GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

ELEIÇÕES 2024

Começa a guerra eleitoral no rádio e na TV

A campanha começa de fato hoje, com o start da propaganda eleitoral dos candidatos no rádio e na televisão, o chamado “Guia eleitoral”. Se estende até 3 de outubro, três dias antes da eleição, marcada para 6 de outubro. Candidatos majoritários ocuparão 20 minutos em rede por dia, no rádio e na televisão. Desse modo, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado.

Além disso, haverá a veiculação de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador. A legislação não prevê tempo em cadeia para a eleição de vereador. A propaganda em bloco será veiculada no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

As inserções serão veiculadas entre 5h e meia-noite, na proporção de 60% (42 minutos) para o cargo de prefeito e 40% (28 minutos) para o de vereador. A distribuição das inserções será feita em três faixas de horário: 5h às 11h; 11h às 18h e 18h às 24h. Candidato à reeleição, o prefeito João Campos (PSB) terá o maior tempo entre todos os postulantes – 4 minutos e 45 segundos.

Em seguida, o candidato do PSD, Daniel Coelho, apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem ao seu dispor 2 minutos e 39 segundos para expor suas ideias, programa de governo e suas falas institucionais, enquanto o candidato do PL, Gilson Machado, terá 2 minutos e 5 segundos. Já Dani Portela, do Psol, contará com apenas 30 segundos, tanto no rádio quanto na TV.

Os demais candidatos ficam de fora do horário eleitoral no rádio e na televisão porque seus partidos não contam com o mínimo de representação parlamentar no Congresso, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. A estes, só restará a propaganda de rua e os comícios, estes já superados, um pouco ainda usados como forma de convencer o eleitorado nos grotões do Agreste e Sertão.

IBOPE DAS INSERÇÕES 

Na televisão, as inserções de 30 segundos ao longo da programação, principalmente nos horários de maior visibilidade, entre 20 e 23 horas, são as que mais são vistas pelos eleitores, porque aparecem de repente, seja no meio da novela da 8, no Jornal Nacional ou até mesmo no Bom Dia, Brasil. Antes disso, o guia eleitoral de 10 minutos era o que mais mexia com a cabeça dos indecisos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário