Recife abre nesta quarta campanha de vacinação contra a gripe
Segundo prefeitura, 170 salas e cinco centros de vacinação ficam disponíveis. Nesta etapa, serão imunizados trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos
A Secretaria de Saúde do Recife deflagra nesta quarta-feira (13) a 26ª Campanha de Vacinação contra a gripe.
Essa é uma importante estratégia para prevenir casos de síndromes gripais, especialmente nos grupos vulneráveis.
Com a chegada de 163.470 doses do imunizante, começam a ser vacinados, nesta primeira etapa da campanha, os trabalhadores de saúde e pessoas com mais de 60 anos.
À medida que novas remessas chegarem, tanto esses dois grupos quanto os demais definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (ver lista completa abaixo) serão inclusos.
"Recebemos 25% do que é necessário para imunizar todo o público-alvo da campanha, que é de 653 mil pessoas, considerando todos os grupos. Por isso, estamos imunizando, inicialmente, os trabalhadores da saúde, que cuidam e assistem diretamente a população priorizada para essa vacinação, e os idosos, devido ao risco de agravamento do quadro de saúde. É preciso, fundamentalmente, reduzir chances de complicações, internações e óbitos. Sabemos que a vacina é segura e eficaz, sendo aplicada na população mundial desde 1999, e atualizada ao longo do período. A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde e, por isso, estamos abrindo toda a rede, além dos centros de vacinação, para facilitar o acesso. Quem for aos postos, além da influenza, pode aproveitar e fazer uma atualização de todo o calendário vacinal", explica Luciana Albuquerque.
Os idosos e os profissionais da saúde residentes no Recife representam, respectivamente, 263.996 e 114.655 pessoas. A meta é vacinar 90% da população dos grupos prioritários até o fim da campanha, de 13 de março a 31 de maio de 2024. As vacinas estarão disponíveis em 170 salas, que estão nas unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais e policlínicas, e em cinco centros de vacinação instalados nos shoppings centers Recife, RioMar, Tacaruna e Boa Vista, além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte.
O imunizante contra influenza pode ser aplicado junto com outras vacinas do calendário, incluindo a vacina contra a covid-19, aumentando a proteção dos grupos elegíveis. "A vacinação anual contra influenza é fundamental para garantir uma proteção contínua contra as cepas mais recentes do vírus da gripe. A composição da vacina é ajustada anualmente para se alinhar às cepas predominantes, devido à capacidade do vírus da gripe de se modificar ao longo do tempo.
Neste caso, foram atualizadas as cepas para o H3N2 e o H1N1 (além deles, o imunizante traz proteção contra Influenza tipo B). Todos os grupos elegíveis estão aptos a tomar a dose, a menos que estejam com doença febris agudas, moderadas ou graves, além de confirmação de covid-19. Nessas situações, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro", alerta Nádia Carneiro, gerente do Programa de Imunização do Recife.
Sintomas
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos. Por isso, recomenda-se lavar as mãos regularmente e, se estiver com sintomas, fazer uso de máscaras.
Doses
O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária. Para essa primeira fase da campanha, ela é administrada em dose única. Já para crianças de 6 meses a menor de 6 anos, que serão incluídas na campanha posteriormente, são necessárias duas doses, a depender do esquema vacinal do ano anterior. Crianças nessa faixa etária que já tomaram esse imunizante antes só precisam de uma aplicação.
Prioridade
Além dos idosos e trabalhadores da saúde, os grupos prioritários para a vacinação contra influenza incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
O que levar
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação (CPF), a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como declaração de vínculo, crachás ou carteira de trabalho.
Locais
Shopping Recife (9h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem
Shopping RioMar (9h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina
Shopping Tacaruna (9h às 19h): Av. Governador. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro
Shopping Boa Vista (9h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista
Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário