Dia de Nossa Senhora da Conceição: veja programação da Festa do Morro, no Recife
Neste ano, a festa traz como tema, ''Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus%u2019'' (Foto: Sandy James/DP)
Recife sedia a 119ª edição da Festa do Morro nesta sexta-feira (8), com procissão e missas
A tradicional Festa do Morro da Conceição chegou a sua 119ª edição em 2023 e reuniu fiéis de toda a Região Metropolitana do Recife durante dez dias. Muitos decidiram antecipar as celebrações e subiram o morro na semana que antecede o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Nesta sexta-feira (8), serão realizadas missas e uma procissão que homenageia a Santa, em uma das celebrações religiosas mais importantes da cidade.
Neste ano, a festa traz como tema, “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus’’. Ao todo serão celebradas 16 missas, cada uma no intervalo de duas horas e distribuídas entre o Santuário e em um palco que ficará em frente ao espaço dedicado à Santa. Confira os horários das missas:
- Santa Missa - Palco em frente ao Santuário:
0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h
- Santa Missa dentro do Santuário:
1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h
A procissão é o evento mais esperado da Festa do Morro da Conceição e reúne milhares de devotos. A concentração está prevista para iniciar às 14h30 em frente à Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife, e a saída deve ocorrer às 15h. No trajeto, os fiéis irão passar pela Ponte do Limoeiro, pela Avenida Norte Miguel Arraes e pela Estrada do Morro da Conceição até chegarem à Praça da Conceição, onde haverá a solene celebração de encerramento da festa.
Também há programação de missas para o final de semana pós-festa. Confira:
- Missas do sábado (9) - 8h/ 10h30 /16h/19h30
- Missas do domingo (10) - 7h/9h/10h30/12h/16h/18h
Esquema de trânsito
Um esquema especial de trânsito foi preparado para a Festa do Morro da Conceição. A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) informou que o Morro da Conceição foi interditado desde às 12h desta quinta-feira (7). O tráfego de veículos só é permitido para moradores com a devida comprovação.
Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, estão interditados para veículos. Os bloqueios só serão desfeitos à 1h do sábado (9), após o término da festa.
Para orientar e dar apoio à população, a CTTU terá um total de 80 agentes de trânsito, podendo variar de acordo com a necessidade. A autarquia ainda recomenda que as pessoas que utilizam transporte coletivo para chegar ao evento se antecipem, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e haverá restrição de estacionamento em via pública.
As linhas de ônibus da RMR também receberão reforços. Serão 260 ônibus que estarão circulando pela região e, juntos, farão 2.336 viagens ao longo do dia, o que representa um reforço de 162 ônibus e 1.234 viagens a mais que em feriados comuns.
Confira as 36 linhas que receberão reforços:
- 060/2060 - TI TANCREDO NEVES/TI MACAXEIRA
- 202 - TI BARRO / TI MACAXEIRA (VÁRZEA)
- 207 - TI BARRO / TI MACAXEIRA (BR-101)
- 330 - CASA AMARELA / CDU (AV. CAXANGÁ)
- 513 - CÓRREGO DA AREIA
- 516 - CASA AMARELA (NOVA TORRE)
- 520 - TI MACAXEIRA / PARNAMIRIM
- 521 - ALTO SANTA ISABEL (CDE. BOA VISTA)
- 601 - TI MACAXEIRA / P.R. BOLA NA REDE
- 604 - TI MACAXEIRA / ALTO DO BURITY
- 611 - ALTO JOSÉ DO PINHO (CAIS DE SANTA RITA)
- 612 - MORRO DA CONCEIÇÃO (CRUZ CABUGÁ)
- 621 - ALTO TREZE DE MAIO (PRÍNCIPE)
- 622 - VASCO DA GAMA (CRUZ CABUGÁ)
- 623 - VASCO DA GAMA (JOÃO DE BARROS)
- 624 - BREJO (CDE. BOA VISTA)
- 630 - VASCO DA GAMA / DERBY
- 631 - NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
- 632 - ALTO DO REFÚGIO (CABUGÁ)
- 640 - GUABIRABA / DERBY (JOANA BEZERRA)
- 641 - TI MACAXEIRA / ENCRUZILHADA
- 642 - GUABIRABA (CÓRREGO JENIPAPO)
- 644 - LARGO DO MARACANÃ (CONDE DA BOA VISTA)
- 645 - TI MACAXEIRA (AV. NORTE)
- 680 - VASCO DA GAMA / AFOGADOS
- 718 - CÓRREGO DO EUCLIDES / DERBY
- 901 - TI ABREU E LIMA / TI MACAXEIRA
- 902 - TI MACAXEIRA / MIRUEIRA
- 948 - TI MACAXEIRA / ARTHUR LUNDGREN II
- 1906 - TI PELÓPIDAS / TI MACAXEIRA
- 2490 - TI CAMARAGIBE/TI MACAXEIRA
- 515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU)
- 523 - DOIS IRMÃOS (BACURAU)
- 613 - MORRO DA CONCEIÇÃO (BACURAU)
- 626 - BREJO (BACURAU)
- 643 - CÓRREGO DO JENIPAPO (BACURAU)
Segundo o Grande Recife Consórcio, também haverá alterações em alguns pontos. Confira:
- Mudança provisória do terminal da linha 612-Morro da Conceição (Cruz Cabugá).
- Transferência do terminal da linha para a Rua Pedro Allain até a sexta-feira (8). Montagem da estrutura de pagamento antecipado da tarifa.
- Mudança provisória do ponto de retorno da linha 613-Morro da Conceição (Bacurau). Remanejamento provisório para a Rua Pedro Allain.
- Itinerários provisórios para as linhas 612 e 613, quando transferidas para a R. Pedro Allain.
- Sentido subúrbio / cidade: R. Pedro Allain, Av. Norte,
- Sentido cidade / subúrbio:Av. Norte, R. Rosália Cisneiros, R. Prof. Rui de Castro, R. Vasco da Gama, R. Pe. Lemos, R. Pedro Allain.
- Implantação de parada seletiva em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco, da Prefeitura do Recife, exclusiva para as linhas 641-TI Macaxeira/Encruzilhada e 645-TI Macaxeira (Av. Norte).
- Alteração de itinerário da linha 622-VASCO DA GAMA (CABUGÁ), no sentido cidade/subúrbio, por conta da interdição do Largo Dom Luiz.
- Itinerário normal: Av. Norte, Largo Dom Luiz, R. Dois de Fevereiro, R. Vasco da Gama, Itinerário provisório: Av. Norte, R. Vasco da Gama.
Além disso, haverá a implantação de parada seletiva em frente ao imóvel nº 5.924, após o Largo Dom Luiz, no sentido cidade/subúrbio, para 11 linhas. São elas:
- 330 - CASA AMARELA/CDU (AV. CAXANGÁ),
- 517 - CÓRREGO DO INÁCIO,
- 612 - MORRO DA CONCEIÇÃO (CRUZ CABUGÁ),
- 621 - ALTO TREZE DE MAIO (PRÍNCIPE),
- 622 - VASCO DA GAMA (CABUGÁ),
- 623 - VASCO DA GAMA (JOÃO DE BARROS),
- 624 - BREJO (CONDE DA BOA VISTA),
- 631 - NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ),
- 632 - ALTO DO REFÚGIO (CABUGÁ),
- 642 - GUABIRABA (CÓRREGO DO JENIPAPO),
- 644 - LARGO DO MARACANÃ (CONDE DA BOA VISTA).
Festa do Morro é patrimônio imaterial de Pernambuco
A primeira Festa do Morro aconteceu em 1904 (Foto: Sandy James/DP) |
A tradicional "Festa do Morro", em Recife, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A entrega do título foi realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, no Santuário do Morro da Conceição, no dia 1° de dezembro de 2022.
Tradicionalmente, no dia da Imaculada Conceição, a cidade se veste de azul e branco em homenagem à santa, que ganha a maior festa religiosa da cidade e mobiliza cerca de um milhão e meio de pessoas.
A primeira "Festa do Morro" aconteceu em 1904, a partir do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, e da chegada da imagem santa, trazida da França. A estátua de 3 metros e meio mostra Maria com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés. Pela posição privilegiada, a estátua podia ser vista de várias partes do Recife.
Mas a paróquia só foi erguida 70 anos depois, quando a área estava sendo povoada por famílias de regiões que sofriam com as cheias do Rio Capibaribe. Desde então, a festa cresceu e agregou as religiões de matriz afro e o espiritismo. Em Pernambuco, a Imaculada Conceição também é associada a Iemanjá, orixá das águas, da fertilidade e da maternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário