Ruy Lyra assume a presidência da Sociedade Brasileira de Diabetes
O médico endocrinologista Ruy Lyra é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para o biênio 2024-2025. A SBD é a principal entidade médica do país focada em diabetes, com mais de 3,2 mil associados, e desde a sua fundação contribui para o controle preventivo à doença e trabalha pela ampliação do acesso a medicamentos e tratamentos indicados aos portadores de diabetes em todo o sistema de saúde nacional.
Uma das principais metas da nova gestão é trabalhar junto ao governo federal a fim de tentar reduzir a diferença existente entre o acesso a tratamentos na rede privada e pública e levantar, por meio de pesquisa, o número atualizado de pessoas com diabetes no país. “Queremos que os pacientes do SUS tenham acesso aos mesmos medicamentos e insumos que estão disponíveis na rede particular”, enfatiza o presidente da entidade.
Ruy Lyra acrescenta que o último levantamento foi realizado pelo governo federal há 35 anos, em 1988. De posse de informações atualizadas, será possível determinar a quantidade de insumos e medicamentos necessários, otimizando os gastos com o tratamento das complicações do diabetes, que incluem problemas renais, cardíacos, de visão e amputações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário