Musk usa tecnologia para burlar suspensão do X no Brasil; entenda
Mudança de proxy fez com que brasileiros pudessem voltar a acessar a rede social
Nesta quarta-feira (18), a rede social X voltou a funcionar no Brasil mesmo estando suspenso judicialmente há quase 20 dias. O retorno se dá pelo uso de uma tecnologia que fez com que o microblog voltasse a funcionar.
Para isso, Elon Musk, dono da plataforma, teria mudado a hospedagem da rede social, usando um sistema em nuvem chamado Cloudflare, uma empresa especializada em segurança e desempenho da internet que é muito utilizada por sites de grandes companhias por oferecer um proxy reverso para sites.
Essa tecnologia mascara o tráfego de rede e, mesmo não sendo este o objetivo, acaba sendo eficaz para contornar o bloqueio imposto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Como as operadoras do Brasil bloquearam o proxy anterior usado pela plataforma, o novo sistema de hospedagem do X permitiu que a conexão fosse refeita. Assim, usuários do aplicativo ou os que acessam via web, passaram a receber as atualizações da rede social.
Sem confessar o que fez, Musk publicou uma mensagem citando o inventor britânico Arthur Clarke que pode indicar que ele realmente agiu para provocar Moraes e restabelecer o X no Brasil.
– Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia.
O ex-procurador Deltan Dallagnol conseguiu explicar como funciona o CloudFlare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário