Manutenção da Compesa deixa 800 mil moradores do Recife e Camaragibe sem água
Após a conclusão dos serviços de manutenção, o abastecimento será retomado de forma gradual nas áreas afetadas dos dois municípios a partir das 6h da sexta-feira (17), conforme calendário (Foto: Divulgação/Compesa)
Ao todo serão 64 bairros afetados no Recife e 16 em Camaragibe
Uma manutenção na Estação Elevatória de Água Bruta Duas Unas (sistema de bombeamento), que opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá vai afetar o abastecimento de água em bairros do Recife e Camaragibe entre as 9h desta quinta-feira (16) e as 6h da sexta-feira (17). Ao todo, 800 mil pessoas devem ficar sem água nas torneiras.
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), algumas localidades serão afetadas com a suspensão total da água e outras terão o abastecimento enfraquecido. Ao todo, serão 64 bairros afetados no Recife e 16 em Camaragibe.
De acordo com a Companhia, o objetivo da manutenção é aumentar o rendimento da unidade com incremento de 100 litros de água por segundo, beneficiando bairros atendidos por este sistema nas cidades do Recife e Camaragibe.
Também serão realizados testes na Barragem Tapacurá com a possibilidade de ampliar em mais 100 l/s a produção de água para os municípios.
Serão feitos serviços para instalação de um novo conjunto de bombeamento e ações preventivas e corretivas nos equipamentos em operação. Segundo a Compesa, as intervenções permitirão um melhor desempenho da elevatória, responsável por 30% da água bruta enviada para tratamento na ETA Tapacurá.
A expectativa da Compesa com as ações é ampliar o rendimento da unidade aumentando a confiabilidade e a segurança hídrica dos bairros atendidos por este sistema. Com a realização dos testes operacionais a partir da Barragem Tapacurá, um novo incremento de água é esperado, podendo chegar a um total de 200 litros de água por segundo a mais para as cidades, a depender do desempenho do sistema durante a testagem.
Os serviços serão estendidos para correção de vazamentos nos bairros do Viana e Timbi, em Camaragibe, durante a parada do sistema. “Os serviços serão feitos em tubulações consideradas de grande porte, entre 500 e 600 milímetros, cuja manutenção necessita do esvaziamento das redes para execução”, diz a Compesa.
A atuação das equipes da Compesa ocorrerá nas ruas Santa Leopoldina, Arapongas, do Sol, no Viana, e Damião Pedro da Cruz, no Timbi.
Após a conclusão dos serviços de manutenção, o abastecimento será retomado de forma gradual nas áreas afetadas dos dois municípios a partir das 6h da sexta-feira (17), conforme calendário.
Confira as áreas afetadas:
- Recife
- Aflitos,
- Afogados,
- Alto 13 de Maio,
- Alto do Mandu,
- Alto Santa Izabel,
- Apipucos,
- Bairro do Recife,
- Boa Vista,
- Bomba Grande,
- Bongi,
- Mustardinha,
- Brasilit,
- Cabanga,
- Casa Amarela,
- Casa Forte, Caxangá,
- Cidade Universitária,
- Coelhos,
- Coque,
- Coqueiral,
- Cordeiro,
- Derby,
- Detran,
- Dois Irmãos,
- Encruzilhada (parte),
- Engenho do Meio,
- Espinheiro, Graças,
- Ilha de Joana Bezerra,
- Ilha de Joaneiro,
- Ilha do Leite,
- Ilha do Retiro,
- Iputinga,
- Jiquiá,
- Macaxeira,
- Madalena,
- Mangueira,
- Monsenhor Fabrício,
- Monteiro,
- Mundo Novo,
- Novo Caxangá,
- Paissandu,
- Parnamirim,
- Poço da Panela,
- Prado,
- Roda de Fogo,
- Rosarinho,
- San Martin,
- Santa Luzia,
- Santana,
- Santo Amaro,
- Santo Antônio,
- São José,
- Sítio dos Pintos,
- Sítio São Brás,
- Soledade,
- Tamarineira,
- Torre,
- Torrões,
- Várzea,
- Vasco da Gama,
- Zumbi.
- Camaragibe
- Aldeia de Baixo,
- Alto da Boa vista,
- Bairro dos Estados (parte baixa),
- Bairro Novo Carmelo (centro),
- Cosme Damião,
- Jardim Primavera,
- João Paulo II (parte baixa),
- Loteamento Nazaré,
- Loteamento São Paulo,
- Loteamento São Pedro,
- Rua São Rafael (bairro do Viana),
- Santana,
- Sítio Fantainha,
- Timbi (parte do bairro),
- Vila da fábrica,
- Vila Inabi.
Por: Adelmo Lucena
Nenhum comentário:
Postar um comentário