GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 20 de julho de 2024

ELEIÇÕES 2024

Convenções partidárias dão início às eleições neste sábado (20)

   

  Dani Portela (PSOL) pode ser oficializada candidata neste sábado (20) (Rebeca Alves/Alepe)

 

No Recife, Federação PSOL/Rede faz primeira convenção do ano sem candidato definido
 
A disputa eleitoral de 2024 começa definitivamente neste sábado (20), início do prazo para a realização das convenções partidárias, momento para partidos e federações confirmarem suas candidaturas e definirem chapas, que vai até 5 de agosto. No Recife, a Federação PSOL/Rede realiza seu comício logo no primeiro dia da janela, apesar de ainda estar em conflito sobre quem será seu candidato único.

O palanque será montado na Casa Marielle, sede do PSOL na capital. Apesar de inicialmente noticiado como ato para confirmar a candidatura da deputada estadual Dani Portela (PSOL), escolhida pela diretoria municipal da federação como cabeça de chapa, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) ainda recorre às instâncias nacionais e pode virar o jogo, deixando a convenção como candidato a prefeito do Recife.

O evento também é um espaço para que os partidos componham suas chapinhas às Câmaras Municipais, outro tópico polêmico para a federação esquerdista. A Rede ainda discute quais nomes serão lançados à vereança após o diretório municipal inviabilizar as pré-candidaturas da vice de Dani Portela, Alice Gabino, e do dirigente Ricardo Gadêlha, irmão de Túlio - que não o quer na política. 
 
Convenções no Recife

A maioria dos demais pré-candidatos à Prefeitura da capital já têm data marcada para realizar suas convenções. O segundo ato no Recife será do partido Novo, que oficializa o advogado e ex-chefe de gabinete da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), Tecio Teles, como seu cabeça de chapa na próxima terça-feira (23).
 
O PSD marcou a convenção que confirma a candidatura do ex-secretário estadual de Turismo e Lazer, Daniel Coelho para 3 de agosto, reta final da janela. Sua principal cabo eleitoral, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deve prestar seu apoio no palanque.

O prefeito João Campos (PSB) deixou seu ato para 4 de agosto, penúltimo dia, e deve contar com a presença em peso dos aliados da Frente Popular, com destaque para os parlamentares e filiados do PT, cuja ordem é manter o apoio ao gestor mesmo após perder a vice, que ficou com o ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB).

Pré-candidatos da direita conservadora no Recife, Gilson Machado (PL) e Michele Collins (PP) ainda não têm data para suas convenções. O ex-ministro sanfoneiro do Governo Federal, inclusive, aguarda confirmação da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para bater o martelo no dia.
 
Datas marcadas em Pernambuco

Em Olinda, a bolsonarista Izabel Urquiza (PL) marcou seu ato para 1 de agosto. O vice-prefeito Márcio Botelho (PP) confirma sua campanha em 3 de agosto.Em Caruaru, Michelle Santos (PSOL) e Armandinho (Solidariedade) realizam seus comícios no dia 30, enquanto o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), o ex-prefeito José Queiroz (PDT) e Tonynho Rodrigues (MDB) confirmam suas candidaturas no dia 4 de agosto.

Em Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Mano Medeiros (PL) faz sua convenção no dia 27. Já Elias Gomes (PT), no dia 3 de agosto. Em Petrolina, o prefeito Simão Durando (União Brasil) realiza ato em 2 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário