GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 23 de dezembro de 2023

OBRAS EM SUAPE

Em lançamento de edital para obras em Suape, ministro enfatiza que investimento gera emprego em Pernambuco

Ministro Silvio Costa Filho e a governadora Raquela Lyra (ambos ao centro) lançaram licitação (Rafael Vieira/DP Foto)


Processo licitatório da nova dragagem deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2024

O Governo de Pernambuco lançou nesta sexta-feira (22), em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, o edital de licitação da obra de dragagem do canal interno do Porto de Suape. A intervenção vai permitir a atracação de porta-contêineres de 366 metros de comprimento e de outras embarcações com capacidade máxima. Atualmente apenas navios com calado de 12,1 metros podem acessar o atracadouro no período do inverno, na maré zero.

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho enfatizou que aumentar a capacidade de Suape é aumentar a geração de emprego de Pernambuco. O governo federal vai repassar R$ 101 milhões para a obra.%u201CTodos este investimento vai colocar Suape no papel de protagonismo%u201D, destacou.

Costa Filho disse ainda que o Porto de Suape é fundamental para o escoamento da produção do estado, para o crescimento de importações e exportações. "Estamos criando um conjunto de investimento desde dragagem como perspectivava de buscar novos investimentos públicos e privados para o porto, aumentando a geração de emprego e renda".

Segundo a governadora Raquel Lyra, as obras melhoram a capacidade de importar e exportar e fazer de Suape um hub do país. %u201CA ordem de serviço já deve ser dada no primeiro trimestre do ano que vem%u201D, adiantou. O investimento do governo do estado para a obra é de R$ 103 milhões.
Além do canal interno, será executará a dragagem de manutenção da bacia de evolução dos píers de granéis líquidos 3A e 3B, para 18,5 metros.

No decorrer da obra, haverá a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de areia e lama, liberando o canal para a atracação de navios de grande porte com eficiência e segurança. Os sedimentos removidos pela draga no fundo do mar vão ser encaminhados para área de bota-fora, operação devidamente licenciada pelos órgãos de fiscalização.

O processo licitatório da nova dragagem deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2024 e o início das obras coincidirá com a finalização das intervenções no canal externo, potencializando as operações com granéis líquidos (petróleo cru e derivados), que colocam Suape na liderança nacional.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário