado em R$ 7 milhões e tem motor V12, podendo atingir até 310 quilômetros por hora.

Essa Ferrari foi o sexto carro de alto valor de mercado apreendido na operação. Os outros cinco veículos, incluindo um Rolls-Royce e uma Lamborghini, foram avaliados em R$ 24 milhões.

A compra à vista de uma  Lamborghini, avaliada em quase R$ 4 milhões, teria sido um dos estopins da operação. A transação teria sido feita entre Deolane Bezerra, como compradora, e Darwin Filho, como vendedor.
 
Por: Adelmo Lucena

EDUCAÇÃO

Estudantes de escolas públicas de Pernambuco terão isenção de taxa do SSA

O SSA é o processo seletivo responsável pelo preenchimento de 50% das vagas dos cursos superiores da Universidade de Pernambuco (UPE) (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

 

O Projeto de Lei que permite que estudantes de escola públicas façam o SSA gratuitamente foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela Alepe 

 

Estudantes de escolas públicas de Pernambuco estão isentos de pagarem a taxa de inscrição no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). A isenção é resultado de um  Projeto de Lei Ordinária que foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A proposta, apresentada pelo deputado Jarbas Filho (MDB), foi aprovada por unanimidade e visa a ampliar o universo de beneficiários da isenção, que atualmente inclui apenas pessoas de baixa renda. Com essa mudança, mais de 290 mil alunos do ensino médio em escolas públicas estaduais serão beneficiados, segundo dados do Ministério da Educação.

Para ter acesso à isenção, os candidatos deverão solicitar o benefício, que será concedido mediante deferimento. A determinação da isenção deverá constar expressamente no edital dos processos seletivos promovidos pelo Estado.

“Atualmente, só têm isenção da taxa de inscrição as pessoas que comprovam ser de baixa renda, e o meu projeto é para ampliar esse universo. A aprovação desse projeto impactará diretamente em mais de 290 mil alunos que cursam o ensino médio em escolas públicas estaduais, segundo dados do Ministério da Educação”, destacou o deputado Jarbas Filho. O projeto segue agora para segunda votação no plenário da Alepe e, posteriormente, para sanção do Executivo.

O SSA é o processo seletivo responsável pelo preenchimento de 50% das vagas dos cursos superiores da Universidade de Pernambuco (UPE). Os demais 50% têm ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), processo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
 
Para o SSA de 2025, foram abertas  3.620 vagas, distribuídas em 12 campi, para 58 cursos de graduação. As inscrições já estão encerradas e tiveram o valor de R$ 122.
 
Por: Adelmo Lucena

JUÍZA CONDENADA

Juíza de caso Deolane e Gusttavo Lima é condenada a pagar dívida e tem bens sob risco de penhora

                                                                   Divulgação/TJPE

 

Após ter apartamento levado a leilão e se recusar a deixar o imóvel, Andrea Calado da Cruz foi sentenciada a indenizar os novos proprietários e não cumpriu o prazo, que venceu na sexta (25)

 

Conhecida por atuar na Operação Integration, a juíza Andréa Calado da Cruz foi condenada no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) a pagar uma dívida, a título de “aluguel” e de indenização, por ocupar irregularmente um apartamento de alto padrão em Boa Viagem, na Zona Sul, área nobre do Recife.

A decisão, obtida pelo Diario de Pernambuco, é de agosto de 2022 e transitou em julgado. O processo está em fase de cumprimento de sentença e o prazo para a magistrada quitar o débito, atualmente calculado em R$ 261,8 mil, venceu na última sexta-feira (25). Agora, ela está com os seus bens sob risco de penhora.

Recentemente, Andréa Calado ganhou holofotes por decretar o bloqueio de bens e mandar prender o cantor Gusttavo Lima, a influenciadora Deolane Bezerra e outros 20 investigados em um suposto esquema bilionário de lavagem de dinheiro. Todos alegam inocência.

Já o processo em que a juíza virou ré começou após ela financiar um apartamento, na Rua Luís de Farias Barbosa, parar de pagá-lo e perder o imóvel em leilão. Na ocasião, ela deixou de cumprir um acordo com o banco que previa R$ 300 mil de entrada e mais R$ 800 mil, parcelados.

Com três garagens, duas suítes e área total de 298,4 metros quadrados, o imóvel foi arrematado por novos proprietários, pelo valor de R$ 966 mil, em dezembro de 2021. Segundo a ação, no entanto, Andréa Calado se recusou a sair e continuou morando no local até ser despejada.

Condenação

Em junho de 2022, os compradores entraram com ação de imissão de posse, na 12ª Vara Cível da Capital do TJPE, para reaver o apartamento, cobrar taxa pela “ocupação injusta” e ser reembolsado pelas despesas do período em que não puderam usar o imóvel.

Segundo relataram no processo, a juíza continuou “desfrutando do uso do imóvel às custas dos autores”, sem pagar IPTU, condomínio e taxa da Marinha. Também alegaram que tentaram resolver a situação amigavelmente antes de acionar a Justiça.

Ao contestar a ação, Andréa Calado afirmou ter o “justo título” do imóvel e admitiu apenas dívida com o banco – e não com os autores da ação. Segundo argumentou, ela teria cumprido com as primeiras parcelas do financiamento, mas atrasou “algumas outras” por causa da pandemia de Covid-19.

A magistrada disse ter tentado, por telefone, fazer acordo para renegociar a dívida. “Sem obter êxito, foram se vencendo outras parcelas, ficando impossível o pagamento total da dívida pelo excesso dos juros somados ao parcelamento”, relatou, nos autos.

“A demandada é pessoa idônea, sendo juíza de direito, não tendo pretensão alguma de se tornar inadimplente, com qualquer instituição, residindo com sua genitora, seu filho e filha (idosa e menor de idade)”, defendeu-se.

O juiz Marcus Vinicius Nonato Rabelo Torres, entretanto, rejeitou os argumentos da colega e decidiu condená-la a pagar R$ 8.697,00 por cada mês em que continuou no apartamento, além de R$ 17.884,73 pelas despesas assumidas pelos novos proprietários. “A ocupação injusta do réu é inquestionável e, apesar da contestação, incontroversa”, registrou, na sentença.

O apartamento só foi entregue aos proprietários no dia 7 de dezembro de 2022, após ordem judicial que autorizou uso das forças policiais para garantir o despejo. Fotos anexadas ao processo mostram que o imóvel foi devolvido por Andréa Calado com alguns danos e faltando uma série de itens, como fechadura e até vaso sanitário.

Em decisão no início deste mês, a Justiça deu até 25 de outubro para a juíza pagar a dívida com os compradores do imóvel. No despacho, o juiz também autorizou previamente a penhora dos bens dela, caso os valores não fossem pagos ou impugnados.

Na quinta-feira passada (24), véspera do vencimento, Andréa Calado trocou de advogado e solicitou que a data fosse adiada para que o novo representante fizesse a “análise e estudos dos autos”. O pedido foi recusado.

Quem é Andréa Calado

Com mais de 20 anos de magistratura, Andréa Calado atua na 12ª Vara Criminal da Capital. No Tribunal, ela é conhecida pela postura “linha-dura” e já esteve envolvida em outros episódios polêmicos.

Em 2013, quando estava na Vara da Infância e Juventude de Olinda, a magistrada foi investigada por supostas irregularidades na concessão de guarda provisória de uma criança que morava nos Estados Unidos. Ela chegou a ser chamada para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara dos Deputados, que investigava tráfico de pessoas.

No ano seguinte, a juíza se tornou alvo de uma representação da subseccional de Vitória de Santo Antão da Ordem dos Advogados (OAB), que apontava manipulação na distribuição de processos criminais e até lavratura de certidão falsa. A medida foi apoiada pela OAB estadual.

Já em 2015, a Corte Especial do TJPE puniu Andréa Calado por irregularidades na conduta funcional, incluindo assédio moral a funcionários. As denúncias citavam, ainda, vazamento de informações em dois processos e a exigência para que servidores participassem de uma “cota” de arrecadação de dinheiro, que teria desaparecido da Vara. A magistrada recebeu uma advertência por escrito.

Pesquisa no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também mostra que a juíza foi alvo de pelo menos outras 16 representações. Entre os casos, está o “sumiço” de um processo criminal em Ipojuca e abuso de autoridade contra servidor. Todas as reclamações foram arquivadas.
 
Operação Integration

Andréa Calado voltou ao noticiário por causa da Operação Integration, deflagrada em setembro, que mira uma suposta organização criminosa responsável por ocultar bens de jogos do bicho e de azar. Segundo a Polícia Civil, o esquema teria envolvimento de Deolane, Gusttavo Lima, empresários do ramo de apostas esportivas e familiares deles.

Ao decidir decretar a prisão preventiva do cantor, a magistrada escreveu que “a Justiça, por sua natureza, é cega e não deve ser afetada por condições financeiras”.

“Ninguém pode escapar de suas responsabilidades, independentemente de sua riqueza ou influência”, registrou Andréa Calado. “O dinheiro não deve servir como um escudo contra a impunidade, nem como uma forma de evitar obrigações legais”. 

Já o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4ª Câmara Criminal do TJPE, discordou da decisão, deu razão ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que foi contrário a oferecer denúncia contra os investigados, e fez críticas à postura da magistrada de primeiro grau.

Para o desembargador,  as justificativas usadas por Andréa Calado para decretar a prisão se tratavam de "meras ilações” e “considerações genéricas”. Todos os alvos foram beneficiados por habeas corpus e atualmente respondem ao inquérito em liberdade.
 
Esperando resposta  
Procuramos na tarde de segunda-feira (28), o escritório de advocacia que representa a magistrada.
 
O TJPE também foi procurado na manhã de terça-feira (29). Até o momento, no entanto, a juíza não se posicionou.
 
Por: Felipe Resk
 

O BRASIL TODO JÁ SABIA

PF aponta “falhas evidentes” na segurança do DF no 8 de janeiro

                               Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Rosinei Coutinho/STF

 

Relatório foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF

 

A investigação da Polícia Federal (PF) sobre a atuação das forças de segurança do Distrito Federal durante os ataques aos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, identificou falhas “evidentes” por parte dos responsáveis durante a tentativa de golpe.

O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, encaminhou o relatório à Procuradoria-Geral da República (PGR) na segunda-feira (28), para que se manifeste sobre o conteúdo.

O documento destaca a ausência do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres no dia do ato. Nomeado para liderar a pasta logo após deixar o comando do Ministério da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL), ele viajou de férias para Orlando, nos Estados Unidos, na antevéspera dos ataques.

Acusado de conduta omissa, Torres foi preso quando retornou ao País, uma semana depois. Em maio de 2023, teve liberdade provisória concedida pelo Supremo, mas continua investigado pelo suposto envolvimento na tentativa de “golpe”.

Além do ex-secretário, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também figura entre os investigados. Os dois foram ouvidos pela PF e negam as falhas atribuídas.

O relatório da PF destaca a “falta de ações coordenadas” e a “restrição na difusão de informações cruciais” como fatores determinantes para a “ineficiência das forças de segurança”.

– Conclui-se que as falhas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) no enfrentamento das manifestações de 08/01/2023 são evidentes, especialmente pela ausência inesperada de seu principal líder, Anderson Gustavo Torres, em um momento de extrema relevância aliado a falta de ações coordenadas e a difusão restrita de informações cruciais contidas no Relatório de Inteligência no 06/2023 foram fatores decisivos que contribuíram diretamente para a ineficiência da resposta das forças de segurança – diz o documento.

Para a corporação, além da ausência de Torres, a falta de ações coordenadas e a pouca difusão de informações que poderiam prever e evitar os ataques golpistas são elementos que demonstram as falhas das forças de segurança do DF.

*AE

CACHORRINHO DA SORTE

Milionário dono da Jaguar morre e deixa herança para o cachorro

                    Ratan Tata morreu aos 86 anos Foto: EFE/EPA/DIVYAKANT SOLANKI

 

Empresário Ratan Tata morreu aos 86 anos na Índia

 

O empresário indiano Ratan Tata, que morreu no último dia 9 de outubro, optou por deixar parte de sua fortuna estimada em R$ 673,5 milhões para o seu cachorro, Goa. Ele era proprietário das marcas de automóveis Land Rover e Jaguar.

Sem mulher e sem filhos, naturalmente os herdeiros seriam os irmãos de Tata. No entanto, o milionário retirou o irmão e as duas meias-irmãs da divisão de bens.

No testamento, o empresário de 86 anos determinou que seu cãozinho tenha uma vida confortável. A responsabilidade de garantir os cuidados do animal vai ficar a cargo do assistente Konar Subbiah e o chef Rajan Shaw, funcionários do magnata.

De acordo com um amigo de Tata, o “testamento não é uma declaração de riqueza, mas um gesto de gratidão pela alegria e cuidado” que ele recebeu de seu animal e dois funcionários mais próximos.

Sepultamento de Ratan Tata Foto: EFE/EPA/DIVYAKANT SOLANKI
 

O cachorro chegou a ser alvo de fake news, com notícias sobre seu falecimento logo após seu dono ter morrido. No entanto, o boato foi desmentido.

O cãozinho foi superado apenas pela Ratan Tata Endowment Foundation (RTEF), um organização sem fins lucrativos para onde foi destinada a maior parte da fortuna do indiano.

Ratan Tata também era dono do conglomerado de carros conhecidos por produzir o Tata Nano, o carro popular mais barato do mundo.

Monique Mello

 

DISTRITO FEDERAL

Preso diretor do DER que intimidava servidores a não fiscalizar painéis

 
À noite, os painéis eletrônicos são um atentado à segurança do trânsito - Fotos: Rodrigo Vilela/Diário do Poder.
 

Diretor do DER foi levado à 35ª DP de Sobradinho II

 

O diretor de Domínio de Faixas do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) do Distrito Federal, Lucas Campos de Farias foi preso nesta terça-feira (29) por intimidar servidores que fiscalizavam painéis de LED em Sobradinho II.

A intimidação teria ocorrido para que os servidores não fizessem laudos contrários aos painéis, que servem para veiculação de anúncios e chamada de reportagens de um site noticioso com sede em Brasília. O diretor do DER foi levado para a 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II.

 

Servidor é preso por intimidar servidores durante fiscalização de painéis (Foto: reprodução/RecordTV) 

 

A instalação dos aparelhos contraria o Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe a colocação de luzes, publicidades e outros elementos que possam gerar confusão ou comprometer a atenção dos motoristas.

A farra dos painéis, que causa tantos transtornos aos motoristas do DF, sobretudo no período noturno, chegou a ser vetada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em junho deste ano. O governador defendeu “regulamentação responsável” sobre o uso dos equipamentos.

Em julho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) deu 24 horas para que os painéis eletrônicos fossem desligados. A decisão da Justiça atendeu a ação popular contra os painéis que poluem a cidade e geram riscos à segurança do trânsito. No mesmo mês, a desembargadora Sandra Reves Vasques Tonussi derrubou a decisão.

O Diário do Poder entrou em contato com o DER e pediu uma manifestação sobre o ocorrido. A reportagem será atualizada quando houver resposta. (Com informações da RecordTV) 

JOSÉ DIRCEU DESCONDENADO

Deltan: confraria é a festa da impunidade dos corruptos

Ex-deputado federal, Deltan Dallagnol, que coordenou a Lava Jato, levando à cadeia dezenas de corruptos - Foto: EBC.

 

Ex-coordenador da Lava Jato reage à decisão do ministro do STF Gilmar Mendes, que cita 'confraria' contra petista ao anular penas de José Dirceu

 

O ex-coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, reagiu nesta terça (29) à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de anular condenações do ex-ministro petista José Dirceu por crimes de corrupção. O ex-integrante do Ministério Público Federal (MPF) rebateu a referência do ministro à falta de isenção ter chegado ao patamar de ‘confraria’ entre procuradores da República e o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro (União-PR). E concluiu: “a verdadeira confraria aqui não é a da Lava Jato, mas é do sistema em uma grande festa da impunidade dos corruptos”.

Deltan atribui “hipocrisia suprema” a Gilmar Mendes, afirmando que o ministro “coa um mosquito mas engole um camelo” quando o tema é Lava Jato. Relembra a presença de ministros do STF em convescotes e eventos de luxo mundo afora, com acusados, condenados e criminosos confessos da Lava Jato, em Roma, Londres, Nova York e Paris. O que considera, aí sim “confraria”.

“Estranhamente, são as mesmas pessoas beneficiadas por decisões do STF. Confraria é ver ministros do Supremo se reunindo no exterior com gente como os irmãos Wesley e Joesley Batista, donos da J&F, que confessaram ter subornado mais de 100 políticos e pago bilhões em propina”, exemplificou Deltan.

 Flagrado em troca de mensagens conhecidas como “Vaza Jato”, dividindo estratégias para obter condenações na operação com o então juiz Moro, o ex-procurador lembrou que Gilmar chegou a acusar seu colega de toga e atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, de “soltar” José Dirceu. Mas agora, ressalta Deltan, o ministro estaria blindando Dirceu e abrindo o caminho para que o petista se candidate novamente em 2026.

Deltan ainda aponta incoerência de Gilmar Mendes, por atacar a Lava Jato, mas fechar os olhos para o que denuncia como “abusos judiciais comprovados” de outro seu colega de Supremo no escândalo da “Vaza Toga”. “[Reportagem da Folha] desnudou a confraria do Alexandre de Moraes com ele mesmo: ele é investigador, procurador e juiz, tudo ao mesmo tempo”, afirmou o ex-chefe das investigações do maior escândalo de corrupção do Brasil.

Moro também se manifestou nas redes sociais, afirmando que as condenações de Dirceu foram anuladas sob uma “fantasia de de conluio”, mesmo diante de provas documentais robustas de suborno que motivaram as penas do ex-ministro petista por corrupção.

O ex-procurador reforça que José Dirceu foi condenado no escândalo do ‘mensalão’ e em três instâncias na Lava Jato, e teve conjunto probatório vultoso sobre recebimento de propinas milionárias de empreiteiras envolvidas no escândalo do ‘petrolão’.

“Como o sistema não consegue explicar as provas da corrupção, usa falsos pretextos e narrativas em decisões que blindam políticos e empresários amigos do sistema e assim tudo continua como sempre foi. A verdadeira confraria aqui não é a da Lava Jato, mas é do sistema em uma grande festa da impunidade dos corruptos”, conclui Deltan Dallagnol. 

Deltan ainda aponta incoerência de Gilmar Mendes, por atacar a Lava Jato, mas fechar os olhos para o que denuncia como “abusos judiciais comprovados” de outro seu colega de Supremo no escândalo da “Vaza Toga”. “[Reportagem da Folha] desnudou a confraria do Alexandre de Moraes com ele mesmo: ele é investigador, procurador e juiz, tudo ao mesmo tempo”, afirmou o ex-chefe das investigações do maior escândalo de corrupção do Brasil.

Moro também se manifestou nas redes sociais, afirmando que as condenações de Dirceu foram anuladas sob uma “fantasia de de conluio”, mesmo diante de provas documentais robustas de suborno que motivaram as penas do ex-ministro petista por corrupção.

O ex-procurador reforça que José Dirceu foi condenado no escândalo do ‘mensalão’ e em três instâncias na Lava Jato, e teve conjunto probatório vultoso sobre recebimento de propinas milionárias de empreiteiras envolvidas no escândalo do ‘petrolão’.

“Como o sistema não consegue explicar as provas da corrupção, usa falsos pretextos e narrativas em decisões que blindam políticos e empresários amigos do sistema e assim tudo continua como sempre foi. A verdadeira confraria aqui não é a da Lava Jato, mas é do sistema em uma grande festa da impunidade dos corruptos”, conclui Deltan Dallagnol.

 

O TRAÍRA OLINDENSE

Vereador do PL poderá perder o mandato após declarar apoio a Vinícius Castello em Olinda

O vereador eleito pelo PL, Jadilson Bombeiro, poderá perder o mandato por infidelidade partidária, após contrariar as diretrizes da executiva nacional, estadual e municipal do seu partido – declarando apoio ao candidato do PT à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello.

Vinicius perdeu a disputa no segundo turno contra Mirella Almeida (PSD). 

Segundo informações da Rede Observatório, Jadilson começou a ser monitorado por grupos do PL após o primeiro turno, quando demonstrou a intenção de apoiar o candidato petista.