Projeto ‘Conecta 5G’ chega a Recife
A Prefeitura de Recife e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) começarão, semana que vem, a instalar 12 luminárias inteligentes no Centro Antigo da capital pernambucana. Os equipamentos vão disponibilizar rede 5G e têm 2 câmeras de vigilância acopladas em cada um, totalizando 24 câmeras de vídeo monitoramento. A iniciativa deverá estar em funcionamento durante o carnaval de e vai aumentar o nível de segurança da região.
O projeto Conecta 5G foi criado pela ABDI para implementar cases de demonstração do modelo tecnológico de uso de mobiliário urbano (luminárias) para integração com as antenas 5G, além de novos modelos de negócio (geração de receitas acessórias para municípios) e de casos de uso de 5G, para difusão rápida da tecnologia, especialmente em pequenos e médios municípios.
Além de Recife, o Conecta 5G já foi instalado em 10 cidades brasileiras: Curitiba (PR), Petrolina (PE), Jaraguá do Sul (SC), Araguaína (TO), Ceará-Mirim (RN), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Cariacica (ES) e Manaus (AM). Além do investimento da ABDI, várias outras cidades iniciaram o processo de aquisição dos equipamentos com recursos próprios, como por exemplo o município de Pato Branco, no estado do Paraná e a capital do Estado de Alagoas, Maceió. O Conecta 5G permite maior conectividade e mais transformação digital para as cidades. Além de oferecer possibilidade de instalação de equipamentos como as câmeras de vigilância, que auxiliam na segurança-pública e podem ser usadas com identificação facial ou mesmo de placas de carro.
O Conecta 5G permite que pequenos, médios e grandes municípios tenham acesso à tecnologia 5G e a serviços com velocidade e confiabilidade, além de gerar renda acessória para essas localidades. A inicativa investe no uso de mobiliário urbano (instalando antenas nas luminárias públicas) para oferecer conexão de altíssima velocidade para empresas e indústrias e wi-fi de qualidade para os cidadãos. As redes 5G exigem a instalação de mais torres de transmissão que o 4G.
Logo, o uso das luminárias amplia a rede com mais facilidade. É um projeto da ABDI em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, e apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário