Ciano Alves, flautista do Quinteto Violado, morre aos 65 anos
Ciano Alves, flautista do Quinteto Violado, morre aos 65 anos
Lula mentiu para Gates sobre ‘tirar 24,5 milhões da fome’, acusa Nikolas. Veja vídeo
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acusou o presidente Lula (PT) de mentir descaradamente sobre a fome no Brasil, durante o encontro do petista com o magnata da Microsoft, Bill Gates, na semana passada. No vídeo divulgado hoje (30) pelo parlamentar mineiro, Lula diz ter “acabado com a fome”, em 2014, e ter retirado 24,5 milhões de brasileiros da fome, em apenas 8 meses de seu governo, em 2023.
Ao prometer para Bill Gates que acabaria com a fome até 2026, Lula citou que assumiu seu terceiro mandato com 33 milhões de brasileiros com fome, em 2023. Os dados foram do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em junho de 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pessan).
“Nós conseguimos acabar com a fome em 2014, e depois que eu voltei à presidência, agora em 2023, nós encontramos 33 milhões de pessoas com fome outra vez. Já tiramos 24,5 milhões de pessoas [da fome]. E, até 2026, eu quero outra vez apresentar ao mundo o Brasil sem fome”, declarou Lula.
A Rede Pessan coletou informações entre novembro de 2021 e abril de 2022, para concluir que mais de 33,1 milhões de brasileiros tinham insegurança alimentar grave, fome, naquele período da pandemia de covid-19, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Além da condição de fome, outros 65,5 milhões tinha insegurança alimentar moderada ou severa, e 125,2 milhões de brasileiros tinham algum nível de insegurança alimentar.
No vídeo, Lula cita que o Brasil saiu do chamado “Mapa da Fome”, durante seu segundo mandato, em 2014, conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que reincluiu o país neste mapa, em 2019.
Os dados são controversos e variam de acordo com a metodologia de cada pesquisa. Para a FAO, por exemplo, a insegurança alimentar grave, fome de fato atingia 9,9% da população, 21,1 milhões de brasileiros, de 2020 a 2022. Enquanto que de 2021 a 2023, afetou 6,6% dos brasileiros, 14,3 milhões.
Já para a pesquisa divulgada pelo FGV Social, divulgada em 2022 com base em dados do instituto Gallup World Poll, a insegurança alimentar atingiu 36% da população brasileira, cerca de 77 milhões de pessoas, em 2021.
No evento em Nova York com o chefão da Microsoft, há uma semana, Lula recebeu um prêmio pelas políticas de combate à fome e à pobreza executadas durante seus três mandatos na Presidência da República. A iniciativa foi da Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, nos Estados Unidos.
A Ilha do Retiro atendeu às exigências solicitadas pelo Corpo de Bombeiros e recebeu liberação, nesta manhã de segunda-feira, através do Alvará de Vistoria da corporação, para ser reaberta ao público. A informação foi confirmada pelo ge com a assessoria de imprensa do órgão.
Uma aprovação junto ao Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco também será necessária - sendo, de acordo com o engenheiro Walter Revoredo, em 11 de setembro, o último passo para o estádio estar 100% autorizado.
O estádio está em obras desde o fim do ano passado, para melhorias estruturais e de gramado (veja lista abaixo). Na atual temporada, o Sport tem jogado como mandante na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
- O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco informa que concedeu nesta segunda-feira (30), através de Termo de Compromisso, o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para o estádio da Ilha do Retiro. Dessa forma, o estádio do Sport Club do Recife está liberado para utilização, no tocante às normas de segurança contra incêndio e pânico - diz a nota dos Bombeiros.
Agora, cabe ao clube rubro-negro solicitar à CBF transferência do jogo contra o Ceará, no próximo dia 7, para o estádio leonino. A partida, por ora, segue marcada para a Arena de Pernambuco.
Após tentativas frustradas em 2022 e 2024, o Náutico, enfim, anunciou a
contratação do técnico Marquinhos Santos, que será responsável por
comandar a equipe em 2025. O treinador já era alvo antigo da diretoria
alvirrubra e, dessa vez, as negociações avançaram rapidamente.
"A negociação com o Náutico foi muito rápida, até porque por outras três
oportunidades quase houve o acerto. Mas Deus quis que em 2025 pudesse
haver este encontro de Marquinhos Santos e Náutico", declarou o
treinador, em sua primeira entrevista após o anúncio, via assessoria do
clube.
O início do trabalho vai ser quase que imediato. O treinador está em Curitiba-PR e tem chegada prevista ao Recife nos próximos dias.
Conhecido pelo estilo de jogo ofensivo, Marquinhos prometeu um time que jogará para frente, buscando vitórias tanto em casa quanto fora. Esse foi o perfil que a direção do Náutico buscou quando se lançou ao mercado e o que fez Marquinhos ser o número 1 da lista.
- O time que comando sempre é organizado e equilibrado. Nós jogamos um
futebol propositivo, buscando a vitória, buscando o gol, tanto dentro
quanto fora de casa. Será um time vibrante, que o torcedor enxergue e se
sinta representado dentro de campo. Que possamos sempre, com muita
força e entrega, orgulhar o nosso torcedor.
Com passagens por clubes como Juventude, América-MG e Chapecoense, o novo comandante do Timbu, que dirigiu o América-RN na Série D 2024, chega com a expectativa de recuperar a força do Náutico, que pelo segundo ano consecutivo sequer passa da primeira da Série C.
- Sei que é um desafio grande, não tenho medo de desafios. O Náutico é gigante e precisamos fazer o Náutico ainda mais forte. Fazer realmente voltar a pulsar o estádio dos Aflitos, que sempre foi uma referência do Náutico em relação ao futebol brasileiro. Espero contribuir com o Náutico para grandes conquistas neste ano de 2025.
Por Alexandre Barbosa
O técnico Itamar Schülle vai tirar apenas um dia de folga após ser campeão da Série D pelo Retrô. Com a definição do seu retorno para o Santa Cruz,
o catarinense se apresentará ao clube coral já nesta terça-feira para
dar início aos trabalhos. O horário ainda será definido internamente
pela gestão tricolor, mas a data está estabelecida.
“Vou descansar com minha família pelo menos um dia. Depois, vou me
despedir dos funcionários do Retrô, onde construí uma amizade muito
forte com todos. Vou deixar um grande abraço e em seguida me apresento à
direção do Santa Cruz”, afirmou Schülle ao ge.
O objetivo do treinador é acelerar o planejamento do Santa Cruz para a próxima temporada. O retorno de Itamar na terça-feira coincide, aliás, com a chegada do executivo Harlei Menezes, ex-Goiás.
- Vamos começar o trabalho de planejamento para a próxima temporada,
para que possamos alcançar esse objetivo, que é o acesso à Série C, com
eles também no próximo ano - comentou.
Itamar Schülle conquistou o título da Série D com o Retrô - o primeiro do clube de Camaragibe como profissional e o primeiro Brasileiro do técnico - com uma vitória por 3 a 1 sobre o Anápolis, domingo, na Arena de Pernambuco, revertendo a derrota por 2 a 1 no jogo de ida.
Por Redação do ge
Paulo Abou Hana distribui verba com demais candidatos que não receberam nada do PL
O candidato a vereador no Recife pelo PL, Paulo Abou Hana, depois de tanto reclamar abertamente da distribuição da verba eleitoral do partido, anunciou nesta sexta-feira, 27 que recebeu 100 mil reais de fundo eleitoral e que vai restituir as despesas de sua campanha como gráfica, aluguel e montagem do comitê no bairro do Pina e outras pequenas despesas.
A sobra do dinheiro, Abou Hana revelou que vai dividir igualitariamente entre 13 candidatos que não receberam nada até agora do partido. “Recebemos menos de 10% do que alguns candidatos privilegiados do nosso partido aqui em Recife, mas não vou ser mal-agradecido. Vou pagar minhas contas e o que sobrar estarei distribuindo com os candidatos que não receberam nada, a partir desta segunda-feira, das 10 às 11h podem me procurar aqui no meu comitê.” Declarou Paulo.
O candidato completou dizendo que agora é olhar pra frente e continuar nas ruas junto com a população da cidade. “Continuamos nas ruas mostrando aos eleitores do Recife que estamos aqui para fazer a diferença e lutar pelo justo para todos”
Edmar Lyra
Em ato, deputados e senadores pedem impeachment de Moraes
Manifestação aconteceu neste domingo
Neste domingo (29), deputados e senadores participaram de uma manifestação em Belo Horizonte (MG). O ato foi feito contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O deputado estadual Bruno Engler (PL), candidato à prefeitura de Belo Horizonte, marcou presença, bem como Nikolas Ferreira (PL), Bia Kicis (PL), Marcel Van Hatten (Novo), Cristiano Caporezzo (PL) e Evair de Melo (PP). Os senadores Cleitinho (Republicanos), Magno Malta (PL) e Eduardo Girão (Novo) também participaram.
Os manifestantes miraram ainda o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), com frases como “Se não pautar, vamos cassar”.
Nikolas Ferreira publicou um vídeo com imagens do ato. Em seu discurso, o parlamentar chamou Moraes de “ditador” e “psicopata”. As informações são do poder360.
– Hoje o que estamos vivendo no Brasil é uma democracia tão falha que quem fala contra ela é censurado. Olha o crime que cometi hoje: postei no Twitter. Tive a ousadia de postar no Twitter. Porque olha só, o STF agora não vai multar porque você usou, o requisito agora é ter feito posts de discurso de hoje – falou.
Dilma recebe medalha de Xi Jinping e critica anticomunismo no Brasil
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu do ditador da China Xi Jinping, neste domingo (29), a Medalha da Amizade da China, maior honraria concedida pelo regime comunista totalitário chinês a um estrangeiro. Agraciada por contribuições à modernização do país asiático que é a 2ª maior economia do planeta, a petista cassada em 2016 pelo impeachment que repudia como golpe antidemocrático, Dilma demonstrou respeito ao partido que impõe ditadura na China e criticou o anticomunismo no Brasil.
“Eu respeito o Partido Comunista da China, o que eles construíram aqui, mas não acho que o Brasil tem que ser comunista. A China tem uma coisa muito interessante, um caminho especificamente chinês. O Brasil tem de ter um caminho propriamente brasileiro. Agora, não é o caminho do anticomunismo. Não pode mais o que aconteceu no Chile, com Salvador Allende, na Argentina, no Brasil”, disse a ex-presidente, que comanda o banco dos Brics, denominado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), com sede em Xangai, desde 2023.
A honraria precede a celebração do 75º aniversário de fundação da República Popular da China. E foi entregue no Grande Salão do Povo, em Pequim. A medalha e títulos honorários foram entregues a outros 14 homenageados.
“Eu me sinto muito honrosa e orgulhosa por receber a Medalha da Amizade de um país que tem uma história milenar e que hoje obteve realizações tão importantes. Dificilmente em algum momento no passado um país conseguiu se transformar em 75 anos na segunda maior economia do mundo, no país que conseguiu elevar o nível educacional do seu povo para competir com os níveis dos países desenvolvidos, [no país] que lidera hoje em ciência e tecnologia e na aplicação de inovações em todos os campos e áreas, especificamente na indústria”, disse Dilma, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.
A China é o principal parceiro comercial e importante investidor para o Brasil. E a economia brasileira é a maior parceira comercial dos chineses na América Latina.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram, neste domingo (29), que mataram, nos arredores de Beirute, mais um terrorista do comando estratégico do Hezbollah, Sheikh Nabil Qaouk, comandante da Unidade de Segurança Preventiva e membro do Conselho Executivo do grupo extremista. Os ataques intensificados desde sábado (29) também eliminaram dezenas de alvos do Hezbollah no Líbano, como lançadores apontados para Israel.
O exército israelense descreveu Qaouk como próximo dos altos comandantes do Hezbollah e ressaltou que o alvo eliminado esteve diretamente envolvido em ataques terroristas contra o Estado de Israel e os seus cidadãos.
“As FDI continuarão a atacar e eliminar os comandantes da organização terrorista Hezbollah e agirão contra qualquer pessoa que ameace os cidadãos do Estado de Israel”, disse o comunicado das forças israelenses.
Qaouk ingressou no Hezbollah na década de 1980 e foi considerado uma importante fonte de conhecimentos na área de Segurança Preventiva. No grupo extremista armado, ele foi vice-comandante da região Sul no Conselho Operacional, nomandante da Região Sul e vice-comandante do Conselho Operacional do Hezbollah.
Sob ataque
O grupo terrorista sofre baixas impactantes, desde sexta (27), quando Israel atacou com mísseis o quartel general subterrâneo do Hezbollah, matando seu chefão Sayyed Hassan Nasrallah, mais 20 terroristas.
Ontem (28), Israel também disse ter eliminado Hassan Khalil Yassin, terrorista sênior da rede de inteligência do Hezbollah, que chefiou um departamento responsável pela identificação de alvos civis e militares israelenses e se envolveu pessoalmente no planeamento de ataques. Yassin foi morto em um ataque na área de Dahieh, em Beirute. Israel afirma que ele havia planejado ataques adicionais a serem realizados nos próximos dias.
ONGs embolsam R$315 milhões do governo e nem combatem o fogo
Relator da CPI das ONGs no ano passado, o senador Márcio Bittar (União-AC) não se surpreendeu com a revelação de que o Ministério do Meio Ambiente de Marina Silva distribuiu só este ano mais de R$315,5 milhões a ONGs amigas, fundações etc: “isso é uma vergonha”, afirmou à coluna, indignado. Para ele, a suposta preocupação com o meio ambiente é discurso da boca para fora. Alguém está vendo em algum lugar do Brasil essas ONGs ajudando a apagar fogo? Claro que não”.
Bittar disse acreditar que a fortuna para as ONGs poderia ser para o combate do fogo ou para os bombeiros: “Me surpreendi entre aspas”.
Segundo Bittar, Marina Silva sabe mesmo “ajudar a criar fundos como ajudou a criar o Fundo Amazônia quando ela foi ministra a primeira vez”.
“[Marina Silva] ajudou a captar recursos da Noruega e esse dinheiro vai parar nas mãos das ONGs amigas”, acusou o senador.
Pesquisa Folha/IPESPE Olinda: os possíveis cenários do segundo turno do pleito
A segunda pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, também ouviu os entrevistados sobre a intenção de voto nos possíveis cenários de segundo turno das eleições municipais em Olinda, com os quatro candidatos mais bem colocados no levantamento. Em uma eventual disputa de segundo turno entre Mirella (PSD) e Izabel Urquiza (PL), a pessedista lidera com 36% das intenções de voto e Urquiza, 32%. Outros 24% dos eleitores optam por voto nulo ou branco, e 8% não souberam ou não responderam.
Se a eleição ficar entre Mirella e Vinícius Castello (PT), a candidata do PSD aparece com 36%, enquanto o petista possui 31%. A porcentagem de votos nulos ou brancos se mantém em 25%, com outros 8% que não sabem ou não responderam. Caso Mirella vá para o segundo turno com Antônio Campos (PRTB), a candidata tem 40%, e Campos soma 25%. Nesse caso, o percentual de eleitores que votam branco ou nulo é de 30% e não sabe ou não responderam fica em torno de 5%.
Em um cenário de disputa entre Izabel Urquiza e Antônio Campos, a candidata do PL tem 35% contra 30% de Antônio. Votos nulos ou brancos são de 30% e não sabem ou não responderam, 6%. No caso de um segundo turno entre Izabel e Castello, 36% das intenções de voto são para a candidata, enquanto o petista teria 32%. A proporção de eleitores que votariam branco ou nulo seria 24%, com 9% que não sabe ou não responderam.
Por fim, em um eventual embate do segundo turno entre Vinícius Castello e
Antônio Campos, o petista teria 32% e Campos 30%. A porcentagem de
votos nulos/brancos sobe para 31%, com 7% que não souberam ou não
responderam.
A pesquisa mostrou também que 32% dos eleitores acreditam que Mirella
vai ganhar a eleição, votando nela ou não. Outros 17% apostam em
Castello. O mesmo percentual dos que acreditam que será Izabel; 8%
acreditam em Antônio Campos; e 2% em Botelho. Não sabem ou não
responderam somam 24%.
Gestão
A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre a aprovação da
administração do Professor Lupércio (PSD), atual prefeito de Olinda.
Entre os eleitores, 40% aprovam a administração do pessedista. No
levantamento anterior, esse número era de 42%. A desaprovação caiu de
53% para 52%. Não sabem ou não responderam saiu de 5% para 8%.
Ainda em relação à administração de Lupércio, 26% dos entrevistados
consideram a gestão "otima" ou "boa", uma queda em relação aos 29%
registrados na pesquisa anterior. A avaliação "regular" manteve-se
estável, com 35% em ambas as sondagens. Já 38% dos eleitores
classificaram como "ruim" ou "péssima", um aumento em relação aos 34%
anteriores. Apenas 1% dos entrevistados afirmaram não saber ou
preferiram não responder, ante 2% na pesquisa passada.
Estadual
Sobre o governo Raquel Lyra (PSDB), 28% dos olindenses consideram como "ótimo" ou "bom", enquanto 34% classificam como "regular". Outros 35% avaliam como "ruim" ou "péssimo". Na rodada anterior, esses percentuais eram, respectivamente, 29%, 38% e 35%. Apenas 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Além disso, 42% dos entrevistados disseram aprovar a gestão (mesmo número da primeira rodada) e 49% desaprovam (eram 50%). Não souberam ou não responderam passou de 8% para 10%.
Federal
Conforme os dados divulgados, 48% dos entrevistados consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "ótimo" ou "bom", enquanto 26% o classificam como "regular" e 25% como "ruim" ou "péssimo". Apenas 1% não soube ou não quis responder. Ao comparar com o levantamento anterior, 50% consideravam o governo Lula “ótimo” ou “bom”; 27% “regular” e 22% “ruim” ou “péssimo”. Apenas 1% não soube ou não quiser responder. A aprovação do governo Lula se manteve em 63% nas duas rodadas e a desaprovação, que antes estava em 33% passou para 32%. Outros 5% não souberam ou não quiseram responder, antes foram 4%.
Análise
A diretora Executiva do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), Marcela Montenegro, analisou a segunda rodada de pesquisa Folha/IPESPE sobre as intenções de voto em Olinda. “A gente teve um crescimento dos que estão pontuando nas três primeiras colocações, mantendo-se todos, mais ou menos, no mesmo ranking. Izabel e Vinicius já estavam empatados dentro da margem de erro e empataram numericamente”.
Para a especialista, este é um cenário bastante competitivo sob vários aspectos, mesmo porque Mirella não tem uma diferença tão grande em relação aos outros dois adversários que estão logo abaixo dela.
“Mirella tem maior chance de ir ao segundo turno contra Izabel ou
Vinicius. Não dá para definir (qual dos dois). Mirella não tem uma
diferença para os outros dois tão segura assim. São sete pontos
percentuais de diferença. Ainda está bem indefinido: Mirella com mais
chances de estar no segundo turno, mas ainda assim não é uma diferença
tão segura”, explicou, referindo-se à pesquisa estimulada.
A indecisão, lembrou Marcela, caiu de 14% para 9% no quesito ‘não
sabe/não respondeu’. “Mas se somarmos (‘não sabe/não respondeu’) com
‘nenhum/branco/nulo’ (14%), a gente está falando aí de 23 pontos
percentuais”, afirmou.
Por Maysa Sena/Carlos André Carvalho
A pesquisa Folha/IPESP também revelou as preferências dos eleitores de Olinda em relação à forma de administrar do próximo gestor municipal, que será escolhido nas eleições do próximo domingo, dia 6.
Dos entrevistados, 59% desejam “que mude totalmente a forma de administrar Olinda”. Na primeira rodada da pesquisa, realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, o número era o mesmo. A segunda rodada coletou os dados nos dias 26 e 27 de setembro.
Já 28% dos pesquisados da cidade responderam que querem “que mude um pouco a forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas e mudando outras”. Na pesquisa divulgada no início do mês, o número era de 24%.
Outros 10% dos eleitores consultados afirmaram que preferem que o próximo administrador do município “dê continuidade à forma como Olinda vem sendo administrada”. Na primeira rodada, o número era 13%. Não sabem ou não responderam somaram 4% dos pesquisados nas duas rodadas.
Interesse
O levantamento também aferiu o interesse da população nas eleições para prefeito de Olinda. De acordo com a pesquisa, 26% dos entrevistados têm “muito interesse” no pleito municipal, contra 23% na primeira rodada. Já 25% dos eleitores disseram ter “pouco interesse” na corrida as urnas, antes eram 26%. Outros 24% revelaram que “não têm interesse” na eleição (na pesquisa anterior eram 28%). Os que relataram ter “algum interesse” corresponde a 23%, antes eram 22%. Por outro lado, 1% dos eleitores consultados não soube ou não respondeu à pergunta do levantamento.
Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: A influência do apoio de lideranças políticas no pleito
A força de influência dos principais cabos eleitorais na
hora de o eleitor decidir o voto para prefeito ou prefeita de Olinda -
terceiro maior colégio eleitoral do Estado - foi mensurada na pesquisa
divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Instituto de Pesquisas Sociais,
Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.
O levantamento quis saber o quanto o apoio do presidente Luiz Inácio
Lula da Silva (PT); do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); do atual
prefeito do município, Professor Lupércio (PSD) e da governadora de
Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) fazem a diferença na escolha do voto pelo
eleitorado olindense.
Lula
Em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 48% dos
entrevistados responderam que uma aliança com o petista aumenta as
chances de voto (na pesquisa anterior eram 49%). Outros 30% responderam
que o apoio do presidente não altera o voto (no levantamento anterior
eram 27%). Para 21% dos entrevistados, a aliança com Lula diminui as
chances de voto em um candidato, mesmo número do levantamento anterior.
Não souberam ou não responderam somam 2%.
Bolsonaro
A pesquisa também demonstrou que, para a maioria do eleitorado, o apoio
do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diminui as chances de escolher um
candidato para 52% dos entrevistados - o mesmo percentual do
levantamento anterior.
Em contrapartida, segundo 26% dos eleitores consultados, o apoio do
ex-chefe do Executivo federal aumenta as chances de voto em um candidato
(eram 28% na pesquisa anterior). Já para 21% dos eleitores, o apoio de
Bolsonaro não altera o voto (eram 19%). Apenas 1% não sabe ou não
respondeu a pesquisa.
Raquel Lyra
Já o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) a um candidato aumenta a
chance de voto para 24% dos eleitores olindenses, 2 pontos percentuais a
menos que na rodada anterior. Já para 39%, uma aliança com a tucana não
altera as chances de voto em um candidato (eram 37%).
Por outro lado, o apoio da governadora diminui a possibilidade de voto
para 35% dos entrevistados (eram 34% na pesquisa anterior). Não souberam
ou não responderam corresponde a 2%.
Lupércio
Por fim, para 43% dos eleitores, o apoio do atual prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD), diminui a chance de voto em um candidato (eram 40% no levantamento anterior). Segundo a pesquisa, para 29% a aliança de um candidato com o gestor municipal aumenta as chances de voto (eram 30%). Já para 26%, o apoio do prefeito não altera o voto em um candidato, antes eram 29%. Outros 3% não sabem ou não responderam.
Por Juliano Muta
Pesquisa Folha/IPESPE Olinda: a uma semana das eleições, cenário ainda está indefinido
A segunda rodada de pesquisa sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Olinda realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco e divulgada nesta segunda-feira (30), mostra um cenário acirrado com os candidatos disputando voto a voto um lugar no possível segundo turno.
A primeira rodada foi realizada entre os dias 5 e 7 de setembro. Assim, a candidata Mirela (PSD) tem 25% das intenções de voto, ante 23% da primeira. Izabel Urquiza (PL) e Vinicius Castello (PT) tiveram um empate numérico: ambos com 18%. Na pesquisa anterior, Izabel tinha 15%; e Vinicius, 14%. Antônio Campos (PRTB) manteve os mesmos 12%; Márcio Botelho (PP) saiu de 3% para 4% nesta última, e Clécio Basílio caiu de 2% na primeira para zero.
O total de pesquisados que votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos foi de 14% desta vez, contra os 17% anteriores. Já os que não sabem ou não responderam somam 9% (na anterior foram 14%). A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.
Na estratificação da pesquisa, Mirella tem mais votos do público feminino (25% dos entrevistados). A maior parte dos seus eleitores tem 60 anos ou mais (30%); possuem até ensino fundamental (27%) e ganham de dois a cinco salários mínimos (29%).
Perfil
Já no caso de Izabel, os seus maiores eleitores são do sexo masculino (20%); têm de 25 anos a 44 anos e de 45 anos a 59 anos, ambos com 19%; ensino médio e superior, também empatando com 20%; ganham de dois a cinco salários mínimos e mais cinco salários mínimos (20%).
Vinicius tem os mesmos percentuais de eleitores mulheres e homens (18%). Além disso, o seu eleitorado está, em maioria, na faixa etária de 16 a 24 anos (21%); têm ensino médio e superior (20%) e recebem mais de cinco salários mínimos (23%). Já no caso de Campos, aqueles que mais intencionam votar nele têm entre 16 e 24 anos (15%), ensino superior (15%) e recebem mais de 5 salários (15%).
Na pesquisa espontânea – quando não são apresentados os nomes dos
candidatos –, Mirella cresceu de 18% na primeira rodada para 19% na
segunda; Vinicius, de 11% para 15%; Izabel, de 6% para 13%; Campos, de
2% para 7%.
A pesquisa perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. A
maior rejeição é de Botelho, com 59% (51% na pesquisa anterior), seguido
por Basílio, com 53% (43% antes) e Izabel, com 50% (51% em agosto).
Mirella, Vinicius e Campos têm o mesmo índice (45%). No levantamento
anterior, a primeira ficou com 39%; o petista, com 35%; e Campos, com
42%.
A pesquisa foi realizada face a face com 500 entrevistados nos dias 26 e 27 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-06197/2024.
Por Carlos André Carvalho
Quem apoia quem: padrinhos famosos somem da Eleição do Recife
Gusttavo Lima cancela show com cachê milionário em Petrolândia, no Sertão do estado
Detento morre após ser esfaqueado em presídio no Grande Recife
Pepa fica insatisfeito com atuação do Sport contra o Mirassol: "Esperava mais da nossa parte"
O técnico Pepa não ficou nada satisfeito com a atuação do Sport no empate sem gols, com o Mirassol, na noite deste domingo (29), no interior de São Paulo. O treinador queria mais agressividade do time, principalmente no primeiro tempo do confronto.
"Eu esperava mais da nossa parte. O primeiro tempo da gente foi sofrível, não gostei. Corremos muito, não faltou entrega, mas corremos mal. O Mirassol é uma equipe técnica, que joga junta há dois anos. Sabíamos que teríamos que ser mais agressivos", falou o treinador, que gostou da postura rubro-negra no segundo tempo.
"No segundo tempo equilibramos por completo. Descansamos a bola quando tivemos a posse. É verdade que não tivemos grandes oportunidades, faltou o último passe, mas melhoramos, tivemos a bola. Precisamos ser mais incisivos no último terço. Resumindo: não queríamos um ponto, por isso a insatisfação", seguiu.
O empate com o Mirassol fez o Sport se manter no G-4 e à frente do adversário paulista. Ambos somam 47 pontos, mas o Leão ocupa a terceira colocação por conta do saldo de gols (9x7). Agora, Pepa e companhia estão a sete jogos sem perder na Segundona. Algo que o treinador diz não comemorar.
"Para mim, não conta para nada. O que conta é somar pontos, estarmos focados no objetivo principal. Este (jogo) já foi. Agora é corrigir, trabalhar em cima desse jogo e preparar para o próximo", pontuou.
Na próxima rodada, o Sport tem mais um compromisso direto na briga pelo acesso. Em jogo que pode marcar o retorno á Ilha do Retiro, o Leão recebe o Ceará, segunda-feira (7), às 21h, pela 30ª rodada.
Por Yuri Teixeira
Aqui é futebol raiz. A Fênix de Camaragibe é o campeão da Série D do
Campeonato Brasileiro de 2024. Neste domingo (29), o Retrô bateu o
Anápolis-GO, por 3 a 1, na Arena de Pernambuco, e conquistou o título da
Quarta Divisão. Os gols foram anotados por Fialho, Mascote e João Pedro
para os pernambucanos. E Magno descontou para os goianos. Com apenas
oito anos desde a sua fundação, a equipe azulina conquistou o seu
primeiro título nacional.
Vale lembrar que, Retrô e Anápolis se garantiram na Série C do Brasileiro da próxima temporada.Itabaiana e Maringá foram os dois outros times que também conseguiram o acesso na quarta divisão. O Estado de Pernambuco volta a ter um campeão nacional após cinco anos.
O Santa Cruz fechou a contratação do seu executivo de futebol para o ano
de 2025. Após a permanência de Francisco Sales no Retrô, Cobra Coral
acertou a chegada do ex-goleiro Harlei Menezes, que defendeu o Goiás por
15 anos como atleta e iniciou a carreira de diretor, no próprio clube
Esmeraldino em 2015.
Em entrevista o novo profissional falou sobre sentimento em chegada ao clube tricolor e revelou diferencial do clube para negociações breves com o presidente Bruno Rodrigues, que logo chegaram a um acerto.
Em jogo de poucas emoções, o Sport empatou em 0 a 0 com o Mirassol na
noite deste domingo, no estádio Maião, pela 29ª rodada da Série B.
Com o resultado, as equipes se mantiveram no G4 da Série B, os pernambucanos em terceiro e os paulistas em quarto. Ambos agora somam 47 pontos, a seis de diferença do líder Santos.
O Leão agora terá mais de uma semana de folga até seu próximo compromisso no Brasileirão. A equipe comandada por Pepa só entra em campo na segunda-feira (7) da semana que vem, contra o Ceará, em casa.
Há uma grande expectativa para que o clássico nordestino marque o retorno dos rubro-negros à Ilha do Retiro, que estava em reforma desde o ano passado. Ainda esperando os laudos das autoridades fiscalizadoras para a sua liberação, à princípio, o duelo está marcado para a Arena de Pernambuco, às 21h.
Os rubro-negros torcavam muitos passes no campo defensivo, mas encontravam dificuldades em evoluir a transição de bola além do meio de campo, graças ao ferrolho defensivo do Mirassol.
Na volta do intervalo, Pepa promoveu as entradas de Gustavo Coutinho, Wellington Silva, Felipinho e Pedro Vilhena, tentando oxigenar o ataque rubro-negro. A equipe melhorou e passou a ter mais rapidez, principalmente pelo lado esquerdo de campo.
O Sport conseguia chegar à linha de fundo do Mirassol, mas não tinha o capricho devido para um cruzamento mais certeiro ou uma finalização que assustasse. No fim das contas, o empate acabou sendo justo pelo que as duas equipes apresentaram, além de ter garantido a permanência de ambos no G4.
FICHA DO JOGO
MIRASSOL: 0
SPORT: 0
Caíque França; Igor Cariús, Chico, Rafael Thyere e Dalbert (Felipinho); Felipe, Julián Fernández (Pedro Vilhena), e Pedro Martins e Lucas Lima; Tití Ortíz (Wellington Silva), Barletta (Lenny Lobato) e Zé Roberto (Gustavo Coutinho). Técnico: Pepa.
Cartões Amarelos: Dellatorre (MIR); Tití Ortíz (SPO)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Lehi Sousa Silva (DF) e Rener Santos de Carvalho (AC)
VAR: Rafael Traci (PR)
Haim Ferreira