GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

BENEFÍCIO

Mães de Pernambuco inicia novo ciclo de confirmação nesta quinta (22)

                                                            Foto: Vinicius Lins/SAS

 

Mulheres na lista de espera têm preferência nesta etapa e cerca de 10 mil vagas estão disponíveis
 
O Governo do Estado anunciou que a partir desta quinta-feira (22), em início um novo ciclo de confirmação do programa Mães de Pernambuco, que paga um auxílio mensal de R$ 300 às mulheres mais vulneráveis do Estado. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), em que a pasta informou que neste novo ciclo estão disponíveis mais de 10 mil vagas.
 
De acordo com a pasta, a meta é alcançar 100 mil mães beneficiadas pelo programa. 

“A iniciativa  já beneficiou cerca de 97,5 mil mulheres desde o seu lançamento em março e alcançou a marca de 100 milhões investidos. Para esta nova etapa, 10.875 vagas estão disponíveis, destacou a SAS, por meio de nota. 

Segundo a pasta, Para receber o auxílio, às mulheres precisam cumprir simultaneamente cinco critérios: ser responsável familiar, residir em Pernambuco, ser beneficiária do Programa Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados, estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses), e não possuir vínculo empregatício formal.
 
Conforme a secretaria, as candidatas que atenderem aos critérios de participação do programa podem acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br para realizar a confirmação e aderir ao benefício até 19 de setembro. 

Esse cronograma faz parte da prorrogação do ciclo de inscrição iniciado em março, no lançamento do Mães de PE.
 
"É importante destacar que, neste novo ciclo de confirmação, priorizamos mulheres na lista de espera e abrimos novas vagas devido à saída de beneficiárias que não atendem mais aos critérios de elegibilidade ou que não fazem mais parte do programa, como crianças que ultrapassaram a faixa etária de 0 a 6 anos", ressaltou Carlos Braga, secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

Vagas
 
Segundo a Secretaria de Assistência Social, a pasta foca em preencher as vagas, contando com o apoio dos municípios e suas respectivas secretarias de Assistência Social. Essa parceria visa realizar uma busca ativa por mulheres que têm direito ao programa, mas ainda não acessaram o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br para realizar a confirmação e aderir ao benefício.

“Nos últimos meses, o Mães de Pernambuco realizou o pagamento da primeira parcela em 13 de maio, beneficiando 72.461 mulheres. A segunda parcela, em 07 de junho, beneficiou 81.876 mães, e a terceira parcela, em 05 de julho, foi destinada a 85.669 mulheres. Já na quarta parcela, com pagamento realizado em 07 de agosto, 89.999 mães foram beneficiadas, um aumento de 4.330 em comparação com o mês anterior”, destacou a pasta em nota. 

Como confirmar o benefício

Segundo o governo, as mulheres devem acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br para aderir ao programa. 

“Em seguida, devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. O sistema informará se a mulher está elegível e se está dentro das vagas; em caso positivo, basta confirmar o interesse em participar do programa. Se não estiver dentro das vagas, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera”, detalhou a pasta. 

Ainda conforme a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal está enviando os cartões do programa às residências das beneficiárias e operacionalizando os pagamentos.

“Se a beneficiária ainda não recebeu o cartão, pode sacar o valor nas agências da Caixa, apresentando documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem. Em caso de dificuldades, entre em contato com a Ouvidoria Social da SAS pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e Número de Identificação Social (NIS)”, esclareceu a pasta. 
 
Por: Wilson Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário