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sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

CARTEIRA DE ESTUDANTE 2024

Vai começar prazo para fazer pedidos pela internet; confira

Chegou a hora de tirar a nova Carteira de Estudante (Foto: Grande Recife Consórcio)


Grande Recife Consórcio de Transporte alerta alunos das redes pública e privada

Os estudantes secundaristas das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife  poderão pedir, a partir de segunda-feira (5), a Carteira de Estudante 2024.

Para tirar o documento, basta  entrar no site do Grande Recife Consórcio de Transporte (www.granderecife.pe.gov.br).
 
 Ao acessar a página na Internet, é necessário clicar no ícone "Carteira de Estudante" na cor verde, e acessar o ícone "Entendi! Quero Solicitar!". 
 
Para ter acesso ao sistema, o estudante deverá criar um login e uma senha. 
Os dados criados no ano passado estão ativos e permitindo o novo acesso normalmente.

 O documento de 2023 tem validade até 31 de março de 2024. Já a versão 2024 pode ser solicitada até o mês de dezembro.

Na página, com as informações do estudante inseridas pela instituição de ensino, os dados devem ser validados pelo aluno. 
 
Somente após confirmar a veracidade dos dados constantes da página e anexar uma foto, o boleto no valor de R$ 17,35 poderá ser emitido. Após compensação do pagamento, o documento será confeccionado em até 30 dias corridos pelo Grande Recife Consórcio. 
 
A retirada deve ser realizada pela escola, que entregará ao aluno nas unidades educacionais.

Com a carteira de estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), disponível para IOS e Android, fazer a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular, e ter também a versão digital do documento. 

Caso os dados cadastrais não sejam exibidos pelo sistema ou alguma informação esteja incorreta ou faltando, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias. 
 
O estudante ainda poderá trocar a foto, que deverá ser validada pela escola. Após a validação de todos os novos dados, o aluno deve acessar o sistema para emitir o boleto.
Nome social 
 
Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante.
 
 O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

Instituições de ensino 
 
 Desde 15 de janeiro, as escolas têm acessado à plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

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