GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

LUTO NO MORRO DA CONCEIÇÃO

Morre Dona Sevi, fiel importante na defesa da Igreja do Morro da Conceição

Severina foi um nome importante na luta pela defesa da Igreja e do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. (Foto: Reprodução/Morro da Conceição)


Despedidas acontecem, nesta sexta (3), no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife

Morreu, aos 88 anos, Severina Paiva de Santana, mais conhecida como Dona Sevi. Ela  teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Severina foi um nome importante na luta pela defesa da Igreja e do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Ela estava internada desde o dia 10 de outubro. Era um dos principais nomes à frente da organização da tradicional Festa do Morro da Conceição, que celebra Nossa Senhora da Conceição, no mês de dezembro na Zona Norte.

Segundo o Santuário de N. Sra. da Conceição, o velório teve início na manhã desta sexta (3). Também estão previstas  missas celebradas pelos missionários redentoristas do Morro da Conceição e pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Após as cerimônias, será feito o translado do corpo até o cemitério de Casa Amarela, também na Zona Norte da capital pernambucana.

O Santuário  Arquidiocesano de Nossa Senhora  da Conceição  emitiu uma nota de pesar referente ao falecimento de Dona Severina.

''É com imenso pesar que a comunidade dos Missionários Redentoristas, Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição recebe a notícia do falecimento da nossa querida Severina Paiva de Santana, 88 anos, conhecida carinhosamente por todos como dona Sevi. Ela estava hospitalizada desde 10 de outubro e faleceu nesta quinta-feira (2), vítima de um AVC.
 
Dona Sevi foi uma presença marcante em defesa da igreja e do Morro da Conceição, comunidade localizada na Zona Norte do Recife. A luta dela vai ficar para sempre na história do Santuário do Morro da Conceição como mulher negra, periférica, trabalhadora, mãe, esposa e devota da Imaculada Conceição''.
 
Em suas redes sociais, o prefeito do Recife João Campos, também prestou homenagens para dona Severina. 
 
''Ainda não sei como vai ser subir o Morro da Conceição sem o carinhoso abraço de Dona Sevi no final. São tantas histórias e momentos divididos com essa guerreira, que lutava o tempo todo por sua comunidade e pela igreja. Guardarei a lembrança e cada frase que ouvi dela, com o compromisso de fazer do Morro o lugar que Dona Sevi sonhou.

E em sua homenagem, a Prefeitura do Recife dará o nome de Dona Severina Paiva de Santana ao próximo equipamento público que vamos entregar no Morro da Conceição''. 
 
História

Severina Paiva de Santana, mais conhecida como Dona Sevi, nasceu na cidade de Ferreiros, Zona da Mata Norte pernambucana, em 4 de outubro de 1935. 

Chegou ao Morro da Conceição na adolescência, aos 15 anos de idade. Formada em Magistério, trabalhou em diversos órgãos públicos.

Foi esposa e mãe de cinco filhos. Junto ao Movimento de Evangelização e Encontro de Irmãos, ação criada pelo bispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Câmara.

Além de coordenadora do Grupo União de Idosos do Morro da Conceição, além de ações pastorais durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro.

Dona Severina ainda foi autora de dois livros, que contam sobre a história da comunidade iniciada com a chegada da imagem da santa, em 1904.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário