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quinta-feira, 23 de novembro de 2023

AQUECIMENTO

Com plataforma de mais de 1 mil lojas, Recife busca incentivar comércio do Centro; expectativa é ampliação de 10% nas vendas

Intuito é de reavivar o Centro da Capital, que sofre há décadas com o esvaziamento (Foto: Leandro de Santana/DP)


Ferramenta localiza estabelecimentos, produtos e serviços, nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. Cursos de capacitação também serão ofertados

O Recife projeta um crescimento de 10% nas vendas para o fim de ano, compreendendo as duas últimas semanas de novembro e o tradicional mês de dezembro. 

A expectativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que tem capitaneado ações para atrair os consumidores e movimentar os negócios nas áreas do varejo e serviços.
 
Nesta quarta-feira (22), a entidade anunciou a ampliação da ferramenta Rota do Comércio, com foco na área central e histórica da cidade, que passa a contar com cerca de 1,1 mil estabelecimentos disponíveis, dos mais de 2 mil já cadastrados, ao longo de 64 corredores de circulação.

O investimento no sistema é na ordem de R$ 100 mil, cabendo mais aportes. Em parceria com a Prefeitura do Recife, a ideia é tornar mais fácil a identificação de lojas, disponibilizando canais de contato, horários de funcionamento, produtos e tipos de atividade.
 
Pela internet, o cliente também tem a chance de conferir imagens, canais de redes sociais e formas de aquisição, que podem favorecer a visita para a compra presencial, estimulando a reocupação.
 
O mecanismo também vai apresentar outros detalhes da região, como estações de bicicletas e atrativos turísticos, como igrejas e museus.

"As vias do Centro foram fortemente impactadas, ao longo dos anos, pelo crescimento do comércio nas periferias, o despontar de novos shoppings e o forte apelo das compras digitais. Foi inevitável um processo de migração. Contudo, o nosso papel agora é de promover esse caminho de volta. Várias medidas chegam para dar força ao consumidor, como saber onde podem estacionar, as paradas de ônibus, que tipos de produtos são vendidos, além das melhorias relativas ao conforto e a segurança. O grande objetivo é proporcionar uma experiência positiva", explica a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, que lembra que o fornecimento dos dados será feito, sistematicamente, pelos próprios comerciantes.

Segundo dados do setor, a região central da Capital é responsável por 70% do Produto Interno Bruto (PIB), atraindo os olhares dos empreendedores. Há bastante tempo, a categoria aponta o processo de deterioração de vias e o constante fechamento de estabelecimentos.
 
No pacote do programa Recentro, executado pelo município, também figuram incentivos fiscais como a redução ou isenção de tributos, para atrair empreendimentos, incluindo moradia.
 
"O Centro nunca morreu, permanece ativo e pujante, mesmo diante das adversidades. Independente do crescimento da internet, a loja física e o contato pessoal jamais vão acabar. Pelo contrário, devem se fortalecer ainda mais", diz o presidente da CDL-Recife, Fred Leal.

O otimismo se debruça em ações promocionais, como a campanha Natal Premiado, com início nos próximos dias, que vai promover o sorteio de prêmios para a clientela, além da facilitação das formas de pagamento, entrega e outras modalidades.
 
"Estamos confiantes que este dezembro vai superar o ano anterior, sendo mais elástico. O aquecimento vai partir já da Black Friday, nesta semana, e se estender até os primeiros dias de janeiro", aposta Leal.

Apresentação do sistema foi realizada na sede da CDL, no Recife, reunindo comerciantes e gestores (Foto: Rômulo Chico / DP)
Apresentação do sistema foi realizada na sede da CDL, no Recife, reunindo comerciantes e gestores (Foto: Rômulo Chico / DP)

Para se atualizar com as novas tecnologias, a iniciativa também está disponibilizando capacitação para os empresários, com a proposta de multiplicar o conhecimento entre os funcionários. Trata-se da jornada Marketing do Futuro, que desponta em sua segunda edição.
 
O curso oferece 50 vagas, trazendo eixos como engenharia digital, inteligência artificial e acesso ao marketplace. As inscrições são feitas até a próxima sexta-feira (24), por meio do Conecta Recife.

 As aulas já têm início na segunda-feira (27). "Nosso desejo é de promover as pessoas e ajudar os empreendedores a crescer", ressalta o diretor de tecnologia do Recife, Rafael Figueiredo.

As entidades afirmam, ainda, que vem mantendo o diálogo com as forças de segurança, para promover mais tranquilidade a quem pensa em caminhar pelas ruas do Centro.
 
A medida tenta atenuar os recentes casos de violência registrados em artérias tradicionais. O anúncio de ampliação do policiamento, assinala um efetivo de 100 profissionais por dia, devendo se estender em logradouros como os pátios do Carmo e São Pedro, além de ruas como a da Imperatriz, Nova, Duque de Caxias, Sete de Setembro, Direita e Calçadas, além das avenidas Conde da Boa Vista, Guarararapes e Dantas Barreto.

Para quem está do outro lado do balcão, as iniciativas para fortalecer o Centro do Recife são vistas com bons olhos. É o que revela Ivson Santos, de 44 anos, que atua no segmento de alimentação na Rua das Calçadas, localizada no bairro de São José.

 "Temos sentido uma melhora nas vendas, com uma presença maior do público, sobretudo neste período de festas. Acho que esta medida é válida para que as lojas possam se fortalecer, as pessoas se sintam seguras a caminhar, comprar, fazerem suas refeições. É algo que ajuda toda a nossa cadeia", explica.
 
Ele afirma que as vendas pela internet hoje correspondem a 8% do faturamento, mas que busca ampliação.

Por: Marcílio Albuquerque

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