GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ELEIÇÕES 2024

Mais acusações do que propostas em debate do g1 com candidatos de Olinda

No debate promovido pelo portal g1 de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (10), entre os candidatos e candidatas à Prefeitura de Olinda, o interesse dos postulantes ficou concentrado muito mais em atacar os adversários, promover acusações e questionar apoios de aliados.

Houve pouca discussão sobre os problemas da cidade e as soluções de cada projeto. Ficou difícil entender qual a proposta de cada campanha para Olinda. Participaram Mirella Almeida (PSD), Márcio Botelho (PP), Antônio Campos (PRTB) e Izabel Urquiza (PL). De maneira geral, Mirella foi a mais atacada, mas não deixou de alfinetar também os opositores.

O candidato do PT, Vinicius Castello, não chegou a tempo e foi impedido de participar. Mas, no primeiro bloco, não deixou de ser lembrado e recebeu de Mirella Almeida o seguinte questionamento: “Gostaria de perguntar qual a avaliação que ele faz da gestão do aliado dele, o ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB)”.

Confira os principais embates:

Mirella Almeida X Márcio Botelho

Mirella Almeida escolheu o vice-prefeito da cidade, Márcio Botelho (PP), para ser perguntado, sendo ele rompido com o atual prefeito, Lupércio (PSD), que a apóia. Mirella indagou qual gestão ele achou que fez mais entregas à população na infraestrutura, comparando a de Lupércio (PSD), Renildo Calheiros (PCdoB) e de Jacilda Urquiza.

Uma série de trocas de acusações teve início entre os dois. “Um dos piores prefeitos que Olinda já teve foi o professor Lupércio, com a sua ajuda. Você contribuiu para o desastre dessa gestão. Lupércio é quem fala sobre você, parece que você não tem voz e é uma marionete do prefeito. Muita gente diz que você é laranja dele”, disparou Botelho.

“Para ser prefeita de uma cidade como Olinda tem que ter muita responsabilidade. Não adianta passar quase oito anos na gestão, sendo aliado, deixou de ser aliado há pouco tempo apenas por conta de um pleito eleitoral”, respondeu Mirella.

Antônio Campos X Izabel Urquiza

Antônio Campos escolheu Izabel Urquiza para perguntar e questionou o fato de ela ter participado da gestão de Lupércio. “O que efetivamente a senhora fez de inovador e de mudança na cidade para Olinda estar no caos em que se encontra?”, disse Campos.

“Participei, sim, da gestão Lupércio, porque eu tenho compromisso com Olinda. Em todos os lugares onde estive, ajudei Olinda. Quando estive no Prodetur, fiz a requalificação do Mercado Eufrásio Barbosa. No Ministério das Cidades, dei grande ajuda com os habitacionais, levei recursos para a Via Metropolitana Norte. Saí da gestão porque não tive espaço para fazer o que eu tinha me comprometido. Não tenho vaidade nem ressentimento de nada, gratidão sempre pelas oportunidades”, respondeu Izabel.

Izabel Urquiza X Mirella Almeida

Izabel Urquiza perguntou a Mirella Almeida como ela ajudaria à população LGBTQIA+ da cidade. Mirella, no entanto, já iniciou a resposta com um ataque à Izabel. “Candidata Izabel Urquiza, diferente de como a senhora tem se apresentado, como Izabel de Olinda. A gente gostaria de frisar o seu sobrenome. Como minha mãe fala, quem esconde a família não merece confiança e a senhora, com todo respeito, é filha da ex-prefeita Jacilda Urquiza.”

Em outra ocasião, Mirella voltou a mencionar Jacilda, o que irritou Izabel. “A senhora está diante de Izabel, não esqueça. Jacilda teve um passado e eu tenho orgulho do trabalho que ela fez, especialmente na saúde. Por onde eu ando, hoje, as pessoas dizem que na época de Jacilda tinha médicos e medicamentos, diferente de hoje. A maternidade foi ela quem inaugurou, diferente de vocês, que estão obrigando as mães a saírem de Olinda para ter os filhos em outros municípios. A senhora está acostumada a agredir as pessoas e vem falar de família, sabendo que isso mexe com qualquer pessoa”, enfatizou Izabel.

Por Larissa Rodrigues 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário