Cientistas realizam 2º transplante de coração de porco para humano
O beneficiado foi Lawrence Faucette, de 58 anos, que já não estava mais na fila de transplantes por conta de complicações de saúde
Cientistas da Universidade de Medicina de Maryland, nos Estados Unidos, fizeram o segundo transplante de um coração de porco para um homem, na sexta-feira (22/9).
O beneficiado foi Lawrence Faucette, de 58 anos, que já não estava mais na fila de transplantes tradicional por conta de complicações de seu estado de saúde.
Xenotransplante
A técnica do transplante de órgãos de animais para humanos (xenotransplante) ainda está em desenvolvimento e, caso as experiências em curso tenham êxito, ela será capaz de revolucionar o campo dos implantes de órgãos.
As pessoas não precisarão mais esperar por doadores compatíveis, uma vez que os animais poderão ser criados com este fim.
Paciente esperançoso
Em vídeo divulgado pelo hospital, o paciente, que possuia insuficiência cardíaca grave, se mostrou esperançoso. “Ninguém sabe deste ponto em diante. Pelo menos agora tenho esperança e uma chance”, afirmou Faucette. “Vou lutar com unhas e dentes por cada respiração que eu posso ter”, completou.
A mesma equipe que o atendeu já havia realizado o primeiro transplante de coração de porco em humanos em janeiro de 2022. O paciente David Bennett morreu dois meses após a cirurgia por razões que ainda não estão completamente esclarecidas.
Após fazer o coração de um porco bater no peito de um homem, o desafio das cientistas é evitar a rejeição do órgão. Neste segundo transplante, eles fizeram modificações genéticas no porco doador para tornar o coração menos passível de rejeição.
Comemoração
O chefe da equipe de médicos que pesquisa o novo método Muhammad Mohiuddin comemorou. “É uma sensação incrível ver o coração deste porco funcionar em um ser humano”, disse. Ele, no entanto, destaca que ainda não é possível prever um desfecho para a história. “Tomaremos cada dia como uma vitória e seguiremos em frente”, completou.
Érica Montenegro
Nenhum comentário:
Postar um comentário