Governadora Raquel Lyra se pronuncia sobre casos de violência no transporte público no Grande Recife
A governadora comentou sobre os recentes casos de violência contra o transporte público no Estado (Foto: Rafael Vieira/DP )
Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que no primeiro quadrimestre deste ano, o Estado têm uma média de um caso por dia de ocorrências de violência contra o transporte público
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), falou, nesta sexta-feira (10), sobre os recentes casos de violência no transporte público do Grande Recife.
Em uma das ocorrência, na madrugada desta sexta, um passageiro reagiu a um assalto em um coletivo do sistema BRT (linha Camaragibe/Conde da Boa Vista) que trafegava no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, e matou um dos suspeitos com um golpe de faca.
Raquel Lyra foi questionada sobre o tema durante uma solenidade no Cinema do Porto Digital, no Bairro do Recife, onde o Governo do Estado lançou o edital do programa Cientista Arretado, que prevê investimento de R$ 10,5 milhões em pesquisas científicas.
“A segurança pública precisa melhorar de uma maneira geral. A gente tem trabalhado, através do programa Juntos Pela Segurança, de maneira muito firme, um recompletamento de nossas forças operacionais a partir de concursos públicos. A expectativa é que para o ano que vem cerca de 7 mil novos policiais civis, militares, e também bombeiros, possam ingressar no serviço público e ajudar no enfrentamento à violência. Além disso, estamos investindo muito em inteligência policial, trabalhando para a solução de inquéritos através da articulação junto com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, para que a gente possa devolver a paz social em nosso Estado”, afirmou a governadora.
Ainda segundo Raquel Lyra, o Estado vem investindo no combate aos crimes contra o patrimônio e na ampliação de vagas no sistema penitenciário.
“Infelizmente, isso é uma realidade que ainda nos atinge de maneira muito forte. Um outro viés é que temos feito um investimento muito grande na área do sistema penitenciário, criamos a Secretaria de Administração Penitenciária, estamos retomando obras, inaugurando alas de presídios cujas obras se arrastaram em 2010, 2011 e 2012, para que a gente possa também ter um aprisionamento mais adequado e o isolamento dessa pessoa do convívio ou da determinação de crimes no meio externo a gente também possa diminuir a criminalidade. Conseguimos reduzir crimes contra o patrimônio em mais de 20%, mas os homicídios a gente ainda precisa avançar nisso. Mas estou muito confiante que, com o trabalho de nossas polícias, a gente vai conseguir chegar a esse entendimento”, declarou a chefe do Executivo Estadual.
Dados
Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgados em seu site oficial, Pernambuco somou no mês de abril um total de 49 casos de roubos contra ônibus.
Isso equivale a um aumento de 44,1% em comparação com o mesmo período do mês anterior, quando em março foram somadas 34 ocorrências.
No primeiro quadrimestre deste ano, o Estado já registrou 148 casos de assalto a ônibus. Isso equivale a uma média de um crime deste tipo cometido por dia.
Em abril, a Região Metropolitana do Recife (RMR) foi a líder de ocorrências de roubos a ônibus em todas as regiões do Estado, com 28 casos registrados.
Já a capital pernambucana ficou em segundo lugar com 21 ocorrências registradas.
O interior do Estado não registrou nenhuma ocorrência no mês passado.
Por: Wilson Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário