Cuida PE: estado recebe 24 vans para transporte de pacientes que precisam de cirurgias eletivas
As vans serão supervisionadas pelas 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres) (Foto: Miva Filho/Secom)
Veículos serão destinados a pacientes que vão realizar exames, consultas e procedimentos na rede estadual de saúde
Novas 24 vans foram entregues nesta sexta-feira (26) pelo Governo do Estado para atuar na operacionalização do programa Cuida PE. Os automóveis serão utilizados no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no transporte dos pacientes contemplados pela iniciativa que precisam fazer exames, consultas ou procedimentos na rede estadual de saúde.
As vans serão supervisionadas pelas 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), que também organizam a condução dos pacientes, a princípio, para as Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs)
De acordo com a gestão estadual, a divisão dos veículos para as Geres seguiu critérios de dimensão geográfica e população, além das cotas de agendamentos de cada cidade e a visão do Planejamento Regional Integrado (PRI), permitindo destinar uma quantidade semelhante para cada uma das quatro Macrorregiões de Saúde.
A divisão por macrorregião ficou da seguinte forma: 2 vans nas I, II e III Geres, cada uma, e 1 para a XII Geres, totalizando 7 veículos para a I Macrorregião. A IV e V Geres receberão, cada, 3 unidades, totalizando 6 vans para a II Macrorregião. Para a III Macro, foram destinados 6 meios de transporte, sendo 3 para a VI Geres, 1 para a X Geres e 2 para a XI Geres. Por fim, 5 veículos serão enviados para a IV Macro, sendo 1 para VII Geres, enquanto as VIII e IX Geres receberão 2 unidades cada.
“Através do programa Cuida PE estamos entregando as vans para garantir a estrutura do Estado na prestação do melhor serviço aos pacientes. Eles vão poder fazer seus exames, cirurgias e consultas tendo o direito de chegar ao destino e voltar para casa com tranquilidade. Nosso objetivo é assegurar mais cidadania e dignidade aos nossos pacientes e poder reduzir as filas na nossa rede de saúde”, destacou a governadora Raquel Lyra.
“Quando falamos do Cuida PE, a gente não fala só de cirurgia eletiva, a gente fala também de exames, de procedimentos e a gente sabe que existe um absenteísmo muito grande nas unidades porque os municípios têm dificuldade de viabilizar o transporte. Então a gente vai otimizar e usar melhor o recurso que já existe nas unidades de especialidade, nas UPAEs e nos hospitais regionais para as cirurgias”, frisou a secretária de Saúde Zilda Cavalcanti.
Perspectiva de procedimentos
São esperados, em 2024, 19.312 procedimentos cirúrgicos, em 26 unidades geridas pelo Estado, além de 27.350 em 58 municípios que aderiram ao Programa Nacional de Redução de Filas, chegando a um total de 46.662 cirurgias até o início de 2025.
Somente neste ano foram investidos R$ 55 milhões no Cuida PE, sendo 59% da verba da gestão municipal e 41% da gestão estadual.
A SES-PE, no ano de 2023, realizou 11.041 procedimentos cirúrgicos no Estado de Pernambuco. Os 39 municípios credenciados no Programa Nacional de Redução de Filas, à época, realizaram 19.811 operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário