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sexta-feira, 30 de agosto de 2024

SEGURANÇA

SDS realiza pregão para contratar empresa que vai operar 2 mil câmeras de segurança; não há data para funcionamento 

Esse processo pretende permitir a contratação do videomonitoramento de vias públicas, com dois mil equipamentos (Foto: Agência FreePik)

 

Segundo governo, agora, haverá apresentação das documentações das empresas e análise das propostas 
 
O Governo de Pernambuco concluiu o primeiro passo para a retomada do procvesso de reforço na segurança pública com o uso de câmeras. 

O pregão eletrônico para a contratação da empresa que vai operar cerca de dois mil equipamentos de videomonitoramento das vias púiblicas foi realizado na quarta (28).
 
No entanto, ainda não há prazo para o início do funcionamento do sistema.  
 
Por meio de nota divulgada nesta quinta (29), a Secretaria estadual de Defesa Social (SDS-PE) disse que haverá novas etapas no processo.
 
A SDS-PE, no entanto, não informou a quantidade nem os nomes das empresas que se inscreveram para o certame. 
 
A pasta limitou-se a afirmar que  ainda haverá  apresentação das documentações por parte das empresas.
 
Em seguida, será feita a análise documental das propostas para verificar se elas "atendem às exigências e especificações técnicas do edital'.
 
Adiamento
 
Em julho deste ano, a SDS-PE informou que houve mudanças nos prazos da licitação. 
 
Segundo a SDS, o pregão eletrônico, inicialmente previsto para realização no dia 22, hvia sido adiado por "questões administrativas", devido a "ajustes necessários no edital da licitação". 
 
Esse processo pretende permitir a contratação do videomonitoramento de vias públicas, com dois mil equipamentos. 
 
Por meio de nota, a SDS disse que a "decisão é necessária para assegurar que todos os requisitos legais e técnicos estejam plenamente alinhados, garantindo transparência e igualdade de oportunidades a todos os participantes".
A pasta também informou mudanças no edital. 
 
O novo documento, disse a secretaria, "trará mudanças que visam aprimorar o processo licitatório e aumentar a competitividade entre as empresas participantes".
 
O novo edital ficou disponível no dia 30 de julho. 
 
"Recomenda-se, ainda, que todos os interessados iniciem a sessão de abertura da licitação com todos os documentos necessários à classificação/habilitação previamente digitalizados", disse a nota. 
 
Entenda o caso 

No ano passado, 358 equipamentos do consórcio OI tiveram que ser desligados pela atual administração pública devido a problemas contratuais. Isso deixou o Recife, Olinda, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão), quatro das maiores cidades do Estado, sem videomonitoramento em grandes eventos, como Réveillon, Carnaval e São João. 

Na época do desligamento das câmeras, o estado afirmou que o contrato firmado com o consórcio, em 2012, para operação dos equipamentos, de internet e custeio dos operadores, estava vencido há três anos.
O pagamento à empresa responsável estava sendo feito via Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

O TAC em questão foi utilizado para regularização do pagamento a uma empresa pelo fornecimento de bens ou de prestação de serviços sem lastro contratual. 
 
Ainda em fevereiro de 2023, o governo foi notificado de que o sistema de videomonitoramento teria que ser encerrado em novembro daquele ano por ordem do TCE-PE. 

Uma decisão da Segunda Câmara do TCE determinou que não seria permitido realizar um novo TAC e um novo edital deveria ser lançado. 
Cada câmera custava R$ 9 mil por mês aos cofres públicos e o Estado tinha, ao todo, 358 câmeras distribuídas em Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina.
 
Em maio deste ano, quando foi anunciada o edital de licitação para as novas câmeras, o governo informou que o investimento é de R$ 250 milhões em um contrato de cinco anos, sendo investidos R$ 50 milhões anualmente, até 2029.
 
DP

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