Mais um ano perdido
Tricolor começou com a esperança de saída da Série D e acabou com o clube lamentando o fato de não ter a vaga na Quarta Divisão em 2024
O ano do Santa Cruz começou com a esperança de saída da Série D do Campeonato Brasileiro e acabou com o clube lamentando o fato de não ter a vaga na Quarta Divisão em 2024. Reflexo de mais uma temporada perdida, com a Cobra Coral acumulando eliminações não só no campeonato nacional. Foi assim também no Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Mais decepção para o apaixonado torcedor tricolor.
A história do Santa em 2023 começou com uma campanha bem modesta na Copa do Nordeste. Com apenas duas vitórias, a equipe ficou na quinta colocação do Grupo B e não avançou às quartas de final.
Mas a grande meta era o Campeonato Pernambucano, justamente por ser a via de classificação para a Série D do ano seguinte, em caso de fracasso na atual temporada - o que acabou acontecendo.
O Santa sofreu para garantir presença na 2ª fase do certame local e com direito a derrora para o Íbis por 3 a 1 no Arruda. Nesse jogo, que virou um prato cheio para os rivais “tirarem onda”, o time já era comandado por Felipe Conceição (ex-Náutico), contratado para o lugar de Raniele Ribeiro, demitido após a eliminação no Nordestão.
Assim, aos trancos e barrancos, o Santa avançou para as quartas de final diante do Petrolina, no Sertão. Foi uma verdadeira batalha, que terminou no 1 a 1. Nos pênaltis, a Fera Sertaneja levou a melhor, 5 a 4. Fim de jornada do Santa no Pernambucano, com a preocupante quinta colocação e pressionando ainda mais o elenco para a Série D. A chance de salvar o ano, já que na Copa do Brasil o time parou na 2ª fase, após perder para o América-MG.
E veio a Quarta Divisão, com a torcida chegando junto outra vez. Contra o Campinense, 30 mil tricolores foram ao Arruda. Só que dentro de campo, o time seguia oscilando. Mesmo assim, chegou a liderar o grupo. Mas uma sequência terrível no returno começou a causar o temor de uma eliminação vexatória na 1ª fase.
Tentando evitar isso, o coordenador técnico Zé Teodoro anunciou a demissão de Felipe Conceição após a derrota para o Campinense por 2 a 0 no Amigão. Evaristo Piza, ex-Sampaio Corrêa, foi contratado para, ao menos, fazer o time avançar de fase. Porém, o empate com o Potiguar de Mossoró e a derrota para o Iguatu sacramentaram a eliminação precoce. Mais: deixou o Santa Cruz sem calendário nacional para 2024.
ELEIÇÕES
O fracasso em campo turbinou as críticas sobre o presidente Antônio Luiz Neto. E pôs ainda mais lenha no processo eleitoral. Após muitas e conturbadas reviravoltas, com direito a renúncia de Antônio Luiz Neto, o ex-deputado federal e presidente do Ceasa, Bruno Rodrigues, foi aclamado.
Com cinco folhas atrasadas dos funcionários para pagar, além do 13º salário, o novo mandatário segue correndo atrás de recursos - pagou duas. Com o processo da SAF ainda na fase de ouvir as propostas, contratou o técnico Itamar Schülle para montar o novo elenco. E o torcedor espera que em 2024 os resultados sejam melhores.
Marcos Leandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário