GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

ELEIÇÕES 2024

No Recife, estratégias para o guia eleitoral da TV já são percebidas nas redes sociais dos candidatos

A propaganda eleitoral para as eleições municipais de outubro na TV e no rádio começa nesta sexta-feira (30). No Recife, os guias devem apresentar ao eleitorado estratégias que já são percebidas nas redes sociais dos candidatos, de acordo com membros das equipes de comunicação de cada campanha.

Os grupos não quiseram adiantar onde foram gravados os guias. Mas já se sabe que a linha adotada nas redes e em outras atividades, como sabatinas e entrevistas, desde o início da campanha, em 16 de agosto, vai nortear também os programas de TV e rádio.

Apenas quatro candidatos terão guias eleitorais, porque os partidos dos demais não atingiram a cláusula de barreira da lei federal. Eles tinham que ter eleito um número mínimo de deputados federais em 2022 para terem direito ao guia.

Dessa forma, haverá programas apenas de João Campos (PSB), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e Dani Portela (Psol). O tempo de cada um deles foi definido pelo tamanho das bancadas na Câmara Federal dos partidos que apoiam suas coligações.

João Campos vai evitar polêmicas

Com o maior tempo de TV, 4 minutos e 45 segundos, João Campos deve se concentrar em apresentar as obras que realizou no Recife durante sua gestão. Como vem com alto desempenho nas pesquisas, isolado com as maiores porcentagens de intenções de voto, a estratégia de João é não entrar em polêmica e não rebater adversários de forma direta. Além de mostrar o trabalho até aqui, João deve apresentar propostas como a ampliação das vagas de creches, entre outras.

Daniel Coelho quer mostrar o “Recife sem filtro”

Já o candidato da governadora Raquel Lyra (PSDB), Daniel Coelho, terá 2 minutos e 39 segundos de TV e vai partir para o confronto direto com João Campos, o que já vem fazendo nas redes sociais e nas entrevistas. A proposta de Daniel é mostrar mazelas e problemas do Recife que estariam mascarados como se tivessem filtros de redes sociais nas propagandas da prefeitura. É uma crítica direta ao modo como João usa as ferramentas na gestão. Daniel vai questionar para quem o Recife vai bem, desconstruindo o discurso da gestão do PSB.

Gilson Machado quer ser mais conhecido e “colar” em Bolsonaro

O candidato do PL, Gilson Machado, terá 2 minutos e 5 segundos na TV. Ele vai aproveitar para se tornar mais conhecido pela população, já que só disputou uma eleição (senado/2022), e deve usar bastante a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reforçando para o eleitorado que é o candidato bolsonarista do Recife. Mas também deve fazer críticas a João Campos e aos quase 20 anos de esquerda na administração do Recife. Segurança e mobilidade devem ser os assuntos mais abordados por Machado.

Dani Portela vai chamar o público para as redes sociais

A candidata da federação Psol/Rede, Dani Portela, vai aproveitar os 30 segundos que terá na TV para convidar o eleitorado para as redes sociais. A principal estratégia é capturar o máximo possível de pessoas para a internet, onde ela tem condições mais favoráveis para aprofundar as propostas e fazer o enfrentamento às outras candidaturas. Dentro dessa estratégia, está o fortalecimento do discurso de que Dani é a verdadeira opção da esquerda no Recife, um contraponto à campanha de João Campos.

Por Larissa Rodrigues


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário