Campanha do HCP alerta para prevenção de câncer nos homens
Instituição lança na quarta (1º) a ação ''A Força vem da saúde''
Começa nesta quarta (1º) a campanha ‘’A Força vem da saúde”, idealizada pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), que faz parte das ações do Novembro Azul.
A idéia é chamar a atenção para a saúde masculina, em especial a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.
Outra meta é reforçar a importância de cuidados aos outros tipos de doenças que afetam os órgãos reprodutivos masculinos, como o câncer de pênis, testículo e bexiga.
A campanha começará com apresentação cultural, na sede do HCP< no Centro do Recife, para trazer informação com leveza aos pacientes e acompanhantes homens na instituição.
Além disso, uma série de conteúdos informativos também estarão disponíveis no site exclusivo e nas redes sociais.
Dados
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil.
Ele fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Segundo o instituto Nacional de Câncer (INCA), em homens, a doença é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio (2023-2025).
Embora seja uma doença comum, por medo, vergonha ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, o que dificulta o diagnóstico da doença, já que na maioria dos casos os sintomas só são evidentes em casos mais avançados. [
Sinais, sintomas e detecção precoce
A detecção precoce é essencial para aumentar as chances de tratamento eficaz. Alguns sinais e sintomas que merecem atenção incluem dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco, necessidade frequente de urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, e dor na região lombar.
A prevenção começa com exames regulares a partir dos 50 anos, ou mais cedo se houver histórico familiar.
O exame de toque retal e o exame de sangue PSA são ferramentas importantes para o diagnóstico precoce, mas a estratégia de rastreio é definida pelo médico urologista, o que pode também incluir exames de imagem.
Fatores de Risco e Tratamento
Alguns fatores de risco para o câncer de próstata incluem idade avançada, histórico familiar, etnia (homens afrodescendentes possuem maior risco) e dieta pouco saudável.
Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas, pode reduzir os riscos.
O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, terapia hormonal ou monitoramento ativo, dependendo das características do câncer.
Conheça o HCP
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos que se dedica ao diagnóstico e tratamento integral de pacientes com câncer, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como instituição filantrópica, o hospital é mantido com doações de pessoas físicas e de empresas, além de parcerias, convênios e políticas públicas pactuadas com os governos municipais, estaduais e federal.
Como unidade hospitalar com atuação na alta complexidade, recebe pacientes encaminhados de unidades de saúde de atenção básica e/ou de média complexidade de todo o estado.
Atualmente é responsável por mais de 50% de todas as pessoas com câncer em tratamento pelo SUS em Pernambuco. Visando o acesso à reabilitação, o HCP disponibiliza terapias complementares compostas por uma equipe multidisciplinar, além da única urgência exclusivamente oncológica do estado.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário