Morre, aos 88 anos, Manoel Vitalino, filho do Mestre Vitalino
Foto: Reprodução/Redes sociais
Manoel Vitalino, filho do artesão Mestre Vitalino, morreu nesta sexta-feira (5) aos 88 anos de idade. O artista estava internado no Hospital Manoel Afonso em Caruaru, no Agreste, para tratar de uma pneumonia, mas não resistiu. Com isso, Pernambuco perde um dos símbolos da arte do barro.
A governadora Raquel Lyra publicou uma nota lamentando a morte do artista. "Caruaru e Pernambuco se despedem hoje de Manoel Vitalino, filho do Mestre Vitalino, artesão e grande defensor do legado de seu pai, um dos maiores nomes da arte popular do Nordeste e do Brasil. Recebi com tristeza a notícia de sua partida e expresso a minha profunda solidariedade à família e amigos neste momento de despedida”, diz o comunicado.
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, também se pronunciou sobre a partida de Manoel Vitalino. “Foi com imenso pesar que recebi a notícia da partida de Manoel Vitalino, filho do Mestre Vitalino, um dos maiores nomes da arte do barro. Seu Manoel tinha 88 anos e foi um dos responsáveis por eternizar a história do seu pai. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos. Deixo aqui, o meu mais sincero pesar”.
As informações sobre o velório e sepultamento não foram divulgadas pela família.
Manoel Vitalino foi um dos responsáveis por deixar viva a memória do pai, Mestre Vitalino, um dos principais artesãos do estado. Manoel nasceu na vila do Alto do Moura no ano de 1935 e começou a atuar com barro desde cedo, aos sete anos de idade, tornando-se um grande companheiro do pai.
Por: Adelmo Lucena
Nenhum comentário:
Postar um comentário