Recife reforça importância da saúde integral do homem
Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações educativas voltadas para o autocuidado e a prevenção das doenças mais prevalentes entre o sexo masculino
Novembro é o mês dedicado à saúde masculina. No dia 17, é celebrado o Dia Internacional do Homem e no dia 19, o Dia de Combate ao Câncer de Próstata.
As ações para assegurar as melhores condições clínicas para esse público fazem parte do Novembro Azul. Ao longo deste mês, a Secretaria de Saúde do Recife realizará uma série de ações.
Segundo a prefeitura, estão previstas ações educativas sobre o autocuidado e as doenças mais prevalentes a este gênero.
Uma das preocupações é mostrar aos homens que é necessário fazer a prevenção, independentemente da idade.
As atividades terão início nesta quarta-feira (1º), em unidades de saúde, polos de Academia da Cidade (PAC) e praças espalhados pelo município.
Haverá rodas de conversa e oficinas educativas sobre estas doenças, mas também o fortalecimento da prática de exercícios físicos; orientações sobre alimentação equilibrada; redução do tabagismo, prática do sexo seguro e cuidado com a saúde mental.
Dependendo do local, haverá, ainda, distribuição de material educativo; aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e caminhadas, entre outras atividades.
No dia 13, por exemplo, na Unidade de Saúde da Família do Morro da Conceição, na Zona Norte,haverá testagem rápida; consultas odontológicas, médicas e de enfermagem; atualização de cartão de vacina e avaliação nutricional, tudo dedicado aos homens da comunidade, inclusive com horário estendido, das 17h às 21h.
No dia 14, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Diabetes, a programação dos PAC do Parque da Jaqueira e do Parque Santana, ambos na Zona Norte, será estendida não só à prevenção contra esta doença, mas também suas repercussões relacionadas à saúde do homem de uma forma em geral.
Confira aqui a programação completa
Dados
Ainda segundo a prefeitura, estudos recentes do Ministério da Saúde demonstram tendência de maior mortalidade precoce até 60 anos entre homens, especialmente decorrente de doenças crônicas não transmissíveis.
“Por isso, as ações do Novembro Azul no Recife vão além de orientações sobre o câncer de próstata, envolvendo a saúde do homem como um todo", afirma a coordenadora municipal da Saúde Integral do Homem, Sheyla Rodrigues.
Os índices nacionais se refletem nos dados do Recife: de 2011 a 2020, foram registrados 30.827 óbitos por doenças cardiovasculares na capital pernambucana; 19.799 mortes por algum tipo de câncer; 15.110 por causas respiratórias e 7.270 motivadas por doenças metabólicas, como a diabetes.
Saúde do homem
Desde 2014, o município do Recife integra a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, fortalecendo a assistência básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.
Desde então, houve a Implantação em todas as unidades de saúde do pré-natal do pai/parceiro; capacitação para registro no E-SUS das consultas pré-natal do pai/parceiro; organização da rede de diagnósticos para a saúde do homem; fluxo de cirurgias de vasectomia e urologia, além de capacitação dos profissionais para acesso e acolhimento do homem.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário