Recife começa ação para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis
De olho do carnaval, prefeitura dá início, neste sábado (6), a uma ação para oferecer a profilaxia PrEP
A partir deste sábado (6), a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) começa um serviço de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de olho nos festejos carnavalescos.
A prefeitura vai ofertar a profilaxia PrEP. É um método para prevenir a Aids, que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, para reduzir o risco de contrair o vírus.
Também são feitos testes rápidos para detecção de doenças.
O serviço passa a ser oferecido aos sábados, durante este mês, com foco no carnaval.
A iniciativa funcionará nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.
Nos sábados de janeiro, o funcionamento será das 8h às 15h.
Quem pode participar
A ação é voltada para qualquer recifense em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demande a profilaxia PrEP.
“Nossa estratégia ajuda na prevenção desta infecção, ao mesmo tempo em que permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, interrompendo a cadeia de transmissão", ressalta o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro.
Isso porque, além dos medicamentos, os usuários têm acesso a insumos, como preservativos e gel lubrificante, além de testagens rápidas.
"Em caso de resultado positivo, são acolhidos nos próprios SAEs para dar seguimento ao tratamento adequado", reforça.
Os parâmetros epidemiológicos para HIV/Aids no Recife apontam 2.239 novas infecções pelo HIV no período de 2021 a 2023 (dados até novembro).
Por causa das ações da saúde pública municipal, identifica-se uma queda gradativa anual, com 886 casos em 2021, 825 casos em 2022 e 548 casos em 2023.
“Comparando 2023 com 2021, obteve-se uma queda de 36,7%”, afirma Airles.
Indicação
São considerados o público-alvo da PrEP, homens e mulheres que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PeP); apresentam histórico de episódios de ISTs; possuem contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc.
Além dos SAEs das policlínicas Lessa de Andrade e Gouveia de Barros, o PrEP também está disponível no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, localizado na Policlínica Lessa de Andrade, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário