Prefeitura do Recife e Arquidiocese anunciam construção do Parque da Tamarineira
O antigo terreno do Sítio da Tamarineira ganhará um espaço de lazer para a população. (Foto: Arquivo)
Novo espaço de lazer terá 105 mil metros quadrados e será a segunda maior área verde da cidade
O antigo terreno do Sítio da Tamarineira ganhará um espaço de lazer para a população.
A prefeitura do Recife, em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife, anunciou, nesta quinta-feira (26), a construção de um parque público no local, que fica nas imediações das Avenidas Norte e Rosa e Silva e da Rua Cônego Barata.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, anunciaram a cessão do terreno de 10,5 hectares, da Santa Casa da Misericórdia para o município.
Com a posse do terreno assegurada, a prefeitura vai iniciar as discussões para a atualização do projeto do Parque da Tamarineira. (Foto: Reprodução/Google Street View) |
Para formalizar a cessão do espaço, um Projeto de Lei será enviado ao Poder Legislativo. Com a posse do terreno assegurada, a prefeitura vai iniciar as discussões para a atualização do projeto do Parque da Tamarineira, contratado por meio de concurso público realizado no ano de 2011.
O antigo terreno equivale a 10 campos de futebol e será permutado por seis lotes que fazem parte do futuro Parque Eduardo Campos, no Pina, na Zona Sul, e totalizam uma área de 18 mil metros quadrados, quase seis vezes menor em comparação ao terreno permutado.
Ou seja, a medida assegura que o Município ganhará 87 mil metros quadrados de área.
Isso vai possibilitar também uma economia de R$ 35 milhões para os cofres públicos, valor que precisaria ser pago em caso de desapropriação do terreno.
Além disso, o Parque Eduardo Campos também será ampliado com a inclusão de seis lotes.
A ideia é que a primeira etapa do parque, equivalente a 19 mil metros quadrados, seja entregue à população já no primeiro semestre do próximo ano.
Segundo a gestão municipal, o Parque da Tamarineira será a segunda maior área verde da cidade, ficando apenas atrás do Parque Eduardo Campos, que tem 12 hectares, e à frente da Jaqueira, com sete hectares.
A ideia é levar mais lazer e saúde para bairros e comunidades da Zona Norte, sobretudo as da área oposta à Avenida Norte, tais como Água Fria, Mangabeira, Arruda, Alto José do Pinho e Casa Amarela.
Ainda de acordo com a gestão, o projeto visa incluir equipamentos de lazer tanto para crianças quanto para adultos, para atividades físicas, área de convívio e contemplação da cidade, que complementam as áreas verdes já existentes.
Os serviços de saúde que funcionam no terreno, como os hospitais psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Pediátrico Helena Moura e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo-CPTRA), de início, continuarão à disposição da população.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário