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sábado, 2 de setembro de 2023

FIM DA GREVE DOS METROVIÁRIOS

Greve dos metroviários é encerrada de forma definitiva

Foto: André Monteiro/ Tempus Comunicação


Chegou ao fim de forma definitiva a greve dos metroviários após assembleia realizada na noite desta sexta-feira (1). Em estado de greve desde 20 de abril e em greve por tempo indeterminado há 25 dias, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu aceitar a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após meses de negociações sem sucesso.

A proposta da CBTU incluiu uma reorganização de 3,45% sobre o salário e benefícios para os metroviários, como Assistência Médica Odontológica, Auxílio-Refeição/Cesta Natalina e Auxílio Materno-Infantil. Além de um reajuste de 2,71% sobre os benefícios que estavam vedados pela Lei de Diretrizes Orçamentária em 2022. 

“Infelizmente, a proposta da empresa não é aquilo que solicitamos, mas irei acatar a decisão de vocês, e juntos continuaremos a nossa luta”, afirmou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.

Os metroviários exigiam o reajuste do piso salarial e cláusulas que garantam a estabilidade do emprego. Além disso, o sindicato quer que o Governo Federal retire a CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND). Caso a privatização seja efetivada, os metroviários pedem pela realocação dos funcionários para outros órgãos públicos. 

Durante a votação, a maioria decidiu aceitar a proposta da CBTU, encerrando a greve e optando por não recorrer à judicialização do acordo firmado em 19 de junho de 2023.

Na segunda-feira, 28 de agosto, o metrô já havia voltado a funcionar normalmente com 100% da frota após receberem a garantia do governo federal em que garantiam a recuperação do Metrorec e garantia dos empregos em caso de privatização. 

Segundo o Sindmetro-PE, a diligência do Senado e Câmara Federal, juntamente com uma comitiva de parlamentares pernambucanos, garantiu a recuperação do Metrô. 

Apesar do fim da greve, a categoria ainda persiste contra a privatização do metrô, buscando evitar o que ocorreu em Belo Horizonte em dezembro do ano passado, quando a privatização resultou em um aumento de 17,78% na tarifa, passando de R$ 4,50 para R$ 5,30 em menos de 7 meses.

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