Hospital Português promove campanha do Outubro Rosa com corrida e exames gratuitos
Real Hospital Português promove no sábado (28) O 2º Circuito Outubro Rosa de corrida e caminhada (Foto: Reprodução/Facebook RHP)
Interessados poderão participar do evento esportivo após realizar inscrição pela internet
Comemorado nesta sexta (27), o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, tem campanhas durante todo o mês de outubro para alertar e conscientizar sobre prevenção e tratamento da doença.
Para marcar essa luta, o Real Hospital Português promove no sábado (28) O 2º Circuito Outubro Rosa de corrida e caminhada.
Além da conscientização, a ideia é incentivar a prática de exercícios físicos.
De acordo com o Inca, cerca de 30% de todos os casos de câncer diagnosticados no Brasil podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.
A ação, que é realizada por meio da parceria com a Prefeitura do Recife, também consiste na realização de 50 biópsias em pacientes da rede pública, que serão atendidos ao longo do mês, sendo selecionados pelo sistema de regulação do município. O procedimento permite diferenciar lesões benignas e malignas nas mamas.
‘’Apenas com a biópsia é possível fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento em tempo hábil’’, ressalta a mastologista Luciana Limongi
São várias frentes de atuação, englobando ação social, corrida e roda de conversa com os pacientes; confira abaixo
2º Circuito Outubro Rosa
O público poderá acompanhar o evento e participar da concentração marcada para às 15h com apresentação da banda Fábrica de Samba.
A largada está prevista para acontecer às 16h30, no Cais do Alfândega, com percursos de 5km e 10km, a expectativa é reunir 1200 participantes inscritos.
''Sobre Bem-Viver com Câncer de Mama''
Para fechar o mês, na próxima segunda (30), para fechar o mês, o Hospital promove uma roda de conversa “Sobre Bem-Viver com Câncer de Mama” direcionado a pacientes oncológicas e sobreviventes da doença.
A ação conta com a presença da equipe multidisciplinar da Real Oncologia, para um momento de perguntas e respostas, e também da influenciadora digital Mari Anjo Rosa, diagnosticada duas vezes com a doença, para participar do bate-papo.
Diagnóstico
Para o ano de 2023 são estimados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de referência urgente para a confirmação diagnóstica:
- Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
- Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
- Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
- Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo.
- Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
- Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
- Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
- Retração na pele da mama.
- Mudança no formato do mamilo.
- A descoberta precoce é um fator essencial, para as chances de sucesso no tratamento e, consequentemente, de cura.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário