Desfilando na Champions League, Joelinton revela desejo de no futuro voltar ao Sport
Jogador relembrou sua origem no clube pernambucano (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Natural de Aliança, na zona da Mata, a joia da base rubro-negra surgiu como centroavante, mas vem se destacando como meio-campista
Cria da base do Leão, Joelinton deixou o Sport em junho de 2015 rumo ao Hoffenheim, da Alemanha. Atualmente, o jogador desfila em gramados europeus, no Newcastle, da Inglaterra, onde nesta última quarta-feira fez sua estreia na principal competição da Europa. Pouco mais de 9 anos se passaram, o menino da cidade de Aliança-PE virou um dos principais meio-campistas da Premier League e que acumula duas convocações para a seleção brasileira, já tem em seus planos retornar à Ilha do Retiro.
“O Sport significa muito para mim, é o meu primeiro e o único clube no Brasil, o clube que me abriu as portas. Morei 4 anos na Ilha do Retiro, então conheço todo mundo ali. Foi minha casa durante 4 anos, o clube que me deu abrigo, me deu comida, me deu oportunidade de estar aqui hoje. Então tenho muita gratidão, muito respeito pelo clube, muito carinho, muito amor. Estou aqui torcendo, espero que o Sport possa voltar para Série A esse ano. Se Deus quiser no futuro poder voltar a vestir a camisa do Sport”, disse o jogador, em entrevista à TNT.
Futebol Europeu
Cria do Sport, Joelinton foi contratado pelo Hoffenheim, da Alemanha, mas não teve grandes oportunidades no clube alemão. Com isso, acabou sendo emprestado ao Rapid Viena, da Áustria, onde atuou por duas temporadas. Por lá foram 79 jogos com 21 gols marcados. Com o destaque, chamou a atenção dos ingleses, no qual foi comprado por R$ 40 milhões de euros para ser uma estrela do novo projeto.
Do início ruim no clube inglês a Seleção Brasileira, a mudança no seu futebol veio muito do estilo de jogo dentro de campo. Sob o comando do técnico Eddie Howe, que modificou sua posição, Joelinton saiu de centroavante questionado para se tornar um dos melhores meio-campistas da Premier League. As boas atuações do Newcastle possibilitaram que a equipe conseguisse voltar a principal competição europeia, a Champions League, desbancado o gigante Liverpool. Em sua estreia na competição, Joelinton apontou as dificuldades do torneio.
“Feliz primeiramente de voltar a equipe, fazer minha estreia na Champions League pelo Newcastle, feliz de estar me sentindo bem, depois de algumas lesões. Mas o importante é a minha saúde, poder estar de volta, para mim fico muito feliz”, disse o meio-campista.
Natural de Aliança, na zona da Mata de Pernambuco, a joia da base rubro-negra surgiu como centroavante e ganhou as primeiras oportunidades no profissional com o treinador Eduardo Baptista. O comandante, na época, prenunciava o destino: a Europa. Pelo Sport, Joelinton disputou 39 partidas e marcou sete gols. Em 2023, Joelinton chegou a utilizar as instalações do Centro de Treinamento José de Andrade Médicis, em Paratibe, para se condicionar fisicamente. Inclusive, o jogador também assistiu a vitória do Sport contra o Mirassol, na Ilha do Retiro, pela Série B.
Paulo Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário