Rodrigo Pacheco suspende indicação de Daniela Teixeira ao STJ
Parlamento averigua suspeitas de que a candidata indicada por Lula foi beneficiada em processo interno do Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), suspendeu o envio do nome da advogada brasiliense Daniela Teixeira e de dois outros indicados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão ocorreu após suspeitas de favorecimento a Daniela — que é uma das indicadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As suspeitas são de que pode ter ocorrido irregularidade quando a Casa legislativa enviou somente o nome de Daniela para publicação no Diário Oficial da União (DOU) e deixado de incluir os desembargadores Teodoro Silva Santos, do Ceará, e José Afrânio Vilela, de Minas Gerais. Os três tiveram os nomes aprovados na mesma sessão do Senado.
A Casa Civil já estava com a edição extra do Diário Oficial pronta para publicar quando ocorreu a suspensão. A informação foi confirmada pelo Correio junto a fontes no governo. A informação de bastidor é de que o entrave ocorreu no Senado, possivelmente por um nome da área técnica.
Pacheco determinou abertura de sindicância para apurar o caso internamente, mas também averiguar se ocorreu influência externa para tentar favorecer Daniela. Caso ela fosse nomeada oficialmente antes, teria preferência em algumas situações na corte, por questão de antiguidade, por ter mais tempo de atuação no tribunal que os demais.
Por: Renato Souza - Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário