GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 31 de julho de 2024

CAMPEONATO BRASILEIRO

Náutico perde de virada para o Ypiranga e complica classificação na Série C 
                                                     (Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)

 

Além da derrota, o Timbu viu sua sequência invicta de seis jogos ser quebrada em pleno estádio dos Aflitos.

 

De virada, o Náutico perdeu por 2 a 1 para o Ypiranga-RS, na noite desta quarta-feira (31), no estádio dos Aflitos, pela 3ª rodada (atrasada) da Série C do Brasileirão.

Com o resultado, o Timbu permaneceu na 11ª posição, com 18 pontos, e perdeu a grande chance de encostar no G8. Como restam apenas quatro jogos para o fim da primeira fase, os pernambucanos agora têm uma árdua missão para buscar o mata-mata. A diferença para o Figueirense, último time dentro da zona de classificação, agora são de quatro pontos.

Em relação ao jogo, o gol alvirrubro foi marcado pelo atacante Paulo Sérgio, aos 13 minutos do primeiro tempo. Ele assumiu a artilharia da terceirona ao lado Jonathas, do Athletic-MG. Os gaúchos empataram com Zé Vitor, logo no primeiro minuto da etapa final, e viraram com Anderson Uchôa, de cabeça, aos 20.

Em tempo, o Náutico volta a campo no próximo domingo (4), quando visitará o CSA, às 19h, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Já o Ypiranga receberá a Ferroviária, na mesma data, às 19h, no Rio Grande do Sul.

PRIMEIRO TEMPO

<i>(Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)</i>
Fazendo valer o retrospecto de seis jogos sem derrotas, o Náutico entrou em campo disposto a manter a sua invencibilidade na Série C. Desde o apito inicial, os alvirrubros se lançaram ao ataque, buscando o gol a todo momento.

Patrick Allan, Sousa e Bruno Mezenga tiveram boas oportunidades, mas coube ao artilheiro Paulo Sérgio fazer valer a insistência e abrir o placar, logo aos 13 minutos. Após cruzamento pela esquerda, a bola passou por todo mundo na grande área e sobrou nos pés do camisa 9, que não perdoou.

Com o gol, o jogador chegou ao seu nono neste Brasileirão, assumindo a liderança ao lado de Jonathas, do Athletic-MG. O "Pistoleiro", como é carinhosamente conhecido, chegou a 15 bolas no fundo das redes e está a apenas dois gols de atingir a melhor marca da sua carreira, quando defendia o Daegu, da Coréia do Sul.

Com a vantagem construída, o Timbu passou a repetir a postura tão criticada pela torcida e se recuou no campo defensivo. A atitude chamou o Ypiranga para cima, permitindo contra-ataques. No lance de mais perigo, Willian Gomes acertou um chute forte de fora da área, obrigando o goleiro Deivity a fazer grande defesa. Mas o duelo foi para o intervalo com os pernambucanos à frente do placar.

SEGUNDO TEMPO 

<i>(Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)</i>
Na volta dos vestiários, os gaúchos mostraram em um minuto o que não haviam apresentado em toda etapa inicial. No primeiro ataque do segundo tempo, Zé Vitor aproveitou cruzamento rasteiro e só encostou para empatar a partida.

Pressionada, a defesa Timbu passou a errar muitos passes, principalmente com o zagueiro Iran, que passou a ser vaiado a cada toque na bola. Sem poder de reação, o completo anti-clímax aconteceu aos 20 minutos, quando Anderson Uchôa subiu mais do que a defesa do Náutico e virou o placar nos Aflitos.

Em desvantagem, o técnico Bruno Pivetti foi para o tudo ou nada e promoveu as entradas de Felipe Ferreira e Matheus Melo, visando melhorar a transição ofensiva. O Timbu, de fato, melhorou, fazendo com que o goleiro gaúcho Allan se tornasse o heroi da partida.

Ele impediu chances claras criadas por Paulo Sérgio, em duas oportunidades. Acuado, o Ypiranga passou a ser mais faltoso, resultando em quatro cartões amarelos. Já nos acréscimos, Jhonatan Ribeiro acabou sendo expulso, mas a superioridade numérica de nada adiantou para os alvirrubros.

FICHA DO JOGO

NÁUTICO: 1

Deivity; Mateus Ludke, Islan, Iran e Diego Matos (Arnaldo); Sousa, Marco Antônio (Matheus Melo) e Patrick Allan (Felipe Ferreira); Gustavo Maia, Bruno Mezenga e Paulo Sérgio (Thalissinho). Técnico: Bruno Pivetti.

YPIRANGA: 2

Allan; Willian Gomes, Mendonça, Fernando e Gedeilson Anderson Uchôa, Caio Mello (Mossoró) e Caio Vitor (Jhonatan Ribeiro); Mateus Anderson (Heitor), Fabrício e Zé Victor (Edson Cariús). Técnico: Thiago Carvalho.

Cartões Amarelos: Paulo Sérgio e Iran (NAU); Fabrício, Zé Vitor, Allan e Edson Cariús (YPI)

Cartões Vermelhos: Jhonatan Ribeiro (YPI)

Gols: Paulo Sérgio, Iran (13'1T); Zé Vitor (1'2T); Allan (20'2T)

Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)

Assistente 1: Gustavo Mota Correia (RJ)

Assistente 2: Hugo Filemon Soares (RJ)

Público: 9.549

Renda: R$ 141.151,59

Haim Ferreira 

LULA ENVERGONHA O BRASIL

Lula diz que ‘reeleição’ do ditador Maduro é ‘processo normal’

           O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro e o presidente Lula (Foto: Elmer/AFP)

 

Lula afirma que para 'resolver a briga' é preciso apresentar atas de votação

 

O presidente Lula falou pela primeira vez sobre a reeleição do amigo e ditador Nicolás Maduro, e disse que para ‘resolver a briga’ sobre o impasse na eleição presidencial na Venezuela é necessário que as autoridades locais apresentem as atas de votação. 

A entrevista exclusiva ocorreu nesta manhã de terça-feira (30), no Palácio da Alvorada, à TV Centro América -emissora afiliada da TV Globo em Mato Grosso. 

O resultado oficial apresentado pelo Comitê Nacional Eleitoral (CNE), afirma que o ditador Nicolás Maduro, foi o vencedor com 51,2% dos votos. A oposição e autoridades estrangeiras suspeitam de uma possível fraude e afirmam que o oposicionista, Edmundo González foi o verdadeiro vencedor.

Lula, que não falou nada sobre a Venezuela no domingo e nem na segunda, se manifestou nesta terça, dois dias após a proclamação do ditador. “É normal que tenha uma briga. Como resolver essa briga? Apresenta a ata. Se a gente tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo”, afirmou o presidente. 

Na hora que tiver apresentado as atas, e for consagrado que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela”, complementa. 

Na noite desta segunda-feira (29), o Partido dos Trabalhadores rompeu o silêncio e reconheceu a reeleição do ditador, Nicolás Maduro. A nota foi assinada pela executiva nacional do partido, e Lula afirma que não houve nada ‘grave’ e nem ‘assustador’ no processo eleitoral venezuelano.

O PT reconheceu, a nota do partido dos trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e Justiça faz.”

Álvaro Luiz 

SOBRE A FRAUDE NA VENEZUELA

PSB de Alckmin contraria o PT e chama regime de Maduro pelo nome: ditadura

                                  O presidente do PSB, Carlos Siqueira. (Foto: Divulgação/PSB)

 

PSB condenou as violações de direitos humanos na Venezuela

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, chamou o político venezuelano, Nicolás Maduro, de “ditador” por meio de suas redes sociais e classificou o regime como uma ditadura. A posição dada pelo partido nesta terça-feira (30), é contrária à posição do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio da Silva Lula.

O @psbnacional condena as violações dos direitos humanos e democráticos perpetradas pelo regime chavista. Consideramos esse regime uma ditadura e, como tal, sabíamos que ele não realizaria uma eleição livre, transparente e democrática.”, disse o presidente do partido, Carlos Siqueira, através do X. 

A Executiva Nacional do PT, na noite desta segunda-feira (29), publicou uma nota oficial reconhecendo a eleição do ditador, Nicolás Maduro. A sigla afirma que o processo eleitoral foi executado de maneira “pacífica, democrática e soberana”. 

Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”, diz nota da Executiva Nacional do PT.

O Itamaraty aguarda as atas serem divulgadas pela CNE para opinar sobre o resultado. Já o governo federal, por sua vez, adotou o tom de cautela. O presidente brasileiro ainda não se pronunciou sobre o resultado das eleições venezuelanas, que ocorreram domingo (28).

PROTESTO CONTRA O DITADOR MADURO NA VENEZUELA

Ao menos 749 foram presos e 11 mortos em protestos contra ditadura na Venezuela

                           Protestantes contra membros da polícia (Foto: Fernando Vegara/AP)

 

Chefe do Ministério Público, ligado ao ditador, chama opositores de "terroristas"

 

Os protestos em diversas cidades da Venezuela contra a suposta reeleição do ditador Nicolás Maduro deixaram pelo menos 749 pessoas detidas, informou o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab. 

Saab afirma que um grupo de vândalos e protestantes estão realizando uma série de atos violentos e de vandalismo, atirando pedras e coquetéis molotov contra militares. “A quem se atrever a sugerir que ontem foram manifestações pacíficas,  informo que em consequência da violência desencadeada por estes atos, 48 responsáveis, entre militares e policiais, ficaram feridos”, informou o procurador-geral pelas redes sociais. 

Protestantes em panelaço contra a proclamação do ditador, Nicolás Maduro (Foto: Jacinto Oliveiros/AP Photo)

As ONGs do país da Venezuela apontam que 11 pessoas morreram e outras 48 ficaram feridas durante as manifestações contra o ditador Maduro. De acordo com a ONG Foro Penal, da Venezuela, duas mortes ocorreram em Aragua, no centro do país, e cinco em Caracas, uma em Guásimos, duas no estado de Zulia, uma em Yaracuy. 

Álvaro Luiz 

ELEIÇÕES 2024

Maioria dos brasileiros defende punir candidatos que usam fake news, aponta pesquisa


Segundo a mais nova pesquisa do Observatório Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as fake News são um dos temas que mais preocupam a população brasileira neste período eleitoral. Segundo a entidade, 88% das pessoas defendem punições severas aos candidatos que utilizam ou são favorecidos pelas informações falsas.

A punição mais defendida por 52% das pessoas é a impugnação da candidatura – 14% defendem multa em dinheiro. Outros 12% defendem a suspensão da campanha eleitoral por um período, 10% opinam pela suspensão completa da propaganda eleitoral e 3% indicam apenas repreensão pública.

Essa é  a 16ª edição da pesquisa Observatório Febraban feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) para a Febraban. Realizada entre os dias 4 e 10 de julho de 2024, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País, a pesquisa aborda o interesse do brasileiro nas eleições municipais, suas preferências e expectativas sobre os perfis dos próximos prefeitos.

 

 

CONEXÃO

Anatel vai liberar sinal de internet 5G para mais 506 municípios

O funcionamento do serviço depende do planejamento individual de cada operadora (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

Com as novas autorizações, 19 estados passam a ter todos seus municípios liberados para o serviço de 5G
 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira (30) que vai liberar a ativação do sinal de internet 5G para mais 506 municípios. A medida ocorrerá a partir de 5 de agosto, quando as operadoras que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e a ativação do sinal. 

Segundo a agência, a liberação das faixas não garante que as redes serão instaladas automaticamente nos municípios. O funcionamento do serviço depende do planejamento individual de cada operadora.

Com as novas autorizações, 19 estados passam a ter todos seus municípios liberados para o serviço de 5G. O sinal chegará a 4.808 municípios, onde vivem 197 milhões de pessoas, número equivalente a 92% da população do país. 

Conforme dados da Anatel, o sinal estará liberado nos seguintes estados:  Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Interferências

A Anatel alerta que o 5G pode causar interferências no sinal de TV Aberta captado por antena parabólica, sendo necessárias adaptações para manter a qualidade da imagem.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Programa Siga Antenado.

AUDIÊNCIA CONFIRMADA

Mortes na comunidade do Detran: audiência de 6 PMs do Bope será no dia 18 de setembro 

                 Ação do Bope na comunidade foi em 20 de novembro de 2023 (Foto: Arquivo)

 

TJPE marcou audiência de instrução e julgamento dos policiais militares envolvidos nos assassinatos de dois homens, em novembro do ano passado 
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) marcou para o dia 18 de setembro a audiência  de instrução e julgamento de seis policiais militares que viraram réus pela morte de dois homens no Recife.
 
Os PM  são apontados como responsáveis por assassinatos que aconteceram durante uma ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Comunidade do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste, em novembro do ano passado. 
 
Foram mortos na ação Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos, e Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, de 32 anos. 
 
Respondem por homicídio qualificado (sem chance de defesa das vítimas) os seguintes PMs:  
 
Carlos Alberto de Amorim Júnior, 
Ítalo José de Lucena Souza, 
Josias Andrade Silva Júnior,
Brunno Matteus Berto Lacerda,
Rafael de Alencar Sampaio 
Lucas de Almeida Freire Albuquerque Oliveira. 
Todos estão no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Abreu e Lima.

Como será

Na audiência, serão ouvidas testemunhas de acusação. Elas foram chamadas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
 
Também estão previstos depoimentos de testemunhas de defesa.
Elas foram convocadas pelos advogados dos PMs. 
 
 Todas participarão da audiência  na 1ª Vara do Tribunal do Júri Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. 
Na sequência, haverá o interrogatório dos réus, que têm o direito de permanecer em silêncio. 
 
Quando essa fase foi concluída, o MPPE e a defesa dos militares terão um prazo para apresentação das alegações finais. 
 
Depois disso, a juíza Fernanda Moura de Carvalho, titular da Vara, decidirá se os PMs irão a júri popular pelo crime.
 
Na segunda-feira (29), a magistrada negou a absolvição sumária dos réus e a revogação das prisões preventivas.
 
Em maio, por unanimidade, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também já havia negado o pedido de liberdade para os PMs.
 
O crime
 
O crime aconteceu no dia 20 de novembro de 2023. 
 
A princípio, foi informado que integrantes do Bope teriam  entrado na comunidade do Detran "em busca de suspeitos de tráfico de drogas". 
 
 A operação começou por volta das 19h30. O alvo seria um homem conhecido como ''gerente'' do tráfico de drogas na comunidade. 
 
Os PMs entraram em uma casa, onde estavam os dois suspeitos. Imagens divulgadas em redes sociais mostram parte dessa operação. 
 
Primeiro, foram retiradas mulheres e crianças da residência. 
 
Os dois homens baleados ainda foram socorridos pela PM e levados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, na mesma região, mas não resistiram aos ferimentos. 
 
Inicialmente, o caso foi registrado como duplo homicídio ''decorrente de operação policial''. 
 
O caso foi enviado para a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) para apurar a conduta dos policiais envolvidos. 
 
Denúncia
 
A denúncia do MPPE apontou que o PM Carlos Alberto foi o responsável por arrombar a porta de entrada da casa onde estavam os dois homens. 
 
Na sequência, os policiais ordenaram que as mulheres e crianças deixassem o imóvel. 
 
Depois disso, os tiros foram disparados contra as vítimas, que já estavam rendidas e desarmadas. 
 
Por fim, dois corpos enrolados em lençóis são retirados e levados nas viaturas. 
A denúncia do MPPE indicou que os policiais teriam alterado a cena do crime para dificultar o trabalho dos investigadores.
 
O MPPE destacou que Rhaldney possuía antecedentes criminais por receptação. Mas Bruno tinha certidão negativa.
 
Logo após as mortes, os militares do Bope se apresentaram na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, e relataram que os homens foram mortos porque reagiram à abordagem.

Os PMs disseram que, na ação, foram apreendidos 527 gramas e mais 28 pequenas porções de maconha, 150 pedras de crack, uma balança de precisão, dois revólveres calibre 38 e 12 munições - sendo nove deflagradas.

Eles chegaram a ser liberados após os depoimentos no DHPP. Mas, após análise das imagens da câmera de segurança, a Delegacia de Polícia Judiciária Militar identificou que a versão dos militares não se sustentava e determinou que os PMs fossem autuados em flagrante pelo crime militar de violação de domicílio.

Em dezembro de 2023, o grupo também foi denunciado à Vara da Justiça Militar pelos crimes de descumprimento de missão e violação de domicílio. O processo continua em andamento. A próxima audiência está marcada para 20 de agosto. 

A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) também apura a conduta dos policiais militares no âmbito administrativo. 
 
Ao final, a depender da gravidade, os acusados podem até ser expulsos da Polícia Militar.  


DESENVOLVIMENTO

Estado anuncia cerca de R$ 250 milhões de investimentos e 345 novos empregos

                  Investimentos foram anunciados durante evento (Foto: Tony Holanda/Adepe)

 

Os números foram divulgados em reunião na sede da Adepe, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife 
 
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) anunciou nesta terça-feira (30) o investimento total de R$ 250 milhões em 35 empreendimentos com a expectativa de geração de 345 novos empregos em Pernambuco. 

Os números foram divulgados durante a 127ª Reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), realizada na sede da Adepe, no bairro das Graças, Zona norte do Recife.

“Nós temos indústrias de foras instalando aqui e indústrias que já estão aqui reforçando investimentos vultuosos. Estamos mostrando para quem tem capacidade de investir que Pernambuco realmente tem diferencial, tem vantagens em relação ao restante do Nordeste e até mesmo ao restante do Brasil.”, comentou Maurício Laranjeira, secretário-executivo de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec- PE). 

No total, os investimentos serão direcionados a 35 projetos, sendo 17 para implantação ou ampliação de indústrias através Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) e do Programa de Estímulo à Indústria de Pernambuco (Proind). Trata-se de indústrias que deverão implantar ou ampliar suas operações no estado. 

Os projetos de indústrias receberão R$ 239,4 milhões do Prodepe e R$ 10,4 milhões do Proind. Além disso, os recursos também contemplam 12 importadoras e 6 centrais de distribuição. 

Ao todo, os investimentos somam R$ 249,8 milhões com expectativa de geração de 206 novos empregos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 139 para o interior do estado.

As três primeiras reuniões realizadas até o momento pela Condic em 2024 totalizam quase R$ 750 milhões com expectativa de geração de novos 2.361 empregos. 

“Essa é uma notícia boa. Estamos quase batendo o que foi trazido até a metade do ano passado. Isso mostra que todos os incentivos fiscais e toda a parte de desburocratização e qualificação que a governadora Raquel Lyra vem trazendo para o estado estão surtindo efeito”, destaca André Teixeira, diretor-presidente da Adepe. 

Sobre a descentralização dos investimentos, André Teixeira destacou a importância de direcionar parte dos recursos para o interior de Pernambuco.

“Pernambuco tem 184 municípios e a gente trabalha por todos eles incansavelmente, seja através de fomentos de arranjos produtivos, seja levando indústrias, centrais de distribuição. O importante é levar emprego e renda para essa população que tanto precisa”, concluiu Teixeira. 

Entre os projetos aprovados, o destaque foi para a Química Amparo, grupo que contempla a Ypê, com investimentos de R$ 220 milhões e expectativa de geração de 90 empregos. A indústria tem fabrica e Centro de Distribuição no município de Itapissuma, no Litoral Norte e terá ampliação para diversificação das linhas. Durante a reunião, um dos conselheiros solicitou que a parte de incentivos para a empresa fosse revisada na próxima reunião para avaliação do pedido de terceirização de produção da empresa para operação fora do estado.
 
Por: Thatiany Lucena

ACORDO COLETIVO APROVADO

Metroviários aprovam Acordo Coletivo de Trabalho proposto pela CBTU; estado de greve dos profissionais segue até o dia 22 de agosto 
                                                  Foto: Divulgação/Sindmetro-PE 

 

Os profissionais seguem em estado de greve até o dia 22 de agosto, em que uma nova Assembleia Geral definirá os rumos do movimento grevista.
 
O Sindicato dos Metroviários do Estado (Sindmetro-PE) anunciou, no final da noite desta terça-feira (30), que a categoria aprovou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do biênio 2024/2026 proposto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

No entanto, os profissionais seguem em estado de greve até o dia 22 de agosto, em que uma nova Assembleia Geral definirá os rumos do movimento grevista. O estado de greve foi decretado no último dia 25 deste mês. 

Segundo o Sindmetro-PE, além da ACT, o encontro da categoria realizado nesta terça (30), em frente à Estação Central do Recife, no bairro de São José, na área Central da capital, também serviu para o repasse de informes aos profissionais sobre o Acordo Coletivo Especial (ACE).
 
A proposta da empresa foi colocada em votação e, por decisão da maioria presente, foi aprovada com apenas 2 votos contra e 3 abstenções”, detalhou o Sindmetro-PE, por meio de nota.

Confira a lista do que foi aprovado no ACT:
 
- Reajuste de 2,58% que incidirá sobre todas as cláusulas econômicas, com pagamento retroativo a maio de 2024;

- 100% do INPC para 2025;

- O auxílio-creche será extensivo aos empregados homens, e a idade máxima da criança passa de 4 anos para 5 anos e 11 meses.
 
Durante o encontro convocado pelo Sindmetro-PE, nesta terça (30), o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, detalhou sobre o andamento do ACE (Acordo Coletivo Especial). 
 
“Estava parado (ACE) desde o início de maio na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil, aguardando a devolução do processo do ACE para o Conselho de Administração da CBTU. No entanto, até o momento, nada foi feito. O presidente Luiz Soares entrou em contato com os técnicos da SEPPI na última quinta-feira, 25 de julho, e no dia seguinte, 26 de julho, a SEPPI/Casa Civil oficializou o Conselho de Administração da CBTU através do SEI, fornecendo todas as respostas solicitadas pelo CONAD”, detalhou o Sindmetro-PE, em nota.

CICLOFAIXA SINALIZADA

Ciclofaixa no Centro do Recife ganha nova sinalização

Os prismas foram reinstalados na ciclofaixa da Praça da República, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife (Foto: Priscilla Melo/DP )

 

A medida aconteceu após um protesto de ciclistas, na semana passada, que reivindicou a ausência dos prismas e denunciaram casos de atropelamento na ciclofaixa da Praça da República. CTTU iniciou a reinstalação das proteções na ciclofaixa esta semana 
 
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou a instalação de prismas na ciclofaixa da Praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área Central do Recife. 

A medida é uma reivindicação antiga da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), que representa ciclistas que usam o espaço de ciclovias na cidade.
 
Semana passada, o tema foi alvo de um protesto convocado pela Ameciclo e contou com ciclistas que se reuniram em frente ao Teatro de Santa Isabel. 

O grupo de ciclistas protestou por melhorias estruturais da ciclovias e do desrespeito de motoristas e motociclistas que invadem a via destinada àqueles que utilizam diariamente a bike, dividindo espaço com automóveis, ônibus e motociclestas. 

Segundo a Ameciclo, em dezembro de 2022, a Prefeitura do Recife (PCR) realizou o serviço de recapeamento da via e retirou os prismas que dividem o espaço da ciclofaixa no local com a pista de tráfego de veículos
A ausência dos prismas na ciclofaixa da Praça da República era reivindicada por ciclistas desde 2022 (Foto: Priscilla Melo/DP )
                                                                                                                                                                            A ausência dos prismas na ciclofaixa da Praça da República era reivindicada por ciclistas desde 2022 (Foto: Priscilla Melo/DP )

De acordo com a entidade, a situação se agravou na quarta-feira (24), uma ex-coordenadora que é atualmente conselheira da entidade, Gaia Lourenço, foi atropelada enquanto pedalava na ciclofaixa da Praça da República. 

O ato foi registrado em uma reportagem do Diario de Pernambuco, no dia 26 deste mês. Dois dias após a publicação, a CTTU iniciou a instalação dos prismas na ciclovia, na segunda-feira (29).
 
De acordo com a autarquia de trânsito, a partir do mês de agosto, será iniciado um plano de manutenção de ciclovias na cidade. 

“A partir do mês de agosto, iniciará um plano de manutenção para as ciclofaixas do Recife, que terão 33,6 km requalificados. As áreas de vias recapeadas e com mais necessidade de manutenção serão atendidas até o final do ano. Entre as estruturas contempladas, estarão a Praça da República e a Avenida Antônio Falcão (Boa Viagem)”, disse a CTTU, por meio de nota. 

Ainda segundo a autarquia de trânsito, os serviços devem ser concluídos até o fim do mês de setembro. 

“A previsão é de que, até o final de setembro, o serviço seja concluído nesses dois locais. Além disso, a CTTU começou, este mês, a utilizar as câmeras que já fazem fiscalização por videomonitoramento para fiscalizar o uso indevido das ciclofaixas. Inclusive, áreas como Estrada do Arraial e Rua do Futuro já estão sendo contempladas”, destacou a CTTU. 

A coordenadora da Ameciclo, Barbara Barbosa, avaliou como positiva a reinstalação dos prismas na ciclofaixa da Praça da República. 

“Para gente é muito importante esse tipo de estrutura (prisma), que minimamente protege o ciclista. Nas ciclofaixas é muito importante esse tipo de prisma, porque ele realmente segrega, e pelas fotos que estamos recebendo do local, os prismas estão bem juntos, fazendo com que veículos motorizados não entrem no espaço que protege o ciclista”, destacou Barbara.

EMPREGO

Governo do Estado anuncia que gerou 8 mil empregos em junho e somou 68,9 mil novos postos em 18 meses

                                                       Foto: Gabriel Santana/SEDEPE

 

Com 8 mil novos postos formais criados em junho, o Estado é o segundo maior empregador do Nordeste, de acordo com o Novo Cage
 
O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (30), que no primeiro semestre deste ano foram gerados mais de 17 mil novos postos de trabalho. 

Segundo a gestão estadual, de janeiro a junho deste ano, foram 17.508 novos empregos gerados, o que equivale a três vezes a mais do que o mesmo período do ano passado, quando no primeiro semestre de 2023 foram contabilizados 5.834 novos postos. 

Somente no mês passado, o Estado somou mais de 8.022 novos empregos.  Os dados são do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta terça. 
 
De acordo com o Palácio do Campo das Princesas, nos últimos 18 meses, desde o início da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB),  o Estado registrou a criação de 68,9 mil novas vagas formais de emprego.

“Estamos trabalhando dia e noite desde o início da nossa gestão para que Pernambuco retome o lugar de líder no Nordeste brasileiro. Esses oito mil novos empregos gerados no mês de junho são resultado desse esforço. Estamos investindo pesado na infraestrutura do Estado para que ele se torne um ambiente favorável para a instalação de indústrias e negócios, gerando mais oportunidades de emprego e renda. Celebramos esses números porque eles representam a mudança de vida que a nossa população tanto deseja e merece”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Balanço

Segundo o governo, o saldo do mês de junho deste ano, especificamente, corresponde a mais do que o dobro do obtido no último mês de maio (3.992 novos postos) e é 50,6% maior do que o observado em junho do ano passado (5.327 novos postos). 

“Com o resultado de junho, Pernambuco se torna o segundo maior gerador de empregos do Nordeste. Isso reflete os esforços que a gestão estadual vem empenhando para estimular a economia pernambucana e gerar, cada vez mais, oportunidades para trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.
 
Setores

De acordo com a gestão estadual, todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de junho deste ano. 

“O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços (com 3.920 novos postos), Comércio (1.498) e Indústria (4.442). Em seguida, vieram Agropecuária (645) e Construção (517). Vale destacar o setor da Agropecuária, que reverteu o saldo negativo (-725) do mês anterior, influenciado, principalmente, pelo cultivo da uva (356) e da manga (71)”, detalhou o governo, por meio de nota.

Ainda segundo o Palácio, o setor da indústria também teve destaque entre os setores que mais geraram novos postos. 

“Outro setor que obteve aumento significativo do saldo de empregos foi a Indústria, com crescimento de mais de 200% em relação a maio, alavancado pela fabricação e refino de açúcar (507). O setor de Serviços, grande destaque no mês de junho, teve seus principais resultados motivados pelas novas carteiras assinadas nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (2.261), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (508), e alojamento e alimentação (343)”, acrescentou o governo, em nota. 

Sobre o Novo Caged

O Novo Caged é um método de%u202Fgeração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.
 
Por: Wilson Maranhão 

terça-feira, 30 de julho de 2024

LULA CONTINUA APOIANDO A FRAUDE DAS ELEIÇÕES NA VENEZUELA

Lula sobre Venezuela: “Nada de grave, nada de assustador”
                                                      Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

Petista deu declarações nesta terça-feira

 

Nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “não há nada de grave, de anormal” no processo eleitoral da Venezuela. Ele deu declarações durante uma entrevista exclusiva à afiliada da TV Globo de Mato Grosso.

 Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a terceira guerra mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e justiça faz – falou o petista.

O nome de Nicolás Maduro foi anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão máximo eleitoral da Venezuela, como vencedor das eleições presidenciais.

Lula disse “estar convencido” de que foi um processo “normal”, mas é preciso esperar os dados eleitorais completos.

– É normal que tenha uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo. Na hora que tiver apresentado as atas, e for consagrado que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela.

Ainda segundo o petista, há uma proposta de uma nota conjunta entre Brasil, México e Colômbia sobre o tema. Lula defende que é preciso acabar com a ingerência externa na Venezuela e que Maduro sabe que precisa de transparência para governar “com tranquilidade”. As informações são do Poder360.

– Não acho que é necessária muita coisa não. É necessário apenas o seguinte: presidente Maduro sabe perfeitamente bem que, quanto mais transparência houver, mais chance ele terá de ter tranquilidade para governar a Venezuela. Porque nós, eu enquanto cidadão do planeta Terra, cidadão brasileiro, enquanto presidente, acho que é preciso acabar com a ingerência externa nos outros países. Venezuela tem o direito de construir o seu modelo de crescimento e de desenvolvimento sem que haja um bloqueio. Um bloqueio que mata Cuba há 70 anos, que penaliza o Irã, a Venezuela. Cada um constrói o seu processo democrático, cada um tem o seu processo eleitoral – comentou.

ATÉ O PARTIDO COMUNISTA CONFIRMA A FRAUDE NA VENEZUELA

Partido Comunista da Venezuela se manifesta contra Maduro

                                               Nicolás Maduro Foto: EFE/ André Coelho

 

Comunicado foi divulgado por meio das redes sociais

 

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) se manifestou contra a proclamação de vitória do ditador Nicolás Maduro, que pertence ao Partido Socialista Unido da Venezuela. Em nota, o PCV apontou que o anúncio do resultado das eleições presidenciais “contrasta abertamente com o ânimo que existiu durante o processo eleitoral”.

– O Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV) apela às forças genuinamente democráticas, populares e patrióticas a unirem forças para defender a vontade do povo venezuelano que se manifestou neste domingo, 28 de julho, com uma intenção clara de mudança. Alertamos a opinião pública internacional que, tal como o governo de Nicolás Maduro privou o povo venezuelano dos seus direitos sociais e econômicos, hoje pretende privá-lo dos seus direitos democráticos – disse o partido em uma publicação feita na rede social X.

No comunicado, o partido diz apoiar o “grito de respeito pela vontade popular”.

– Neste momento, registram-se mobilizações populares espontâneas em diversos pontos do país. Do PCV não só apoiamos o grito de respeito pela vontade popular, mas apelamos às forças militares e policiais para que não reprimam o povo.

A CONVERSA FIADA DE UM DITADOR

Maduro: “As redes sociais estão unidas para atacar a Venezuela novamente”

                                           Nicolás Maduro Foto: EFE/Miraflores Press

 

Ditador também disse que os Estados Unidos, o narcotráfico colombiano e a “direita extremista” creem que podem tomar o país

 

Após a crítica internacional ao processo eleitoral na Venezuela que culminou na suposta reeleição de Nicolás Maduro, o ditador do país afirmou que as redes sociais estão “unidas para atacar a Venezuela novamente”. Maduro também disse que o império” dos Estados Unidos, o narcotráfico colombiano e a “direita extremista” creem que podem tomar o país.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro teria recebido 51% dos votos válidos, enquanto que o seu opositor, Edmundo González Urrutia, teria alcançado 44%. Após os resultados, alguns países e entidades internacionais passaram a contestar os resultados e cobraram as atas das urnas.

– As redes sociais unidas para atacar a Venezuela novamente porque não suportam que tenhamos recuperado nosso país. E que tenhamos nossa recuperação. As oligarquias não suportam isso – acusou Maduro.

Os comentários de Maduro ocorreram durante o Conselho de Estado. Ele também criticou a oposição pelos protestos e pela reação internacional ao pleito.

– Eu o responsabilizo, senhor González Urrutia, por tudo o que está acontecendo na Venezuela (…). O senhor e a senhora Machado são diretamente responsáveis. E a justiça deve chegar até vocês – apontou.

DITADURA VENEZUELANA

Maduro derruba acesso ao site que divulgou atas de votação

                   Nicolás Maduro, presidente da Venezuela Foto: Rayner Peña/EFE/EFEVISUAL

 

Ditadura age rapidamente para impedir a comprovação de fraude nas eleições 

 

O regime do ditador Nicolás Maduro bloqueou o acesso a um endereço eletrônico criado pela oposição para exibir atas de votação da eleição que ocorreu no último domingo (28), na Venezuela.

O principal bloco de oposição ao chavismo, a Plataforma Unitária Democrática (PUD), divulgou nesta segunda-feira (29) que conseguiu acessar 73% das atas de votação, comprovando que Edmundo González derrotou o autocrata.

Em seguida, o grupo disponibilizou o site Resultados Presidenciais Venezuela 2024, dando total visibilidade às atas. Sete provedores de internet no país efetuaram o bloqueio de acesso ao site na manhã desta terça-feira (30), de acordo com o projeto VE Sin Filtro, que monitora os cerceamentos digitais promovidos pelo regime de Maduro.

A prática de censurar a internet é recorrente em ditaduras, sendo diversas vezes utilizada na Venezuela, sempre que determinada informação oferece risco ao governo tirânico estabelecido no país.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS

OEA não reconhece ‘vitória’ do ditador da Venezuela

                       Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. (Foto: Reprodução/Redes Sociais). 

 

A organização destaca que o regime venezuelano aplicou 'esquema repressivo' para 'distorcer completamente o resultado eleitoral'

 

A Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou nesta terça-feira (30) não reconhecer o resultado das eleições presidenciais da Venezuela, que impôs ‘vitória’ do ditador Nicolás Maduro.

“Mais de 6 horas depois do encerramento da votação, o CNE fez um anúncio declarando vencedor o candidato oficial, sem fornecer detalhes das tabelas processadas, sem publicar a ata e fornecendo apenas as porcentagens agregadas de votos que as principais forças políticas teriam recebido”, diz um trecho do documento da organização.

A OEA também destaca que o regime venezuelano aplicou “esquema repressivo” para “distorcer completamente o resultado eleitoral”.

“Ao longo de todo este processo eleitoral assistimos à aplicação por parte do regime venezuelano do seu esquema repressivo complementado por ações destinadas a distorcer completamente o resultado eleitoral, colocando esse resultado à disposição das mais aberrantes manipulações”, destaca. 

 

PT APOIANDO A FRAUDE DAS ELEIÇÕES NA VENEZUELA

PT chama ‘eleição’ de ditador de ‘democrática e sóbria’

                 Amorim bajulando o ditador Maduro. (Foto: Reprodução/Twitter/Nicolás Maduro).

 

Enquanto Lula escolhe o silêncio, partido do presidente apoia ditador venezuelano

 

Apesar do silêncio de Lula, o partido do presidente da República decidiu se manifestar sobre as eleições venezuelanas que ocorreram neste domingo (28) e, sem surpresa e sob suspeita de fraude, sagrou o ditador Nicolás Maduro vencedor.

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota saudando o povo venezuelano pela “jornada importador, democrática e sóbria” e ainda culpou “sanções ilegais” pelas mazelas do país.

O PT destoa do próprio presidente Lula, que optou pelo silêncio sobre o processo eleitoral e do governo que, via Itamaraty, divulgou nota, que reconheceu o “caráter pacífico” do pleito, mas preferiu aguardar o envio de dados eleitorais para se manifestar sobre a eleição.

Países da América Latina como Argentina, Peru, Chile e Uruguai, desconfiam da lisura do processo e alguns já declararam que não vão reconhecer o resultado da eleição.

No fim do dia desta segunda-feira, em uma postura hostil, o ditador Maduro resolveu cortar relações com os países e expulsou os diplomatas da Venezuela.

Veja a nota na íntegra:

O PT sauda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada importadora, democrática e sóbria. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receberem, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT

Rodrigo Vilela 

NÁUTICO - LATERAL ESQUERDA

Improviso ou reserva imediato? Quem deve assumir a lateral esquerda do Náutico?

                             Arnaldo, lateral-direito do Náutico — Foto: Gabriel França/CNC 

 

A lesão no joelho do lateral-esquerdo Luiz Paulo é o problema da vez para o técnico Bruno Pivetti solucionar no Náutico. É o contraponto aos retornos de Paulo Sérgio, recuperado de um problema muscular, e Bruno Mezenga e Matheus Melo, após cumprir suspensão, reforços importantes para a partida decisiva desta quarta-feira, contra o Ypiranga-RS.

A dúvida, agora, é quanto ao substituto de Luiz Paulo. Diego Matos é o reserva da posição e até entrou no segundo tempo contra o Sampaio Corrêa quando o companheiro se machucou. Mas ele acaba de retornar de uma lesão na panturrilha - este último jogo marcou o seu retorno à relação. Embora recuperado, pode não ter o ritmo necessário para ser titular.

É aí onde entra a possibilidade de Bruno Pivetti fazer uma improvisação no setor. O lateral-direito Arnaldo aparece como candidato à vaga que até já ocupou muito recentemente, na partida com o Athletic, quando Luiz Paulo estava suspenso e Diego Matos ainda machucado. Não seria uma surpresa se ele aparecesse como titular diante do Ypiranga nesta quarta.

Ainda há mais uma possibilidade, um pouco mais remota. O garoto Luan, que é da posição, tem ficado no banco e é uma das opções. Ele foi acionado no segundo tempo do jogo com o Athletic, entrando no lugar de Arnaldo. No início da Série C, com Mazola no comando, o prata da casa foi acionado duas vezes.  

Nesta terça-feira, o time fechou a preparação para a partida com o Ypiranga com um treino que teve a primeira parte aberta e depois foi fechado. Paulo Sérgio já trabalha com bola desde a última sexta-feira e não é mais problema.

Assim, o time deve ser bastante semelhante ao que enfrentou o Figueirense, na melhor apresentação do Náutico no ano. A única mudança certa é a saída de Luiz Paulo. Com Matheus Melo à disposição, Pivetti ganha uma boa alternativa para o meio-campo, mas não é certo se ele vai mexer no setor, que encaixou nas últimas rodadas com Sousa, Marco Antônio, Patrick Allan e Gustavo Maia. 

Por Alexandre Barbosa 

SPORT - LESÃO MUSCULAR

Recém-contratado, Palacios tem lesão muscular no Sport; clube procura mais um zagueiro

Lateral-direito deixou o jogo contra a Ponte Preta, no último sábado, na Arena de Pernambuco, carregado e às lágrimas após lesão em estreia

 

O Sport ganhou uma baixa pelas próximas semanas: o lateral-direito Helibelton Palacios. O atleta sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no jogo de estreia com a camisa rubro-negra, no último sábado, contra a Ponte Preta, e a previsão de retorno a campo é estimada em um mês

Palacios sofreu uma lesão sozinho, aos 20 minutos do segundo tempo, e deixou o jogo na Arena de Pernambuco carregado pelos companheiros. Exames de imagem realizados na segunda-feira, na reapresentação do elenco, confirmaram a gravidade da lesão. 

O colombiano foi anunciado como reforço do Sport na semana passada, por empréstimo até o final da temporada, oriundo do Cruzeiro. 

Para suprir a lacuna, o técnico Guto Ferreira aguarda a regularização de outro reforço, o lateral-direito argentino Di Plácido, que ainda não teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário, da CBF. Outra opção no elenco é o venezuelano Roberto Rosales.

O Sport, ainda assim, está ativo nas buscas por jogadores da posição - independentemente da contusão de Palacios, diz o diretor de futebol Raphael Campos. Um zagueiro que atue pelo lado direito e que tenha características de jogo semelhantes às do atleta chegará na Ilha do Retiro em breve.

"O Sport já está no mercado tem um tempo, independentemente da lesão de Palacios, que lamentamos, pois tinha estreado muito bem", destacou o dirigente.

O Sport voltará a jogar na próxima sexta-feira, às 21h30, contra o Santos, na Vila Belmiro.

SANTA CRUZ - PROMOVENDO A GAROTADA

 Santa Cruz pretende promover quatro atletas que se destacaram no Estadual sub-20; saiba nomes

Número de jogadores da base a subir para o profissional pode aumentar com a chegada de "repatriados" do Cuiabá

 

Consumada a eliminação na semifinal do Pernambucano sub-20, o Santa Cruz olha para frente e projeta, já com nomes estabelecidos em mente pela diretoria, os garotos que terão oportunidades no elenco profissional em 2025.

Da equipe que jogou o estadual da categoria, estão escolhidos previamente o lateral-direito Matheus Castilho, o volante Pedro Maia e os atacantes Vinícius da Hora e Túlio. Todos titulares com o técnico Edy Lima.

Na primeira fase do Pernambucano sub-20, inclusive, Túlio e Vinícius figuraram na lista de artilheiros da competição. O primeiro, com oito gols; o segundo, com sete. O Tricolor encerrou a fase classificatória em segundo lugar na campanha geral, atrás apenas do líder Náutico. 

Além dos quatro atletas escolhidos pelo Santa Cruz, outros três podem agregar ao plantel profissional, mais à frente, no final de janeiro. São os casos do volante Jonathan e dos atacantes David e Lázaro, emprestados pelo Cuiabá até o final de janeiro de 2025. 

O contrato assinado entre os clubes prevê opção de compra ao término do vínculo. Caso não seja desejo do Dourado adquiri-los em definitivo, a direção coral pedirá o retorno do trio.

Isto é, somando os pratas da casa promovidos aos repatriados, o grupo principal terá ao menos sete atletas compondo o profissional do Santa Cruz no início de 2025.

Fora de atividades oficiais, pois está sem calendário nacional, o clube tricolor deve reestabelecer os trabalhos de montagem de elenco na reta final da disputa da Série D atual. O grupo completo, entretanto, só se reapresenta em meados de novembro. 

Por Camila Sousa

NÁUTICO - SEQUÊNCIA INVICTA

Náutico pode alcançar maior sequência invicta na temporada em jogo decisivo com Ypiranga-RS
Bruno Pivetti em treino do Náutico no CT — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press 

 

Timbu alcançou a marca de seis jogos invicto, repetindo série do início do ano; para seguir vivo na briga pela classificação, vitória na partida desta quarta-feira é essencial

 

Com o empate fora de casa diante do Sampaio Corrêa, o Náutico conseguiu igualar a sua melhor sequência invicta na temporada, chegando a seis jogos sem derrota - havia alcançado essa série nas seis primeiras partidas do ano, pelo Campeonato Pernambucano. Agora, o Timbu pode ter sua melhor marca, em duelo desta quarta-feira, às 19h, nos Aflitos, contra o Ypiranga-RS. 

No início do ano, o Alvirrubro teve um aproveitamento melhor, conquistando quatro vitórias e dois empates. Na atual, são quatro empates e duas vitórias. 

O momento coincide com a chegada do técnico Bruno Pivetti. A primeira partida dele no comando do Náutico foi uma derrota por 1 a 0 para o Floresta, mas depois disso ele não perdeu mais. Os dez pontos conquistados desde então trouxeram o Timbu de volta à briga pelo G-8.

Ampliar essa sequência, para o Náutico, vai além dos números. O futuro do clube passa pelo resultado contra o Ypiranga-RS. Se vencer esse jogo, que foi adiado da terceira rodada e vai colocar o time em dia com a tabela, o Alvirrubro ainda não entra no grupo de classificação, mas se consolida de vez na disputa.

Em teoria, para chegar à próxima fase, o Náutico teria que somar 29 pontos - foi com essa pontuação que o São Bernardo passou em oitavo lugar no ano passado. Esse número, porém, pode variar, conforme os resultados até lá. Atualmente com 18 pontos, o Timbu teria que somar mais 11 nos cinco próximos jogos (três em casa e dois fora).

A atual sequência invicta do Náutico

  • 27/7 - Sampaio Corrêa 1 x 1 Náutico
  • 21/7 - Náutico 2 x 2 Athletic-MG
  • 14/7 - Náutico 4 x 0 Figueirense
  • 7/7 - Tombense 0 x 0 Náutico
  • 1/7 - Náutico 2 x 1 Confiança
  • 24/6 - Aparecidense 2 x 2 Náutico

SPORT - APRESENTADO OFICIALMENTE

Apresentado, Guto Ferreira repassa carreira, se emociona e mira título da Série B: "Sport é um candidato" 

     Guto Ferreira é apresentado oficialmente como técnico do Sport — Foto: Paulo Paiva/Sport 

 

Guto Ferreira entrou na sala de imprensa com o sorriso estampado no rosto. Cumprimentou os jornalistas. Brincou. E sorriu mais. A primeira impressão deixada pelo treinador de 58 anos, apresentado na tarde desta terça-feira, no CT rubro-negro, misturou razão e emoção. Análise técnica aliada ao coração. Não em vão, o mesmo técnico que apontou caminho para o acesso e falou em buscar o título da Série B, também se emocionou ao falar da relação com o Sport. 

"Quando veio a proposta, o contato, eu falei para mim: não pensa em nada, fecha. Talvez, 2019 para 2020 eu tenha vivido um dos melhores momentos em termos de viver, energia, foi muito bom estar aqui", afirmou.

O carinho do torcedor nesses quatro anos, ele vem, abraça, festeja. São valores adquiridos pelo trabalho e que você quer de novo. E eu quero estar de novo com a torcida do Sport. Quero estar no Sport vencendo novamente - complementou, com lágrima nos olhos.

O treinador revelou que mantém em casa um painel em que foto que enquadra as demais em volta é uma foto em que ele agradece à torcida do Sport pelo acesso, em 2019, quando foi vice-campeão da Série B.

Ao todo, Guto Ferreira soma quatro acessos à Primeira Divisão na carreira. Porém, nunca foi campeão. Ele não escondeu o desejo de buscá-lo no Leão. 

"Vou jogar a pressão... Na minha carreira, tenho quatro acessos, participação no último acesso Bahia com meio turno, mas não tenho titulo. Então, o Sport tem condições? É um candidato. Tem possibilidades? Vamos buscar conseguir, vai depender do que vamos fazer juntos", disse Guto. 

Sobre o estilo de jogo que pretende "implantar" no Sport, Guto Ferreira afirmou que a intenção é manter a essência ofensiva da base deixa pelo ex-técnico Mariano Soso. Mas com ajustes na base defensiva. 

 Se fortalecermos a defesa sem perder a essência do ataque, o Sport vai ter um time muito próximo não do imbatível, mas muito competitivo e próximo do objetivo que é o acesso - afirmou. 

Por fim, Guto Ferreira também falou sobre questões internas que atrapalharam os últimos trabalhos, no Ceará e no Coritiba, destacando que, no Sport, encontrou um ambiente favorável, um cenário positivo. 

Por Daniel Leal