GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

SANTA CRUZ - LIBERAÇÃO DO ANEL SUPERIOR

Polícia conclui laudo de vistoria e liberação ou não do anel superior do Arruda depende da FPF

Registro da partida entre Santa Cruz e Fluminense no Estádio do Arruda, com anel                                                                                                                                                   superior preenchido por torcida - Foto: Santa Cruz/divulgação


Santa Cruz recebe Central por jogo decisivo às 16h30 deste sábado (2)



 A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) afirmou, na tarde desta quinta-feira (29), que concluiu o laudo da vistoria realizada no período da manhã no anel superior do Estádio do Arruda, onde o Santa Cruz receberá o Central em jogo decisivo, a partir das 16h30 deste sábado (2).

O duelo é válido pelo Campeonato Pernambucano, mas, uma vitória, pode deixar o Tricolor mais próximo de uma vaga à Série D do Campeonato Brasileiro.

De acordo com a corporação, a liberação ou não do espaço agora fica a cargo da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Em rápido contato com a reportagem da Folha de Pernambuco nesta tarde, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, por sua vez, garantiu que ainda não recebeu o documento, mas acredita que nas próximas horas a torcida coral tenha a confirmação ou não da liberação do anel superior para o jogo do fim de semana. Caso o local esteja apto, o público poderá chegar a marca dos 47 mil torcedores.

 Por Ana Beatriz Venceslau

SANTA CRUZ - NOVA VISTORIA

Estádio do Santa Cruz receberá segunda vistoria da PM por liberação do anel superior ante Central

Estádio do Arruda poderá receber até 47 mil torcedores no jogo deste                                                                                                                                                                                       fim de semana, contra o Central - Foto: Divulgação/ Santa Cruz


Se liberado, público da próxima partida poderá chegar a 47 mil torcedores


 

Um novo laudo deverá ser feito pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), depois de uma segunda vistoria ser realizada no Estádio do Arruda na manhã desta sexta-feira (1º), pela liberação ou não do anel superior do espaço para a partida do dia seguinte, quando o Santa Cruz receberá o Central, às 16h30, pelo Campeonato Pernambucano. 

De acordo com a PMPE, a corporação "entregou o laudo nesta tarde e o clube solicitou uma nova vistoria, que será realizada amanhã pela manhã". O conteúdo do primeiro laudo não foi divulgado.

Caso o anel superior seja liberado, o próximo público do Tricolor poderá chegar a 47 mil torcedores.

Mais cedo, antes da nova solicitação, a polícia informou que o laudo estava entregue e a decisão dependia apenas da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

SPORT - COMEMORANDO A ESTREIA

Barletta comenta estreia no Sport com gol e assistência na Copa do Brasil: 'Consolidar o trabalho'

Aos 22 anos, Chrystian Barletta tem contrato com o Sport até 2028 (Foto: PAULO PAIVA/DP)

Jogador de 22 anos foi acionado no intervalo e agradou a torcida rubro-negra com participação direta em dois dos quatro gols rubro-negros


O Sport se classificou para a 2ª fase da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (28), ao golear o Trem-AP por 4x0, fora de casa. Um dos destaques da partida foi o atacante Chrystian Barletta, que fez a sua estreia com a camisa rubro-negra.

Acionado no segundo tempo, o jogador de 22 anos deu uma linda assistência para Gustavo Coutinho, além de ter marcado o último gol da partida. Último reforço anunciado pelo Leão para a temporada, ele comentou a noite especial.

"Fico feliz, não só por mim, mas pelo grupo todo. Uma vitória dessas é boa pra consolidar o trabalho. Agradeço a Deus por ter feito essa estreia. A gente sempre quer estrear bem, então fui feliz. Mas o grupo todo está de parabéns. Se o grupo não tivesse construído esse resultado, podíamos ter complicado o jogo", comentou o camisa 30.

Barletta assinou contrato em definitivo com o Sport até o final de 2028. Revelado pelo Joinville, ele também passou por Bahia, Chapecoense e São Bernardo, onde destacou-se no Campeonato Paulista do ano passado. Em seguida, defendeu também o Corinthians e seu último clube foi o Ceará, que permanece com 15% dos seus direitos econômicos.

 Haim Ferreira


PERSEGUIÇÃO A BOLSONARISTAS CONTINUA

 Deputado Capitão Assunção acaba de ser preso pela PF por ordem do STF

foto: reprodução

Prisão do deputado estadual do PL ocorreu na noite desta quarta-feira (28); ele prestou depoimento à Polícia Federal e seria conduzido ao Quartel da Polícia Militar


O deputado estadual Capitão Assumção (PL) foi preso na noite desta quarta-feira (28). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do partido do parlamentar, que foi levado para prestar depoimento na Polícia Federal. De lá, saiu por volta de 22 horas. Vilmara Fernandes, ele fará um exame de corpo delito. 

Em seguida, Assunção deve seguir para o Quartel da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória, e passar pela Corregedoria da corporação, que mantém um plantão de 24 horas. Após os trâmites, será transferido para uma cela do presídio militar. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos (Podemos), ressaltou que a Casa não foi comunicada oficialmente sobre a prisão. “O procurador está lá no QCG, aguardando a chegada dele (Assumção), para ter ciência do teor da decisão para, uma vez sabendo, a gente adote alguma posição.”

O senador Magno Malta (PL) fez um breve vídeo em redes sociais para comentar a prisão do Capitão Assumção, e sair em defesa do deputado estadual. De acordo com ele, o deputado estadual foi preso dentro de uma igreja. Com críticas à medida, mas sem entrar em detalhes por não saber as circunstâncias da prisão, Malta assegurou que o partido apoia o parlamentar.

“O seu partido, o PL do Estado do Espírito Santo, está do seu lado”, disse o senador.

JORNALISTA IMBECIL

Colunista do Uol defende crime e prega perseguição aos direitistas

Milly Lacombe Foto: Reprodução/Instagram


Milly Lacombe declarou que "extrema direita não se debate, se combate"



A colunista do portal UOL, Milly Lacombe, publicou um artigo nesta terça-feira (27) incitando uma perseguição às pessoas de direita no Brasil. Com o título É legítimo barrar manifestante de extrema direita de entrar em vagão, Milly abordou o fato de torcedores do Santos e do Corinthians impedirem manifestantes vindos do ato político na Avenida Paulista, na noite do último domingo (25), de ingressarem no metrô.

O texto diz que “a manifestação na Paulista era uma manifestação antidemocrática por princípio”, embora a informação não tenha qualquer conexão com a realidade. Eivada de ódio político e ideológico, a publicação defende uma prática criminosa e faz graves acusações contra o evento conservador e os participantes do ato organizado pelo pastor Silas Malafaia.

 – A manifestação na Paulista era uma manifestação antidemocrática por princípio. O que estava sendo defendido naquele dia eram valores como ditadura, tortura, torturador, golpe de estado e tudo o que vem a reboque: racismo, misoginia, LGBTfobia, machismo.

Sem qualquer compromisso com a integridade física dos conservadores e, principalmente, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Milly Lacombe invoca o radicalismo e diz que a “extrema direita não se debate, se combate”.

– (…) Não estamos mais no terreno de polos políticos aceitáveis. Saímos desse cenário faz anos. A extrema direita não é campo legítimo. Extrema direita não se debate, se combate.

Em seguida, o texto valida a ação marginal dos que usaram de força para impedir que manifestantes de direita utilizassem o serviço de transporte público da cidade.

– (…) Vale sim não deixar extremista de direita entrar.

Milly revela o sentimento de “conforto” ao assistir as imagens da ação truculenta de “homens fortões e de cara brava barrando pessoas da terceira idade de expressões entristecidas e amedrontadas de entrarem no vagão”. E distorce severamente a realidade a fim de dar legitimidade a uma visão de mundo intolerante, radical e agressiva, usando a defesa da democracia para justificar uma visão ditatorial, antidemocrática.

– Os velhinhos estavam indo apoiar um movimento de extrema direita e todos os valores associados a ele. Os fortões estavam dizendo: aqui não, aqui é democracia.

A cronista reconhece a ilegalidade de sua defesa textual, mas diz ser algo “legítimo”.

– Beira a ilegalidade? Talvez. Mas é legítimo. Não nos esqueçamos que a Escravidão foi legal, o Apartheid sul-africano foi legal, o Nazismo foi legal. Só que eles nunca, nem por um dia, nem por uma hora, nem por um segundo, foram legítimos. Um brinde aos que lutam contra qualquer ato de inclinações fascistas – concluiu.

Marcos Melo

NÃO TEVE DANÇA DAS CADEIRAS

A contragosto de Moraes, Supremo mantém mandato de Waiãpi e outros seis deputados

Plenário do Supremo Tribunal Federal. Foto: Reprodução/TV Justiça


Moraes e Barroso se desentenderam em plenário sobre critério de distribuição de vagas para a Câmara


Nesta quarta-feira (28), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por manter o mandato dos deputados Silvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Professora Goreth (PDT-AP), Augusto Pupio (MDB-AP), Lázaro Botelho (PP-TO); Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO), de acordo com o critério de ‘sobra das sobras’ aplicado nas últimas eleições.

Tendo como divergente, o ministro Alexandre de Moraes, a Suprema Corte decidiu que a apuração de votos que entregou o mandato aos parlamentares foi feita corretamente e eles devem continuar com suas cadeiras na Câmara dos Deputados. O entendimento gerou discussão entre os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Votaram pela saída dos deputados eleitos em 2022 com mandato questionado, os ministros Moraes, Flávio Dino, Nunes Marques e Dias Toffoli, sendo derrotados pelo voto dos demais.

O quociente eleitoral resulta da divisão de total de votos válidos pelo número de cadeiras em disputa, impondo aos partidos o cumprimento de 100% do percentual estabelecido e ao candidato o aproveitamento de 10% em proporcionalidade.

A regra foi emendada à Constituição para fazer frente ao chamado ‘efeito tiririca’, em que candidatos populares arrastavam a ‘tiracolo’ colegas da mesma legenda, o que acabava por restringir a representatividade no Parlamento.

Sobras

Para ter direito a seguir na disputa, os partidos que não elegeram nomes pela primeira aplicação da rega, foram submetidos à uma segunda distribuição, que determina o alcance de pelo menos 80% do quociente eleitoral, com um candidato que tenha, no mínimo, 20% do total previsto.

Sobras das sobras

A terceira distribuição feita nas eleições de 2022, continuou aplicando o critério de eleição para os partidos que se enquadraram na famosa regra ‘80-20’. No entanto, para siglas como o Podemos, que provocaram o Supremo sobre o tema,  não sendo cumpridas as duas primeiras exigências, a terceira distribuição seria para os partidos que apresentarem as maiores médias, sem nenhuma restrição.

O STF decidiu que os nomes questionados foram devidamente eleitos pelas regras vigentes durante as eleições de 2022. Mas tornou inconstitucional a terceira distribuição de cadeiras pela regra 80-20.

Deborah Sena

I DIDN'T SAY HOLOCAUST

Ministro de Israel critica Lula e exige: ‘Envergonhe-se e peça desculpas’

Ministro de Israel critica Lula e exige: 'Envergonha-se e peça desculpas'. (Foto: Reprodução/redes sociais).


Para o chanceler Katz, Lula foi “evasivo” ao dizer que não citou o Holocausto


O ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, criticou mais uma vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (28), a respeito da recente declaração do petista a respeito da atuação de Israel na Faixa de Gaza e a exigir que peça desculpas pela fala. 

Na terça-feira (27), o chefe do Executivo disse que “não utilizou a palavra Holocausto” ao comparar os ataques israelenses na região ao extermínio de judeus promovida por Adolf Hitler (1889-1945) na Segunda Grande Guerra (1939-1945). 

Segundo Katz, Lula foi “evasivo” ao dizer que não citou o Holocausto. “Lula, você disse que a guerra justa de Israel contra Hamas em Gaza é igual ao que Hitler e os nazistas fizeram com os judeus”, afirmou o ministro em publicação escrita em português nas redes sociais. 

Para ele, o presidente ofendeu a memória de 6 milhões de judeu assassinados. “Envergonhe-se e peça desculpas”, disse. Katz compartilhou uma imagem de um sósia de Lula segurando uma placa com a frase “eu não disse Holocausto” escrita em inglês. 

 O presidente brasileiro é considerado “persona non grata”, ou seja, uma pessoa que não é bem-vinda em Israel até que peça desculpas pela declaração. 

Lula é o problema da semântica

Lula realmente não usou a palavra Holocausto, de forma literal. No entanto, o presidente está se prendendo a uma questão de semântica. Voltando em uma linha do tempo, no dia 18 de fevereiro, durante a viagem à Etiópia, presidente declarou o seguinte: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não exite em nenum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”. 

Ao dizer que Israel se comporta como Hitler quando “resolveu matar os judeus”, Lula faz uma referência à perseguição e ao extermínio de judeus promovidos pela Alemanha nazista. Esse episódio histórico é conhecido como holocausto. Resultou na morte de mais de 6 milhões de pessoas, principalmente civis.

Danyelle Silva

DECISÃO ACERTADÍSSIMA

Milei proíbe o uso da linguagem neutra na Argentina

Presidente da Argentina, Javier Milei proíbe o uso da linguagem neutra no país. (Foto: Divulgação).


Documentos oficiais não terão arroba, “X” ou “E” no lugar de outras letras


O porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, afirmou nesta terça-feira (27) que o presidente Javier Milei decidiu proibir a linguagem neutra em toda a administração pública nacional. 

Com isso, os documentos dos ministérios não poderão incluir o sinal de arroba, “X” ou “E” no lugar de outras letras, nem recorrer a palavras no feminino se a palavra no masculino já incluir todos os gêneros. 

“Iremos iniciar ações para proibir a linguagem inclusiva e tudo o que for referente à perspectiva de gênero na administração pública nacional”, ressaltou Adorni.

“A linguagem que abrange todos os setores é o castelhano, a língua espanhola”, respondeu quando questionado sobre pessoas que se sentem representadas pela linguagem inclusiva, e afirmou que o governo não entrará nesta discussão. 

Na semana passada, o ministério da Defesa da Argentina já tinha publicado uma resolução na qual determinava que os organismos da pasta e as Forças Armadas deverão utilizar o idioma espanhol sob a normativa da Real Academia Espanhola (RAE) e manuais das próprias forças de segurança, proibindo a linguagem neutra.O argumento do texto é que as comunicações militares precisam ser “breves, claras e concisas” e que uma “incorreta interpretação do expressado pode afetar o desenvolvimento das operações e gerar confusão”. Pelas redes sociais o deputado do Partido Obrero Gabriel Solano respondeu ao porta-voz um quanto indignado: “Deixe as pessoas falarem como quiserem. Que o Estado proíba o uso da linguagem inclusiva é de fascistas”.


Danyelle Silva

LOTE RESIDUAL

Receita paga nesta quinta-feira restituições de lote residual do IRPF

Sede da Receita Federal - Foto: Agência Brasil


O valor total das restituições é de mais de R$ 304,1 milhões



 A Receita Federal credita, nesta quinta-feira (29), os valores das restituições do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2024. Os lotes são de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco. O valor total das restituições é de mais de R$ 304,1 milhões.

Desse total, R$ 208,9 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 3.155 contribuintes idosos acima de 80 anos de idade; 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos; 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também há 80.680 contribuintes sem prioridade legal, mas que receberão neste lote por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de Pix. Foram contemplados ainda 88.857 contribuintes não prioritários.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Como resgatar

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado - se, por exemplo, a conta foi desativada -, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Por Agência Brasil

REUNIÃO IMPORTANTE

TJPE se reúne com clubes de futebol e anuncia medidas para combater a violência

Tribunal de Justiça de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Dirigentes de Sport e Náutico pediram ajuda do Judiciário pernambucano para coibir atos criminosos relacionados de torcidas organizadas



Os presidentes de Sport e Náutico, Yuri Romão e Bruno Becker, respectivamente, se reuniram nesta quarta (28) com o  presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, para pedir ajuda no combate à violência.

Os dirigentes pediram ajuda para combater a violência provocada pelas torcidas organizadas. Durante o encontro, o magistrado anunciou a criação de uma vara de justiça especializada em crimes organizados. Entre suas atribuições estarão os crimes cometidos no âmbito do futebol.

A meta do TJPE é que a vara seja criada ainda em março. Instituições como o Ministério Público do Estado de Pernambuco, Governo do Estado, através da Polícia Militar, e Assembleia Legislativa estarão juntas na iniciativa.

Paralelamente à criação da vara especializada, o TJPE iniciará estudos para ampliar as competências do Juizado do Torcedor, que atualmente trata apenas de causas cíveis e criminais de menor complexidade e menor potencial ofensivo.

“O Poder Judiciário tomará medidas enérgicas para combater a violência que assola nossos times e nosso Estado. Nosso objetivo é buscar a paz e a segurança para que nosso futebol volte ao seu lugar de destaque”, disse o presidente do TJPE.

“Saio feliz com a disposição do TJPE de combater o crime organizado. De forma rápida e célere, temos que dar uma resposta à sociedade”, frisou Yuri Romão, se referindo ao episódio após o último jogo entre Sport e Fortaleza, na Arena de Pernambuco, pela Copa do Nordeste, quando os jogadores do time cearense foram vítimas de pedras e bombas atiradas no ônibus da delegação.

O presidente do Náutico também elogiou a iniciativa. “Foi uma reunião muito importante. Saímos satisfeitos com medidas que serão tomadas em breve. Essa é uma luta de todo o Estado”, frisou. Além dos dirigentes e do presidente do Tribunal, participaram da reunião o desembargador Mauro Alencar, coordenador da área criminal do TJPE; o juiz assessor da Presidência, Gleydson Lima; o presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Sílvio Neves Baptista; e o vice-presidente jurídico também do Sport, Rodrigo Guedes.

Por Folha de Pernambuco

DEFESA CIVIL

Central telefônica da Defesa Civil do Recife volta a funcionar

A manutenção no serviço de teleatendimento durou algumas horas (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)


População já pode utilizar o telefone 0800-0813400 para comunicar ocorrências e solicitar vistorias

A central telefônica da Defesa Civil do Recife voltou a funcionar na noite desta quarta-feira (28) após uma breve paralisação por conta de uma manutenção no sistema.

Com isso, a população já pode utilizar o telefone 0800-0813400 para comunicar ocorrências e solicitar vistorias. As ligações são gratuitas e podem ser feitas a qualquer momento.

Antes do retorno à normalidade, a população precisava acionar a Defesa Civil pelo telefone (081) 3036.4873 ou pelo Conecta Recife.

A Defesa Civil pode ser acionada em casos de desastres como inundações, incêndios, explosões, acidentes com combustíveis e produtos químicos, infiltrações graves com risco de desabamento e em acidentes rodoviários, ferroviários, metroviários, envolvendo grande número de pessoas.

ASSASSINATO

Polícia prende mulher que matou amante e postou na internet: "Matei mesmo kkk"

Mulher confessou o crime em uma rede social (foto: Reprodução/Redes sociais)


A investigação da Polícia Civil aponta que a mulher de 24 anos armou uma emboscada para o amante e o matou por ele não querer largar a família

A Polícia Civil de Alagoas prendeu uma mulher de 24 anos por ter matado o amante a tiros. Após cometer o crime, ela confessou o ato no Facebook. "Matei mesmo não quiz larga a família pra ficar comigo não fica com ninguém kkkkk [sic]", escreveu em uma das postagens obtidas pela investigação.  

O crime ocorreu em 2021 na cidade de São José da Tapera, mas a prisão só ocorreu na última segunda-feira (26). Segundo investigação da Polícia Civil, Edhione da Conceição Silva cometeu o crime porque o amante, Antônio Celso Fernandes Junior, não quis se separar da esposa para ficar com ela. 

 

A investigação aponta que Edhione armou uma emboscada para o amante e o atraiu até a casa do irmão dela, onde o matou a tiros. Edhione estava pressionando o parceiro a se separar da esposa, com quem tinha cinco filhos.

 

Após cometer o crime, ela fez postagens no Facebook onde confessou o assassinato, segundo a Polícia Civil. "Sou uma assasina matei o pai de 5 filho e deixe eles tds de menor sozinhos no mundo [sic]", diz postagem que consta na investigação. 

 

O mandado de prisão da mulher foi emitido pela Vara do Único Ofício de São José da Tapera, e ela responde pelo crime de homicídio qualificado. 

 

A polícia informou ainda que a mulher estava foragida, mas foi localizada na cidade de União dos Palmares. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Edhione. O espaço segue aberto para futuras manifestações. 

 

 

Correio Braziliense. 

ANIVERSÁRIO EM ANO BISSEXTO

Aniversariante do dia 29 de fevereiro explica como comemora a data; entenda o ano bissexto

Carolina Coelho é uma das pessoas que nasceram em 29 de fevereiro (foto: Arquivo pessoal )


As pessoas nascidas no dia 29, devem registrar no dia 28 ou 1° de março

Assim como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as eleições, o ano bissexto também acontece de quatro em quatro anos.

E com isso, acrescenta-se mais um dia ao mês de fevereiro. Em vez de terminar no dia 28, ele termina no dia 29; de 365 dias, o ano passa a ter 366 dias. 

O dia extra foi adotado em 45 a.C. em Roma, na Itália, pelo imperador Júlio César. O astrônomo alexandrino Sosígenes desenvolveu um calendário que fosse mais preciso com tempo de translação da Terra. 

Ao comprovar que, ao todo são 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos, o dia a mais foi acrescentado a cada quatro anos para compensar os anos que não fossem bissexto.

A médica dermatologista, Carolina Coelho, 42 anos, é uma das pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro.
 
O fato se tornou algo que ela leva com humor e ressalta que acha legal saber e contar a história para as pessoas.

"Nos anos que não tem 29, fui registrada no dia 28. Você não pode registrar quem nasce dia 29 no dia 29, nos anos que não são bissextos. Deve-se registrar dia 28 ou dia 1º de março, e meu pai falou: ‘ah, você nasceu em fevereiro, então vou registrar em fevereiro’. E aí foi registrado dia 28, dia em que, normalmente, eu comemoro o meu aniversário".

Carolina ainda diz que este ano, vai comemorar no dia 29. 

"O lado positivo é que todo mundo lembra de você, porque a maioria não conhece ninguém que tenha nascido no dia 29 de fevereiro ou nem sabe que era do ano bissexto, e aí vem a explicação. Mas é bom, porque todo mundo lembra, quando é dia 29 todo mundo liga pra dar parabéns e aí passa uns três dias dando parabéns, porque eles dão no dia 28, no dia 29, no dia 1°, mas é bem legal. Eu acho ótimo porque é diferente", afirma.

 A dermatologista comenta que as pessoas gostam de ouvir a história referente ao seu nascimento. 

"Eu nasci no dia 29 de fevereiro, em um domingo de carnaval, minha mãe tinha ido ver o carnaval e depois começou a entrar em trabalho de parto. A gente morava no Recife, mas acabei nascendo em Olinda, porque minha mãe estava na casa da minha avó. Era no meio do domingo de carnaval, nasci à tarde, e aí meu avô tinha uma câmera de filmar, antiga, e fez o filme, com o carnaval e depois eu na maternidade. Meu avô, me chamava de Carolina Carnaval e Cinzas, e sempre foi a vida toda isso, e é bem legal a história, é marcante".

Carolina cita também que apesar de uma raridade, em sua família, também teve outro caso de nascimento no dia 29 de fevereiro no ano bissexto.

"A minha tia avó, que é irmã do meu avô materno, também nasceu no dia 29, a gente tem algumas festas que fizemos juntas, tenho fotos, da comemoração das duas da família que nasceram no mesmo dia, que é bem raro. É ótimo que eu não estava só, né? Imagina você ser criança e nascer num dia que não existe. E aí eu não estava sozinha, desde que eu nasci eu tinha outra pessoa que também tinha a mesma data de nascimento que eu na mesma família", explica.

Coelho explica que as pessoas sempre dão parabéns no dia 28, familiares e pessoas mais próximas dão no dia 29 quando é bissexto e dia 1° são os esquecidos e confusos com as datas. 

Confira abaixo algumas curiosidades

Múltiplo de 4, mas não de 100

Os egípcios antigos tentaram ajustar seu calendário ao ciclo natural das estações. 
 
Mas foi Julio César que introduziu os anos bissextos com a reforma do calendário romano, ao adotar o chamado calendário juliano em 45 a.C., recorda o Instituto de Mecânica Celeste e Cálculo das Efemérides, ligado ao Observatório de Paris. 

Nos anos de 366 dias, o dia adicional era uma repetição do 24 de fevereiro, ou seja, "o sexto dia bis antes do calendário de março", daí a palavra "bissexto", enquanto na língua inglesa, optou-se pela expressão "leap day" (dia do salto). 

Com a mudança para o calendário gregoriano em 1582, "o dia extra é acrescentado no final do mês de fevereiro, o dia 29", acrescenta o IMCCE. 

Como a Terra não leva exatamente 365 dias e seis horas para dar a volta ao Sol, mas sim 365 dias, 5 horas, 48 minutos e alguns segundos, nem todos os anos múltiplos de quatro são bissextos. Os anos que também são múltiplos de 100 também não são. Portanto, 1900 e 2100 não possuem o dia 29 de fevereiro. 

Envelhecer quatro vezes menos rápido

É o que dizia a atriz francesa Michele Morgan, morta aos 96 anos.
 
"Esse privilégio de envelhecer quatro vezes mais devagar que os demais é o primeiro de uma série de golpes de sorte que tive ao longo da minha vida", brincou a artista, que compartilha a data de nascimento com o compositor italiano Rossini, o ator francês Gerard Darmon, o presidente de Governo espanhol, Pedro Sánchez, o jogador do Barcelona Ferran Torres e o rapper americano Ja Rule. 

Com uma possibilidade em 1.506 de nascer em 29 de fevereiro, apenas poucos milhões de pessoas do mundo têm essa original data de nascimento. 

Na fronteira dos Estados Unidos com o México, os nascidos em 29 de fevereiro têm direito a uma festa em sua homenagem na localidade de Anthony, Texas, autoproclamada a capital mundial dos anos bissextos desde 1988.

"Quer se casar comigo?"
 
Na Irlanda, o governo pagou em 2004 um prêmio de 100 euros às crianças nascidas nesse dia extra para comemorar o décimo aniversário do Ano Internacional da Família, declarado pela ONU em 1994. 

Os irlandeses mantêm também uma tradição que remonta ao século V, que declara 29 de fevereiro como "Dia do Solteiro" ou "Privilégio de Damas", o dia em que as mulheres podem pedir os homens em casamento. A negativa se pagava com um presente, segundo alguns, ou com uma multa segundo outros. 

Em 2010, essa tradição inspirou a comédia romântica "Casa Comigo?", protagonizada por Amy Adams. A revista Times a classificou como "pior filme do ano". 

Bug do ano 2000
 
À medida que o novo milênio se aproximava, as preocupações se concentravam em uma grande falha nos sistemas informáticos em 1º de janeiro. 

Mas, no final, foi o dia 29 de fevereiro daquele ano que causou o susto. Os computadores da polícia caíram temporariamente na Bulgária, assim como os serviços meteorológicos japoneses, o sistema de arquivamento de mensagens da Guarda Costeira dos EUA e o serviço de impostos municipais de Montreal, de acordo com os arquivos da AFP. 

O sistema de computador dos parquímetros de Paris teve de ser corrigido máquina por máquina, pois não previa o dia 29 de fevereiro de 2000. 

De fato, 2000 pode não ter sido um ano bissexto porque os anos que são múltiplos de 100 não são... a menos que também sejam múltiplos de 400, como 2000, 1600 ou 2400.