GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

TRÂNSITO

Recife terá duas blitze de trânsito todos os dias para evitar aumento de acidentes por causa das festas de fim de ano

Blitzes de fim de ano serão realizadas todos os dias (Foto: Romulo Chico/DP)


Deflagrada pela CTTU, nesta terça (12), a Operação Fim de Ano vai até o dia 31 de dezembro

Diante da preocupação com o aumento do número de acidentes de trânsito no período de festividades de fim de ano, no Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) deflagrou, nesta terça (12), uma operação para intensificar a fiscalização nas ruas e avenidas da cidade.  

Até o dia 31 de dezembro, os agentes de trânsito realizarão blitezs, diariamente, em dois pontos da capital pernambucana.  
 
De acordo com a autarquia, 20 agentes de fiscalização vão atuar em bloqueios distribuídos nas regiões da Zona Sul e Norte, além da área Central da Capital. 
 
Os locais de blitz serão diferenciados e com base nos maiores pontos de acidentes de trânsito. 
 
Os pontos não serão informados com antecedência para evitar que motoristas consigam "furar" as blitze.  
 
As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS).
 
A primeira blitz da ação aconteceu, neta terça,  na Avenida Governador Agamenon Magalhães, no sentido Recife-Olinda, embaixo do Viaduto da Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro, na área Central da Capital. 

 Números
 
A intensificação das blitze têm o objetivo diminuir os registros de acidente de trânsito. 
 
De acordo com a CTTU, em dezembro de 2022, o número de acidentes foi 47% maior do que o notificado no mesmo período de 2021.
 
Em dezembro de 2021, houve 123 acidentes. Um ano depois, acontreceram  181 casos na cidade. 
 
Do total de acidentes registrados em 2022, 77% envolveram motocicletas.
 
A CTTU disse, ainda, que 45% dos acidentados tinham  entre 20 a 29 anos de idade. 
 
Além disso, segundo a autarquia, 120 pessoas morreram em decorrências de acidentes no Recife, entre janeiro e dezembro de 2022. 

"A gente evidenciou que houve aumento nos acidentes em 47%, com a maioria entre jovens de 20 a 29 anos, do sexo masculino. Neste mês, estaremos nos corredores fazendo essa fiscalização e orientação no sentido de mudar o comportamento dos condutores, para que possamos diminuir ou zerar esse números. Os motociclistas são as maiores vítimas desses acidentes, portanto, deixamos dicas para os pilotos que trafegam com prudência e não ingerir bebidas alcoólicas, além de observar as regras de trânsito que é fundamental para coibir esses sinistros",  destacou o gerente-geral de Operações e Fiscalização da CTTU, Nilton Prazeres. 
 
Operações
 
Ao todo, em 2023, foram realizadas 630 blitze em cerca de 25 localizações diferenciadas.
 
As ações geraram mais de 68 mil abordagens, 10% delas resultaram em autuações como alcoolemia, uso incorreto de capacete ou cinto de segurança, além de veículo em mau estado. As atividades da educação para o trânsito também foram intensificadas em diversos públicos.

Mais de 60 ações fizeram parte de campanhas como a Operação Volta às Aulas, para crianças; Piloto Seguro, para motociclistas; Motorista de Respeito, para condutores de carros; Bora de Bike, Recife?, para ciclistas entregadores, entre outras ações para públicos como motoristas de ônibus e condutores nas vias.
 
Estima-se que essas atividades tenham contemplado mais de 13 mil pessoas. 

Em 2023 também foram feitas duas campanhas de mídia de massa. A primeira foi durante o Maio Amarelo e a segunda, na Semana Nacional do Trânsito.
 
 As peças contaram a história de Miguel e de Marcela, pai e filha que perderam a família em um sinistro de trânsito no bairro da Tamarineira, no Recife.
 
Essa campanha, realizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), levou 91% dos espectadores a compreender as consequências do excesso de velocidade, que se revelaram preocupados em dirigir acima do limite de velocidade.
 
Após a campanha, 96% afirmaram que querem respeitar os limites de velocidade e não conduzir rápido.

Além disso, 95% do público concorda que a campanha os motivou a cumprir os limites de velocidade estabelecidos na via.
 
Ao todo, 83% das pessoas que viram a campanha passaram a seguir sempre ou frequentemente os limites de velocidade e a maioria (64%) se sente insegura ao dirigir acima do limite.rado descesse do carro, porém, a vítima teria reagido, tentando dar ré no veículo para fugir. 
 
O que dizem os motoristas
 
Motociclista aprova fiscalização  (Foto: Romulo Chico/DP)
Motociclista aprova fiscalização (Foto: Romulo Chico/DP)
O repositor e motorista de aplicativo por motocicleta, Wellington Leandro, de 40 anos, foi um dos motociclistas abordados pelos fiscalizadores da CTTU.
 
Ele recebeu orientações e um panfleto com informações sobre cuidados no trânsito. Para o motociclista, é fundamental fiscalizar e orientar os condutores para uma maior conscientização. 
 
“Eu já sofri acidente, conheço gente que já sofreu, amigos que infelizmente perderam a vida no trânsito. É fundamental fazer ações como esta de conscientizar a todos nós que encaramos esse trânsito complicado que é o do Recife. Eu faço a minha parte, ando sempre com cautela e prudência, porém, não só depende de mim. A fiscalização é importante justamente para orientar aqueles que não têm orientação. Era bom que blitze como esta durasse o ano todo, não somente no final de ano”, ressaltou o motociclista que sai diariamente de sua casa, no bairro de Água Compridas, em Olinda, para trafegar de moto por diversos bairros do Recife. 
 
Motorista ressalta importância de ações (Foto: Romulo Chico/DP)
Motorista ressalta importância de ações (Foto: Romulo Chico/DP)
O agricultor Damião de Andrade, de 41 anos, veio do interior do estado para uma consulta médica no centro do Recife.
 
Segundo ele, as festividades de final de ano servem de total atenção para os motoristas, principalmente, sobre a perigosa combinação de bebida alcoólica e o volante. 
 
"É muito importante a conscientização no trânsito, principalmente, sobre os perigos que a falta de atenção e a imprudência acabam resultando em mortes nas estradas. Infelizmente perdi um parente recentemente por acidente. Ainda não sabemos bem o que houve, mas acredito que uma melhor conscientização poderia ter salvo a vida dele. O que precisamos, sempre, é de acesso à informação para nos orientar e fazer a diferença no trânsito", destacou o motorista.

Por: Wilson Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário