Recife dá a largada para obra de novo complexo de esportes e lazer
Área às margens da Avenida 17 de Agosto ganhará, ainda neste primeiro semestre, espaço para várias atividades
O Recife está mais perto de ganhar um novo complexo de lazer e esportes.
É que começaram as obras do Jardim do Poço, no Poço da Panela, na Zona Norte.
O complexo será implantado em um terreno de 12 mil metros quadrados às margens da Avenida Dezessete de Agosto.
O terreno foi desapropriado pela administração municipal.
Segundo a prefeitura, o novo espaço público foi objeto de consulta pública e reuniões presenciais.
O prefeito João Campos acompanhou o início das obras na manhã desta quinta (25).
“Esse projeto representa o cuidado com o Recife. Vamos construir um espaço público de qualidade, que vai impactar mais de dezessete ZEIS (zonas especiais de interesse social) e isso significa construir uma cidade para todos e para todas. A boa notícia é que antes do meio do ano a gente vai entregar este espaço para a população, queremos que no período junino o Jardim do Poço já esteja repleto de crianças, idosos e pessoas fazendo atividade física e curtindo o Recife”, afirmou o prefeito.
Investimentos
O investimento na obra será da ordem de R$ 8,5 milhões.
O projeto discutido com a comunidade inclui a implantação de Praça da Infância; três quadras para prática de esportes coletivos; pista de cooper; Academia do Idoso e área de ginástica para a Terceira Idade; Parcão para os pets; paisagismo; área de recreação com brinquedos; equipamentos para realização de exercícios físicos ao ar livre; passeios, pavimentos e mobiliários urbanos; edificações de apoio e sistema de drenagem.
O terreno terá mais de 50% de área verde.
“Estamos muito felizes porque dessa forma garantimos a instalação de mais uma Praça da Infância, quadras para prática de esporte coletivo, academia de idoso, área de ginástica e um dos maiores ‘parcão’ da cidade do Recife. Será um espaço para todos e todas poderem contemplar e aproveitar ainda mais a cidade”, disse Marília Dantas, secretária de infraestrutura e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
Benefício
Além dos bairros de Casa Forte, Poço, Santana e Monteiro, o Jardim do Poço irá beneficiar também os moradores da Iputinga, que poderão ter acesso ao espaço após a inauguração da Ponte Jaime Gusmão.
Habitantes de 17 Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) nos territórios das redondezas também serão beneficiados pelo novo equipamento. São elas o Sítio do Cardoso, Sítio do Berardo, Novo Prado, Benfica, Vila União, Brasilit, Vila Arraes, Sítio Wanderley, Torrões, Prado, Vila do Siri, Capunga, Vila Esperança Cabocó, Alto do Mandu, Abençoada por Deus, Vila Inaldo Martins e Poço da Panela.
O Jardim do Poço dialoga com o Parque Capibaribe, que segue redesenhando a capital pernambucana para se tornar uma Cidade Parque até 2037, com a criação de um grande sistema de parques e praças às margens do rio Capibaribe, formado por passeios, ciclovias, área de lazer e contemplação, passarelas, mirantes, alamedas e píeres para pequenas embarcações.
Cidade verde
O Recife se orgulha de proporcionar 60,11 metros quadrados de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12metros quadrados de área verde por habitante.
A capital pernambucana tem 91,9 quilômetros quadrados de área verde, o que representa 42,1% do seu território.
A cidade conta ainda com mais de 660 áreas verdes, entre praças, parques e refúgios. Desse total, a cidade possui 12 parques. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; Parque das Graças e Parque Arnaldo Assunção.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário