PCR sanciona Lei que declara a utilidade pública da Oficina Cerâmica Francisco Brennand
A nova legislação reconhece o IOCFB como uma entidade de grande relevância para o município, destacando seu papel na preservação e divulgação da obra de Francisco Brennand, um dos maiores artistas brasileiros. A lei visa assegurar que o instituto continue promovendo iniciativas voltadas para a comunidade, contribuindo para a manutenção e disseminação da rica herança cultural de Brennand.
Além de preservar e expor as mais de 3 mil obras do acervo de Brennand, o Instituto promove programas educativos que já beneficiaram milhares de alunos da rede pública e capacitaram centenas de professores. O IOCFB também proporciona a inclusão e a democratização do acesso à cultura, com programas educativos que já beneficiaram milhares de alunos da rede pública e capacitaram centenas de professores.
O entorno da oficina ainda inclui uma área preservada da Mata Atlântica, que está aberta ao público para atividades de lazer e esporte. Trilhas ecológicas e outras iniciativas promovem a integração entre a arte e o meio ambiente, tornando o espaço um ponto de encontro para todos os recifenses.
Francisco Brennand, que iniciou sua carreira artística como pintor e desenhista aos 16 anos, transformou a antiga Cerâmica São João, na Várzea, em um espaço único que combina arte, história e natureza. Durante 50 anos, ele desenvolveu a Oficina Cerâmica, criando um legado que transcende fronteiras e enriquece a cultura local e internacional. Em 2019, Brennand formalizou a criação do IOCFB, garantindo a continuidade de sua obra e de seus ideais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário