Seiscentas famílias em vulnerabilidade receberão moradias no Recife nesta quinta-feira (21)
Os apartamentos vão beneficiar famílias que viviam em locais de vulnerabilidade - a maior parte delas, em palafitas
Pelo menos 600 famílias recifenses e em situação de vulnerabilidade social receberão moradias na próxima quinta-feira (21). A entrega do habitacional Encanta Moça 1 e 2, localizados no Pina, será feita pela prefeitura da cidade. O prefeito João Campos realizou uma vistoria no local na tarde desta segunda-feira (18) para fazer os últimos ajustes da entrega.
“Na próxima quinta-feira, vamos entregar, ao lado do Ministro Jader Filho, 600 unidades habitacionais. Dessas 600, mais de 500 são de famílias que estavam em palafitas. Além disso, nós também estamos construindo, aqui, neste momento, um novo Compaz, uma nova creche, uma nova unidade de saúde e o maior parque urbano do Recife. Tudo isso, obra da Prefeitura, e aqui nos habitacionais, uma parceria com o Governo Federal, onde as famílias receberão moradia digna e poderão ter ainda mais motivos para celebrar um feliz ano novo”, disse o prefeito.
As famílias que receberão as chaves dos imóveis são previamente cadastradas e moravam nas palafitas no Pina, as que ocupam áreas não edificáveis na região beneficiada pelo projeto de urbanização e as famílias que foram afetadas pela construção da Via Mangue.
O perfil dos beneficiários foi analisado pela Caixa Econômica Federal, que precisava entender se elas se encaixam nos critérios do programa Minha Casa Minha Vida. Nenhuma delas precisará pagar pelo direito de ocupar os apartamentos. Além disso, elas já receberão os títulos de propriedade nesta terça-feira (19).
“A Prefeitura vai pagar as contrapartidas que seriam oferecidas às famílias. Com isso, pagamos mais de R$ 1,5 milhão, garantindo que as famílias possam viver em suas casas, sem precisar pagar um valor alto por isso. Estou feliz em ver mais de 500 famílias que estavam vivendo em palafitas sendo realocadas para um apartamento de alta qualidade, com uma construção digna”, explicou João Campos.
A desapropriação do terreno foi feita pelo Governo do Estado no ano de 2013, na gestão de Eduardo Campos. Em seguida, o espaço foi entregue ao Recife, que repassou para o Governo Federal.
Os habitacionais ficam às margens da Via Mangue. Cada um tem 300 unidades divididas em sete blocos de 40 e um de 20. Os 600 apartamentos têm área de 44,5m2, com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os moradores contarão também com parque infantil e área de lazer.
Além da localização estratégica, os habitacionais estão próximos a outros importantes projetos municipais em construção, entre eles:
- Parque Eduardo Campos, que será o maior da cidade;
- Compaz do Pina;
- Upinha 24h;
- Creche-Escola Arthur Lula da Silva.
O investimento total da prefeitura na região do Pina é de R$ 223,2 milhões, beneficiando mais de 170 mil pessoas.
Por: Adelmo Lucena
Nenhum comentário:
Postar um comentário