Reconhecimento facial e policiais disfarçados: veja novo modelo de segurança para finais entre Náutico e Sport
A Secretaria de Defesa Social divulgou, nesta quarta (27), como será feito o policiamento nos dois últimos jogos do Pernambucano 2024, que terão torcida única
Reconhecimento facial, reforços na escolta das equipes e policiais disfarçados. Esse é o novo modelo de segurança adotado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para as finais do Campeonato Pernambucano de Futebol de 2024.
No sábado (30), Náutico e Sport começam a decidir o torneio, com o primeiro jogo no estádio Eládio de Barros Carvalho, nos Aflitos, na Zona Norte do Recife. A segunda partida será no dia 6 de abril, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.
Nesta quarta (27), a SDS anunciou o planejamento operacional das forças de segurança do Estado para os dois jogos do duelo, conhecido como o "Clássico dos Clássicos". Nas duas partidas, está definido que haverá torcida única, por determinação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).
É mais uma tentativa de evitar brigas, agressões e tumultos envolvendo as organizadas das duas equipes.
Como será
Para o primeiro jogo, a segurança será feita por 726 policiais militares, em sua grande maioria, lotados do 13ºBPM. Eles vão atuar no entorno do estádio, mas com o foco especial na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, a principal via de acesso ao campo.
Além disso, a PM também terá reforço no policiamento nos Terminais Integrados de Ônibus (TI’s) e nas principais ruas e avenidas de acesso ao estádio Eládio de Barros Carvalho.
Serão instalados dois equipamentos em pontos estratégicos dos Aflitos. As imagens serão compartilhadas em tempo real com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo a SDS, se algum torcedor que estiver com processo na Justiça em aberto, poderá ser identificado e preso pelos PMs pelo cumprimento do mandado.
“O reconhecimento facial será utilizado nas duas partidas da final. O objetivo é fazer o rastreamento de pessoas que estão com mandados de prisão em aberto. Além disso, temos um importante emprego dessa tecnologia na prevenção ativa. Quando a gente utiliza esse equipamento, torcedores que estejam com impedimentos não tenham acesso ao evento em praças esportivas”, destacou o coordenador do GT Futebol da SDS, coronel Alexandre Tavares.
Ele também salientou que as forças de segurança seguirão à risca o cumprimento do ato normativo da FPF de nº 10, que proíbe o acesso ao estádio de torcedores que estejam trajados ou usando adereços em alusão às torcidas organizadas do Sport, Náutico e Santa Cruz.
Como a partida do sábado é nos Aflitos e de torcida única, estarão impedidos os torcedores que estejam com adereços em alusão a organizada do clube, a Torcida Jovem da Fanáutico (TJF).
“Fica proibida a entrada de torcedores que estejam usando adereços e vestimentas alusivos às torcidas elencadas no ato normativo da FPF. Como o jogo de sábado tem o Náutico como mandante, fica então proibido os adereços da Fanáutico e Náutico Até Morrer. Então, a gente já orienta que torcedores não compareçam ao estádio com essas peças, pois serão impedidos de entrar”, ressaltou Tavares.
Reforço nas escoltas e policiais disfarçados
Segundo a SDS, mesmo o jogo sendo nos Aflitos, a PM contará com o reforço de policiais nos arredores do estádio da Ilha do Retiro, casa dos rubro negros.
O foco será no reforço do policiamento durante a partida, já que torcedores do Sport irão até a praça esportiva para acompanhar o clássico em telões. Este policiamento será feito por PMs do 16ºBPM.
Além disso, segundo a PM, haverá um reforço de policiais que farão a escolta das delegações de Náutico e Sport, para evitar ocorrências como, por exemplo, o ataque ao ônibus do Fortaleza, no mês passado, que deixou sete jogadores do Leão do Piçi feridos após torcedores da organizada do Sport atacar o delegação cearense com pedras e bombas caseiras.
O caso aconteceu na BR - 232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, após a partida entre Sport X Fortaleza, válida pela 1ª fase da Copa do Nordeste.
“A PM já vem adotando a medida de escoltar as delegações, por meio das nossas unidades especializadas, como Rádio Patrulha, CIPMotos e o batalhão da área. Se durante o nosso planejamento a gente conseguir observar que será necessário, será sim adotado esse reforço durante todo o percurso dos ônibus”, destacou o diretor de planejamento operacional da PM, coronel Mário Canel.
Além disso, o coronel ressaltou que durante o trajeto da torcida do Náutico até o estádio, o setor de inteligência da PM contará com policiais militares da 2ª Seção disfarçados para identificar possíveis suspeitos de promover tumultos ou o cometimento de crimes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário