Hospital da Criança do Recife será entregue em dezembro deste ano e começará a funcionar em janeiro
João Campos, Padilha e Luciana Albuquerque visitaram obras de hospital (Foto: Rafael Vieira/DP)
Nesta quinta (2), o prefeito João Campos visitou as obras da unidade, na Zona Oeste, com o ministro Alexandre Padilha
O novo Hospital da Criança, em fase de construção na Zona Oeste do Recife, será entregue em dezembro deste ano e começa a funcionar em janeiro de 2025.
A afirmação é do prefeito João Campos (PSB), que visitou as obras, em Areias, nesta quinta (2), o com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Na visita, Campos destacou a importância da obra para toda a Região Metropolitana e afirmou que a unidade será uma referência para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A prefeitura trata o hospital como uma obra que reposiciona o Recife no SUS em todo o Brasil.
A unidade será batizada com o nome do ex-secretário de Saúde de Pernambuco Antônio Carlos Figueira, que morreu no fim do ano passado.
Além de 8860 atendimentos mensais, terá capacidade para fazer 500 mil exames por ano.
João Campos salientou que o hospital está sendo construído com apoio dos recursos do Governo Lula, por meio do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
"Será um equipamento de alto padrão, feito para as crianças. Teremos escola aqui dentro para os pacientes que ficam muito tempo internados", declarou.
O gestor agradeceu ao presidente Lula pelo apoio para a construção da unidade.
"Espero que ele venha para a inauguração. É um governo que respeita os gestores e acompanha as prioridades. Vamos gerar cinco empregos para cada leito", comentou.
Segundo o cronograma das obras, foi atingida a marca de 100% das fundações.
"Vamos aumentar a oferta e reduzir a espera e as filas. No Hospital da Mulher, temos muitos atendimentos de outras cidades. Vamos ter essa estrutura aqui. Varandas para os pacientes poderem respirar ar puro", disse.
O ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do Governo Lula, destacou que "será uma das obras mais simbólicas do Novo PAC no Brasil".
"Vamos cuidar das crianças. É uma parceria com um grande aliado do presidente Lula, que é o prefeito João Campos", declarou.
O ministro também afirmou que será uma unidade de referência no País.
Conheça a unidade
A nova unidade será um hospital para atendimentos pediátricos de média e alta complexidade. Com uma área construída de 12 mil metros quadrados, ele fica na Avenida Recife.
O centro de saúde conta com investimento de R$ 116 milhões, com recursos advindos do Ministério da Saúde e da Prefeitura do Recife.
As obras estão sendo coordenadas e acompanhadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE).
O Hospital da Criança do Recife terá capacidade para realizar mensalmente 8.860 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias de pequeno porte, ampliando o acesso de crianças e adolescentes da capital ao Serviço Único de Saúde (SUS).
São 60 leitos, sendo 50 destinados à enfermaria e dez à terapia intensiva (UTI).
Além disso, os meninos e meninas terão acesso a ambulatórios especializados em diversas subespecialidades pediátricas, como ginecologia, psiquiatria e neuropediatria.
A unidade também oferecerá leitos integrais de saúde mental, um Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), um Centro de Apoio ao Atendimento à Criança Vítima de Violência, e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), garantindo assim um atendimento completo e multidisciplinar.
Detalhes
A estrutura física da unidade hospitalar será distribuída em quatro andares, cada um com funções específicas. No térreo, além de seis recepções para acolher os pacientes e seus familiares, estarão localizados os serviços ambulatoriais especializados, SADT, CEO, salas de vacinação e apoio social, farmácia e necrotério. Nesta mesma área, serão destinados espaços dedicados ao bem-estar e entretenimento das crianças, como playground, brinquedoteca, jardim de inverno, fraldários, lactários e banheiros.
“O Hospital da Criança garantirá toda a linha do cuidado em pediatria e hebiatria para pacientes de 0 a 17 anos, seja em consultas, exames, cirurgias e reabilitação física, motora e intelectual. Esse é um dos maiores gargalos do SUS, conforme a lista de espera da nossa Central de Regulação, e acolheremos esses pacientes em uma estrutura de ponta, com profissionais especializados e dialogando entre si na busca da melhor assistência. Será um marco na História do SUS no Recife”, destaca Luciana Albuquerque.
No primeiro pavimento, estarão localizados os leitos de UTI e enfermaria. Na área, também serão destinados espaços de acolhimento para as famílias dos pacientes internados, visando proporcionar conforto e apoio emocional durante o período de tratamento.
Além disso, será instalado terraço-jardim, playground e espaço ecumênico. O acesso a este pavimento será facilitado por meio de escadas rolantes e elevadores sociais, garantindo praticidade e acessibilidade a todos os usuários.
No segundo piso, estará concentrada a parte administrativa do hospital, incluindo um auditório para eventos e reuniões, cozinha, refeitório, depósitos, almoxarifado e vestiários para funcionários. Já no terceiro andar, haverá a Escola Hospitalar, assegurando a continuidade da educação para as crianças e adolescentes internadas no local.
O objetivo é garantir que, mesmo durante a hospitalização e a impossibilidade de participar das aulas regulares, eles não tenham seus estudos prejudicados.
“Estudos especializados apontam que a integração de elementos naturais e de design lúdico não apenas ajudam a distrair as crianças durante o tempo em que estão em um hospital, mas também pode contribuir para uma recuperação mais rápida e positiva. Por isso, o projeto do Hospital da Criança do Recife foi pensado neste contexto, reproduzindo ambientes divertidos, sustentáveis e funcionais”, explica Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais.
Estrutura
A estrutura do Hospital da Criança do Recife será projetada com janelas amplas, proporcionando vistas para o ambiente externo e permitindo o aproveitamento da luz natural durante o dia.
Além disso, a decoração será enriquecida com painéis de madeira,
incorporando elementos e pinturas que remetem à natureza e às brincadeiras infantis. Esses detalhes visam criar um ambiente acolhedor, estimulante e reconfortante para as crianças e adolescentes.
No estacionamento, o paisagismo foi planejado para proporcionar conforto térmico aos usuários. Além das vagas para veículos, a área contará com espaços de abrigo e convivência, onde serão incluídos elementos como balanços e piões mexicanos. Eles não apenas servirão como sombreiros, garantindo proteção contra o sol, mas também funcionarão como brinquedos para as crianças.
Subespecialidades
No bloco ambulatorial do Hospital da Criança, serão oferecidas diversas subespecialidades pediátricas, incluindo: pediatria, fisiatria, neuropediatria, psiquiatria, gastroenterologia, psicologia, ginecologia, nutrição, hebiatria, dermatopediatria, oftalmopediatria, otorrinopediatria, Cirurgia Pediátrica e fisioterapia respiratória.
A unidade hospitalar também contará com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, onde serão realizados exames complementares para auxiliar no diagnóstico clínico, ambulatorial e cirúrgico.
O espaço oferecerá uma variedade de análises de imagens e laboratoriais gerais e específicas, incluindo radiologia simples e com contraste, ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, teste pulmonar, endoscopia digestiva e exames para patologias clínicas.
Por: Wilson Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário